quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Bicicleta como meio de transporte \

Artista paranaense procura conscientizar os cidadãos quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte
 
Curitiba, novembro/2015 – A luz das ideias novas, que pretendem conscientizar e direcionar a mente para tudo que é agradável: essa é a luz proposta pelo artista Cesar Ferreira, natural de Cascavel, que expõe uma bicicleta gigante, 50% confeccionada com materiais recicláveis, durante a Bienal Internacional de Curitiba, cujo tema é Luz do Mundo. A obra está instalada em frente à Prefeitura Municipal de Curitiba e tem a curadoria assinada por Goura Nataraj. A bicicleta fica no Centro Cívico até o dia 6 de dezembro, data que marca o fim da Bienal, e  em seguida será instalada em outro ponto da cidade permanentemente.
 
Ferreira, ex-ciclista, trabalha com arte cinética e estática e procura utilizar elementos circulares em suas obras. Feita a partir de metal, tubos redondos oxidados, lixados e envernizados, a bicicleta levou aproximadamente dois meses para ficar pronta. Suas dimensões atingem 4,2m de comprimento e 2,6m de altura, resultando em 300kg, e foi produzida exclusivamente para a Bienal. “A ideia foi de fazer algo que já existe, mas de uma forma que as pessoas se conscientizem e passem a utilizar mais a bicicleta como meio de transporte. É a luz da ideia, a lâmpada do pensamento”, comenta o artista.
 
Estimulado pela proposta da Bienal de levar mais arte para as ruas, Cesar presenteou a cidade com sua obra, que ficará instalada permanentemente em outro ponto da cidade a ser definido pela Prefeitura. “É importante que a arte continue servindo como inspiração e, nesse caso, como motivação para as pessoas a utilizarem outras maneiras de transporte, por isso decidi dar a bicicleta de presente para todos”, explica Ferreira.
 
Sobre o curador
Goura Nataraj é o nome yogui de Jorge Brand, 35, natural de Curitiba. Pesquisador das tradições do yoga e vedanta desde os 16 anos, é Mestre em filosofia pela UFPR e participou de 2005 a 2010 do Coletivo Interluxartelivre; foi um dos idealizadores da Jardinagem Libertária e da Bicicletada de Curitiba. Durante 4 anos atuou como Coordenador Geral da CicloIguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu) e é, atualmente, assessor na Coordenação de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Curitiba.
 
Sobre a Bienal
A Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 e se consolida como um dos eventos mais importantes do circuito mundial. Nesta edição, a Bienal prioriza a arte que vai para as ruas, com ações que não se restringem aos museus, centros culturais e galerias, mas que ganham o espaço urbano. Tem curadoria geral do crítico de arte Teixeira Coelho e acontece na capital paranaense entre os dias 3 de outubro e 6 de dezembro com obras de artistas dos cinco continentes em mais de 100 espaços da cidade. Toda a programação é gratuita, exceto pelas exposições no Museu Oscar Niemeyer que segue as tarifas do museu (R$ 9 e R$4,50).
 
Publicações
Com o início do evento, o guia com a programação da Bienal será distribuído nos espaços expositivos e em diversos pontos da cidade. O site oficial também incluirá toda a programação e as informações gerais. Os catálogos da Bienal Internacional de Curitiba e do Festival de Cinema contêm informações detalhadas de todos os artistas e obras e poderão ser adquiridos a partir de outubro. O guia e o catálogo da Bienal são editados pela Arte e Letra.
 
Patrocínio
O Ministério da Cultura apresenta a Bienal Internacional de Curitiba 2015, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio master da UEG Araucária e patrocínio do BNDES, Petrobras, Sanepar, Scania e BRDE. Tem copatrocínio da Barigui Financeira, Sesi FIEP, Monreal Construtora e Pátio Batel. Tem o apoio da APAP-PR e o apoio internacional da Fundação Japão, Consulado Geral do Japão, Embaixada da Argentina, Consulado da Argentina, Instituto Goethe, Prefeitura de Columbus, Prefeitura de Cracóvia, Embaixada da Itália, Consulado Geral da Itália, Instituto Italiano de Cultura, Centro Cultural Coreano no Brasil e Consulado Geral da República da Coréia, Embaixada do México, Embaixada da Suécia, Wichita State University, Fulbright, Consulado de Israel, Goethe Institut.
 
Promoção
A Bienal é uma promoção da RPC TV e do jornal Gazeta do Povo.
 
Serviço
Data: 3 de outubro a 6 de dezembro
Local: Prefeitura Municipal de Curitiba. Avenida Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
Redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube
Informaçõeswww.bienaldecuritiba.org
 

Nenhum comentário: