News da Hora .













‘Motel Destino’, novo longa-metragem de Karim Aïnouz, é ovacionado em sua première mundial na competição oficial de Cannes.
Acessar video news da hora,Cannes 2024

Cannes


Aplaudido durante doze minutos, exibição do thriller erótico marcou a segunda passagem consecutiva do cineasta cearense pela mostra principal do festival francês, onde teve a companhia dos protagonistas Nataly Rocha, Iago Xavier, Fabio Assunção e outros mais de 20 membros da equipe e do elenco



 

Em sua segunda participação consecutiva na competição oficial de Cannes – entre seis passagens pelo evento ao longo da carreira –, Karim Aïnouz comprovou mais uma vez o motivo de tanto prestígio no festival francês, onde realizou nesta quarta-feira (22) a première mundial de ‘Motel Destino’, seu novo longa-metragem. O filme foi ovacionado  por doze minutos ao fim da sessão de gala no icônico Theatre Debussy, na qual o cineasta cearense contou com a companhia de mais de 20 membros da equipe e do elenco, incluindo os protagonistas Nataly RochaIago Xavier e Fabio Assunção. Animados com a reação do público, o diretor e sua comitiva dançaram ao som da música que embala os créditos finais do longa, sob aplausos do público.



“Depois de quatro anos de terror, estou muito feliz de ter podido voltar a filmar no Brasil e fazer um filme que celebra a vida, a alegria e a paz”, discursou o cineasta ao término da exibição.  

Vencedor do prêmio Un Certain Regard, em 2019, com ‘A Vida Invisível’, o diretor havia exibido “Firebrand”, seu primeiro projeto em língua inglesa, na mostra principal do festival no ano passado. Elemento recorrente na filmografia de Karim Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo de ‘Motel Destino’. Em seu oitavo longa de ficção, ele apontou as lentes para as cores fortes e vibrantes do litoral nordestino, que dão a tônica visual-narrativa da nova obra, o primeiro projeto do diretor rodado inteiramente no Ceará desde ‘O Céu de Suely’ (2006).  

O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao novo filme é, segundo Karim, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

Motel Destino” é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, coproduzido internacionalmente pela francesa Maneki Films e pela alemã The Match Factory, em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (UK).  O filme também é coproduzido por Globo FilmesTelecine e Canal Brasil e conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. No Brasil, o filme será distribuído pela Pandora Filmes, enquanto The Match Factory responde pelas vendas internacionais.

A narrativa nasceu da parceria de Karim com o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes, escola de formação em artes da Secretaria de Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, com sede em Fortaleza. O diretor é um dos criadores do laboratório, o CENA 15, onde atuou como tutor durante nove anos e do qual hoje é mentor. Foi lá que ele  convidou o roteirista cearense Wislan Esmeraldo para desenvolver o roteiro do projeto. Mais tarde, Mauricio Zacharias se juntou ao processo, repetindo a parceria realizada com o cineasta em “Madame Satã” e “O Céu de Suely”.

“Eu me inspirei bastante na pornochanchada e no cinema noir. Posso resumir ‘Motel Destino’ como um thriller erótico, mas ele é, antes de tudo, uma história de amor. O amor entre um jovem periférico que vive à revelia de um sistema que o quer morto e uma mulher que resiste aos atentados do patriarcado contra a sua própria vida”, adianta Aïnouz.

Por trás das câmeras, a diretora de fotografia Hélène Louvart, renomada por seus trabalhos em “A Vida Invisível” e “Never Rarely Sometimes Always”, captura com sutileza as nuances visuais do filme. A montadora Nelly Quettier, reconhecida por “Beau Travail” e “Lazzaro Felice”, imprime uma precisão rítmica à narrativa, enquanto o diretor de arte Marcos Pedroso, de “Madame Satã” e “Praia do Futuro”, agrega uma rica expressão artística à obra ao explorar as fortes cores do nordeste. A produção foi liderada por Janaina Bernardes (Cinema Inflamável) e Fabiano Gullane e Caio Gullane (Gullane). Além dos três protagonistas já mencionados, Renan CapivaraYuri YamamotoFabíola LíperIsabela Catão e Jupyra Carvalho completam o elenco. 

No segundo semestre de 2024, o diretor inicia as filmagens de “Rosebushpruning, o seu segundo longa em inglês, estrelado por Kristen Stewart (“Spencer”), Josh O’Connor (“The Crown”), Elle Fanning (“The Great”), Jamie Bell (“Rocketman”), Tracy Letts (“Lady Bird”) e Lukas Gage (“Euforia”). Antes, rodou “Firebrand” – com Alicia Vikander e Jude Law – no Reino Unido, “Marinheiro das Montanhas” e “Nardjes A.” na Argélia, “A Vida Invisível” (2019) no Rio e “Aeroporto Central” (2018) em Berlim. Com filmagens divididas entre Brasil e Alemanha, “Praia do Futuro” (2014) foi o último projeto realizado por Karim em solo cearense, embora a maior parte da trama tenha sido ambientada na cidade europeia.

Sinopse
Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Sobre a Cinema Inflamável

A Cinema Inflamável é uma empresa independente de produção sediada em Fortaleza, focada na criação de conteúdo original para cinema e televisão. Seu principal objetivo é fomentar projetos ousados e singulares do Nordeste do Brasil, desenvolvendo uma filmografia local para uma audiência global. Fundada pelo diretor Karim Aïnouz e a produtora Janaina Bernardes, a empresa recebeu o apoio da ANCINE (Agência Brasileira de Cinema) em 2017 para o desenvolvimento de 5 longas e 2 séries com realizadores cearenses. Em plena expansão e crescimento, a empresa está produzindo um novo grupo de jovens diretores e roteiristas para prosseguir com sua missão de criar uma filmografia vital e vibrante.

Sobre a Gullane

A Gullane é uma das maiores produtoras e incentivadoras do mercado audiovisual brasileiro, além de uma das principais exportadoras de obras independentes. Fundada em 1996 pelos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane, já soma em seu catálogo mais de 50 filmes lançados com destaque no cinema nacional e no exterior e 30 séries para televisão e plataformas digitais. Entre os filmes e séries de destaque estão "Carandiru", “Bicho de Sete Cabeças”, “A Última Floresta”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”; a franquia “Até que a Sorte nos Separe”; “Que Horas ela Volta?”, "Como Nossos Pais”, “Bingo - o Rei das Manhãs”; as séries “Alice” e "Hard" (HBO), "Unidade Básica - 1a e 2a temporada" (Universal Canal), “Carcereiros” (Globoplay), “Irmãos Freitas” (Space e Amazon Prime), “Ninguém Tá Olhando” e "Boca a Boca” (Netflix), “O Rei da TV” (Star+). Já coleciona mais de 500 prêmios e seleções em importantes festivais de cinema e televisão do Brasil e do mundo como Mostra de Cinema, Festival do Rio, Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, Toronto, MIPTV e Emmy. 

Sobre a Globo Filmes

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como 'Minha Irmã e Eu', maior bilheteria nacional pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.


Sobre o Telecine 

Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o ‘Seu Momento Cinema’ como, quando e onde quiser.  

Sobre o Canal Brasil

O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 365 longas-metragens coproduzidos. No ar há mais de duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

Sobre a Pandora Filmes

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “A Felicidade das Pequenas Coisas”, de Pawo Choyning Dorji, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho. Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Aly Muritiba e Carolina Markowicz.















Rio de Janeiro


+ Musica News 


Sonja leva vocais potentes ao palco da terceira edição Festival Mauá Blues com álbum ‘Rainha de Copas’

A cantora, que vem se destacando como revelação do blues e do soul, fará primeira apresentação ao vivo do single “Better Days”, além de outros sucessos. O evento será dia 07 de junho, no Espaço Multicultural Vale Criativo, em Visconde de Mauá

Créditos: Júlia Assis


Um dos grandes nomes da nova geração do blues, Sonja se prepara para mais um show com o álbum “Rainha de Copas”, inspirado em cartas de tarô e histórias reais da cantora. Ela será uma das atrações do Festival Mauá Blues no dia 07 de junho, no Espaço Multicultural Vale Criativo, em Visconde de Mauá, interior do Rio de Janeiro. Além de sucessos como “Mudanças” e “My Baby”, a cantora apresentará pela primeira vez ao vivo o single “Better Days” e releituras de Tim Maia e Howlin Wolf.


“Amo cantar em festivais! A energia é outra, além de ter muita gente que não está ali só para me ver, como em um show só meu, então é uma oportunidade de mostrar a minha música. Isso é especial, conecta pessoas de uma forma muito orgânica. Fora que essa movimentação no palco, essa rotatividade de artistas, é coisa de outro mundo!”, conta a cantora, que se apresentou também no Festival Aldeia Blues Rock em março.


Autêntica e livre


A autenticidade da cantora, que mistura pitadas de blues, soul e rock’n’roll, será transcrita nos palcos. “Cada show é um show, serei fiel a Rainha de Copas, a música que carrego em meu peito, a minha voz e a mensagem de cada canção ”, conta a cantora.


Além das canções autorais, algumas surpresas estarão no repertório: “influências do blues, soul, rock e MPB. Então podem esperar algumas releituras de artistas como Tim Maia, por exemplo - dando um belo spoiler!”.

A explosão ‘Rainha de Copas’


Do mais profundo de suas transformações, para o álbum a cantora se inspirou em cartas de tarô e em suas últimas transformações, como entender seus relacionamentos abusivos, suas superações e a reconexão com a espiritualidade. 


“O que mais tem me tocado são as mensagens de pessoas que não conheço e que se identificaram com a temática, sobre a superação de relacionamentos abusivos com substâncias e pessoas, me falando que as músicas tem ajudado”, se emociona.

 

E a sinceridade de cada letra vem surtindo efeito. “Tem sido uma experiência muito bonita receber vídeos de pessoas ouvindo o álbum no carro, em casa, divulgando nas redes etc”. Entre os maiores destaques, “Mudanças” e “My Baby”.  “Recebi vídeos de várias pessoas que colocaram ela de fundo em momentos gostosos com seus parceiros. Isso é muito lindo! E todo mundo ama uma boa música de amor”.


Chamando a atenção dos maiores ícones da música


Ganhando cada vez mais notoriedade na carreira, a cantora chamou a atenção de uma de suas maiores inspirações, Ney Matogrosso, que a repostou no Instagram. “Nem acreditei quando vi! Sou muito fã dele e tenho uma música inclusive que sonho em cantar com ele”, revela. O repost foi de uma música que o próprio cantor interpretou. “Quem sabe esse feat vem”, afirma Sonja.


Rainha Nos festivais


Com experiência em diversos festivais em seu primeiro álbum, como no Jazz e Blues em Rio das Ostras, no Aldeia Rock Festival de Aldeia Velha e o em um dos maiores festivais de blues da América Latina, o Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias do Sul, Sonja conta que as apresentações em eventos desse tipo não só são especiais, como uma porta aberta. Com o álbum “Rainha de Copas”, se apresentou em março no Festival Aldeia Blues Rock.

Saiba mais sobre Sonja

Com influências diretas do Blues e Soul, a carioca Sonja (31) lançou em 2023 seu segundo álbum autoral, “Rainha de Copas”. A cantora, ex-The X Factor, destaca a intensidade pessoal que o projeto carrega, e afirma que o disco tem um lugar em sua vida como uma espécie de cura, para cicatrizar tudo aquilo que já viveu em relações abusivas, em processos internos de superação e a reconexão com a espiritualidade.


Inspirada em Ney Matogrosso, Rita Lee, Sharon Jones & The Dap-Kings, John Coltrane, Tim Maia, The Suffers e entre outros ícones na música, Sonja não rotula suas composições a um gênero musical específico, mas afirma que quer quebrar as barreiras do “seletivo” para as pitadas de blues. “Acredito que todos temos o blues dentro de nós. Acredito que é um gênero que alcança e pode alcançar mais as pessoas”.

https://www.sonja.com.br/

https://www.instagram.com/sonjamusica/


Serviço

Festival Mauá Blues

Data: 07 de junho de 2024

Local: Vale Criativo

Endereço: Estrada Mauá-Maringá s/n Maringá, Itatiaia - RJ, 27580-000

Valor: A partir de R$ 110,00 + taxas (segundo lote)

Ingressos a venda em: https://www.uniticket.com.br/eventos/maua-blues-2024














Cascavel recebe nesta

terça-feira (14) o FESTIN - Festival Internacional de Teatro Infantil

do Paraná

Um dos principais festivais internacionais de teatro voltados para a infância e juventude no Brasil receberá de 14 até 19 de maio,

companhias nacionais e internacionais na cidade de Cascavel, com programação premiada e gratuita

O aguardado espetáculo O Rei Leão encerra a programação da quinta edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná (Créd. Lart Produções)

O teatro infantil tem um papel fundamental na formação de plateia e na educação artística e criativa de crianças e adolescentes. Com o objetivo de proporcionar uma programação democrática e gratuita de artes cênicas às famílias paranaenses, o FESTIN - Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná - chega em sua 5ª edição apresentando espetáculos premiados e com diferentes linguagens na cidade de Cascavel, região Oeste do Paraná, que está entre os cinco municípios mais populosos do estado. O festival ocorre de 14 até 19 de maio com atrações 100% gratuitas.


O evento, que ocupará gratuitamente teatros, parques, praças e espaços públicos da cidade paranaense, contará com 25 apresentações de mais de 10 companhias teatrais, vindas de diferentes regiões do Brasil e de países como México, Peru e Portugal. “Estamos muito felizes em promover mais uma vez arte gratuita e de qualidade para as famílias da região Oeste do Paraná. O teatro infantojuvenil contribui para o desenvolvimento, estímulo cognitivo e de observação, orienta na oralidade, no lúdico e, principalmente, na criatividade das crianças e dos jovens, ainda mais em tempos do mundo digital. Ajuda nos primeiros passos de um futuro promissor. O Festin tem uma programação totalmente pensada nas diferentes famílias e suas realidades”, explica a produtora cultural e diretora do Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná, Bruna Bayley.


La Máquina Núcleo de Criação Artística apresenta o espetáculo Desamor, diretamente de Portugal (Créd. LMNCA)

A abertura, que ocorrerá no dia 14 de maio, às 19h30, no Teatro Municipal Sefrin Filho, contará com, além da cerimônia, uma apresentação do espetáculo “Monstro e Cia”, em linguagem de teatro de formas animadas pela Companhia Talagadá (São Paulo), que aborda um debate sobre o bullying, assunto de grande importância para a conscientização das crianças e adolescentes do mundo atual. 


Atrações premiadas e de sucesso de críticas passarão pelo evento, como “O Poderoso de Marte”, da Teca Teatro (Bahia), “O Lançador de Foguetes”, da Cia. De pernas pro Ar (Rio Grande do Sul), “El Secreto Del Árbol”, da Pepito Ron Teatro de Mimo y Títeres (Peru), “Desamor” e “Encantos”, da La Máquina Núcleo de Criação Artística (Portugal), “Jardim - Um Solo Poético para Crianças”, da Tecer Teatro (Paraná), “#Mergulho”, da Eranos Círculo de Arte (Rio Grande do Sul), “Afuera”, do Teatro Al Vacío (Argentina/México), entre outras.


Encerrando a programação, o aguardado espetáculo “O Rei Leão”, também no Teatro Municipal no dia 19 de maio, às 19h30, em uma livre adaptação pela L'art Produções (Santa Catarina), sucesso de público e que aposta em valores importantes como perdão, união em família e generosidade. 

 

“Buscamos uma seleção que fosse democrática e de produções com alta qualidade, premiadas e de sucesso de público em várias regiões da América Latina. Essa será uma oportunidade para que as famílias, pais e mães, educadores da região Oeste do Paraná possam apresentar para suas crianças e adolescentes espetáculos primorosos e de companhias que são referência nas artes cênicas infanto-juvenil, com linguagem e temas variados. Tudo isso de forma gratuita”, completa Bruna Bayley, que também assina a curadoria do FESTIN Paraná, ao lado de Cynthia Borges, licenciada e especialista em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná, e Cleiton Echeveste, ator, dramaturgo, bacharel e mestre em Artes Cênicas.


FESTIN - Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná - conta com recursos pelo PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, e com realização do Ministério da Cultura - Governo Federal, com patrocínio da Copel - Pura EnergiaSicoobM.A. Máquinas Agrícolas e da John Deere Brasil. Acompanhe as novidades por meio das redes sociais oficiaos @festinparana e pelo site www.festinparana.com.br



Confira a programação completa:

*Sujeito a alterações


14 de maio (terça-feira)

19h - Monstro e Cia

(Cia Talagadá)

Abertura Oficial

Teatro Municipal Sefrin Filho

Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro


15 de maio (quarta-feira)

10h - O Poderoso de Marte

(Teca Teatro)

Centro Cultural Gilberto Mayer

Rua Duque de Caxias, 379 - Centro


10h - O Lançador de Foguetes

(De pernas pro Ar)

Praça Wilson Jofre

Rua São Paulo, 1177 - Centro


14h - O Poderoso de Marte

(Teca Teatro)

Centro Cultural Gilberto Mayer

Rua Duque de Caxias, 379 - Centro


16h - Oficina Afuera

(Teatro Al Vacío)

Teatro Municipal Sefrin Filho

Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro


19h30 - Monstro e Cia

(Cia Talagadá)

Teatro Municipal Sefrin Filho

Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro


16 de maio (quinta-feira)

10h - El Secreto Del Árbol

(Pepito Ron) - Internacional

Centro Cultural Gilberto Mayer

Rua Duque de Caxias, 379 - Centro


10h - Afuera

(Teatro al Vacío) - Internacional

CAIC I

Evento exclusivo para alunos e educadores


14h - El Secreto Del Árbol

(Pepito Ron) - Internacional

Centro Cultural Gilberto Mayer

Rua Duque de Caxias, 379 - Centro


15h - O Lançador de Foguetes

(De Pernas pro Ar)

Eureca 1

Rua Felicidade, 631 - Interlagos


15h - Desamor

(La Máquina Núcleo de Criação Artística) - Internacional

Praça Wilson Jofre

Rua São Paulo, 1177 - Centro


19h30 - Jardim - Um Solo Poético para Crianças

(Tecer Teatro)

Teatro Municipal Sefrin Filho

Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro


17 de maio (sexta-feira)

10h - #Mergulho

(Eranos Círculo de Arte)

Centro Cultural Gilberto Mayer

Rua Duque de Caxias, 379 - Centro


14h - Encantos

(La Máquina Núcleo de Criação Artística)

APAE Cascavel

Evento exclusivo para alunos e educadores


15h - Afuera

(Teatro Al Vacío)

Evento exclusivo para alunos e educadores


15h - O Lançador de Foguetes

(De Pernas pro Ar)

Calçadão da Avenida Brasil

Av. Brasil, S/N - Centro


19h30 - Jardim

(Tecer Teatro)

Teatro Municipal Sefrin Filho

Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro


18 de maio (Sábado)

11h - Afuera

(Teatro Al Vacío) - Internacional

Calçadão da Avenida Brasil

Av. Brasil, S/N - Centro


16h - Desamor

(La Máquina Núcleo de Criação Artística) - Internacional

Lago Municipal (Parque Ecológico Paulo Gorski)

Avenida Rocha Pombo, S/N - Centro


19h30 - Rei Leão

(L'art Produções)

Teatro Municipal Sefrin Filho

Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro


19 de maio (Domingo)

11h - Encantos

(La Máquina Núcleo de Criação Artística) - Internacional

Feira do Teatro

Rua Duque de Caxias, 421-275 - Centro


16h - Afuera

(Teatro Al Vacío) - Internacional

Lago Municipal Sefrin Filho

Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro


19h30 - O Rei Leão

(L'art Produções)

Encerramento Oficial

Teatro Municipal Sefrin Filho

Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro



Serviço:

FESTIN – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná

Data: 14 a 19 de maio

Local: Cascavel (Teatro Municipal Sefrin Filho; Centro Cultural Gilberto Mayer; Calçadão da Avenida Brasil; Lago Municipal e Feira do Teatro; e em instituições como CAIC I; Eureca 1; APAE Cascavel)

Confira horários de cada apresentação

Entrada Gratuita (espaços com lugares sujeitos à lotação)

Classificação: Livre

Site oficial: www.festinparana.com.br

Acompanhe as Redes Sociais: Facebook | Instagram

Patrocínio: Copel - Pura Energia, Sicoob, M.A. Máquinas Agrícolas e da John Deere Brasil




  
CAIXA Cultural Curitiba apresenta espetáculo inspirado no universo do musical Tangos e Tragédias


Temporada traz quatro apresentações para a capital paranaense


A Sbørnia Kontr’atracka _DSC9784 - Foto SbørniaProjectus.jpg

Foto: SbørniaProjectus


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show A Sbørnia Kontr’atracka, concebido dentro do universo da comédia musical Tangos e Tragédias, que por 30 anos conquistou públicos em todo o Brasil e no exterior. O espetáculo virou disco, DVD, filme de animação, história em quadrinhos e série de TV, sendo que se apresentou por 19 anos consecutivos em Curitiba. As apresentações serão entre os dias 9 e 12 de maio e os ingressos estão à venda a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) na bilheteria do local. A sessão do dia 10 será com intérprete de Libras.

 

Tangos e Tragédias é um espetáculo criado em 1984 por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, que viviam a burlesca dupla de músicos imigrantes Kraunus e Pletskaya, respectivamente. Vindos do país fictício Sbørnia, eles divulgavam ao mundo a cultura de sua pátria natal, apresentando clássicos do cancioneiro nacional e sucessos já esquecidos por outros países, encontrados na Grande Lixeira Cultural da Sbørnia.

 

Em 2014, Nico Nicolaiewsky faleceu, causando comoção entre os fãs e toda a trupe envolvida no espetáculo. Mas em 2016, Hique Gomez deu continuidade à saga e assim surgiu A Sbørnia Kontr’Atracka. No enredo, Pletskaya (Nico) retorna a seu país, enquanto Kraunus (Hique), ao lado da pianista sbørniana Nabiha (Simone Rasslan) apresentam canções e causos sbørnianos junto a seus convidados especiais: MenThales (Tales Melati), o tocador de gaita-foles e hipnotizador das montanhas da Kashkadúnia e a Pierrot Lunaire (Gabriella Castro), a grande sapateadora do Ballet Hiperbølico da Sbørnia.

 

Trata-se de uma reciclagem cultural, em que canções e histórias sbørnianas se juntaram aos sucessos de Tangos e Tragédias, mantendo a atmosfera do espetáculo, porém com novos elementos, resultando em um show hilariante e encantador. “Simone Rasslan vem do espetáculo Rádio Esmeralda, que foi criado dentro de participações no Tangos e Tragédias. Ela já sabia exatamente qual seria o nosso tipo de performance. Criou seu personagem dentro do estilo do Teatro Hiperbølico. É uma sbørniana nata, o público reconhece isso e a acolhe desde sua primeira cena. Uma grande pianista, com um talento moldado na performance sbørniana”, comenta Hique Gomez.

 

Além da música e das histórias bem-humoradas, o espetáculo é marcado pelo detalhismo da produção, com projeções visuais que dão vida ao cenário sbørniano, desenho de iluminação e qualidade de som surround.

 

 

Serviço:

 

[Música] A Sbørnia Kontr’atracka

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280 - Centro

Datas: de 9 a 12 de maio de 2024

Horários: quinta-feira a sábado às 20h, domingo às 18h

(apresentação do dia 10 com tradução em Libras)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) à venda na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba a partir de 1º de maio

Bilheteria: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e domingos das 10h às 19h

Classificação: livre para todos os públicos
Duração: 105 minutos
Informações: Site 
https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Curitiba.aspxCuritiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba 

(41) 4501-8722

 










ONU alerta para urgência de combater a fome e desperdício de alimentos em escala global.
Grande parte do desperdício ocorre em residências.



O relatório revela que o desperdício de alimentos prejudica a economia global e impulsiona mudanças climáticas, perda da natureza e a poluição

 

CURITIBA/2024 - Um relatório recente divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente revela a disparidade entre a fome mundial e o desperdício de alimentos. De acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos da ONU de 2024, cerca de 783 milhões de pessoas foram afetadas pela fome. Ou seja, um terço da humanidade enfrentou insegurança alimentar enquanto o mundo desperdiçava mais de um bilhão de refeições por dia.

 

O relatório, que abrange dados de 2022 em todos os continentes, examinou o desperdício ao longo da cadeia de produção de alimentos, desde os produtores até a chegada aos lares. Os números são ainda mais alarmantes quando consideramos que, em média, cada pessoa desperdiçou cerca de 132 kg de alimentos em 2022. A análise revelou, ainda, que a maior parte do desperdício ocorreu em residências, representando 60% do total, seguido por serviços alimentícios, como restaurantes e bares, com 28%, e varejo, incluindo supermercados e feiras, com 12%.

 

Para a Presidente e Diretora-Executiva da ONG GoodTruck Brasil, Renata Gonçalves, os números chamam a atenção para a urgência de combater a fome e o desperdício de alimentos em escala global. “É fundamental implementar medidas efetivas em toda a cadeia de produção e consumo, a fim de garantir uma distribuição igualitária e sustentável dos recursos alimentares. Sendo assim, evitando a perda de bilhões de refeições preciosas enquanto muitas pessoas enfrentam a fome”, afirma Renata.

 

O projeto GoodTruck destina alimentos saudáveis e nutritivos que seriam descartados pelo comércio e indústria para aqueles que necessitam. A entrega é realizada em parceria com lideranças comunitárias e associações de moradores. Só em 2023, 320 toneladas de alimentos não perecíveis foram entregues pela ONG, alimentando 780 famílias por semana. Até 2023 o projeto atuava em cinco cidades do Brasil, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Juiz de Fora e São Paulo. Em 2024, expandiram para a sexta cidade, o município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.

 

“Os números da ONU revelam que a fome no mundo extrapolou uma questão de urgência. Infelizmente, centenas de milhões de pessoas não sabem se terão a oportunidade de comer alguma coisa no dia de hoje. Precisamos de políticas públicas eficientes, além de uma conscientização da população, que precisa entender a gravidade do desperdício de alimentos”, complementa Renata.


Instituto Unicred lança campanha para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul .



Ação visa a arrecadar recursos financeiros para ajudar municípios atingidos

 

O Instituto Unicred Geração lançou uma campanha sistêmica para arrecadação de recursos para auxiliar as famílias impactadas pelas fortes chuvas que assolam diversas regiões do Rio Grande do Sul nos últimos dias.

 

A ação é aberta para o público geral e busca arrecadar recursos financeiros para o atendimento das necessidades mais emergentes das regiões afetadas, auxiliando na recuperação das cidades e no acolhimento das famílias. As doações, em qualquer valor, podem ser feitas pela chave pix instituto-rs@unicred.com.br.

 

“Nesta triste situação que estamos vivendo no Rio Grande do Sul, é muito importante unir todas as forças possíveis para auxiliar na recuperação das famílias e reconstrução dos municípios afetados. Para isso, é importantíssimo ter a solidariedade de todos. Contamos com os nossos cooperados, amigos, parceiros e, principalmente, com todo o povo gaúcho e brasileiro para juntos passarmos por essa situação tão complicada”, afirma o presidente do Instituto Unicred Geração, Dr. Paulo Abreu Barcellos.


Mais informações sobre o Instituto Unicred Geração estão disponíveis no site https://www.unicred.com.br/institucional/entidade/instituto-unicred.




 

Aena cria pontos para coleta de doações ao Rio Grande do Sul em 17 aeroportos
 
  • Companhias aéreas e FAB levarão os donativos gratuitamente para as cidades gaúchas
     
  • Aeródromos estão localizados em cidades do Pará, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Sergipe e Paraíba

Administradora de 17 aeroportos no Brasil, a Aena mobiliza todos os seus equipamentos no país para arrecadar donativos destinados às vítimas dos temporais e enchentes no Rio Grande do Sul. Cada um dos aeródromos geridos pela concessionária funciona como ponto de coleta, e o material será transportado gratuitamente pelas companhias aéreas e pela Força Aérea Brasileira (FAB) até municípios gaúchos.

Podem ser doados itens como água potável, produtos de higiene, alimentos não perecíveis e roupas. Não podem ser doados itens como óleo de cozinha, produtos corrosivos e/ou inflamáveis. Os pontos de coleta estarão sinalizados em cada um dos aeroportos - em Congonhas, por exemplo, há um ponto ao lado da escada rolante do embarque e outro no escritório da Aena, que fica no saguão central do 2º andar.


Aeroportos com pontos de coleta:

Aeroporto de Congonhas 
Aeroporto do Recife 
Aeroporto de Maceió 
Aeroporto de Campo Grande
Aeroporto de João Pessoa 
Aeroporto de Aracaju 
Aeroporto de Uberlândia 
Aeroporto de Campina Grande
Aeroporto de Juazeiro do Norte 
Aeroporto de Montes Claros 
Juazeiro de Uberaba 
Aeroporto de Santarém  
Aeroporto de Marabá 
Aeroporto de Carajás 
Aeroporto de Altamira 
Aeroporto de Ponta Porã 
Aeroporto de Corumbá
 
-- 
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo, em número de passageiros, pelo Conselho Internacional de Aeroportos, gerindo 78 aeroportos e dois heliportos em cinco países. A companhia também é a maior do país, administrando 17 aeroportos, em nove estados brasileiros, sendo responsável por 20% da malha aérea nacional e pela gestão de Congonhas, o segundo maior em número de embarques e desembarques. Em 2023, seus aeroportos movimentaram mais de 410 milhões de passageiros, sendo 283 milhões na Espanha e 41 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os equipamentos de infraestrutura do Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12) e Jamaica (2).





Olhar de Cinema abre inscrições para voluntários interessados em atuar em um dos eventos mais importantes dedicados à sétima arte do Brasil.



As inscrições para o voluntariado vão até dia 15 de maio. 13ª edição do evento ocorre de 12 a 20 de junho de 202
4

 

Curitiba, abril de 2024 - As inscrições para a equipe de voluntariado da 13ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba estão abertas. 

Os interessados em se candidatar devem ser residentes em Curitiba e Região Metropolitana, maiores de 18 anos e disponibilidade de tempo para colaborar nas mais variadas áreas do festival, podendo fazer parte da equipe de apoio da produção, comunicação, logística, atendimento, exibição, receptivo, bastidores, entre outros. 

“É uma oportunidade para muitos conhecerem todo o processo logístico e criativo de um festival como o Olhar de Cinema, podendo ainda conferir as produções selecionadas pela equipe de curadoria para as mostras do evento”, comenta Antônio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema. 

Os voluntários selecionados poderão assistir até dois filmes por dia, por meio de uma credencial especial,  além de receberem auxílio alimentação e transporte para os dias de realização do evento e uma declaração de voluntário.

As inscrições para o voluntariado para o 13º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba podem ser feitas até o dia 15 de maio pelo site oficial www.olhardecinema.com.br 

Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa. 

 

Serviço:
Inscrições voluntariado Olhar de Cinema
Data: Até 15 de maio
Pelo 
https://www.olhardecinema.com.br/voluntariado-inscricoes/
13º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data: 
12 a 20 de junho de 2024
Locais: Cine Passeio, Cinemark Mueller e Ópera de Arame
Site oficial: 
www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
                          Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema



Curitiba, Bruce Dickinson prova nova cerveja, recebe cidadania honorária, anda de moto e duela na esgrima

 

Bruce Dickinson

Prestes a iniciar turnê pelo Brasil, Bruce Dickinson desembarcou em Curitiba comprovando sua impressionante inquietação e vocação para múltiplas aptidões. Nesta terça-feira (23/4), participou de um duelo de esgrima, provou uma nova cerveja que lança esta semana junto com a fábrica artesanal curitibana Bodebrown e recebeu em mãos o título de Cidadão Honorário da cidade. 

 

Esta homenagem concedida pela Câmara dos Vereadores de Curitiba, que pode parecer surpreendente para muitos fãs, se deve justamente a parceria de Dickinson com a Bodebrown, que já resultou na criação coletiva de três cervejas. Elas foram desenvolvidas pelos irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti, da Bodebrown, junto com o vocalista britânico, numa série iniciada há quatro anos.

 

As duas primeiras são colaborações oficiais em parceria com a banda Iron Maiden: Trooper Brasil IPA, lançada em 2019, e Aces High, de 2022. Na divulgação mundial que o vocalista fez das cervejas, ele também destacou a capital do Paraná como um grande centro da cervejaria artesanal e do rock, o que fez os vereadores Eder Borges (PL) e Nori Seto (PP) proporem a cidadania honorária, aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores.

 

CERVEJA COM JAMBU

 

A mais nova cria da dobradinha do astro do heavy metal com a Bodebrown é a Mandrake Jambu Ale, inspirada no novo álbum solo de Dickinson, The Mandrake Project. Ela será lançada oficialmente nos sete shows da turnê brasileira do disco, que inicia nesta quarta-feira (24) em Curitiba, na Live Curitiba. Depois, a tour passará por Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e São Paulo, onde termina em 4 de maio.

 

A cerveja Mandrake segue o estilo Ale e leva um toque de jambu, uma planta típica da região amazônica do Brasil que, entre outras características de sabor, tem propriedades que causam um leve dormência na língua, graças a presença de uma substância chamada espilantol. O jambu é muito utilizado em pratos tradicionais do norte do país como o tacacá e o pato no tucupi. A prova final da cerveja foi realizada no início da tarde desta terça-feira, na fábrica da Bodebrown, no Hauer, em Curitiba. Dickinson já havia conhecido a sede da cervejaria em 2022, quando veio aprovar a receita da Aces High.

 

CIDADÃO HONORÁRIO DE CURITIBA

 

Além de provar e aprovar a cerveja, Dickinson também aproveitou a visita na fábrica para receber em mãos o título de Cidadão Honorário de Curitiba, entregue pelos vereadores que propuseram o título e equipe da Bodebrown. “Bruce é uma grande lenda do rock e para nós é uma imensa alegria seguir neste processo criativo com ele, que reforça a divulgação de Curitiba com um grande centro das cervejas artesanais”, conta Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown. “Se no novo disco The Mandrake Project ele cita inspirações da alquimia nas letras, nós apresentamos agora uma cerveja que inova e encanta com este toque quase mágico do jambu”.

 

Antes de ir para a Bodebrown, ao meio-dia o vocalista participou de um duelo de exibição de esgrima com os esgrimistas paranaenses Pedro Petrich e Alexandre Camargo, na pista pública para este esporte que existe na Praça Afonso Botelho. A atividade foi realizada pela Federação Paranaense de Esgrima. Dickinson pratica esgrima desde a adolescência e em 1988 chegou a ser convocado para integrar a seleção britânica nos Jogos Olímpicos de Seul. Ele, entretanto, não pode participar da equipe por conta das turnês com o Iron Maiden. 

 

No evento, ele também conheceu uma série especial de motos da marca Triumph que será lançada como colaboração entre o Iron Maiden, Bodebrown e a montadora britânica de motocicletas.


ULTIMAS NEWS

A modelo e agora ex Big Brother Brasil, Yasmin Brunet, reuniu cerca de 120 amigos e ex-confinados em uma grande festa no Espaço Barra, na Barra da Tijuca, para comemorar o encerramento da 24ª edição do programa. Digamos que foi uma comemoração especial, a festa organizada de última hora, contou com uma decoração moderna, gastronomia refinada, uma variedade de drinks e atrações musicais. Com produção de Weeventos  e Rafael Cuia, a festa se estendeu madrugada adentro.



Yasmin Brunet decidiu realizar a confraternização na noite anterior e convocou a equipe da Weeventos, composta pelos empresários Leco Biagioni, Douglas Monjardin e Thiago Waltz. O curto prazo para a organização da festa representou um desafio, mas a equipe se mostrou à altura da tarefa, compartilhando a "loucura" de preparar uma festa de uma noite para outra.

“Estamos realizados: Missão dada, missão cumprida. Já estamos tirando de letra as exigências dos nossos weeventoscelebrits”, brincou Leco Biagioni que já tem na sua lista de clientes nomes como: Romário, Gabigol, Mel Maia, entre outros.

A decoração da festa foi escolhida pela anfitriã e planejada por Leco Biagioni, seguindo o estilo moderno de baladas, com predominância das cores preta e branca, além de uma iluminação especial e um belo paisagismo. Quanto à gastronomia, estações de massas pela Espazziano e estação de gastronomia vegana, assinadas pelo restaurante Maria Bonita. Na ala dos doces,    destaque para G. Churros e açaí e muitos topping assinados Ana Rangel Estações.

Uma boa balada não poderia deixar de contar com uma seleção de bons drinks. O welcome começava logo de cara com a Doce Agrado servindo Espumante Salton, o bar da Drinkeria Luxe Prime cuidava das bebidinhas à base de Vodka Absolut e preparação de diversos drinks, além do lançamento Itts, energéticos saudáveis à base de sucos com vários sabores. Outra opção ficou por conta do Chopp Portuga.

Yasmin Brunet, loiríssima, chegou abalando a noite em um modelito transparente, que destacava ainda mais a sua boa forma.

A animação da festa ficou por conta do DJ Braga, Dj Kelve e Trio Locco Squad, que animaram a pista com muito funk, rap e trap.

Além dos amigos e ex-participantes do BBB, a festa também contou com a presença de tatuadores renomados Fernanda Christofolo e Raphael Phink, conhecidos por serem os queridinhos dos artistas.

O evento não apenas celebrou o final de uma edição do programa, mas também proporcionou momentos de diversão e confraternização dos participantes do BBB e amigos, como Rodriguinho e sua esposa, Wanessa Camargo, Mc Binn, Leidy Elin, Raquele, Nizan, Buda, Lucas Luigi, Pitel, o ator Marcello Melo Jr., a cantora Pocah chegou deslumbrante em um macacão branco, MC Daniel e DJ Tucho também deram um confere na festa.

Foi uma noite à la brothers.   

--




Paraná 



Começa nesta sexta a Festa Nacional da Divina Misericórdia
A grandiosa festa contemplará shows, missas, caminhada vocacional, praça de alimentação e almoço festivo.
 
O Santuário Divina Misericórdia, referência para os fiéis como espaço para devoção, se prepara para a grandiosa festa, que deve reunir entre sexta (05) e domingo (07) cerca de 30 mil pessoas, em Curitiba. Em sua 22ª edição, a Festa Nacional da Divina Misericórdia traz uma programação extensa voltada para fortalecer a espiritualidade e proporcionar um momento festivo para a comunidade e peregrinos de diversas regiões do país. O evento contará com shows nacionais, como o da dupla sertanejo católico Alvaro & Daniel e o Missionário Shalom, momentos oracionais, caminhada vocacional, praça de alimentação e almoço festivo.
 
Com o objetivo de ajudar os fiéis a experimentarem o amor de Deus e da Misericórdia, o Santuário em parceria com a Congregação dos Padres Marianos, passou a promover a grandiosa festa desde 2000, quando foi decretado pelo Papa João Paulo II, para toda a igreja, que o segundo domingo de Páscoa deve ser chamado de Domingo da Divina Misericórdia.
 
Mais de 400 voluntários estão envolvidos na realização da Festa, que inicia nesta sexta-feira, com missas e novenas, a abertura da praça de alimentação às 14h e show nacional com o Missionário Shalom. No sábado (06/04), segue com abertura da praça de alimentação às 13h, presença do Padre Ednilson na Tarde da Misericórdia, show do Ministério Tua Palavra, último dia da novena à Divina Misericórdia e show da dupla do sertanejo católico Alvaro e Daniel.
 
A programação de domingo (07/04) dá largada com a Caminhada Vocacional saindo da Paróquia São Jorge, no bairro Portão, indo até o santuário. A Missa, às 10h, será celebrada pelo bispo da Diocese de Guarapuava Dom Amilton  e às 11h30 começa o Almoço Festivo.
 
De acordo com o Padre Luis Antonio Buckta, MIC, a expectativa é receber mais de 30 mil pessoas durante o período. “Estamos preparados para acolher as pessoas que buscam fortalecer a sua espiritualidade por meio das atividades oracionais e também os que querem celebrar o momento festivo junto a seus familiares e amigos. E, para aqueles que buscam apreciar algum destaque gastronômico, recomendo o famoso pastel da misericórdia e a polenta com frango frito”, destaca.
 
 
 
Para mais informações, compra antecipada de vouchers para o almoço, acesse o site: www.misericordia.org.br/festa2024
 
Confira abaixo a programação completa!
 
PROGRAMAÇÃO FESTA DA MISERICÓRDIA 2024 -  05 A 07 DE ABRIL
 
05 de abril – Sexta-Feira
07h: Missa (Santuário);
14h: Abertura praça de alimentação;
15h: Missa na Hora da Misericórdia;
16h: Tarde da Misericórdia – Adoração;
19h: Missa e oitavo dia da Novena à Divina Misericórdia em preparação para a Festa;
21h: Show com Missionário Shalom.
 
06 de abril – Sábado
13h: Abertura praça de alimentação;
14h: Show com Gabrielly Juliana da Cruz e Bianca Corrêa;
15h: Hora da Misericórdia;
15h30: Tarde da Misericórdia – com Padre Ednilson, MIC;
17h30: Show com Ministério Tua Palavra;
19h: Missa e último dia Novena à Divina Misericórdia;
21h: Show com Alvaro e Daniel.
 
07 de abril – Domingo
06h: Caminhada Vocacional – Saída Paróquia São Jorge;
06h: Missa (Santuário);
08h: Missa (Santuário);
09h15: Acolhida dos Devotos;
10h: Missa com Dom Amilton – Consagração das Famílias, entronização e Bênção dos quadros de Jesus Misericordioso;
11h30: Almoço festivo;
13h: Tarde Oracional com Lea Catenassi;
15h: Missa com Bênção dos quadros de Jesus Misericordioso;
16h45: Show de prêmios;
19h30: Missa de encerramento da Festa da Misericórdia.
 
Almoço festivo 07/04
* Arroz parboilizado, maionese, carne de panela, coxa e sobrecoxa assado, farofa, salada de escarola e  salada de tomate com cebola.
Até dia 06/04 – R$ 40,00 + taxa
No dia – R$ 45,00 + taxa
Até 11 anos – R$ 22,50 + taxa
 
A entrada da festa é SOLIDÁRIA (mediante doação 1kg de alimento não-perecível)
 
Santuário Divina Misericórdia (Estrada do Ganchinho , 570 Umbará - Curitiba, PR)
Instagram: @santuariomisericordia







Denorex 80 faz show nesta sexta-feira, em Santa Felicidade, durante Festival de Curitiba


Conquistando um grande número de fãs no Paraná e em todo o país, a banda Denorex 80 é um dos mais inquietantes e alegres fenômenos do cenário cultural paranaense, tendo entre seus membros, nomes de destaques do teatro e da música. No próximo dia 5 de abril (sexta-feira), a partir das 20h, a banda se apresentará no Restaurante Toscana (Av. Manoel Ribas, 5761 - Santa Felicidade), com um repertório repleto de sucessos dos anos 80 que passam de geração em geração, que vão desde Balão MágicoXuxa e Trem da Alegria até a hits como “O Amor e o Poder”, de Rosana, “Sandra Rosa Madalena”, de Sidney Magal, “Dá Pra Mim”, do Grupo Polegar, além de internacionais, como “Like a Virgin”, da Madonna, e “Take On Me”, do A-Ha. O show ocorre durante o período do Festival de Curitiba, principal evento que reúne artistas de todo o Brasil em Curitiba.

Completando uma trajetória de 20 anos, o grupo criado em 2003 pelo ator e músico Alexandre Nero, ao lado de Gilson Fukushima e Zé Loureiro Neto, conta com a formação atual de, além de Fukushima (guitarra), os membros fixos Maurício Vogue (vocal), Rosana Stavis (vocal) e Sérgio Justen (teclado), com a atuação também de Luana Godin (vocal), Robson “Zan” Lucas (baixo), Luciano Madalozzo (bateria), Rhenan Queiroz e Marcos Trindade na produção, entre outros membros sazonais.

Mas a essência do grupo vai muito além da música, compondo um show que mistura muitas vertentes artísticas, pois seus integrantes cantam, atuam, dançam no palco, além de navegarem pelo humor, fazendo com o que o público se divirta, dance e gargalhe. Um dos destaques da apresentação são as trocas de figurinos, que são adaptadas pelo figurinista Rhenan Queiroz conforme as músicas são apresentadas.

Será um show super alegre e divertido. Queremos aproveitar o período do Festival de Curitiba para reunir amigos e colegas artistas, como se fosse um encerramento do evento”, comentam o quarteto Maurício Vogue, Rosana Stavis, Gilson Fukushima e Sérgio Justen, membros da banda Denorex 80. Além de música, o Restaurante Toscana oferece ambiente acolhedor e sofisticado, com gastronomia de qualidade e drinks especiais. 

Reservas, a partir de R$ 70, podem ser feitas pelo WhatsApp (41) 99510-1902 e (41) 99205-1903. Para mais informações, acompanhem as redes sociais oficiais, no Facebook/Denorex80 e Instagram @denorex80.



Serviço:
Show Denorex 80
Data: 5 de abril de 2024
Horário: A partir das 20h
Local: Restaurante Toscana
Av. Manoel Ribas, 5761 - Santa Felicidade
Informações: 
(41) 99510-1902 e (41) 99205-1903

 News da Hora 

“4 Amigos” celebram 10 anos em longa tour durante 2024, que marca a volta do sucesso “Fila de Piadas”


Fenômeno absoluto nas redes sociais, o maior grupo de stand-up do Brasil desembarca, em abril, em sete cidades de Portugal


Ingressos já à venda em 10anos4amigos.com.br e pontos autorizadas


A tour é mais uma realização da Opus Entretenimento, a principal plataforma de shows e entretenimento ao vivo da América Latina

Fenômeno do humor nas plataformas digitais e arrastando multidões em teatros pelo Brasil e o mundo, os comediantes Dihh LopesThiago VenturaAfonso Padilha e Márcio Donato, mais conhecidos como os "4 Amigos", estão na estrada com a tão aguardada volta da tradicional “Fila de Piadas em uma longa excursão com shows agendados também em Portugal.


Após diversas sessões com ingressos esgotados no Brasil, os comediantes agora se preparam para atravessar o Atlântico e reencontrar os sempre animados fãs portugueses e os irmãos brasileiros que residem em Portugal,


As apresentações acontecem em Leiria (17/04 - Teatro José Lúcio da Silva), Porto (18/04 - Coliseu Porto/Sala Principal), Braga (19/04 - Altice Forum Braga - Grande Auditório), Guimarães (20/04- São Mamede), Lisboa (22 e 23/04 - Aula Magna), Coimbra (24/04 - Cons. Música de Coimbra) e Algarve (27/04 - Palácio Congr. do Algarve).


Os ingressos já estão à venda em 10anos4amigos.com.br e pontos autorizadosMais informações nos serviços abaixo.


A realização traz a assinatura da Opus Entretenimento, a maior plataforma de shows e espetáculos ao vivo da América Latina.


A história dos "4 Amigos" começou com a simples ideia de montar um grupo para criar um espetáculo teatral viável. No entanto, o que surgiu da amizade duradoura desses comediantes resultou no maior grupo de comédia stand-up do país


O quadro "Fila de Piadas" faz parte da história dos “4 Amigos” e se tornou um sucesso na internet, acumulando milhões de views no YouTube e viralizou nas redes sociais. Em fila, os comediantes se revezam no palco contando piadas e improvisando a partir de uma temática que muda conforme o espetáculo avança. 


A grandiosidade desta turnê será especialmente evidenciada na cidade de São Paulo. Após 14 anos de atividade, o Teatro Bradesco, um dos espaços culturais mais respeitados da América Latina, registrará a maior temporada de espetáculos de toda a sua história.


A extensa série de apresentações, na capital paulista, começou no dia 11 de março e deve seguir até dezembro, sempre às segundas-feiras, a partir das 21h30.


Além de São Paulo (SP), Santos (SP), Uberlândia (MG), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN), Maceió (AL), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM), Jundiaí (SP), Brasília (DF), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Londrina (PR), São José (SC), Porto Alegre (RS), São José do Rio Preto (SP), Vitória (ES) e cidades em Portugal estão na rota dos 4 Amigos.

A “Fila de Piadas” é um verdadeiro marco e divisor de águas na comédia nacional. Foi a partir dessa seção especial que os artistas conquistaram um novo status e se consagraram na carreira. Para celebrar estes 10 anos de muitas histórias juntos, eles lançaram um especial inédito, na página oficial do grupo no YouTube (youtube.com/4AMIGOSSTANDUPCOMEDY), que conta com praticamente 4 milhões de inscritos.


O que torna "4 Amigos" tão especial é a proximidade evidente entre os comediantes, dentro e fora dos palcos. Cada um traz seu estilo único e bem definido para o show, proporcionando uma mistura de talentos que agrega diversidade e qualidade ao espetáculo, enquanto se revezam no palco.


O resultado é uma noite repleta de risos e diversão, onde o público pode desfrutar das melhores observações do cotidiano, piadas ácidas sobre relacionamentos, família e amizades. Sucesso garantido por onde passam, os "4 Amigos" se tornaram um fenômeno do humor. 


Se você está pronto para embarcar em uma rodada de muitas risadas, não perca a oportunidade de assistir a esse espetáculo inesquecível. Prepare-se para se divertir como nunca.


Links relacionados:

https://www.instagram.com/os4amigos

https://www.instagram.com/othiagoventura

https://www.instagram.com/oafonsopadilha 

https://www.instagram.com/odihhlopes

https://www.instagram.com/omarciodonato 

https://www.instagram.com/opusentretenimento


Série documental “Brasil Santo” estreia na segunda-feira, 1° de abril


Produção da TV Evangelizar vai mostrar histórias reais de brasileiros que estão em processo de canonização. Equipe percorreu 10 mil quilômetros para gravar depoimentos em quatro estados brasileiros

Estreia na segunda-feira (01), às 21h, a série documental da TV Evangelizar “Brasil Santo”. A produção, que tem cinco episódios, vai mostrar histórias reais de religiosos e pessoas leigas – ou seja, fiéis católicos não ordenados –, que tiveram vidas santas e estão no caminho da canonização.


Com a assinatura da roteirista e produtora Caroline Munhoz da Rocha, a série reúne entrevistas de familiares de brasileiros em processo de canonização, historiadores, estudiosos, Padres e Bispos de quatro estados brasileiros: Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.


A equipe percorreu 10 mil quilômetros em busca dos depoimentos. “Corremos o Brasil captando a série, em busca de histórias inspiradoras que, certamente, vão mudar a forma de as pessoas compreenderem a santidade”, conta.


A série “Brasil Santo” é parte de uma sequência de mais de 50 documentários já produzidos pela emissora católica da Associação Evangelizar É Preciso, que tem sede em Curitiba (PR) e alcança mais de 1.400 cidades brasileiras. Em 2023, a TV Evangelizar levou ao ar o documentário “Salvador Católica”, que destacou a força da fé cristã através de dois séculos de história e proporcionou, à audiência, uma verdadeira imersão no berço do catolicismo nacional.


A emissora também já fez produções internacionais, como “Nossa Senhora de Guadalupe - Alegria da Fé”, produzida no México, e “Terra de Vera Cruz”, documentário gravado em Portugal e na Espanha. “Terra de Vera Cruz é uma produção que mostra os pilares da nossa fé, conta um pouco da história dos evangelizadores europeus e como tudo isso se consolidou no Brasil. Agora, a gente mostra como o catolicismo está enraizado no povo brasileiro, na nossa cultura, na nossa fala, na nossa música. Além das tantas graças e milagres autênticos atribuídos a beatos e veneráveis brasileiros, isso faz a gente acreditar que a Igreja Católica é a fonte por trás dessa santidade”, avalia.  


Apresentada pela Irmã Grazielle Rigotti, a série também vai retratar o caminho para a santidade e como o processo de canonização é tratado pela Igreja Católica. No Episódio 1, gravado em Juazeiro do Norte (CE), a produção aprofunda a história de Padre Cícero Romão, que está a caminho da canonização, aclamado pela devoção popular. O Sacerdote, apelidado carinhosamente de “Padim Ciço”, conquistou prestígio e respeito de fiéis de todo o Brasil, com a trajetória religiosa e política que o tornou mensageiro da libertação do povo oprimido do Nordeste.


O Episódio 2, que vai ao ar no dia 8 de abril, foi gravado em Santana do Cariri, também no Ceará. O documentário vai mostrar a história da Beata Benigna ou Menina Benigna, como ficou conhecida e martirizada no sertão cearense. “Foi o que mais me marcou em toda a peregrinação que fizemos para a série: a tenra idade da menina Benigna, agora Beata Benigna. A história dela e de todos que a envolvem me emocionou, assim como uma história em particular, que iremos mostrar no episódio, de uma família que acredita ter conseguido um milagre através de sua intercessão”, diz.


No Episódio 3, gravado em Salvador (BA), a TV Evangelizar vai mostrar o caminho da canonização, que envolve uma série de etapas e investigações rigorosas para garantir que a pessoa realmente viveu uma vida de santidade e que os milagres atribuídos a ela são autênticos. O episódio, que será exibido no dia 15, ainda irá contar as histórias de duas virtuosas que estão nesse processo: Beata Lindalva e a Serva de Deus Vitória da Encarnação.


Na segunda-feira seguinte, dia 22, o Episódio 4 vai apresentar a história de Cristina Mrad, que teve seu martírio reconhecido em função da fé. Considerada Beata pela Igreja Católica, Isabel Cristina foi assassinada aos 20 anos, na década de 80, ao tentar se defender de uma tentativa de estupro. O episódio foi gravado na cidade de Barbacena, Minas Gerais.


Para fechar a série documental, o Episódio 5 – que irá ao ar na última segunda-feira de abril (29), vai revelar detalhes sobre a trajetória de Guido Schäffer, um médico e seminarista que ficou conhecido como “Surfista Santo” e é considerado Venerável pela Igreja Católica desde maio de 2023. Depois de se dedicar ao atendimento médico de pessoas em situação de vulnerabilidade social, ele seguiu o sacerdócio. A história, contada em depoimentos gravados no Rio de Janeiro, mostra como o caminho da santidade está relacionado à obstinação por fazer o bem.


Serviço


Brasil Santo

Estreia nacional: segunda-feira (01), às 21h

Transmissão na TV Evangelizar e no canal youtube.com/TVEvangelizarOficial



Cia. Extemporânea estreia terceira peça do Núcleo F de Falso com espetáculo A gente te liga, Laura.



Montagem simula teste de elenco inspirado em personagem de A gaivota, de Anton Tchekhov, para questionar precarização do trabalho de atores e atrizes




“Olhe para a câmera e diga seu nome e idade”. Qualquer ator ou atriz que participou de um teste de elenco já ouviu esta frase. O ambiente dos testes para peças audiovisuais é o ponto de partida de A gente te liga, Laura, novo espetáculo da Cia. Extemporânea, que estreia em temporada de 5 a 14 de abril no Kasulo Espaço de Arte, na Barra Funda, 300, em São Paulo.


A peça é a terceira do núcleo de pesquisa F de Falso, criado pela Cia. Extemporânea e coordenado pela diretora e pesquisadora Ines Bushatsky. O Núcleo estreou com o espetáculo B de Beatriz Silveira, em 2021, seguido por O mistério cinematográfico de Sendras Berloni, em 2022.


Em A gente te liga, Laura, seis atrizes se revezam num teste de elenco repetindo o famoso monólogo da personagem Nina, da peça A gaivota, de Anton Tchekhov. O texto de Ines Bushatsky e João Mostazo fala de uma atriz que se vê diante da desvalorização da sua profissão. O tom das personagens em cena é dado pelas palavras iniciais do trecho escolhido: “Estou tão cansada...”.


O cenário é um estúdio, com fundo branco e luzes frias, simulando o espaço de trabalho do universo audiovisual. Uma câmera ligada o tempo inteiro filma a ação e projeta as imagens em uma televisão, criando o ambiente de teste frequentemente encontrado por atores e atrizes nas suas trajetórias profissionais. De forma bem-humorada, a peça levanta questionamentos sobre alguns lugares comuns do mercado audiovisual que muitas vezes escondem preconceitos, como a noção de “sotaque neutro”, por exemplo. Como explica a diretora, “normalmente, sotaque neutro quer dizer simplesmente paulista, ou sudestino”. O nome da peça é também uma referência à frase ouvida por atores e atrizes após os testes: “a gente te liga”. Como comenta o dramaturgista João Mostazo, “essa frase encapsula a instabilidade e incerteza vivida por atores e atrizes nesse mercado, de viver à espera de respostas quanto ao resultado dos testes”.


Seguindo a trilha dos espetáculos anteriores do Núcleo, A gente te liga, Laura aprofunda a pesquisa sobre o conceito de efeitos do falso. A diretora Ines Bushatsky estuda o tema em sua pesquisa de doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Segundo ela, “os efeitos do falso são dispositivos que colocam em dúvida a percepção do espectador, gerando, ainda que por um instante, um momento de engano quanto à presença dos corpos e das vozes em cena. Na peça, usamos principalmente a dublagem e a relação com a câmera para criar efeitos de duplicação e estranhamento das figuras”. Com o elenco inteiro em cena a todo momento, as seis performers se revezam entre os papeis de atrizes, clientes e operadoras de câmera.


Também em linha com a pesquisa do grupo, o espetáculo trabalha na intersecção entre comédia e terror: “as seis figuras em cena têm todas o mesmo nome, usam o mesmo figurino e perucas loiras similares. A multiplicação da mesma figura gera uma sensação de pesadelo, mas também é cômica. Nós cruzamos o tempo todo essa fronteira”, comenta a diretora. Outro elemento constante na pesquisa do grupo é a construção da dramaturgia em torno de um nome-próprio. Segundo Bushatsky, “durante os processos das três peças do Núcleo, sempre tivemos o momento de encontrar o nome em torno do qual o espetáculo iria girar. Parte da pesquisa tem a ver com a pergunta: que efeito gera a repetição à exaustão do mesmo nome, da mesma figura?”.


Sobre a Companhia

A Extemporânea é uma companhia teatral com nove anos de atuação na cidade de São Paulo. Entre 2015 e 2022 realizou as peças Fauna Fácil de Bestas Simples (2015), A Demência dos Touros (2017), Roda Morta (2018) e Dr. Anti (2022), além do longa-metragem Rompecabezas (2020), que estreou no 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo em 2020, e do curta-metragem FALSO FILME (2021). A gente te liga, Laura é o terceiro espetáculo do Núcleo F de Falso, criado em 2021 com a peça B de Beatriz Silveira, seguida por O mistério cinematográfico de Sendras Berloni, em 2022.

                                                                                   

Ficha técnica:

Direção: Ines Bushatsky. Assistência de direção: João Mostazo. Dramaturgismo: Ines Bushatsky e João Mostazo. Elenco: Anna Talebi, Ariane Andrade, Débora Gomes Silvério, Lara Duarte, Laura Paro, Luiz Roveran, Suélen Augusto. Composição musical (canção): Anna Talebi e Luiz Roveran. Criação e Operação de Som: Luiz Roveran. Criação de luz: Ariel Rodrigues. Cenografia: Extemporânea. Arte Gráfica: Débora Gomes Silvério. Realização: Extemporânea.


Serviço:

A gente te liga, Laura

Estreia dia 5 de abril, sexta, às 21hs, no Kasulo Espaço de Arte

Temporada: De 5 a 14 de abril – Sextas e sábado, às 21hs e domingos, às 20hs.

Obs: dia 13/04 não haverá apresentação.

Duração: 50 minutos.

Ingressos: Inteira: R$40; Meia: R$20; Ingresso Solidário R$10; Ingresso Apoie o Espetáculo R$ 80.

Classificação etária: 14 anos

Kasulo Espaço de Arte

Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda. Capacidade 40 lugares.

Vendas online: https://www.sympla.com.br/ciaextemporanea



  O Bloco AfroReggae carrega milhares de foliões na praia de Copacabana.



e presta homenagem ao rei do funk Mc Marcinho

Completando sua maioridade, 18 anos, o Bloco Afroreggae desfilou neste sábado de carnaval (10), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O bloco se concentrou no Posto 5 e saiu por volta das 13h rumo ao Posto 7. Foram 2 horas de muita diversão!!! 

De cima do trio era só empolgação, com um repertório eclético, o bloco foi do samba ao funk, incluindo uma homenagem ao ícone do funk carioca Mc Marcinho. Os integrantes do bloco aproveitaram o desfile para comemorar um movimento significativo, onde eles passam a integrar ao selo da Crespo Music, esta parceria é um testemunho do compromisso mútuo com o empoderamento de artistas negros e oriundos de favelas, bem como uma plataforma para promover a diversidade na indústria musical. O primeiro artista da gravadora, Andyn, cantou seu lançamento “Terremoto” que já está disponível em todas as plataformas digitais .O primeiro artista da gravadora, Andyn, cantou seu lançamento “terremoto” que já está disponível em todas as plataformas digitais

“O grupo AfroReggae tem sua sonoridade própria, percussão própria. São músicos muito bem gabaritados e sabem muito bem o que estão fazendo. Fazer uma homenagem ao Mc Marcinho, pelo Bloco AfroReggae, por um grupo que completou 31 anos, acho que tinha tudo a ver. Fazer a seleção do repertório foi a parte mais difícil, porque o Marcinho tem tanta coisa linda, uma obra tão bonita, escolhemos 10 músicas que vão emocionar o povo e vai colocar o povo para cantar literalmente.”, pontuou Sany Pitbull

“Eu costumo dizer que o Bloco Afroreggae é a personificação da palavra groove. Eu nunca tinha vivenciado uma experiência musical tão completa e diferenciada como a que vivemos hoje. Levamos toda nossa energia pro trio e levantamos a galera com nosso som e nosso coração”. declarou Negawal – vocalista do Bloco

Reconhecido por seu compromisso com a inclusão, o Bloco AfroReggae destaca-se por seu apoio às comunidades historicamente estigmatizadas como pobres, negros, pessoas de favelas, de áreas periféricas e da comunidade LGBTQIAPN+. Sob a direção do renomado DJ Sany Pitbull, o bloco apresenta um repertório eclético que abrange rock, funk, axé, reggae e outros ritmos, garantindo uma experiência musical verdadeiramente inclusiva.

 



'Perdas de vidas humanas e animais são inestimáveis', avalia diretora técnica do Fórum Animal sobre desastre de Brumadinho

Cinco anos após tragédia, Vânia Nunes relembra como foi sua atuação no caso, que também serviu de estopim para surgimento do GRAD (Grupo de Resgate de Animais em Desastres)

Cinco anos após o rompimento da barragem da Vale que vitimou mais de 270 pessoas e causou um grande desastre em Brumadinho (Minas Gerais), o Fórum Animal avalia que o cenário continua preocupante com o risco de tragédias como essa. 


Além da perda das vidas humanas, do dano ambiental e material com o desastre, há também a destruição de incontáveis vidas de animais - seja da fauna silvestre, sejam animais domésticos (como cães e gatos) e animais em situação de fazenda (como cavalos, bois, vacas e galinhas).

As perdas foram inestimáveis e múltiplas, na avaliação da diretora técnica do Fórum Animal, Vânia Nunes, que é médica veterinária e atuou na região de Brumadinho, na época. "As pessoas perderam tudo, perderam a família, perderam amigos, perderam a relação que existia como comunidade", lamenta. 


Não é possível calcular quantas vidas não-humanas foram perdidas - não havia um censo, um monitoramento ou um estudo que apontasse com precisão a população de animais na região. "A região tinha sítios e chácaras. Então animais domésticos que foram atingidos, em sua maioria, são cães e gatos. Mas há também bovinos, equinos, outros animais que faziam parte do convívio da região, que foram comprometidos ou vieram a óbito", diz a diretora.


Poder Público ineficaz

Na avaliação da diretora técnica, mesmo cinco anos após uma tragédia dessa magnitude, o Poder Público não tem sido capaz de cumprir nem de fazer com que as empresas cumpram protocolos de prevenção a desastres e planos de contingenciamento. "Existe má gestão, falta de previsão de recursos orçamentários para essas ações, e a crise climática piora tudo isso", reflete.


O número de desastres ambientais, como inundações, tem crescido muito nos últimos anos, pondera Vânia. "Em geral, os mais atingidos são os que já vivem em áreas de vulnerabilidade. Por exemplo, em Minas Gerais, muita gente vive com uma bomba-relógio com relação às barragens de mineradoras, como em Congonhas [município cercado por 24 barragens]. Então, o monitoramento e a busca de alternativas para evitar que essas situações ocorram é fundamental".

Formação do GRAD

A atuação direta ou indireta de médicos veterinários, bombeiros, policiais, protetores de animais e voluntários no desastre de Brumadinho serviu para sedimentar o caminho da formação do GRAD (Grupo de Resgate de Animais em Desastres), explica Vânia.


"Já tínhamos vontade de organizar esse trabalho, e foi por conta de tudo que a gente viu em Brumadinho que a gente achou que era hora de formar o GRAD", relembra a diretora, sobre o projeto vinculado ao Fórum Animal. 


Um balanço no site do GRAD aponta que foram resgatados mais de 400 animais entre 25 de janeiro e 07 de fevereiro de 2019, e que a equipe do Grupo de Resgate contou com 7 médicos veterinários, 5 bombeiros civis e 10 auxiliares veterinários em sua atuação. 


A atuação do GRAD contou com parceria da Defesa Civil, do Ministério Público, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), da Polícia Rodoviária Federal, da Universidade Federal de Minas Gerais


(UFMG), do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, além de uma série de clínicas veterinárias, lares temporários e ONGs de proteção animal.


"Em Brumadinho, a gente percebeu que o que tínhamos vivido no desastre de Mariana tinha servido de aprendizado, porque as pessoas estavam mais preparadas", pondera Vânia, com o cuidado de evitar minimizar o sofrimento que as pessoas viveram na tragédia ocorrida anos antes, em Mariana.


A diretora técnica pondera que a atuação do GRAD e do Fórum Animal em Brumadinho esteve muito centrada no resgate de animais, na atenção à saúde e em cuidados básicos com os animais das populações atingidas. 


"Nós também atuamos bastante no diagnóstico da situação em relação aos animais, em sobrevoos para identificar animais presos na lama, em avaliações nas propriedades do entorno que existiam. Situações de desastre, especialmente em um caso complexo como o de Brumadinho, são situações inesperadas, em que não há um padrão de ação", explica.


Dificuldades

Vânia pondera que as maiores dificuldades estavam em ter acesso aos locais onde os animais estavam, porque era enorme a quantidade de rejeito depositado. "Eram necessários vários dias para conseguir chegar até esses locais e fazer o atendimento", lembra. 


Ela recorda que a Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) chegou a montar um mini-hospital veterinário, que foi de grande auxílio nos resgates. 


"Houve casos, por exemplo, de bovinos que ficavam 4 ou 5 dias aguardando resgate porque não era possível retirá-los. O helicóptero ia com veterinários, que levavam comida e água para os animais e ia-se planejando como fazer esse resgate.A parte líquida do rejeito ia sendo drenada, até que se conseguisse criar as condições adequadas", detalha Vania.


Sobre a entidade:


O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) é uma organização fundada há 23 anos visando reunir ativistas e fortalecer ações para a proteção de todas as espécies animais. Construiu uma rede de apoio a outras ONGs por todo o país, com mais de 100 organizações afiliadas que atuam pela defesa do meio ambiente e a proteção animal, prestando apoio técnico e lutando pelo reconhecimento da senciência e dignidade animal. 

É formada por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos-veterinários, pesquisadores, especialistas em marketing, comunicação, gestão de projetos, advogados e biólogos. Com a missão de proteger os animais em todo o país, sem distinção de espécie, trabalhando para que eles sejam respeitados como seres sencientes, e lutando para reconhecer a dignidade animal. 





 

Emirados Árabes manterá relações com Israel apesar da guerra

Conselheiro diplomático dos Emirados Árabes afirmou que a normalização das relações com Israel, estabelecida em 2020, continuará vigente

Foto: Freepik


Apesar da atual guerra de Israel contra o Hamas, os Emirados Árabes Unidos (EAU) reafirmaram que não há risco de rompimento nas relações com o Estado judeu. 


De acordo com a agência Bloomberg, o conselheiro diplomático presidencial dos EAU, Anwar Gargash, deixou claro que a normalização das relações com Israel, estabelecida por meio dos acordos de Abraão, em 2020, foi uma decisão estratégica pensada no longo prazo e que não será desfeita, ainda que precise superar obstáculos. 


Outros Estados árabes também têm mantido a diplomacia com Israel, a exemplo do Bahrein. Antes da guerra, esperava-se que a Arábia Saudita se juntasse aos Acordos de Abraão. Porém, segundo vários relatos, as negociações que estavam em curso estão agora suspensas. 


“Esperamos que cada vez mais outras lideranças árabes possam ter uma compreensão semelhante. O reconhecimento da legitimidade da existência de Israel por parte de seus vizinhos é o principal caminho para a paz que todos desejamos”, afirma André Lajst, presidente-executivo da StandWithUs Brasil, organização que promove a educação sobre Israel e o Oriente Médio.


Relações entre Israel e Emirados Árabes


Por meio dos Acordos de Abraão, os EAU e Israel normalizaram seus laços em 2020, e desde então passaram a aprofundar seus laços políticos e também econômicos, o que foi notável nas relações de comércio entre os dois países. Apenas um ano após o acordo, as trocas somaram US$1,2 bilhão, de acordo com o Ministério da Economia e Indústria de Israel, sendo que em 2020, antes da normalização, esse número era cerca de US$ 120 milhões, e em 2010, somente US$1 milhão.


Em 2022, as nações também assinaram um acordo de livre comércio, que entrou em vigor de fato no ano seguinte, com a assinatura de um acordo aduaneiro. As resoluções previam que as tarifas alfandegárias fossem reduzidas ou canceladas em aproximadamente 96% das mercadorias e a permissão para que as empresas israelenses tenham acesso às licitações do governo dos Emirados Árabes Unidos. Em 2023, os dois países também assinaram um memorando de entendimentos para cooperação na área de cibersegurança.To 


GILI LOPES lança ALGURES

Contrabaixista e compositor gaúcho radicado em Nova Iorque, reúne músicos brasileiros e americanos

em álbum que retrata suas andanças sonoras pelo mundo

 

A palavra de origem portuguesa que significa “em algum lugar”, dá título ao álbum do contrabaixista e compositor gaúcho, radicado em Nova Iorque, Gili Lopes. Algures, que será lançado nas plataformas digitais em 12 de janeiro, apresenta repertório de seis músicas autorais e duas regravações. O disco é resultado das viagens pelo mundo do músico e principalmente das amizades musicais. São histórias, lugares, parcerias e também despedidas e muita saudade.

Na banda, Gili reuniu grandes instrumentistas, brasileiros e americanos, com conexões que vão além da música, como os americanos John Ellis (saxofone) e Ari Hoenig (bateria) e os brasileiros Vinícius Gomes (guitarra), Hélio Alves (piano) e Rogério Boccato (percussão). “Uma banda com sensibilidade para interagir dentro do conceito sugerido pelas composições mas ao mesmo tempo levando a música por caminhos inusitados”, define o músico. E completa, “na minha opinião, a composição só atinge uma certa profundidade quando também há uma afinidade pessoal entre os músicos. E por mais que esse trabalho não seja explicitamente brasileiro, quis combinar um pouco da linguagem musical do Brasil com a linguagem do jazz de Nova Iorque.”




GENTE NEWS
Gladys França em foto no Hotel Pestana em curitiba. 



Natural do estado do Rio de Janeiro, radicada em  Curitiba, ​Gladys Gama França , destacou se, no campo literário, onde já recebeu  varios prêmios.
Foi  Casada com o psiquiatra Olímpio França Junior, e mãe do Rodrigo Otavio e de Olímpio Neto. 
Seu livro, Cabeça de mulher’ lançado em 1991 ,que foi inspiração da criação Premio
,  Cabeça de Mulher, que homenageava varias autoridades e personalidades da ária intelectual e social de.
 Curitiba. 
Cabeça de Mulher este de volta  neste  2024,onde serão homenagiados, Empresarios  ,Artistas visual e literarios, ,jornalistas ,entre Curitiba e Rio fe Janeiro.e  serão 25 trofeus aos indicados. 

Foto waldorafael 









Investidor fala sobre as previsões para o mercado imobiliário em 2024

Com o ano chegando ao fim, os investidores já começam a se perguntar sobre qual seria o cenário econômico mais provável para 2024. Com isso, o empresário e investidor Wagner Nolasco, que tem mais de 20 anos de experiência, afirmou que, ao contrário de 2023, as previsões para o mercado imobiliário nos Estados Unidos são muito favoráveis. 


"Esse ano tivemos juros muito altos, acréscimos de juros, mais de quatro aumentos de juros pelo Fed americano, mas as projeções para 2024 são exatamente opostas. Três cortes já foram anunciados pelo Fed, no qual eu acredito que até julho, agosto do ano que vem, nossos juros estarão bem mais estáveis. A economia vai demandar muito mais propriedades, principalmente na área imobiliária, devido à falta de construção que nós tivemos na última década", disse Nolasco.


Segundo o investidor, a economia americana vai estar muito similar a 2019, pré-covid.


"Juros imobiliários na faixa de 6, 6,5%. Já estamos com 6.9%, tivemos uma queda acentuada também nesse mês de dezembro".


Se nos EUA as previsões são boas, no Brasil o cenário será bem diferente, de acordo com Wagner Nolasco. 


"As projeções do Brasil para 2024 não são positivas. A Taxa Selic caindo, muito dinheiro evadindo as poupanças, as aplicações diretas minimizando os retornos e muito capital saindo do país em 2024. Mas, ao mesmo tempo, os Estados Unidos reacelerando a economia com muito investimento externo e baixa de juros"











































































Teatro Vivo atrai mais de 42 mil pessoas no ano e divulga programação para 2024 

São Paulo, 28 de dezembro de 2023  O Teatro Vivo, espaço consolidado no cenário paulista, encerra 2023 com um total de 12 espetáculos e 220 apresentações, grande parte delas pautadas na diversidade. As peças atraíram um público de mais de 42 mil pessoas. Entre os destaques, estão espetáculos como “Tom na Fazenda”, ‘A Herança” e “Shirley Valentine”. 

 

Para 2024, a casa já prepara sua programação, com a reabertura no dia 19 de janeiro com a estreia de “Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes”, premiado espetáculo da Cia Dos à Deux que une dramaturgia, cenografia, coreografia, encenação e performance de André Curti e Artur Luanda Ribeiro. A partir de 3 fevereiro, o espetáculo “Scaratuja – Teatro para Bebês” volta para uma curta temporada. Já em 23 de março entrará em cartaz o infantil "Diário de Pilar na Amazônia", grande sucesso no Rio, com Miriam Freeland e grande elenco. 

 

Comunicação Corporativa    

imprensavivo@agenciafr.com.br   


Shirley Valentine esteve em cartaz no Teatro Vivo em 2023. Crédito da foto: Daniel Chiacos




São Paulo.2024

Varanda Estaiada apresenta o Réveillon Estaiada: o evento ideal para quem fica em São Paulo e quer dar as boas-vindas à 2024 de forma única

O réveillon é constantemente associado à queima de fogos à beira mar e é o principal destino dos paulistanos nesta data. No entanto, algumas pessoas preferem fugir da mesmice e buscam por programas diferenciados para celebrar a renovação do ano. Pensando nisso, o Varanda Estaiada, uma das vistas mais icônicas da cidade de São Paulo, preparou uma experiência inesquecível: uma festa temática, com muita música e um cardápio de drink e gastronomia de dar água na boca.


O Varanda estaiada apresenta o Réveillon Estaiada, festa de ano novo para quem quer se despedir de 2023 com muito estilo. O evento é a oportunidade perfeita para finalizar o ciclo de 2023 e celebrar o que há por vir em 2024.  


Garantindo os mix exclusivos e hits da atualidade, o som ficará por conta do trio de Djs Odds Musik - Old but Gold, com um repertório eclético, mesclando hits e novidades mundiais com toda a classe adquirida ao longo de seus oitenta anos de vida.


E como festa boa é sinônimo de bons drinks e pratos, o Varanda Estaiada fez questão de elaborar um menu completo para te proporcionar aquele gás para curtir a noite inteira com as melhores companhias e sabores. Confira a seguir o menu completo:



Drinks


• Caipirinhas 

• Gin Tônica

• Varanda Energy

• Whisky Drinks

• Espumante no momento da virada

• Água 

• Suco 

• Refrigerante

• vinho branco

• vinho tinto

• vinho rosé


Buffet 

• Focaccia (veg)

• Bolinho de camarão (veg)

• Mini sanduíche de pastrami com maionese dijon

• Mini Coxinha 


 Ilha de antepastos (Noite inteira)

 

 Cesta de pães e torradas

• Mini Ciabatta (veg)

• Mini francês (veg)

 Frios

• Salame

• Copa


 Queijos

• Brie

• Gorgonzola 

• Parmesão 

 

Opções Veganas

• Caponata (veg)

• Sardela (veg)

• Homus (veg)

• Coalhada seca (veg)

• Tomate seco (veg)

• Mix de azeitonas (veg)

Saladas

• Mix de folhas

• Couscous marroquino com tomatinho grape, abobrinha, shimeji, damasco e manjericão (veg)

• Salada (com molho caesar)


 

Massas

• Ravioli de Mozzarela com molho de tomate fresco e manjericão (veg)

• Nhoque com fonduta parmesão 

 

Carnes / Peixes

• Rosbife de filé mignon ao molho de cogumelos 

• Salmão ao molho de ervas e limão siciliano

• Arroz de amêndoas (veg)

• Risoto de Bacalhau 

 

Sobremesa:

Merengue de Morango 

Mousse de chocolate 

Sorvete 


Caldas:

Frutas vermelhas 

Nutella 

 

Lanche da Madrugada 

 

• Mini Hot dog

• x burguer 

Batata frita



Os ingressos do evento estão sendo comercializados no site a partir de R$300 já incluso bebida e comida. A casa está sujeita a lotação, sendo assim as vagas são limitadas. 


Crianças são bem vindas no evento com ingresso Kids a partir de R$160,00.



Garanta já o seu lugar acessando este link: https://www.ingresse.com/reveillon-estaiada#comprar


Serviço: 

Endereço: Avenida Magalhães Castro, nº 6118, Jardim Panorama - São Paulo/SP - CEP 05676-120

Telefone: (11) 9 3241-3213

Mídias sociais: Instagram: @Varandaestaiada


2023 foi um ano muito especial para Sympla, de muitos desafios e de muito crescimento também. Temos muito orgulho em sermos hoje a maior e melhor plataforma de eventos do Brasil!

⏱ Foram mais de 46 milhões de ingressos vendidos no ano, uma média de 94 ingressos vendidos por minuto!

😎 Isso sem falar nos mais de 395 mil eventos disponíveis na nossa plataforma, criados por mais de 80 mil produtores.

E tuuuudo só foi possível por termos você ao nosso lado! Por isso, somos imensamente gratos.

E para celebrar este ano incrível, nada melhor do que curtir uma super Festa de Ano Novo. Vem com a gente?

26/12/23 a 01/01/24

RÉVEILLON AMORÉ 24

Ipojuca - Pernambuco

06/12/23 a 02/01/24

RÉVEILLON DOS MILAGRES 2024

São Miguel dos Milagres - Alagoas

27/12/23 a 01/01/24

RÉVEILLON DESTINO 24

Camaçari - Bahia

27/12/23 a 01/01/24

RÉVEILLON ALMA BOIPEBA 2024

Cairu - Bahia

31/12/23 a 01/01/24

CARPE VITA NEW YEAR EVE'S 2024

Balneário Camboriú - Santa Catarina

31/12/23 a 01/01/24

RÉVEILLON CELEBRARE 2024

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

29/12/23 a 01/01/24

PARADOR MARESIAS - RÉVEILLON 2024 - PACOTE

São Sebastião - São Paulo


 História das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho emociona público de fórum ambiental

 No Fórum Brasil de Gestão Ambiental realizado em Serra Negra (SP), entre 22 e 24 de novembro, visitantes demonstraram apoio à luta dos familiares por justiça para as 272 pessoas vítimas da tragédia-crime de 25 de janeiro de 2019 

Brumadinho, 28 de novembro de 2023 - Familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, emocionaram e conquistaram o apoio dos visitantes do IV FBGA (Fórum Brasil de Gestão Ambiental) para a luta por justiça pelas 272 vítimas da tragédia-crime, que matou 272 pessoas em 25 de janeiro de 2019. O encontro, que aconteceu entre 22 e 24 de novembro em Serra Negra (SP), reuniu gestores públicos e empresas privadas que atuam na área de meio ambiente.

 No estande da Prefeitura de Brumadinho, familiares das vítimas conversaram com o público sobre as consequências colapso da barragem em 25 de janeiro de 2019. Foto: Viviane Raymundi

No estande da Prefeitura de Brumadinho, Jacira Costa e Alexandra Andrade, diretoras da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho), conversaram com dezenas de pessoas, que se surpreenderam ao tomar conhecimento, por exemplo, que a ação penal que pede a condenação de 16 réus por homicídio e crimes ambientais ainda não foi a julgamento 4  anos e 10 meses após a tragédia. O processo, que tramitou na Justiça mineira por 3 anos, foi transferido para a Justiça Federal em janeiro passado e voltou para a fase de citação dos réus.


“É muito bom ter a oportunidade de saber o que acontece de fato. Quanto mais pessoas souberem, melhor”, afirmou o engenheiro de segurança e meio ambiente Marcionil da Silva, que mora em Poços de Caldas (MG). “Agora sei realmente o que se passa em Brumadinho. Acho muito importante divulgar essas informações nacional e internacionalmente”, disse a oficial de meio ambiente, Marly Coelho, moradora de Santana de Parnaíba (SP).


No segundo dia do evento, Jacira, que perdeu o filho na tragédia-crime, e Alexandra, que teve o irmão e o primo mortos no rompimento da barragem da Vale, participaram de uma roda de conversa com mulheres empreendedoras, onde puderam contar suas histórias e falar das lutas dos familiares para que a tragédia-crime não fique impune. “Estou emocionada com a história delas e impressionada com a força e exemplo que elas são”, disse Kethlin Taborda, do M.Inspiram.


No terceiro dia do encontro, ao lado de Wagner Donato, secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Brumadinho, Alexandra falou para uma plateia de especialistas sobre a criação da AVABRUM e suas ações em busca por justiça; pelo encontro de Maria de Lurdes Bueno, Tiago Tadeu Silva e Nathalia Araújo, as 3 vítimas ainda não localizadas; por memória, para que a tragédia-crime não seja esquecida; direitos dos familiares e não repetição do crime. “Não é possível discutir política de meio ambiente em Brumadinho sem considerar o sofrimento das vítimas do rompimento da barragem da Vale”, afirmou Donato.


Além das 272 vítimas fatais, a tragédia-crime da Vale deixou um rastro enorme de destruição no meio ambiente. Segundo o Ibama, mais de 130 hectares de Mata Atlântica  foram cobertos pelo rejeito da mineradora. A lama tóxica também contaminou o rio Paraopeba, tornando a água imprópria para o consumo. 

NEWS DA HORA 


Mega Model Brasil organiza encontro pela preservação ambiental

Evento em São Paulo abre diálogo sobre o tema com presença de empresários, artistas, modelos e governantes

O que nomes como Washington Olivetto, Gugu da Cruz, Eli Hadid e Arnoldo Wald Filho têm em comum? A resposta está no “Descoberta a terra prometida Brasil”, idealizado pela Mega Model Brasil em favor de uma causa urgente: a preservação do meio ambiente. O projeto tem como sócios os empresários da Cruz e Hadid, o publicitário Olivetto e o cônsul honorário de Mônaco no Brasil Wald Filho.


Focado na sustentabilidade e conscientização ambiental do Brasil, o projeto será apresentado durante um evento, na próxima quarta (6), em São Paulo. Na lista de convidados estão empresários, artistas, modelos, governantes, entre outros. “Vamos reunir pessoas interessadas em incentivar ações sustentáveis, soluções, educação ambiental, tecnologia etc para o cotidiano do cidadão. Se existe um país preparado para debater soluções ecológicas, esse lugar é o Brasil. Somos líderes em tamanho, diversidade e reservas”, afirma Sabrina Muller, diretora da Mega Model Brasil.


A principal proposta da agência é alertar o público sobre a importância das ações individuais, como descartar adequadamente o lixo, para gerar um impacto significativo no meio ambiente. Em sua primeira edição, o encontro contou com parcerias como o idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch. O nome do projeto foi definido por Washington Olivetto, aclamado publicitário paulistano, ganhador de mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes.


A celebração é exclusiva para convidados e acontece na próxima quarta-feira (6), às 20h, na Casa Mega Model, na capital paulista.


Ao todo, cerca de 400 estilistas, empresários, modelos e diretores de revistas de moda terão a oportunidade de se aprofundar no tema. Ícones da moda nacional, os designers Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, o empresário Eli Hadid, da Mega Model Brasil, as tops Maria Klaumann e Maria Osório, o cônsul honorário de Mônaco no Brasil, Arnoldo Wald Filho, e o empresário Gugu da Cruz são algumas das presenças confirmadas.


“Nosso país é encarado como inovador e sustentável no ramo da moda, então estamos apoiando e intensificando esse diálogo. Queremos promover cada vez mais encontros no futuro”, conclui Sabrina Muller.



Espetáculo teatral "A Hora do Boi" fará apresentação gratuita na VegFest 2023

Neste domingo dia 3/12 as 17 horas ,acontecerá uma apresentação teatral gratuita durante o VegFest 2023, quando a aclamada peça "A Hora do Boi" ganhará vida no palco do maior evento Vegano da América Latina que ocorre no Expo Center Norte. O evento é realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Francal Feiras. O monólogo, estrelado por Vandré Silveira e idealizado pelo próprio ator, traz um poderoso texto de Daniela Pereira de Carvalho, com direção magistral de André Paes Leme.

A trama, que mergulha nas complexidades da relação entre humanos e animais, segue a história de Seu Francisco, um tratador e capataz de matadouro que se vê diante de uma encruzilhada emocional. Sua vida se entrelaça com a de Chico, um boi nascido e criado sob seus cuidados, cujo destino inexorável é o abate



Gastronomia/Show/Presente



Gastronomia da Hora.



Sucesso gastronômico em Curitiba, a Pizzaria da Mathilda apresenta um novo conceito para uma de suas lojas. A unidade Centro, da Av. Vicente Machado (859), tem uma nova proposta. Mantendo o sabor e qualidade que consagraram a marca, agora a loja destaca um formato menor e mais prático, dando origem ao projeto Mathildinha

 


-Curitiba Show

Cantata na Batel celebra clima de Natal em Curitiba

Alunos do Colégio Marista Paranaense vão apresentar canções de Natal de todo o mundo em espetáculo aberto ao público

Data: 4 e 5/12, segunda e terça-feira

Horário: 19h30h

Local: Colégio Marista Paranaense - R. Bpo. Dom José, 2674 

Apresentação do coral de alunos une emoção e tradição à programação de Curitiba. Crédito: Allyson Rafael

O coral de alunos do Colégio Marista Paranaense reforça o clima natalino da capital paranaense. Em parceria com a Prefeitura de Curitiba, nas noites de segunda e terça-feira, 4 e 5 de dezembro

+Presentes



Malas Web oferece descontos de 50% na Black Friday.



A Black Friday chegou até as Malas Web com descontos de 50% em produtos selecionados como os modelos Vênus e Mars em polipropileno, da marca IKA Malas, além de bolsas e mochilas de diferentes marcas. O desconto vai até esta sexta-feira, 24 de novembro.  Funcionando ainda em soft opening até o dia 5 de dezembro, a loja 1.096 está situada no City Center Outlet Premium, em Campo Largo, e tem malas e acessórios de viagem das mais renomadas marcas do mercado. 

Serviço

Endereço: City Center Outlet (Rua João Bertoja, 1995  Itaqui de Cima, Campo Largo)

Horário: De segunda-feira a domingo, das 10h às 22h, e a praça de alimentação de segunda a domingo, das 11h às 22h.Serviço

Endereço: City Center Outlet (Rua João Bertoja, 1995  Itaqui de Cima, Campo Largo)

Horário: De segunda-feira a domingo, das 10h às 22h, e a praça de alimentação de segunda a domingo, das 11h às 22h



Litoral do Paraná. 

Guaratuba (PR): audiência pública discute sobre projeto de restauro da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso

Encontro será dia 20/11, às 19h, na Câmara Municipal de Guaratuba

Na próxima segunda (20/11), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Guaratuba realizarão, às 19h, audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade para apresentar o Projeto de Restauração e de Agenciamento do Espaço Externo da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Guaratuba, no Paraná. 


O objetivo é ampliar a participação da sociedade civil no processo de elaboração do projeto de restauro, assim como validar a proposta de agenciamento do espaço público no entorno da igreja, principalmente no que trata do fechamento do trecho da Rua Monsenhor Lamartine, em frente à edificação, para a sua integração com a Praça Alexandre Mafra, a fim de diminuir os impactos do tráfego de veículos na região.  


A audiência contará com a presença do prefeito Roberto Justus, da vereadora e presidente da Câmara Municipal Cátia Silvano e do Comitê de Acompanhamento do Projeto de Restauração, formado por representantes da igreja e paróquia do local, do poder público municipal, de organizações da sociedade civil e também da comunidade em geral. 


 

Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso 


 

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, situada à Praça Alexandre Mafra, município de Guaratuba (PR), foi construída no século XVIII e tombada individualmente pelo Iphan em 1938 por meio de sua inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. Atualmente, está sob gestão da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, sendo utilizada de forma complementar à igreja construída na parte posterior do templo original, sobretudo durante seus principais eventos religiosos, com destaque para a Festa do Divino Espírito Santo, com duração de 10 dias, todo mês de julho. 


 


Serviço: 


Data: segunda-feira, 20 de novembro de 2023 

Horário: 19h 

Local: Câmara de Vereadores - Rua Cel. Carlos Mafra, número 494, no Centro. Guaratuba, Paraná 

 



TIM e Globo se unem para celebrar a música preta brasileira no Fantástico.
Crédito: Rodrigo Lopes
  • Especial de quatro episódios com apresentação de Maju Coutinho e do rapper Rael destaca as influências africanas na música brasileira 
  • Ação produzida pela BETC HAVAS faz parte da campanha da operadora para o mês da Consciência Negra, que tem como mote “imagine que é possível celebrar vozes pretas”
 
Crédito: Rodrigo Lopes
 

Rio de Janeiro,  novembro de 2023 – A TIM une os pilares da sua marca – conexão com a música e compromisso com a diversidade e combate ao preconceito – na campanha do Mês da Consciência Negra. A principal ação é uma parceria com a Globo no quadro Música Preta Brasileira, que faz parte das comemorações de 50 anos do Fantástico. O especial estreou no último domingo (5) e terá mais três episódios com apresentação da jornalista Maju Coutinho e do rapper Rael.



Além do patrocínio, a TIM estende em suas redes sociais o debate iniciado pelo programa, trazendo mulheres negras em ascensão na música, em ação desenvolvida pela BETC HAVAS e tem como mote “imagine que é possível celebrar vozes pretas”. A ideia é amplificar essas vozes, em vídeos com tom inspirador, mostrando como essas artistas quebraram barreiras e estão fazendo história, construindo um futuro da música ainda mais preto. A iniciativa se conecta ainda com o recente manifesto de gênero lançado pela operadora ao priorizar mulheres na narrativa, reforçando que a equidade não pode esperar.

Esses conteúdos também são apresentados por Rael, que conversa com as cantoras – a primeira convidada foi Sued Nunes. Participam ainda a rapper Tássia Reis, a sambista Thais Macedo e a funkeira Deize Tigrona. Trechos de 30 segundos dos vídeos serão veiculados no primeiro break do Fantástico a cada domingo de novembro e os depoimentos completos entram no Instagram da TIM (@TIMBrasil) e ficam hospedados no G1, em uma landing page exclusiva da TIM na editoria Fantástico. 

"Nosso compromisso com a inclusão e o combate ao preconceito e à discriminação é genuíno e transversal a tudo que fazemos. A TIM é reconhecida pela sua conexão com a música, sua presença nos maiores eventos musicais e por priorizar a diversidade no line up, na comunicação e em todas as suas ações de marca. Nesse projeto com a Globo, unimos dois grandes pilares da companhia em uma iniciativa para celebrar artistas negros e negras, enaltecendo sua relevância na formação da música brasileira e destacando sua influência na cultura do país”, destaca Camila Ribeiro, diretora de Advertising e Branding da TIM.

“Com essa campanha queremos dar destaque para a questão racial com intersecção com feminismo, abrindo espaço para que as pessoas pretas contem suas histórias de forma positiva, reforçando que a equidade racial é possível. Por isso, os quatro programas trazem um positivo, inspirador e informativo, mostrando como os protagonistas quebraram barreiras e estão fazendo história, construindo um futuro da música ainda mais preto e internacionalmente feminino”, diz Daniela Lima, Diretora de Conteúdo e Criação da BETC HAVAS.

O Música Preta Brasileira mostra a ancestralidade e a importância africana na cultura nacional por meio de histórias relacionadas à música e à diversidade, saindo da posição de dificuldade e enfrentamento de desafios desse grupo para um lugar de afeto e das vivências das pessoas convidadas. Cada episódio aborda um ritmo: o primeiro foi focado na música baiana, com Gilberto Gil, Carlinhos Brown, BaianaSystem, Luedji Luna, Olodum e Orquestra Afrosinfônica da Bahia. Os demais temas são rap, samba e funk, com nomes como Emicida, Alcione, Martinho da Vila, Buchecha, Tati Quebra Barraco, Negra Li, dentre outros.

Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do Índice de Sustentabilidade Empresarial e a do IDIVERSA. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Ficha Técnica: 
Agência: BETC HAVAS 
Anunciante: TIM 
Produto: CONSCIÊNCIA NEGRA
Título: Projeto Música Preta

CCO: Erh Ray
VP de Criação: Marcelo Bruzzesi
Diretor de Criação: Alexandre Fernandes e Daniela Lima
Marcas & Negócios: Flavia Braga, Erica Barreiros, Bruno Lira, Carolina Paboudjian, Mariana Mazzoli, Fabiana Barros, Loriene Ávila e Bárbara Passos
Estratégia: Amanda Agostini, Renata Barbosa, Paola D'Almeida, Victor Rossetti
Criação: Alexandre Fernandes, Daniela Lima, Marília Cotrim, Brenda Freire, Breno Cibelli, Leonardo Almeida, João Lage, Victor Rossine e Alanna Brito.
Listening: Daniela Lima, Gustavo Ortiz, Caio Leão, Mariana Paz
Mídia: Carol Esposito, Ana Vieira, Patrícia Cunha, Camila Luna e Claudio Silva 
Clientes responsáveis: Fábio Avellar, Camila Ribeiro, Carolinne Spiegel, Ana Carolina Abess, Clara Garcia, Barbara David, Letícia Porfírio, Isabella Gonçalves, Elmer Dias
 

Crédito: Rodrigo Lopes

ACONTECE NEWS.

MACEIO,CURITIBA,PERNANBUCO,RIO DE JANEIRO.





Maceió receberá o maior congresso de Alergia e Imunologia da América do Sul

Maceió receberá 187 palestrantes nacionais e internacionais, entre os dias 17 e 20 de novembro, para a 50ª edição do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que este ano traz o tema “As Múltiplas Faces da Alergia e Imunologia”.


“Queremos mostrar a estreita inter-relação entre a Alergia Imunologia e as demais especialidades, além da importância da abordagem integrada e holística do paciente alérgico”, comenta Dr. Fábio Kuschnir, vice-presidente do 50º Congresso e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). A estimativa é que cerca de 2 mil congressistas participem do evento, que nesta edição especial traz novidades.

 

50º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Data: de 17 a 20 de novembro

Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso - Rua Celso Piatti, S/N - Jaraguá, Maceió

Informações e Inscrições: congressoalergia2023.com.br


​EXPOSIÇÃO CURITIBA PR

Últimos dias da exposição do artista Túlio Pinto, com catálogo já disponível​,No mon em curitiba.

A exposição “Buraco no Céu”, do artista visual Túlio Pinto, realizada pelo MON no espaço do Olho, poderá ser vista até o dia 22 de outubro. Para quem quiser levar um pouco da mostra para casa, o catálogo já está disponível na MON Loja. 


A mostra reúne 33 esculturas e instalações, algumas com grandes dimensões, que exploram a potência do tridimensional. A curadoria é de Roberta Stubs. É um inusitado diálogo entre materiais de diferentes valências. Mármore e aço estão lado a lado, vigas de ferro parecem flutuar e convivem com lâminas de vidro, numa construção quase poética.

“Buraco no Céu”, do artista Túlio Pinto

Espaço expositivo do Olho

Até o dia 22/10

Catálogo já disponível na MON Loja, preço: R$ 70,00


www.museuoscarniemeyer.org.br


​Recife Pernabuco FESTIVAL DE CINEMA

10º edição do Recifest começ​ou n​a ultima segunda (16) em Pernambuco

[Aqui entra o subtítulo]

Nesta segunda-feira (16) tem início, oficialmente, a 10ª edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest), um dos maiores e mais importantes festivais de cinema LGBTQIA+ do Brasil. O evento segue até o dia 31 de outubro, de forma presencial e virtual nas cidades do Recife e de Vicência, em Pernambuco. Já as mostras competitivas do festival ocorrerão até o dia 20 de outubro, no Cineteatro do Parque, exclusivamente em formato presencial.


Para a competição de curtas-metragens, foram selecionados 30 filmes brasileiros de um total de 170 inscritos, representando 23 estados brasileiros e o Distrito Federal. Dentre os selecionados, destacam-se obras de ficção, documentários, filmes híbridos e curtas experimentais, provenientes de várias regiões do país, incluindo Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe​.


​    E SHOW RIO

Leo Jaime comemora 40 anos de carreira no 
Qualistage, dia 21 de outubro
Cantor recebe Eduardo Dussek e 
João Penca e Seus Miquinhos Amestrados   
no show #Tofazendo40


Entra o órgão! Neste 2023, Leo Jaime sobe aos palcos do Brasil para comemorar 40 anos de carreira.
Mas só?
Todos aqueles sucessos, atuações na TV, no jornalismo, "Dança dos famosos", Miquinhos Amestrados...
Quem faz tudo isso em apenas 40 anos?

Ele mesmo, Leonardo Jaime, nascido em Goiânia em 1960, mas logo convertido em carioca (e rubro-negro!), a ponto de ter ensaiado com uns rapazes roqueiros no Rio Comprido, lá no início da década de 1980, e, não se sentindo tão à vontade com o rockão clássico do quarteto, indicar um amigo ao posto, apresentando assim Cazuza ao Barão Vermelho. Antes disso, Leo já tinha integrado a banda Nota Vermelha, em que dividia os vocais com uma bailarina chamada Fernanda Abreu.

Com o topete em plena forma, Leo integrava, à época, o grupo João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, ao lado de amigos como Selvagem Big Abreu, Avellar Love e Bob Gallo. Foram dias de muita diversão e rockabilly, mas Leo queria mais, e logo partiu para sua própria carreira, com discos clássicos como "Phodas C" (a estreia, em 1983, que completa 40 anos em 2023), "Sessão da Tarde" (1985) e "Avenida das desilusões" (1989). Em 1995, com "Todo amor", em que grava Caetano Veloso, Lulu Santos, Djavan e Cazuza, Leo reafirma seu caráter camaleônico, que aparece em atuações na TV, em textos para publicações como "O Globo" e as revistas "Desfile" e "Capricho", além da gloriosa participação na "Dança dos Famosos", da TV Globo, em que se sagrou campeão, em 2018.

As aulas de balé de Leo são um sucesso em suas redes sociais (são mais de 500 mil seguidores no Instagram e mais um milhão no X, aquele anteriormente conhecido como Twitter), assim como foi sua série "Uma por dia", em que interpretava seus sucessos ao violão, durante o isolamento da pandemia.

Pois o multi-Leo sobe aos palcos na comemoração de seus 40 anos de carreira, recheada de sucessos como "A vida não presta", "Bambolê", "O pobre", "Gatinha manhosa", "A fórmula do amor" e muitos outros. Além das composições do próprio Leo e de suas famosas versões ("Solange", "Sônia"), que ninguém se assuste se surgirem citações de nomes como Rolling Stones, Nirvana e Cream no meio das canções.

A festa chega ao Qualistage, no Rio, no dia 21 de outubro, com participação dos velhos camaradas Eduardo Dussek e João Penca e Seus Miquinhos Amestrados.

É apenas rock'n'roll, Leo gosta, todo mundo gosta.

Um show para unir gerações, dos eternos fãs roqueiros ao público dos filmes, TV e teatro (“Malhação”, “Rock estrela”, “Papo de segunda”, “Era no tempo do rei”...), passando por leitores e admiradores de all things Leo Jaime.

Depois de lotar casas pelo Brasil nos últimos anos com espetáculos como "#Desplugado", "Dance comigo" e com parcerias com os velhos amigos Blitz e Leoni, agora a estrela é o autor de "Rock estrela". No fim das contas, a vida presta.

Data: 21 de outubro

Horário: 21h30

A casa abre 1h30 antes

Local: Qualistage 

Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - RJ 

Classificação etária: 18 anos
Ingresso a partir de R$ 140,00

Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais 

Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas 

Informações: https://qualistage.com.br/




Circo Internacional da China se apresenta no Espaço Unimed

O novo espetáculo "Mundo Jurássico" chega em São Paulo no dia 7 de setembro de 2023 (quinta-feira), feriado nacional

Espaço Unimed, uma das principais casas de shows do Brasil, apresenta Circo Internacional da China com  o novo espetáculo “Mundo Jurássico”. Trata-se de uma superprodução inédita para toda a família que acontecerá em São Paulo no dia 7 de setembro de 2023 (quinta-feira), feriado nacional. 

AMBIENTE EXCLUSIVO PROMOVE ARTES VISUAIS NA LE BARON

 

Por Pedro Lichtnow 

Um espaço para envolver artistas, arquitetos, decoradores, empresários, em um local específico para expor trabalhos de arte contemporânea . 
José Albanir, Tatiana Nasser, Marialda Pereira, Luiz Montes Ribeiro,  Waldo Rafael.

 




Dentro da Le Baron Móveis e Decoração, em Curitiba, há um ambiente dedicado às artes visuais contemporâneas. O espaço, bastante intimista e otimizado, traz requinte, bom gosto, diversidade plástica e cultural. Para expor pinturas em tela, desenhos, fotografias e peças de cerâmicas, foi criada uma atmosfera intimista, com luz amena, de tom amarelo suave, um silêncio profundo, revigorante e reflexivo. 


Ao visitar o local, quase, então, se torna possível ouvir o pensamento calado das próprias criações artísticas.

 

O ambiente foi pensado para isso mesmo e também para agregar a melhor e mais sofisticada produção de arte de vários artistas convidados de Curitiba, Paraná e Brasil.

 

“Criamos o espaço para envolver artistas, arquitetos, decoradores, empresários, em um local específico para expor trabalhos de arte contemporânea e também para promover a cultura e a estética visual”, explicou César Le Baron, fundador da Le Baron, referência na área há mais de 40 anos e considerada uma empresa inovadora no Brasil.

 

COORDENAÇÃO CONJUNTA

 

O ambiente foi projetado e coordenado ainda em parceria com o Mídia Social  fotográfico e artístico Waldo Rafael. E no último 30 de junho, para inaugurar a exposição, a loja promoveu um coquetel com vários artistas. Participaram os artistas e os fotógrafos José Albanir, Tatiana Nasser, Marialda Pereira, Luiz Montes Ribeiro, além do próprio Waldo Rafael.

 

“Nós organizamos todos os detalhes, pensamos no clima coerente à arte contemporânea, para receber grandes artistas de Curitiba e do Brasil, valorizando a arte, a cultura, o designer e a estética das peças”, disse Waldo Rafael.

 

MOSTRUÁRIO DE IMAGENS 


No ambiente, Waldo também traz um mostruário de algumas fotos dele contemporâneas selecionadas, com exclusividade, para o espaço. As imagens estão à venda por encomenda digital.

 

As demais obras da exposição, de outros artistas, podem ser arrematadas diretamente na loja, durante a imersão visual, sensível e autorreflexiva.


OBRAS VIBRANTES

 

Nas paredes da sala de artes, serão expostas até agosto, belas telas contemporâneas, vibrantes e com boa dose de inspiração. É possível fazer, ao entrar na sala, um mergulho rápido e drástico na ação e no pensamento fluídico dos artistas. 


Junto com as obras, estão organizados, estrategicamente, móveis exclusivos e peças decorativas da Loja Le Baron São modelos elegantes, charmosos e interativos com o ambiente de arte - certamente, uma combinação perfeita entre a arte, o sensorial e o subjetivo.


 


Assim, quem quiser visitar o espaço, conhecer o trabalho dos artistas expositores e também a Le Baron, basta visitar a loja em horário comercial.


 


A Le Baron Móveis e Decoração fica na Avenida Manoel Ribas, 1.970, no bairro Mercês.


 


ATENDIMENTO:


(41) 3335-9653 ou (41) 99895-4408


contato@lebaronmoveis.com.br


Segunda a sextas: 09h – 18h


Sábados: 09h – 17h


Site: 

lebaronmoveis.com.br





A Trilha Sonora de um Bairro retrata o rap e a cultura da Cidade Industrial

Com menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Curitiba – Olhar de Cinema, o filme A Trilha Sonora de um Bairro faz um recorte sociológico corajoso, honesto e profundo da periferia de Curitiba.

Produzido com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o documentário inspira-se na música CIC, do grupo J.A.C, formado pelos rappers Menthor, Hauly MC e Betinho Celanex. 




Sem qualquer vanguarda acadêmica, mas com uma linguagem fiel à vida na comunidade, o curta-metragem expressa o desejo de quem mora na “quebrada” da CIC (Cidade Industrial de Curitiba) para mostrar, ao mundo, a riqueza cultural e a perseverança escondida na mente, no espírito, nas rimas, nas músicas, na dança, no rap, no hip-hop, no break, em todas as faces da cultura alternativa, do underground e da experiência real dos moradores.


Apoio cultural


Produzido com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o documentário inspira-se na música CIC, do grupo J.A.C, formado pelos rappers Menthor, Hauly MC e Betinho Celanex. 


“O movimento, o rap, a cena musical, o filme, tudo se mistura à vida de cada um na comunidade, na 'quebrada'", destacou Menthor, integrante do J.A.C. "Quando lançamos a música CIC, que inspira o documentário e sintetiza a nossa vida no bairro, quando batíamos de empresa em empresa da região para conseguir empregos, começamos a promover encontros, aos sábados, para amenizar as 'tretas' (brigas) nos bairros e nas vilas da Cidade Industrial. Chamamos o pessoal do rap do Caiuá, da Conquista, do Sabará, da Diadema. Juntamos todo mundo, formamos um grupo apenas e isso uniu a Cidade Industrial e a comunidade. Hoje somos espelho para a moçada e criamos uma identidade da CIC para o mundo”, destacou Menthor, integrante do J.A.C.


Humanização


O filme A Trilha Sonora de um Bairro também retrata o cotidiano, os sonhos, os desafios, os dramas e a realidade complexa dos moradores da CIC.


“A história (do documentário) é uma representação mais plural da realidade da comunidade, com o protagonismo dos moradores em várias cenas. Algo que extrapola até mesmo a música, ao criar um recorte fiel e honesto da realidade de uma periferia de uma grande cidade”, disse o diretor Danilo Custódio, da produtora responsável pelo documentário, Real Cultural.


O rapper Betinho Celanex protagonizou e dirigiu o filme. Ele virou integrante do J.A.C em 2006. “Eu sou um personagem do filme também, assim como vários moradores protagonizaram as cenas”, contou.


Lente social


Com apenas 15 minutos de duração, o filme consegue amplificar o contexto no bairro com a lente social da música e da vivência prática dos rappers na comunidade, a realidade contemporânea dos moradores da CIC, dos artistas do rap local, a expressão cultural e as relações humanas.


Premiado na estreia pela Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (Avec-PR), durante o Festival Internacional de Cinema de Curitiba, A Trilha Sonora de Um Bairro faz, essencialmente, um mergulho social, cultural e político pelas regiões da Cidade Industrial de Curitiba.


Da CIC para o mundo


O filme será exibido, em breve, no espaço cultural Teatro da Vila, mas ainda sem a programação definida. Os produtores também pretendem inscrever o documentário em festivais nacionais e internacionais, com a ideia de propagar a realidade da comunidade, destacar a cena musical e também exportar o slogan Da CIC para O Mundo.


Assessoria Prefeitura Municipal de Curitiba
Foto (Ricardo Marajós)
Na imagem: O rapper Menthor e os diretores, Danilo Custódio e Betinho Celanex





MÁRIO CARABAJAL RECEBE INDICAÇÃO

PARA DISPUTA AO NOBEL DE LITERATURA

 

O Dr. Mário Carabajal – Ph.D, presidente e fundador da Academia de Letras do Brasil (ALB) foi indicado, esta semana, à Academia Sueca de Letras, para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura. A carta de nominação do gaúcho, nascido em Bagé-RS, em 1958, reconhece a extensa e valiosa produção cultural, artística, educacional, intelectual e humanística do escritor brasileiro, ao país e ao mundo.

 

TRAJETÓRIA EXISTENCIAL

 

Com 30 obras publicadas, Carabajal é especialista em psicossomatologia e pesquisa científica. Também é mestre em relações internacionais; doutor em ciências educacionais; pós-doutor em psiconeurofisiologia e em filosofia.

 

Na longa trajetória, apresenta profundas reflexões, análises políticas e existenciais sobre modelos possíveis para acabar com a fome no mundo. Além disso, no Parlamento do Mercosul, tem colaborado significativamente para o fortalecimento das Políticas Públicas de Administrações dos Estados Membros.

 

Entre seus principais livros, destacam-se: Estado de Espírito / Cosmobiopsicosociocinesiologia / Romance Através dos Tempos / Estágios Psicomaturacionais da Consciência Humana / Dicionário de Psicanálise Clínica / Resumo de Projetos Políticos / Diagnóstico Preliminar em Psicopedagogia / Técnica e Prática da Psicanálise Clínica / Principais Causas da Fome no Mundo Contemporâneo / Divergências Diagnóstico-terminolócas em Psicopedagogia. Mario Carabajal também tem Inúmeras publicações em jornais e revistas, divulgados em vários países e traduzidos em diversos idiomas.

 

CARTA OFICIAL

 

A carta de indicação de Mário Carabajal à disputa ao Prêmio Nobel de Literatura, foi apresentada por Daniel Goulart, professor Universitário de Brusque (UNIFEBE), no Brasil, em mensagem enviada ao escritor, poeta, crítico literário e membro da Academia Sueca, Anders Olson, responsável pelo concurso internacional.

 

Na mensagem oficial, Goulart enfatiza as qualidades e a contribuição marcante do professor Mario Carabajal, à literatura e a sociedade.

 

Vimos os indicados qualificados e gostaríamos de perguntar, respeitosamente, se é possível designar Mário Carabajal Lopes ao Prêmio Nobel em Literatura. Em relação à literatura, ninguém jamais foi mais lúcido neste mundo do que o Dr. Mário Carabajal Lopes, que há cerca de vinte e dois anos fundou a Academia de Letras do Brasil, cujos membros são valiosos e a quem respeitamos muito e propuseram a abertura dessa Academia, pois no Brasil não havia apenas 40 pessoas alfabetizadas e capazes de expandir o conhecimento. A resposta que ele teve foi que seria mais fácil para ele iniciar uma nova academia do que para a Academia Brasileira de Letras iniciar-se. Idealista e sonhador, na casa dos trinta, um período em que a maioria de nós pretende procurar metas como segurança patrimonial, futuro financeiro, bens, etc  ele pensou em valores mais dignos, como cultura, elucidação das pessoas, idealismo, para ver uma nação olhando para o alto, para causas nobres, para a educação intelectual. Com isso em mente, com o despontar de um novo milênio, ele criou a Academia de Letras do Brasil (ALB). Graças ao seu trabalho diligente, hoje a ALB está em mais de 20 estados, com mais de 11.800 acadêmicos. Não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos da América, Suécia, França, Portugal, Espanha, Cazaquistão, Venezuela, Colômbia, Argentina, Paraguai, Chile e África”.

 

RECONHECIMENTO LEGÍTIMO

 

Para a presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional Paraná, Dra. Maria Teresa Marins Freire, “a indicação do professor Dr. Mário Carabajal é o profundo e legítimo reconhecimento do seu trabalho e produção literária, humanística e social.


A ALB-PR se irmana ao nosso Presidente Nacional e Confrade nesse sentimento de trajetória percorrida em intensa e profícua verve que nos inspira e que levou a ALB ao patamar superior em que hoje se posiciona.


Nossas congratulações por tão destacada e nobre indicação, nossa admiração por nos guiar no caminho fecundo da literatura e nosso respeito e amizade por inspirar e incentivar nossa criatividade literário-cultural!”, disse a Dra. Maria Teresa, presidente da ALB-PR. 

 


MAIS SOBRE CARABAJAL


Membro Fundador da Academia Mundial de Direito Internacional e Membro fundador da Academia Mundial de Relações Internacionais, Carabajal é ainda professor, jornalista, licenciado em Educação Física., especialista em pesquisa científica (UFRR), especialista em psicossomatologia (ESPC), estudos de especialização em Tecnologia Educacional (UnB) e especialista, mestre e doutor em psicanálise (ESPC).

 

O novo indicado à disputa ao Nobel de Literatura, também é Doutor em Psiconeurofisiologia (ESPC), mestre em Relações Internacionais (UAA), em estudos de Mestrado em Direito Internacional (UAA) e Pós-doutor em Filosofia da Religião. Em 2019, Mário Carabajal concluiu também o doutorado em Ciências Educacionais (UAA) – com tese em Psicopedagogia, além de Pós-doutorado em Bioquímica, na Universidade de Oxford - Inglaterra.

 

Ex-consultor do Ministério da Educação; Ministério Extraordinário dos Esportes; Departamento de Doenças Crônico-degenerativas do Ministério da Saúde; Departamento de Motricidade Humana da UNICAMP e assessor de Gabinete do Governo e da Secretária de Educação de Roraima (2001/2003), o escritor também é professor e orientador de mestrado e doutorado (CFSia). Com inúmeras publicações em jornais e revistas em todo o planeta, Mario Carabajal é membro Fundador da Academia Mundial de Direito Internacional e membro fundador da Academia Mundial de Relações Internacionais.

 

Sobre a literatura e o valor da escrita, costuma afirmar:

 

“Escrever é um ato de grande responsabilidade para com os destinos da própria Humanidade”. (Mário Carabajal)




Nenhum comentário: