Evento que celebrou ainda os 35 anos da produtora, nesta terça (17), contou com forte presença de convidados de todas as áreas da indústria audiovisual e show-surpresa de Gilberto Gil
Compareceram à festa dezenas de personalidades, como Alexandre Nero, Antonio Fagundes, Antonio Pitanga, Ary Fontoura, Bella Campos, Bruna Marquezine, Camila Pitanga, Cauã Reymond, Debora Bloch, Debora Nascimento, Flavia Alessandra, Letícia Colin, Luciano Huck, Marjorie Estiano, Paolla Oliveira, Rodrigo Lombardi, Sasha Meneghel, Sophie Charlotte e Yanna Lavigne.
Fotos de Cristina Granato
Fotos de Felipe Archer
O cinema brasileiro vive um momento de enorme repercussão internacional, reafirmando sua criatividade, diversidade e força cultural. Em meio a esse cenário, a Conspiração se juntou à Elo para realizar, no dia 17 de março, uma grande festa em homenagem à sétima arte nacional no recém-restaurado Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. O evento também marcou os 35 anos da produtora, consolidando mais de três décadas de histórias que atravessam gerações e fronteiras, além da parceria com a empresa brasileira de tecnologia de pagamentos, que reforçou seu posicionamento como apoiadora da cultura brasileira.
A noite reuniu, em peso, a indústria do audiovisual em todos os seus setores — artistas, cineastas, executivos, técnicos e profissionais de diferentes áreas —, incluindo aqueles que ajudaram a construir a história da produtora. A festa contou ainda com um show-surpresa de Gilberto Gil, que emocionou os convidados e coroou a celebração.
A celebração reforçou o espírito de coletividade — valor fundamental para o funcionamento das engrenagens da indústria cinematográfica e uma das características mais distintivas da Conspiração desde sua fundação, em 1991. Há 35 anos, a produtora iniciou uma trajetória que, em muitos momentos, se entrelaça com a história recente do audiovisual brasileiro. Ao longo dessa jornada, ajudou a impulsionar transformações no setor, sempre atenta às mudanças da indústria e apostando em novos formatos, linguagens e parcerias.
“O cinema brasileiro vive um momento muito bonito, que reafirma a potência da nossa cultura, e nada mais justo do que prestarmos uma homenagem a essa força criativa que define o nosso audiovisual. Essa é também uma indústria profundamente marcada pelo espírito coletivo, pela colaboração entre artistas, técnicos, produtores e tantas outras áreas que tornam cada filme possível, um valor que sempre esteve no centro da trajetória da Conspiração”, destacou Renata Brandão, CEO da produtora. “Temos muito orgulho de fazer parte desse movimento e de ter contribuído, ao longo de 35 anos, para o desenvolvimento de um setor tão importante para o país. A festa foi justamente uma forma de celebrar as histórias que ganham vida nas telas, as pessoas por trás delas e toda a vitalidade criativa que move o nosso cinema, reunindo amigos, parceiros e profissionais que constroem essa indústria todos os dias.”
A Elo entrou na noite reafirmando seu compromisso com a valorização do cinema brasileiro e com o orgulho em torno da produção audiovisual. A iniciativa dialogou com o movimento da marca de incentivo ao público para prestigiar as produções nacionais nas salas de cinema e se conectou à sua campanha mais recente, estrelada por Wagner Moura e desenvolvida pela Conspiração. Na comunicação, a Elo celebrou o talento brasileiro por meio da mensagem central “onde tem um brasileiro, tem nossa torcida”, enaltecendo a excelência criativa nacional e sua capacidade de refletir a identidade cultural brasileira de forma única.
“O cinema brasileiro sempre foi extraordinário. Ao longo de décadas, revelou ao mundo talentos brilhantes — atores, diretores, produtores e roteiristas que construíram uma cinematografia potente, sensível e profundamente autoral. Como uma empresa brasileira, temos enorme orgulho da nossa cultura e de tudo o que nasce aqui. Ver o cinema nacional ocupar finalmente o espaço de reconhecimento global que sempre mereceu foi um momento histórico para o Brasil. E momentos como este precisaram ser celebrados: com entusiasmo, com alegria e, sobretudo, com muito orgulho de quem somos”, afirmou Mel Pedroso, CMO da Elo.
O evento aconteceu em meio a uma fase de grande visibilidade e reconhecimento internacional do cinema brasileiro. Em 2026, o país esteve presente em cinco categorias do Oscar, reforçando o alcance e a relevância da produção nacional no cenário global.
Esse reconhecimento também dialoga com a trajetória recente da própria Conspiração, coprodutora do longa “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama. Ao longo de seus 35 anos de história, a empresa se consolidou como a produtora independente da América Latina com o maior número de indicações ao Emmy Internacional — são dez ao todo — incluindo a vitória na categoria de Melhor Comédia com “A Mulher Invisível”.
Com mais de 50 longas-metragens lançados, mais de 30 séries de ficção e mais de 40 documentários, a Conspiração acumula mais de 300 troféus em festivais e premiações ao redor do mundo. Suas produções já levaram mais de 30 milhões de espectadores aos cinemas e incluem títulos de grande repercussão como “Eu Tu Eles”, “2 Filhos de Francisco”, “Vai Que Cola”, “O Auto da Compadecida 2” e “Vitória”, além de séries de sucesso como “Sob Pressão”, “DOM”, “Fim”, “Anitta: Made in Honório” e “Detetives do Prédio Azul”.
Atualmente, mais de 60 projetos para cinema, televisão e streaming estão em desenvolvimento, incluindo o longa “Velhos Bandidos”, comédia de ação dirigida por Cláudio Torres e estrelada por Fernanda Montenegro, Ary Fontoura, Bruna Marquezine e Lázaro Ramos, que estreia nos cinemas em 26 de março. Também estão na fila os longas “Quinze Dias”, “Os Corretores”, “No Jardim do Ogro” e “Precisamos Falar”, a série “Emergência 53” e documentários sobre Fernanda Montenegro e Preta Gil, além de uma cinebiografia sobre a trajetória da jogadora de futebol Marta.
A parceria entre Conspiração e Elo também contempla o patrocínio da marca ao próximo longa-metragem da produtora, que será anunciado em breve.
O Edifício Gustavo Capanema, local da comemoração, carrega forte significado cultural. Construído entre 1937 e 1945 para abrigar o antigo Ministério da Educação e Saúde Pública, o edifício é um marco da arquitetura modernista brasileira, com projeto liderado por Lúcio Costa, participação de Oscar Niemeyer e consultoria de Le Corbusier, além de paisagismo de Roberto Burle Marx. Após amplo processo de restauração iniciado em 2019, o prédio foi reaberto ao público em maio de 2025, mantendo sua relevância histórica e cultural.
Além do patrocínio da Elo, a festa contou com produção da Arara e apoio das marcas Alexandre Birman, Johnnie Walker, Tanqueray e Stella Artois.
Bio Conspiração
Com dez indicações ao Emmy International, a Conspiração é a produtora independente na América Latina com o maior número de indicações à premiação e vencedora da categoria Melhor Comédia com "A Mulher Invisível". É coprodutora do vencedor do Oscar® de Melhor Filme Internacional e Globo de Ouro® de Melhor Atriz - Drama, além de maior bilheteria pós-pandemia do Brasil "Ainda Estou Aqui". É realizadora de séries de sucesso como "FIM" (Globoplay), "Sob Pressão" (TV Globo), "DOM" (Prime Video), "Anitta: Made in Honório" (Netflix), "Detetives do Prédio Azul" (Gloob) e "1 Contra Todos" (Fox), além de séries de não-ficção como "Viajando com Os Gil" (Prime Video), "Angélica: 50 & Tanto" (Globoplay) e "Se Eu Fosse Luisa Sonza" (Netflix).
No cinema, participou de festivais renomados como Cannes, Berlim, Sundance, Veneza e Toronto, e responsável por sucessos de bilheteria como "Eu Tu Eles" (Menção especial de Un Certain Regard), "2 Filhos de Francisco" - ambos indicações oficiais do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro -, "Vai Que Cola", "O Auto da Compadecida 2" e "Vitória". Atualmente, lança “Velhos Bandidos” e trabalha em novos títulos, incluindo “Emergência 53”, “No Jardim do Ogro”, “Os Corretores”, “Quinze Dias” e “Bajo Presión", adaptação do "Sob Pressão" no México.
Sobre a Elo
Fundada em 2011, a Elo é uma empresa brasileira de tecnologia e meios de pagamento que iniciou sua atuação com cartões de débito e crédito e, desde então, ampliou seu portfólio com soluções digitais e serviços para pessoas e empresas. Com plataforma tecnológica proprietária e presença em uma ampla rede que conecta portadores de cartões, emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais, a companhia investe em experiências que aproximam os brasileiros da cultura e valorizam o talento do país, movimento que reflete o posicionamento da marca. Com DNA nacional e foco em inovação, a Elo apoia iniciativas que celebram histórias, artistas e produções que expressam a diversidade e a identidade cultural do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário