sábado, 20 de fevereiro de 2021

 O segundo e último episódio da série, ‘Acervos Musicais -

Processos Criativos, Música e Memória’, traz Goma-Laca, no dia 24 de fevereiro,
às 20h, no Youtube do Sesc Pinheiros (youtube/sescpinheiros)


O episódio de estreia contou com o músico paulista
André Magalhães (um dos integrantes do grupo A Barca).
Disponível em: 
https://www.youtube.com/watch?v=5Bc4c_pRj7I

 

Foto: Jose de Holanda

“Acervos Musicais - Processos Criativos, Música e Memória” é um projeto do Sesc Pinheiros, que parte de dois eixos: a investigação da relação entre música e memória; e a maior dificuldade para realizar encontros presenciais para o fazer musical, decorrente do contexto atual de pandemia. A ação se debruça, ainda, sobre as possibilidades de dinamizar acervos e revitalizar arquivos musicais de forma criativa.

Em formato de depoimento, artistas/pesquisadores cujos trabalhos costuram registros musicais pré-gravados e música orgânica compartilham seus processos artísticos, reflexões e técnicas.


O projeto é composto por duas edições. O episódio de estreia, disponível desde o dia 27 de janeiro, conta com músico paulista André Magalhães. O músico, baterista, percussionista, pesquisador de cultura tradicional, engenheiro de áudio, produtor musical e cultural, apresentou um rico repertório composto por pesquisas e muitas viagens pelo Brasil, nas quais foi reunindo gravações de mestre locais, festas populares e manifestações tradicionais. Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=5Bc4c_pRj7I

A segunda edição, disponível a partir do dia 24 de fevereiro, às 20h, no Youtube do Sesc Pinheiros, é com o Goma-Laca, idealizado e dirigido por Biancamaria Binazzi e Ronaldo Evangelista. Goma-Laca é um centro de criação e pesquisa dedicado ao universo musical brasileiro gravado em discos de 78 rotações (entre 1902 e 1964). Biancamaria e Ronaldo compartilham seu processo criativo e perspectivas de criação a partir de acervos musicais.

Seu último trabalho, o álbum Cantos Populares do Brasil de Elsie Houston (cujo repertório foi apresentado em um show no Teatro Paulo Autran em julho de 2019) visita a publicação Chants Populaires Du Brésil da cantora e folclorista Elsie Houston. Raro e até hoje inédito no país, o livro de 1930 inclui modinhas, emboladas, temas do candomblé, chulas, tiranas, cocos, jongos, cirandas e temas indígenas, muitos deles anotados pela própria cantora em suas viagens por Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Pernambuco e Amazonas nos anos 1920.

 

Álbum Afrobrasilidades em 78 RPM

https://open.spotify.com/album/5VMHCAr9aRfRmOWtFcVnU5

 

Álbum Cantos Populares do Brasil de Elsie Houston

https://open.spotify.com/album/2RSh9mlYpwhS1z5UPOypmp

 

Ambos trabalham em uma linha que aborda, principalmente, a música popular tradicional em paralelo com o jazz brasileiro, encontrando nesse caminho, também, as várias frentes da MPB.

“Acervos Musicais joga luz sobre artistas e grupos que usam, nos seus trabalhos, fonogramas que já estão prontos, sejam oriundos de pesquisas em arquivos musicais, acervos públicos ou de seus próprios registros de viagem, para que sirvam de base de inspiração para construções originais, ou mesmo integrem colagens em novas composições artísticas”, explica Felipe Torres, técnico de música do Sesc Pinheiros, que completa: “o movimento de criação se beneficia do processo de escuta na relação entre música e memória”.

“Como no Hip Hop, por exemplo, onde a base é o sample, que parte de uma música que já existe e altera ali seus parâmetros, o Acervos Musicais vem nesse mesmo movimento, só que com um recorte de artistas que olham para a música popular tradicional brasileira, pesquisam suas lógicas e estéticas”, acrescenta Felipe.

 

+ SESC NA QUARENTENA

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.  Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

 + SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital

Acompanhe o Sesc Pinheiros nas redes sociais:
Facebook, YouTube, Twitter e Instagram/@sescspinheiros

Nenhum comentário: