segunda-feira, 2 de julho de 2018

POLITICA POR CESAR PREVEDELLO

                SAIU A NOVA PESQUISA AO GOVERNO DO PARANÁ.!


Como comentei aos caros amigos leitores na Coluna Política passada, eis que saiu mais uma pesquisa ao Poder Executivo Estadual, então vamos a análise.

Após duas pesquisas impugnadas pela Justiça Eleitoral, que atendeu a pedidos de candidatos que viram distorções nos questionários anteriormente propostos, a instituto Radar, com sede em Francisco Beltrão (Sudoeste) na  terça-feira (26) de junho os resultados de sua terceira tentativa. 
Se realmente desta vez não apareceram motivos novos para desconfianças, a sondagem serve apenas para mostrar que o quadro eleitoral do Paraná, na disputa pelo governo do estado, quase não sai do lugar.
As variações entre dados da Radar com os do Ibope divulgado em abril situam-se em faixas semelhantes. Pela Radar, Ratinho Jr. (PSD) mantém-se em primeiro lugar, com 32%, seguindo-se Osmar Dias (PDT) com 26%, e Cida Borghetti (PP) marcando 10%.
Pelo Ibope de dois meses atrás, Ratinho fazia 34% e Osmar, 28%.
A mudança mais notável diz respeito a Cida Borghetti, que dias antes de tomar posse no Palácio Iguaçu era apontada pelo Ibope com 5%, mas agora, pela Radar, sua pontuação sobre 10% – isto é, duplicou as intenções de votos a seu favor, provável e natural efeito do protagonismo que passou a exercer na política paranaense a partir da posse e do crescimento da sua exposição na mídia.
Se tomados como confiáveis os números apresentados pela Radar e comparados com os Ibope, o decréscimo das pontuações de Ratinho e Osmar se deu praticamente na exata proporção do crescimento de Cida – mantendo-se, porém, a diferença que separa os dois candidatos da ponta.
César Prevedello 

Nenhum comentário: