domingo, 16 de janeiro de 2022

Agenda Cult.

 

O escritor Jorge Volpi (Crédito: Divulgação / Canal Curta!)
 

Jorge Volpi e Carlos Fuentes são tema de novo episódio de
'O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-americana'

Em episódio inédito, a série “O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-americana”, uma exclusividade do canal Curta!, traz o escritor mexicano Jorge Volpi como protagonista. Ele, que não tem o costume de escrever sobre seus compatriotas, rompe com as tradições do realismo mágico em sua escrita, sem negar a grande admiração que sente pelo escritor Carlos Fuentes, um expoente do gênero. 

Fuentes, seguramente, é seu grande modelo e influência como escritor. Além desse encontro literário entre gerações, Volpi também fala sobre sua teoria acerca do papel da arte e da ficção no processo de adaptação evolutiva da espécie humana. A estreia do episódio é na Quinta do Pensamento, 20 de janeiro, às 21h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 17/01

22h15 – “Os Quatro Paralamas” (Documentário)
Dirigido por Roberto Berliner e Paschoal Samora, “Os Quatro Paralamas” leva o espectador a uma imersão na história dos Paralamas do Sucesso. Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983, resgatou imagens históricas para este documentário sobre música e amizade. Ele mostra a relação dos três músicos que sobem ao palco (Herbert, Bi e João) e de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos. Diretores: Roberto Berliner e Paschoal Samora. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos:  18 de janeiro, terça-feira, às 02h15 e 16h15; 19 de janeiro, quarta-feira, às 10h15; 22 de janeiro, sábado, às 15h15. 

PROMO: https://youtu.be/9cOB_xQhrcM

 

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 18/01

22h15 – "Bernardes” (documentário)
Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada. Diretores: Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros. Duração: 85 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de janeiro, quarta-feira, às 2h15 e às 16h15; 20 de janeiro, quinta-feira, às 10h15; 23 de janeiro, domingo, às 14h25.

PROMO: https://youtu.be/d_A02cBvXAs

Nenhum comentário: