sábado, 20 de fevereiro de 2021

 O segundo e último episódio da série, ‘Acervos Musicais -

Processos Criativos, Música e Memória’, traz Goma-Laca, no dia 24 de fevereiro,
às 20h, no Youtube do Sesc Pinheiros (youtube/sescpinheiros)


O episódio de estreia contou com o músico paulista
André Magalhães (um dos integrantes do grupo A Barca).
Disponível em: 
https://www.youtube.com/watch?v=5Bc4c_pRj7I

 

Foto: Jose de Holanda

“Acervos Musicais - Processos Criativos, Música e Memória” é um projeto do Sesc Pinheiros, que parte de dois eixos: a investigação da relação entre música e memória; e a maior dificuldade para realizar encontros presenciais para o fazer musical, decorrente do contexto atual de pandemia. A ação se debruça, ainda, sobre as possibilidades de dinamizar acervos e revitalizar arquivos musicais de forma criativa.

Em formato de depoimento, artistas/pesquisadores cujos trabalhos costuram registros musicais pré-gravados e música orgânica compartilham seus processos artísticos, reflexões e técnicas.

Sociedade

 

Estrela da nova edição da Revista Pop-se, a atriz Erika Januza fala sobre racismo, preconceito e o papel da mulher negra na sociedade

Com conceito, direção e criação assinados por Allex Colontônio, André Rodrigues e Ana Paula de Assis, a quinta edição de uma das publicações mais ousadas e badaladas do mercado editorial chega às bancas e livrarias de todo o país

Em sua quinta edição, a nova revista POP-SE que está chegando às bancas e livrarias de todo o país discute, entre outras pautas, racismo e anti misoginia. Para a capa, a convidada é a atriz Erika Januza. No recheio da publicação, que tem 400 páginas, a diva surge em um ensaio fotográfico de Victor Affaro sob a direção criativa de Allex Colontonio e André Rodrigues e concede uma longa entrevista à editora Ana Paula de Assis, não se esquivando de perguntas sobre sua trajetória artística e o papel da mulher negra na sociedade e preconceito, por exemplo.

Literatura Atual

 Inteligência militar para dentro dos thrillers literários nacionais

Vivianne Geber, militar da Marinha do Brasil e autora de missão Pré-sal 2025, lança thriller de espionagem sobre os bastidores de uma rede internacional que envolve o tráfico sexual de crianças em Belém

A militar Vivianne Geber passou boa parte da vida envolvida com recursos e petições na carreira jurídica. Foi na literatura que ela criou um mundo imaginário sob um pano de fundo real para compartilhar sua experiência nos mais de 20 anos de Forças Armadas do Brasil.

Missão Terra Firme, segundo thriller de espionagem da autora membro da  Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST), apresenta a história de Rodolfo Ruppel. De volta ao Brasil após uma missão dolorosa e traumatizante em Londres, o protagonista é enviado à Frankfurt, do dia para a noite.

Em meio a luta judicial pela guarda do filho e aos traumas da última missão, o oficial Ruppel segue até a Alemanha para desvendar os bastidores de uma rede de espionagem industrial. O quebra-cabeça alcança o tráfico sexual de crianças e adolescentes em Belém, no Pará, outro ponto central da obra.

Love em Alta.

 

2021: O ano regido por Vênus irá trazer o amor próprio

Os especialistas do Astrocentro, maior comunidade online de esoterismo do Brasil, falam um pouco sobre o amor próprio no ano regido por Vênus  

 

Esse ano promete fazer uma revolução da autoestima de todo mundo, isso porque a regência ficará a cargo do planeta Vênus, conhecido por ser o planeta de relacionamento e da beleza. Pensando nisso, é interessante aproveitar o ano para cuidar de si e cultivar o amor próprio. Assim,  os especialistas do Astrocentro, explicam um pouco sobre como Vênus irá influenciar em nossas vidas e aumentar a autoestima.

 

Amor próprio durante a quarentena 

Ano passado foi um ano muito complexo para todos nós. Enfrentamos, e ainda estamos enfrentando, uma pandemia mundial que gerou situações delicadas. Perdemos muitas pessoas e outras se contaminaram, consequentemente isso mexe muito com o sentimento de todos.

Com todo mundo dentro de casa para respeitar a quarentena, os costumes mudaram. Como não estávamos saindo, a vaidade ficou um pouco de lado. É claro que isso não aconteceu com todo mundo, mas por não haver para onde ir, não tinha motivo para se arrumar. Isso já se torna um grande motivo para estremecer o amor próprio e a autoestima de algumas pessoas.

 

 Em tempos de museus virtuais, MON inaugura mais duas exposições no Google Arts & Culture



 

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura duas novas exposições virtuais, disponíveis na plataforma gratuita Google Arts & Culture, onde também podem ser acessadas outras 13 exposições realizadas pelo MON.

Destaque

 Isabel Fillardis narra biografia da cantora Elza Soares pela Ubook.




Audiobook traz histórias e revelações de uma das maiores cantoras do país

 

Ubook, maior plataforma de audiotainment da América Latina, acaba de lançar a versão audiobook da biografia “Elza” (editora Leya), narrada pela atriz Isabel Fillardis. Escrito por Zeca Camargo com colaboração da cantora, o livro foi construído a partir de muita pesquisa do autor e ao longo de dezenas de encontros entre Elza e Zeca no apartamento da artista.

Filmes

 Veja os filmes e séries que chegam ao Looke nessa semana

‘Tesnota', 'Onde Está Deus?', 'Mergulho Profundo', e muito mais

 

 

O Looke, serviço brasileiro de streaming, traz diversas novidades nessa semana para seus assinantes, com destaque para o filme "Tesnota", premiado no Festival de Cannes, e "Amor em Jogo", estrelado por Gal Gadot. O Vídeo Club, catálogo da plataforma destinado aos assinantes, fica disponível por apenas R$ 16,90 mensais e dá acesso a três telas simultâneas, além do Looke Kids, espaço seguro dedicado ao público infanto-juvenil. Confira os filmes e séries:

 

 

  • Tesnota  (Drama)

1998, Nalchik. Uma família judia está com problemas: o filho mais novo e sua noiva não voltam para casa e, pela manhã, chega uma nota de resgate. O resgate é tão alto que a família é forçada não apenas a vender seus pequenos negócios, mas também a procurar ajuda de seus companheiros de tribo.

 

 

  • Onde Está Deus? (Drama)

Hannah e Jonas Bailey formam um casal feliz que vai à igreja e que está tentando ter um bebê. Como cristãos conservadores e devotos, eles também são defensores pró-vida. Enquanto Jonas está fora da cidade a negócios, Hannah vai com a sua amiga Jennifer a uma festa de aniversário. Na manhã seguinte, Hannah acorda num quarto de hotel desorientada e confusa sobre os detalhes da noite anterior. A vida é imprevisível e às vezes coisas ruins acontecem a pessoas boas. Hannah e Jonas questionam: onde está Deus?

 

 

  • Mergulho Profundo  (Aventura, Suspense)

No início dos anos 80, quando houve o boom de petróleo na Noruega, depósitos enormes foram descobertos no Mar do Norte. As autoridades visam trazer o óleo para terra através de um gasoduto a 500 metros de profundidade. Eles contratam um mergulhador profissional, que tem disciplina, força e coragem necessária para assumir essa perigosa missão. Mas um acidente trágico acontece e muda tudo. Aos poucos ele percebe que sua vida pode estar em perigo.

 Campanha com vagalumes se torna maior ação simultânea de realidade aumentada do mundo.

 "Volte a Brilhar

Mais de 230 mil pessoas acessaram a experiência ao mesmo tempo por QR Code

Em um 2020 marcado pela incerteza da pandemia do coronavírus, o terceiro filme da campanha de fim de ano realizada pelo Banco Bradesco com vagalumes foi lançado para  resgatar a esperança e o brilho interior de cada pessoa para superar os momentos difíceis. O resultado: a maior ação simultânea de realidade aumentada já registrada no mundo.

Criada pela agência Publicis e produzida pela Zombie Studios, a terceira parte da animação trouxe os vagalumes Lúcio e Luna vendo cenas que ficaram marcadas durante os períodos de distanciamento social. Nas imagens, Sr. Oswaldo é o protagonista do filme em meio à escuridão de tristeza. Porém, ele é recebido pelas luzes dos vagalumes que mostram que existem muitas razões para seguir em frente.

 

Vídeo oficial da campanha "Volte a Brilhar Bradesco": https://www.youtube.com/watch?v=xlbnfU3bpJ0

Com um convite para voltar a brilhar em 2021, o público foi estimulado pelo filme a capturar um QR Code na tela da televisão exibido no programa Altas Horas, na Rede Globo, apresentado por Serginho Groisman.

Entretenimento

 Da TV para internet: como o BBB 21 está transformando o telespectador em internauta



CEO da Connect Soluções Digitais Ana Paula Araújo atribui crescimento de usuários na rede à pandemia e ao número de polêmica envolvendo os participantes do reality


Assistir ao Big Brother Brasil (BBB) 21 pela televisão já não é o suficiente para os fãs interessados em observar o comportamento dos participantes. Atualmente, acompanhar o reality e interagir nas redes sociais tem se tornado tão importante quanto a observação via TV. Prova disso é o aumento de 519% no número de usuários navegando pela página oficial do programa este ano, na comparação com 2020. 

Música

 Quadrilátero estreia no CCBB Rio e reúne músicos sob a curadoria de Leo Gandelman

PROJETO TEM IDEALIZAÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA DE LEO GANDELMAN QUE FARÁ UMA MASTER CLASS

PARTICIPAM PRETINHO DA SERRINHA, MAURO SENISE, ROBERTINHO SILVA, HENRIQUE CAZES, NIVALDO ORNELLAS, CARLA RINCÓN, ENTRE OUTROS MÚSICOS

Quatro dias de apresentações, quatro encontros de artistas, quatro famílias de instrumentos. Essa é a essência de Quadrilátero, projeto que nasceu em 2012 e retorna agora aos palcos do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em quatro cidades. A estreia é no Rio de Janeiro, dia 24 de fevereiro, reunindo alguns dos mais importantes músicos brasileiros que tocam pela primeira vez desde o começo da pandemia da COVID-19. Desenhado pelo músico Leo Gandelman, com apoio do produtor cultural Pablo Castellar, o projeto reúne, a cada semana, quartetos de feras da música brasileira, em um encontro singular.

A cada apresentação - nos dias 24 de fevereiro e 3, 10 e 17 de março - quartetos de diferentes famílias de instrumentos ganham destaque. 

 

 

Em nova série, CNN revela os bastidores do maior roubo a banco da história do Brasil

“CNN Séries Originais“ deste domingo explica o motivo do assalto a uma agência bancária em SP - que completa 10 anos - seguir sem solução

 

São Paulo,  fevereiro de 2021 – No próximo domingo, dia 21/02, às 19h, o programa “CNN Séries Originais”, comandado pelo jornalista Evaristo Costa, inicia a exibição de duas novas séries: “Roubos Históricos” e “Os Caminhos Da Longevidade”.

 

No primeiro episódio de “Roubos Históricos”, denominado “Ataque na Avenida Paulista”, a atração da CNN vai falar sobre o roubo a uma agência do banco Itaú, na avenida Paulista, ocorrido em agosto de 2001, considerado o maior assalto a banco da história do país. Foram 500 milhões de reais em joias, relógios, ouro e dinheiro levados durante a madrugada do dia 28/08.

 

Para recontar essa história, os repórteres do “CNN Séries Originais” entrevistam todas as autoridades envolvidas na investigação e no julgamento do caso.

 

O promotor diz que nunca viu um roubo tão bem planejado: "Esse é um caso sui generis, eu nunca vi um nível de sofisticação tão grande". O juiz do caso lembra que os criminosos só conseguiram realizar o roubo graças a ajuda de um dos vigilantes do banco, que quase desistiu de ajudar: "aparentemente o vigilante teria voltado atrás".

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

 Na política ou no BBB: o comportamento é a chave para a vitória

 

Osmar Bria*




Assim como na política, dentro do Big Brother Brasil comportamento também define resultado. O reality show está ocupando um grande espaço em todas as mídias e é um dos principais temas em discussão hoje em dia. Por isso, muita gente questiona: existe algum aprendizado real neste tipo de programa? 

É importante entender que um determinado comportamento se constitui por um conjunto de habilidades. Então, para que as pessoas gostem de você, a primeira delas é o bom humor. Olhar nos olhos, sorrir e dar atenção, com uma escuta atenta. Estas são algumas das habilidades que farão a diferença para o participante vencer no BBB ou um candidato vencer uma eleição.

Teatro

 Depois do sucesso nas plataformas digitais, a peça “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, visto por quase 3.000 pessoas, no Brasil e ao redor do mundo, volta em cartaz na versão on line para curta temporada a partir de 21 de fevereiro, com sessões aos domingos e às terças-feiras.

 

 

Conhecida por confrontar as correntes ortodoxas da ciência, da filosofia e da religião, a visionária Blavatsky é vivida pela atriz Beth Zalcman, em monólogo com texto da filósofa Lucia Helena Galvão e encenação de Luiz Antônio Rocha

Helena Petrovna Blavatsky foi uma das figuras mais notáveis do final do século 19. A escritora russa foi antes de tudo uma incansável buscadora de sabedoria antiga e atemporal, revolucionando o pensamento humano e se tornando imprescindível no pensamento moderno. Sua vasta obra influenciou cientistas como Einstein e Thomas Edison; escritores como James Joyce, Yeats, Fernando Pessoa, T. S. Elliot; artistas como Mondrian, Paul Klee, Gauguin; músicos como Mahler, Jean Sibelius, Alexander Criabrin; além de inúmeros pensadores, como Christmas Humphreys, C. W. Leadbeater, Annie Besant, Alice Bailey, Rudolf Steiner e Gandhi.

 

São Paulo

 Arte Urbana/Pandemia/Exposição

Cilindro inativo transformado em arte por

Eduardo Kobra é exibido no Shopping Iguatemi.



 

O cilindro estará exposto no piso térreo do Shopping Iguatemi, de 14 a 28 de fevereiro, em São Paulo. Durante a exposição, será possível fazer doações através de um QR Code para que usinas de oxigênio sejam levadas à região Norte.

 

 

Mercado da animação 3D: Como se tornar um profissional da área?


Animador e CEO do canal Anima Gospel, André Felippe, explica o que é necessário para entrar no ramo e reunir mais de 1 milhão de seguidores no Youtube



O mercado de animação é um dos que mais cresce no mundo. São milhares de produções anuais dando vida às imagens e conquistando o público em diferentes segmentos. No Brasil, graças aos festivais de animação, já são mais de 350 agências, segundo o portal Educa+Brasil, trabalhando exclusivamente na área. Fazer parte desse universo não é simples, porém, quem atua na profissão garante: é possível. 


“Como qualquer trabalho, a animação exige empenho e dedicação. A cada dia surgem novas tecnologias que dão mais possibilidades ao trabalho, cabe ao profissional acompanhar todas elas”, afirma André Felippe, animador e CEO do canal Anima Gospel, que reúne mais de 1,3 milhão de seguidores no Youtube.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

 Zeca Camargo relembra os bastidores das entrevistas do mundo da música no “Replay” desta sexta-feira

 


Zeca Camargo relembra os bastidores de suas entrevistas. Crédito: Instagram @zecacamargomundo

 

No Replay desta sexta-feira (19), Zeca Camargo conta os bastidores das entrevistas do mundo da música embalado por sucessos do pop. Para fazer a seleção, o apresentador usou como inspiração o livro “De A-Ha a U2”, lançado por ele em 2005. “Tenho sempre a teoria de que a entrevista em si fica muito velha. O que as pessoas têm realmente curiosidade de saber é como foi falar com determinado artista e, cada um deles, me faz ter uma lembrança que eu gostaria de compartilhar com o ouvinte”, diz o diretor de conteúdo artístico da Band.

Gente News

 Ator mineiro, Michel Abou, reaparece nas telas da Globo em reprise de A Força do Querer.




Novela foi ao ar em 2017 e está sendo reprisada em 2021; nesta semana, ator mineiro aparece no papel de policial importante na fuga da personagem Bibi


A novela A Força do Querer, um dos maiores sucessos da Rede Globo, está no ar outra vez. A trama, de Glória Perez e direção de Pedro Vasconcelos, gravada em 2017, está nas telas em horário nobre da programação, explorando uma das mais surpreendentes e controversas histórias da teledramaturgia. 


Nesta semana, o ator mineiro Michel Abou Abdallah vai ao ar para uma das cenas mais emocionantes do enredo: a fuga de Bibi, personagem interpretada por Juliana Paes. Abou faz o papel de um policial que causa imprevistos na fuga da protagonista. A Força do Querer vai ao ar às 21h na Rede Globo, após a exibição do Jornal Nacional.

 Filmes selecionados para concorrer ao Oscar® chegam ao Brasil pela Elite Filmes

Longas acumulam prêmios internacionais

 

 

’14 Jours, 12 Nuits’ (crédito da foto: Laurent Guérin)

 

 

A Elite acaba de comprar os direitos de exibição no Brasil e na América Latina do filme húngaro “Preparations to be Together for an Unknown Period of Time” e do canadense “14 Jours, 12 Nuits”, longas selecionados por seus países para concorrer ao prêmio de Melhor Filme Internacional na 93º edição do Oscar® (2020).

Literatura Atual

 O melhor do jornalismo da década de 2030 já disponível nas 224 páginas de O Futurista

Lançamento ficcional divulga reportagens investigativas de um futuro que ainda nem existe criado pelo escritor brasiliense André Cunha; sacrifícios humanos, desastres ambientais e guerras civis fazem parte de nova e desconcertante realidade

E se fosse possível ler grandes reportagens jornalísticas internacionais quase uma década antes de serem lançadas? Esta é a proposta do lançamento ficcional do escritor André Cunha, O FUTURISTA - Reportagens Que Vão Mudar o Mundo.

Diferente da realidade atual, sacrifícios humanos, desastres ambientais e guerras civis são questões recorrentes em um contexto repleto de calamidades. Nações importantes, que atualmente não existem, são os grandes centros do mundo, como o Império Russo, o Alasca Canadense, a Tundra Siberiana, o Califado, os Estados Papais e o Quarto Reich tibetano.

Leitura sem vergonha: livros femininos sem amarras

 Empoderamento: universo erótico em alta na literatura.

Doce Perigo

O universo da leitura digital levou a escritora Valéria Veiga a alçar voos mais altos do que ela mesma poderia imaginar. Com mais de 2 milhões de downloads e leituras em plataformas on-line – Wattpad e Amazon Kindle, hoje ela é uma das principais expoentes da literatura erótica feminina no Brasil.

Este é um gênero literário que segue em alta no país e no mundo, depois do boom de “50 Tons de Cinza”, em 2012.

Entenda por que a autora é sucesso de vendas:
- um dos seus livros, Casa Comigo?, ficou em primeiro lugar no gênero hot no Wattpad, com mais de 300 mil downloads em um mês;
- a inspiração para os enredos vem das produções do cinema – como “50 Tons de Cinza”, que fez o romance erótico virar mainstream;
- Valéria, natural de Niterói (RJ), mora nos Estados Unidos há seis anos, em São Francisco, onde começou a escrever, em 2019;
- em pouco mais de um ano, teve 11 títulos publicados – três livros físicos – e uma rotina de 6 horas de escrita diária, que concilia com o trabalho em um escritório;
Doce Perigo, seu último lançamento, é um livro erótico, em que a protagonista é uma mulher empoderada em busca de prazer.

Trailer

 Elite Filmes divulga trailer de ‘O Pombo - Um Refúgio Para Sobreviver’


 

Longa estreia no Cinema Virtual em 11 de março

 

 

 

A Elite Filmes acaba de divulgar o trailer de “O Pombo – Um Refúgio para Sobreviver”, produção da Turquia ganhadora de vários prêmios internacionais. Com estreia marcada para 11 de março no Cinema Virtual, o filme traz a história de um jovem que encontra na companhia dos pombos um lugar de tranquilidade em meio ao ambiente hostil em que vive.
 
 
 
Para assistir ao trailer, clique aqui.
 
 
 
O Cinema Virtual é uma plataforma de streaming desenvolvida em parceria com os cinemas que traz a experiência das salas de exibição para dentro de casa. Com estreias sempre na quinta-feira, o Cinema Virtual exibe produções inéditas e exclusivas que chegam a todo Brasil, inclusive a cidades que ainda não contam com salas de cinema. Para assistir aos filmes, o público pode acessar a plataforma pelo NOW ou escolher a sala de exibição preferida em www.cinemavirtual.com.br e realizar a compra do ingresso. O filme fica disponível durante 72 horas para até três dispositivos.
 

Filme

 

A cientista Marie Curie (Foto: Divulgação/ Curta!On)

‘Marie Curie, Além do Mito’ chega ao Curta!On

FÍSICA POLONESA FOI A PRIMEIRA MULHER A RECEBER O PRÊMIO NOBEL E FOI VÍTIMA DE SUA PRÓPRIA DESCOBERTA CIENTÍFICA

A física polonesa Marie Skłodowska Curie foi um dos maiores nomes da ciência, sendo sobretudo pioneira entre as mulheres cientistas. Sua trajetória é contada na cinebiografia “Marie Curie, Além do Mito”, uma produção da ARTE France dirigida por Michel Vuillermet, que agora chega ao Curta!On, o novo clube de documentários no NOW, da NET / Claro.

O filme vai desde o nascimento de Curie, na Varsóvia de 1867, até a sua morte — por anemia aplástica, uma doença geralmente causada por exposição à radiação — e seu sepultamento no Panthéon francês. Entre as suas conquistas estão a descoberta da radioatividade e os elementos químicos polônio e rádio, o que lhe rendeu dois prêmios Nobel — um de Física, em 1903, e outro de Química, em 1911. Ela foi a primeira mulher a ganhar esse prêmio, e, até hoje, é a única pessoa condecorada com o Nobel em dois campos distintos da ciência.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Retorno às aulas presenciais, e agora?



Além de todas as incertezas, mudanças, insegurança e medo que o momento atual gerou em grande parte da população mundial, os pais de alunos com idade escolar enfrentam outro dilema nesse início de ano – aula presencial: sim ou não? Decisão difícil a ser tomada imbuída de presenciar o cansaço dos pequenos em estarem em casa e a longa espera para voltarem à escola.

Da mesma forma encontram-se as escolas que novamente se adaptam aos impactos que a sociedade impõe. Marcar os espaços para distância segura recomendada pelo órgão de saúde, calcular quantos alunos podem permanecer em sala de aula, organizar o rodízio de presença na escola, aferir temperatura, clamar pelo uso de álcool em gel e lavagem constante das mãos, vigiar para que não haja contato físico entre as crianças, estes entre tantos outros cuidados passaram a fazer parte da nova rotina.

Paraná

 Principal escola de negócios do Paraná completa 25 anos visualizando a flexibilização do ensino profissional.



Inovação, sustentabilidade, capacidade de adaptação e parcerias internacionais são o cerne do planejamento da Escola de Negócios para o futuro

 

CURITIBA,/2021 - O ISAE chega a um quarto de século mirando construir um legado ainda maior em educação, sustentabilidade e inovação. A Escola de Negócios, que completa 25 anos neste mês de fevereiro, criou uma estrutura de ensino, a partir da cidade de Curitiba (PR), que oferece graduação, mestrado profissional e cursos de curta e média duração, além de MBAs e pós-graduações conveniadas à Fundação Getulio Vargas (FGV) e projetos exclusivos e sob medida para a capacitação empresarial em diversas áreas. É justamente esta flexibilidade e estar antenado às tendências de futuro que estão no cerne do planejamento da instituição para os próximos anos.

 

Atraso na emissão de documentação para estrangeiros (CRNM) tem dificultado a vida de expatriados no Brasil

 

 

Problema afeta pessoas trazidas do exterior (por contrato de trabalho) para atuar no País, refugiados, estudantes e familiares oriundos de outros países

 
 

 

Fevereiro de 2021 – As mais diversas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus tem dificultado a vida de muita gente, em todo o mundo. Mas há um grupo de pessoas que está sofrendo uma consequência que parece inusitada a qualquer cidadão: estrangeiros não estão conseguindo seus mais básicos documentos para viverem de forma regularizada no Brasil, devido a um problema estrutural na Polícia Federal, que emite a Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (antigo RNE – Registro Nacional de Estrangeiros).

 

Mais importante documento na vida de um migrante que esteja vivendo no Brasil, a CRNM serve como uma carteira de identidade para os estrangeiros. A PF não está conseguindo atender à demanda represada de pessoas que tentam regularizar seus documentos depois de ter suspendido seus atendimentos durante vários meses. O problema se agrava principalmente em São Paulo, maior cidade do País e a que mais recebe estrangeiros, onde a espera para se obter a documentação é de no mínimo dois meses, mas pode chegar a até cinco meses.

 

Sem a CRNM, quem tem um trabalho – trazido de exterior por alguma empresa, por exemplo – não consegue ser incluído na folha de pagamentos, quem está desempregado fica impossibilitado de se inserir no mercado de trabalho formal (como é o caso de milhares de refugiados que atualmente vivem no Brasil), estudantes não conseguem se matricular em escolas ou faculdades, ou esposa e filhos de executivos  precisam restringir estudos e outros compromissos. A ausência do documento oficial de identidade para estrangeiros faz com que eles se tornem verdadeiros cidadãos vivendo à margem da sociedade.

 

Diante desse triste cenário, uma reunião ordinária da Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Intemacional (Abemmi) foi realizada de maneira online nesta semana, com alguns convidados especiais além dos associados da entidade. Além de vários profissionais especialistas que atuam com migração e mobilidade internacional que integram a Abemmi, participaram da reunião representantes da Polícia Federal, membros do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) e do Projeto de Promoção dos Direitos dos Migrantes (ProMigra). Ali, foi discutida a dificuldade que tem sido, para estrangeiros em geral, a demora na emissão da CRNM, tentando-se indicar saídas para que eles consigam seus documentos de identidade. Foi consenso entre todos os participantes a necessidade de agilização no processo de emissão da CRNM. Unanimemente, isso foi considerado vital para que a situação dos estrangeiros no Brasil seja regularizada.

 

Segundo a Polícia Federal, uma das principais causas do atraso na emissão da CRNM é o grande número de refugiados que têm sido acolhidos pelo Brasil nos últimos anos. São em sua maioria venezuelanos, haitianos, africanos, árabes, entre diversas origens. Dados do recém-divulgado Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), referente a 2020 (confira aqui) e que utiliza informações Departamento de Migrações – Demig, do Ministério da Justiça, um total de 74.929 estrangeiros solicitaram refúgio no Brasil nos últimos dois anos (2019 e 2020), sendo que 52.164 foram em 2019 e 22.565 em 2020. As indicações são de que há um total de 210 mil refugiados estrangeiros vivendo no Brasil atualmente.  

 

Conforme informações da Delegacia de Migrações da Polícia Federal de São Paulo (Delemig/PF de SP), atualmente há um contingente de cerca de 20 mil refugiados a serem “documentados” apenas na região da cidade de São Paulo. Ou seja, são pessoas que precisam receber suas Carteiras de Registro Nacional Migratório, que é o RG do estrangeiro, sem o qual eles não conseguem abrir conta em banco, não matriculam filhos em escolas, não obtêm carteiras do SUS ou a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social.  

 

No entanto, se a demanda pela expedição da CRNM tem sido elevada, principalmente nas cidades há a concentração de grande número de estrangeiros, há localidades onde essa demanda é quase nula. Uma das soluções sugeridas à Polícia Federal para a solução do problema da demora da regularização da documentação de estrangeiros no País é uma mudança simples em uma das regras para tal. Atualmente, estrangeiros podem solicitar a CRNM somente nos municípios ou regiões em que residem. Se eles pudessem ir a qualquer localidade do país para isso, por exemplo, cairia a alta demanda nos grandes polos receptores de estrangeiros e haveria uma melhor distribuição entre as unidades da PF espalhadas pelo Brasil. Somente isso já facilitaria muito o trabalho da PF e agilizaria a expedição da CRNM aos estrangeiros que precisam de seus documentos de identidade.

 

* Para falar com mais profundidade sobre o assunto, comentar as soluções indicadas para o problema e esclarecer dúvidas, a presidente (Marta Mitico) e/ou outros membros da diretoria da Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Intemacional (Abemmi) estão à disposição das equipes de reportagens.

 

Saúde Natural

 O poder dos Florais de Bach



Descoberto pelo médico Dr. Edward Bach no início do século passado, os Florais de Bach são reconhecidos como os “remédios das emoções”. Em sua clinica o médico percebeu que um mesmo tratamento, para uma mesma patologia se encaminhava de forma muito diferente. Estudando percebeu que a personalidade e a emoção contida em cada individuo era determinante para o êxito do tratamento.

Segundo Bach, o “fracasso” da medicina moderna está no fato dela se ocupar dos efeitos e não das causas. Bach explica que sempre adoecemos na alma, no espirito antes do corpo. Ele sugere que a essência da doença é o resultado do conflito entre a Alma e a Mente e que a doença só vem nos avisar que algo dentro nós, o fato de não estarmos alinhado ao nosso propósito de alma é a principal causa da manifestação da doença no corpo físico, relembra Marília.

 

Eventos astrológicos da semana mudam perspectiva sobre o mundo

Fevereiro traz alguns posicionamentos que podem mudar a forma como enxergamos o mundo e as pessoas a nossa volta. Os acontecimentos importantes da terceira semana de fevereiro são: a primeira quadratura do ano de Saturno com Urano, Sol entrando na temporada de Peixes e Mercúrio em Aquário.

“Nesta quarta-feira (17) temos um evento relativamente raro, mas que vai acontecer três vezes este ano. Quando Saturno e Urano estão em quadratura, ou seja, em um ângulo de 90° um do outro, a gente tem uma tensão que cresce entre as duas energias. Saturno vai querer controlar e Urano vai querer romper, seguir o fluxo”, explica a astróloga Sara Koimbra.

 


JAPAN HOUSE


Japan House São Paulo

JAPAN HOUSE SÃO PAULO confira a programação do projeto #JHSPONLINE de 16 a 25 de Fevereiro

Programação online apresenta conteúdo em comemoração ao Dia do Furoshiki, além de ressaltar outros aspectos da cultura japonesa, como peculiaridades sobre a caligrafia japonesa, a importância do ato de embrulhar e a literatura

São Paulo, fevereiro de 2021 – O projeto #JHSPONLINE da Japan House São Paulo continua repleto de atividades culturais e interativas em sua programação diária acerca da cultura nipônica, compartilhando conteúdos sobre diferentes aspectos do Japão por meio das redes sociais da instituição. Entre 16 e 25 de fevereiro, a programação destaca a arte do Shodō e suas vertentes, o design de embalagens e o ato de embalar, além do Clube de Leitura, que discute a obra de Akutagawa, autor considerado o “pai do conto japonês”.