terça-feira, 15 de julho de 2025

Acontece.

 

Protagonizado por, Ney Matogrosso "Luz nas Trevas" será exibido no encerramento do Festival de Cinema de Vitória.


Artista receberá homenagem por sua trajetória e contribuição para a cultura brasileira 


Como parte da homenagem ao artista Ney Matogrosso, o público do 32º Festival de Cinema de Vitória irá conferir na Sessão Especial de Encerramento o filme "Luz nas Trevas: a Volta do Bandido da Luz Vermelha" (2010), de Helena Ignez, protagonizado pelo homenageado. A sessão, que acontece no dia 24 de julho, às 19h, no Teatro Glória (Sesc Glória), faz parte da programação do evento, que será realizado de 19 a 24 de julho no Espírito Santo, e conta com patrocínio da Petrobras, e o patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura


A Sessão Especial de Encerramento contará com a presença da diretora e atriz Helena Ignez, musa do cinema novo e do cinema marginal. Entre suas atuações premiadas estão os trabalhos em filmes como "O Padre e a Moça" (1966), de Joaquim Pedro de Andrade, em que interpretou Mariana; e à pistoleira Janete Jane, no primeiro "O Bandido da Luz Vermelha" (1968). Também dirigiu filmes como "Ralé" (2015) e "A Alegria é a Prova dos Nove" (2023). 


O longa "Luz nas Trevas: a Volta do Bandido da Luz Vermelha", que tem roteiro original de Rogério Sganzerla adaptado por Helena Ignez, é a continuação do clássico O "Bandido da Luz Vermelha" (1968), de Sganzerla, e narra a história de dois dos mais famosos marginais de São Paulo. Filho do bandido Luz Vermelha (Ney Matogrosso), Tudo-ou-Nada (André Guerreiro) é o fio condutor que atravessa essa história política e existencial. Além de Ney Matogrosso, o filme conta com as participações especiais de nomes como José Mojica Marins (Zé do Caixão), Bruna Lombardi, Simone Spoladore e Maria Luiza Mendonça. 


Homenagem 


Um dos maiores nomes da cultura brasileira, Ney Matogrosso é o homenageado nacional do 32º Festival de Cinema de Vitória. Um dos ícones da música produzida no Brasil, o artista tem uma trajetória expressiva como ator no cinema brasileiro, além de ter se destacado também como diretor de espetáculos musicais e de teatro.


As honrarias acontecem na quinta-feira, 24 de julho, a partir das 14h, no Hotel Senac Ilha do Boi com a Coletiva de Imprensa, que marca o lançamento do Caderno do Homenageado, publicação inédita sobre a trajetória do artista. Essa atividade é exclusiva para veículos de comunicação previamente cadastrados. 


No mesmo dia, a partir das 19h, no Teatro Glória (Sesc Glória), acontecerá a Cerimônia de Homenagem, em que o artista receberá o Troféu Vitória e o carinho do público. Neste dia também acontecem a Sessão Especial de Encerramento e a Cerimônia de Premiação, que marcam o fim das atividades do 32º FCV. A entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos exclusivamente on-line em link que será divulgado em breve pelo Sesc Glória, e está sujeita à lotação. 



32º FCV


De 19 a 24 de julho, acontece a 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV), que apresentará a safra atual e inédita do audiovisual brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com sessões especiais, debates e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema. Toda programação é gratuita.


O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi e da TVE. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte - IBCA.


Petrobras 


A Petrobras é uma das principais empresas do país e patrocinadora do 32º Festival de Cinema de Vitória. A empresa atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Cultura é uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

Nenhum comentário: