A luz do Mediterrâneo, a tranquilidade dos jardins e a sombra discreta dos pinheiros centenários fazem do Hotel du Cap-Eden-Roc um lugar onde a arte e a natureza sempre se encontraram. Desde o início do século XX, artistas renomados como Matisse, Picasso, Chagall e Léger foram atraídos por esta atmosfera única.
Com esse espírito, o icônico Hotel du Cap se une à galeria von Bartha para apresentar três esculturas monumentais de lebres em bronze do escultor Barry Flanagan (1941-2009), instaladas ao ar livre, no coração da propriedade.
Saltando sobre as dunas da costa do Mar do Norte, percorrendo a energia das ruas de Nova York, ou, nesta temporada do verão europeu, erguidas no parque do lendário Hotel du Cap-Eden-Roc, as esculturas de lebres de Barry Flanagan encontram seu lugar ao ar livre, onde ganham vida em diálogo com o entorno.
Em suas obras, o artista irlandês-galês Flanagan — celebrado por suas lebres de bronze dinâmicas e frequentemente monumentais — capturou movimento e personalidade como ninguém. Seu fascínio pela lebre começou com um único e fugaz momento, observando uma delas cruzar rapidamente os Sussex Downs, na Inglaterra. Essa visão eletrizante inspirou sua primeira escultura, "Leaping Hare", em 1979, e, desde então, suas lebres têm personificado fantasia quanto vitalidade.
Outra propriedade emblemática da Oetker Hotels, o Château Saint-Martin & Spa, situado no coração da Riviera Francesa, entre Cannes e Mônaco, exibe três esculturas de Philippe Cramer em seus jardins. A exposição é a primeira do gênero realizada na França pelo artista baseado em Genebra que é conhecido por criar obras de arte poéticas, combinando curvas orgânicas com formas geométricas, enquanto faz referência à Antiguidade, à arte moderna e à natureza.
A visão de Cramer é caracterizada pelo uso de cores vibrantes em conjunto com materiais naturais; seu amor por madeira e pedra, complementado por tons quentes e ricos e detalhes dourados, o posiciona como uma voz distinta no mundo da arte.
Nascido em 1970 nos Estados Unidos, Philippe Cramer cresceu na Suíça e vem de uma linhagem artística que inclui seu tio Gérald Cramer, que colaborou com artistas renomados como Joan Miró, Pablo Picasso, Marc Chagall e Henri Matisse, e sua avó Adrienne Cramer, que foi próxima de Jean Tinguely, Niki de Saint Phalle e Meret Oppenheim.
Esta colaboração reflete o compromisso do Château Saint-Martin & Spa em exibir a arte contemporânea no coração de sua propriedade, sendo uma forma de oferecer aos visitantes a oportunidade de vivenciar momentos únicos em seu ambiente singular.
“Com estas esculturas, convido os visitantes a desacelerar, a contemplar o ciclo da vida e a entrar em ressonância com os materiais e símbolos”, declara o artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário