terça-feira, 4 de novembro de 2014

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica chega a Capital


Festival Internacional de Linguagem

Eletrônica chega a Curitiba

 

Curitiba recebe  uma exposição do File, propondo um novo olhar para arte contemporânea. Evento é considerado o maior da arte digital da América Latina e será de 9 de novembro a 7 de dezembro na Fiep

 

Curitiba recebe, pela primeira vez, de 9 de novembro a 7de dezembro, uma exposição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), considerado o maior acontecimento de arte digital na América Latina. As atividades gratuitas serão no Centro Cultural Sistema Fiep.
Criado em 2000, por dois brasileiros, Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, o File é uma plataforma interdisciplinar internacional que incentiva o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área das artes e das tecnologias. O Festival está conectado à rede mundial das importantes produções do gênero.

Linguagem

Eletrônica chega a Curitiba


Para esta edição, o File Curitiba 2014 terá um recorte de projetos do Brasil, Canadá, França, Bélgica, Grécia, Alemanha, Japão, Argentina, Taiwan, Colômbia, Reino Unido, Polônia, Dinamarca, Suécia, República Tcheca e Estados Unidos. O público participará através de tablets, instalações interativas “Arart” e “Stary night”, lupas, instalação “Simulacra”, microfone e instalação “Fala”. Outra forma divertida de participar é deitando num robô tátil, na obra “Martela”, além de jogos do File Games e animações do File Anima+.
Estrutura - o Festival acontece em São Paulo há 15 anos e no Rio de Janeiro desde 2006. Em 2014 o File ocorreu em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo e reuniu 30 mil pessoas. Para organizá-lo anualmente, é aberto um edital que recebe propostas de vários países. Na chamada de 2014 foram enviadas 855 propostas de 42 países que participaram do evento em São Paulo.
Para Curitiba virão cinco instalações interativas, quatro File Games e três File Anima+. “Fizemos um recorte das obras exibidas pelo Festival e que cabiam no contexto que queríamos propor, de um novo olhar de e sobre uma exposição de arte contemporânea”, diz Paula Perissinotto.
Segundo ela, o objetivo a partir de agora é incluir Curitiba no calendário anual do File. “Apenas com a continuidade do evento se tem a fidelização do público e se faz a inclusão deste novo olhar estético proporcionado pelas ferramentas digitais”.
Além de Paula Perissinotto, Ricardo Barreto também faz a curadoria das obras de arte e instalações. Raquel Fukuda responde pela curadoria das animações (File Anima+) e Anita Cavaleiro faz curadoria do File Games. 
O File tem no currículo intervenções expositivas feitas na Trienal de Luanda, no Festival da Criatividade, em Florença, e no Brasil Contemporâneo, em Roterdã.
“O público do File é eclético. Na faixa etária, agrada pais, filhos jovens, crianças e avós. Entre os profissionais, encanta estudantes de design, arte, arquitetura, design de interação, design de jogos e produtores de animação. Mas caso você não seja de nenhuma destas áreas, vai gostar da mesma maneira”, afirma Barreto.
O File apresentou pela primeira vez no Brasil, Estados Unidos e Japão a tecnologia 4K, projeção de filmes em altíssima definição, e a primeira transmissão em tempo real de um filme 4K. Foi responsável ainda pela visita inédita ao Brasil, em 2005, do pesquisador americano Ted Nelson, criador do nome e da ideia de hipertexto e hipermídia.
O File é uma realização Fiep, Senai, Sesi, IEL, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Corrente Cultural.


Programação
INSTALAÇÕES INTERATIVAS
Karina Smigla-Bobinski – SIMULACRA – Alemanha
Em “SIMULACRA”, ao segurar uma lente de aumento diante do monitor, subitamente surgem imagens de mãos, pés e longos cabelos negros. A artista retirou a película polarizadora do monitor e a transferiu para as lentes de aumento. Por isso, as imagens só podem ser percebidas através das lentes.

Petros Vrellis - Starry Night – Grécia
"Starry Night", animação interativa baseada na obra-prima de Van Gogh "Noite Estrelada". Os fluxos icônicos da pintura original ganham vida por meio de animação. O espectador interage com a pintura, alterando os fluxos ao tocá-la. Toda influência é temporária e, gradualmente, a animação volta a estado original. A trilha sonora ao fundo também reage ao fluxo.

Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti - FALA - Brasil
“Fala” é uma máquina de falar autônoma e interativa pela qual humanos falam com máquinas, e máquinas falam com máquinas. Máquinas ouvem humanos e humanos ouvem máquinas numa conversa gerada por sinônimos, proximidades de significado e semelhanças fonéticas. Na instalação, um microfone faz a interface com um “coro” de 40 celulares, possibilitando ver e ouvir a conversa ‘maquínica’.

Ricardo Barreto & Maria Hsu – Martela – Brasil
“Martela” é um robô tátil formado por 27 motores. Cada motor corresponde a uma unidade tátil que possibilita tocar o corpo com várias intensidades, combinações, direções e ritmos, segundo uma composição. Há uma notação que permite a execução repetidas vezes, assim como também é possível fazer uma gravação direta no computador da máquina tátil.  É um instrumento de Tactila, uma forma de arte cujo meio é o "tato-toque". O toque no corpo do usuário cria situações agradáveis ou de conflito.

Takeshi Mukai, Kei Shiratori & Younghyo Bak – ARART – Japão
“ARART” é um aplicativo que dá vida a objetos. Ele liga a realidade às expressões provenientes de dispositivos móveis, acrescentando novas histórias e valores ao ambiente real. 

FILE GAMES
O FILE Games reúne games de estúdios independentes, produções de grandes desenvolvedores e instalações de vários países. Os games selecionados são diversos, mas têm como ponto em comum a relação com a arte, seja por meio de inovações tecnológicas, gráficos ou jogabilidade.

Ed Key & David Kanaga – Proteus – Estados Unidos
 “Proteus” é um jogo sobre exploração e imersão em um mundo onírico parecido com uma ilha no qual a trilha sonora é criada por seus ambientes. Apresentado e controlado como um atirador clássico na primeira pessoa, o meio básico de interação é simplesmente a presença no mundo. As ilhas geradas no processo abrigam criaturas naturais e imaginárias, vales tranquilos e ruínas com poderes mágicos.

Minority Media Inc. – Papo & Yo – Canadá
“Papo & Yo” é a história do menino Quico e de seu melhor amigo, Monstro, uma fera enorme com dentes afiados, mas isto não impede Quico de brincar com ele. Monstro, porém, tem um problema: o vício em rãs venenosas. Basta ver uma rã pulando que ele se transforma tomado por uma ira violenta, que põe todos em risco, inclusive Quico. Mesmo assim, Quico ama Monstro e quer salvá-lo.

Queasy Games & I Am Robot and Proud – Sound Shapes – Canadá
Plataforma musical na qual tudo produz música. Apresentando músicas de Beck, Deadmau5, Jim Guthrie, com gráficos de Capy, Superbrother, Pixeljam e Pyramid Attack.

Right Square Bracket Left Square Bracket Games – Dad – Canadá
Experimente uma sobrecarga sensorial alucinante e psicodélica com “Dyad”! Embarque em uma jornada interativa transformadora através da campanha Modo de Jogo de “Dyad” e prepare-se para as variações táticas enlouquecedoras do Modo Troféu servidas para apenas os mais habilidosos. Ouopte por sentar-se e relaxar com o modo Remix alucinógeno de “Dyad”. Transcendência espera!

E também:
Amanita Design s.r.o. – Botanicula – República Tcheca
E McNeill – Auralux – Estados Unidos
Nyamyam – Tengami – Reino Unido
Playdead – Limbo iOS – Dinamarca
Simogo – Year Walk – Suécia
ustwogames – Monument Valley – Reino Unido

FILE ANIMA+
FILE Anima+ apresenta diferentes gêneros de animação, que incluem curtas e longas-metragens experimentais até filmes de grandes estúdios, inclusive animações interativas.
Gabriel Kempers – The Me Bird – Brasil
“The Me Bird”, livre interpretação do poema de Pablo Neruda. As molduras como jaula e o passado como fardo servem de pano de fundo para a história de uma bailarina em sua jornada rumo à liberdade.

Ludo Gavillet – Monsterbox – França
Uma menininha entra em uma floricultura onde há um velho rabugento. Porém, ela não está lá para comprar, e sim para procurar casinhas para os monstros.

Mélanie Tourneur – Animal – Bélgica
Esta é a história sobre um jovem raposo e uma peque na coruja, em uma floresta azul escura, que estão aprendendo um sobre o outro. Eles começam a brincar, mas o instinto de animal é forte neste jogo de esconde-esconde.

E ainda:
Celia Riviere – L’Odyssée du feu sacré – França
Dawn Brown – House of Monsters – Estados Unidos
Fernando Maldonado & Jorge Tereso – Shave It – Argentina
Henrique Barone – The Man Who Saw a Boat – Brasil
Henning Lederer – Numb – Alemanha
Joanna Lurie – The Silence Beneath the Bark – França
Katie Cropper – The Productive Anijam – Estados Unidos
Marie Vieleville – Soeur et Frère – França
Martin Brunet, Alex Vial, Leslie Martin & Matthieu Garcia – OZO – França
Mélanie Tourneur – Premieres Plumes – Bélgica
Nadav Arbel – Common Is the Sense – Israel
Renata Gąsiorowska – Birthday – Polônia
Rhiannon Evans – Heartstrings – Reino Unido
Ricardo Renna – The Final Straw – Estados Unidos
Robert Wallace – Dead Head – Estados Unidos
Rosana Urbes – Guida – Brasil
Ryan Mauskopf – Professor Soap: Chapter One – Estados Unidos
Ryan Mauskopf – Spacetime Fabric Softener – Estados Unidos
Simón Wilches – Semáforo – Colômbia
Wesley Rodrigues – Viagem na chuva – Brasil
Ya-Ting Yu – Out of Sight – Taiwan


Ficha técnica File Curitiba 2014
concepção e organização / conception and organization
Paula Perissinotto e Ricardo Barreto

gerência administrativa / administrative management
Fabiana Krepel

coordenação do educativo / educational coordination
Eliane Weizmann

coordenação de conteúdo / content coordination
Fernanda Albuquerque de Almeida

assistente de coordenação de conteúdo / content coordination assistant
Ana Bacaro

produção de conteúdo web / web content production
Maria Luisa Vieira e Maiara Armelin Leite

coordenação do file anima+ / file anima+ coordination
Raquel Olivia Fukuda

coordenação do file games / file games coordination
Anita Cavaleiro

projeto de arquitetura / architectural project
Ana Carla Magna

identidade visual e projeto gráfico / visual identity and graphic design
Estúdio Quadradão: Andrea Ribeiro e Leandro Lopes

produção executiva / executive production
Renata Passos

tradução e revisão translation and proofreading
Rafael Farinaccio e Thaïs Costa

audiovisual
IMAGES

assistente de produção / production assistant
Bruno Zanotti

elétrica e iluminação / electrical and lighting
Luiz Gonzaga

mediadores / educational mediators
Ana Luiza Drischel Costa Lima, Cristina de Araujo Rosa, Patrícia Martins Ambok Santos e Pedro Ivo

Assessoria de Imprensa / Press (Curitiba)
Marialda G. Pereira

Serviço

Festival Internacional de Linguagem (File)

De 9 de novembro a 7 de dezembro de 2014
Quarta a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Centro Cultural Sistema Fiep
Av. Cândido de Abreu, 200
Centro Cívico – Curitiba/PR

File ­­- Electronic Language International Festival - presents the art and technology exhibition "FILE Curitiba 2014" with interactive installations, games and animation films at Centro Cultural Sistema Fiep, in Curitiba, from November 9th to December 7th.
For the past 15 years, FILE promotes exhibitions, workshops and gatherings that seek to investigate the appropriations of the technologic media – as computer and games – in artistic accomplishments. With annual exhibitions in São Paulo, editions in Rio de Janeiro and Belo Horizonte, in addition to participations in international events, FILE is the biggest digital art event in Latin America.
In this exhibition, the public from Curitiba has the opportunity to know part of the recent production of electronic and digital art that has been made internationally, through a cutout of the full editions of FILE, that happen annually in São Paulo and bring together about 400 works from 40 different countries.

Attendance:
Electronic Language International Festival (File)
November 9th to December 7th 2014
From Wednesday to Sunday, from 10 AM to 6 PM
Free

Centro Cultural Sistema Fiep
Av. Cândido de Abreu, 200
Centro Cívico – Curitiba/PR

Nenhum comentário: