domingo, 16 de janeiro de 2022

 

Realidade e ficção se encontram na obra “Simone de Beauvoir: a mulher de Montparnasse”

Terceiro livro da coleção “Grandes mulheres da História” ficcionaliza a vida da escritora e filósofa feminista

 

A trajetória de um dos nomes mais importantes e referência para o movimento feminista ganha as páginas da obra Simone de Beauvoir: a mulher de Montparnasse, que chega às livrarias brasileiras em fevereiro pela Tordesilhas Livros.

Tendo como fio condutor a vida da escritora e filósofa, a narrativa combina dados biográficos e ficção. O livro acompanha a vida de Simone de 1924 a 1946, período anterior ao desenvolvimento da teoria feminista pela qual é amplamente conhecida.


O romance retrata a empreitada da escritora para realizar o grande sonho de ser publicada. Na época, os editores rejeitavam os textos da filósofa alegando que eram inadequados. O livro também explora o relacionamento de Simone e Jean-Paul Sartre, considerado polêmico, já que durante anos eles mantiveram uma relação aberta e nunca se casaram.

Este é o terceiro volume da coleção publicada pela Tordesilhas Livros, “Grandes mulheres da História”. Anteriormente, foram lançados os romances Mademoiselle Chanel e o cheiro do amor (2018) e Frida Kahlo e as cores da vida, lançado em 2021 em parceria com a TAG Inéditos e, em seguida, em edição para as livrarias.

Para Caroline Bernard, autora da obra, Simone de Beauvoir foi significativa para sua carreira. O legado da filósofa sobre o papel da mulher na sociedade a encorajou a questionar as tradições e começar a escrever. Em Simone de Beauvoir: a mulher de Montparnasse, Caroline evidencia a figura corajosa da intelectual e o motivo de ter sido – e continuar sendo – um modelo para diferentes gerações de mulheres.


Ficha técnica:

Título: Simone de Beauvoir: a mulher de Montparnasse

Autora: Caroline Bernard

Tradução: Claudia Abeling

Editora: Tordesilhas

Preço: R$ 59,90

Número de páginas: 296

Formato: 16 x 23cm


Sobre a obra:

Paris, 1929. A jovem Simone, muito ambiciosa desde pequena, quer ser mais do que apenas a filha de uma boa família; ela quer estudar e escrever. Então, ela conhece Jean-Paul Sartre, enfant terrible, gênio… e logo seu amante. Os dois fazem um pacto que deve garantir o amor e a liberdade sexual de ambos e, juntos, formulam a filosofia do existencialismo.

Entretanto, por muito tempo Simone não consegue realizar seu sonho de escrever – os editores rejeitam seus textos alegando serem inadequados. Além disso, ela também tem que lutar constantemente por seu relacionamento com Sartre. Como um grande amor pode se conciliar com a busca pela liberdade?

 

Sobre a autora:

Caroline Bernard é o pseudônimo de Tania Schlie. Escritora há mais de vinte anos, ela adora imaginar histórias sobre mulheres fortes. Além de Simone de Beauvoir: a mulher de Montparnasse, ela também é autora de Frida Kahlo e as cores da vida, publicado no Brasil em 2021. Atualmente vive nos arredores de Hamburgo, Alemanha. Bernard tem uma relação muito especial com Simone de Beauvoir: as análises da escritora e filósofa sobre o papel da mulher em nosso mundo lhe deram coragem para questionar as tradições, tomar decisões incômodas e começar a escrever.

Sobre a Tordesilhas Livros:

Dedicada à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade ao revisitar com originalidade autores consagrados, revelar obras de tradições pouco conhecidas, descobrir o novo em passados remotos e selecionar na criação de hoje o que está fadado à perenidade. Ao mesmo tempo, persegue o apuro na produção dos livros, nossa marca registrada. Com edição rigorosa, tradutores renomados e design gráfico elegante e funcional, buscamos tornar a leitura uma experiência única.


Através de cuidadosa curadoria editorial, a Tordesilhas explora o melhor de cada um dos livros publicados, sempre em busca de talentos que possam dialogar com um público amplo sem perder a qualidade narrativa. Além dos clássicos, revisitados com criatividade, publicamos romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia. Também estão no radar da Tordesilhas escritores nacionais e internacionais que investiguem temas contemporâneos, capazes de nos ajudar a compreender mutações aceleradas do século XXI.

Tordesilhas Livros
 

 
 
 
 



Nenhum comentário: