terça-feira, 25 de julho de 2023

Literatura Atual

 Quem está por trás dos livros? 5 autobiografias para este Dia do Escritor

Conheça histórias inspiradoras de autores, que narram desde o enfrentamento de uma dependência química até a conquista da autonomia após um relacionamento abusivo

Você já se perguntou como é a vida de seus autores favoritos? Em homenagem ao Dia Nacional do Escritor, celebrado neste 25 de julho, conheça histórias reais de brasileiros que carregam o dom da palavra.

Sinta-se convidado a imergir nas trajetórias de pessoas e contextos distintos, mas que se conectam aos leitores por meio de questões como a autonomia feminina, a reconciliação com os pais, a luta contra a dependência química, entre outros assuntos curiosos e impactantes.

A Voz do Tempo

Filha de um padre beneditino com uma jovem aristocrata, Lenah Oswaldo Cruz cresceu com a rejeição dos progenitores e as críticas da sociedade conservadora na década de 1940. Anos depois, quando o pai estava perto de morrer, ele a convidou para fazer um último pedido – e este momento deu início à tentativa de reconciliação da autora com suas memórias. No livro, ela atravessa angústias em diferentes fases da vida, ao mesmo tempo que conduz o leitor pelo Brasil do século passado.

(Autora: Lenah Oswaldo Cruz | Onde encontrar: Amazon)

Ele é superdotado, e daí?

Após anos em busca de entender todos os problemas que o filho enfrentava, especialmente na escola, Claudia Tozzini Barretto recebeu o diagnóstico: superdotação. Em meio a relatos pessoais e apresentação de informações técnicas, a mãe-autora tece críticas ao sistema educacional, trata sobre o bullying e fala sobre a tentativa da sociedade de repreender comportamentos de pessoas superdotadas.

(Autora: Claudia Tozzini Barretto | Onde encontrar: Amazon)

Da Submissão À Autonomia

Iara Nárdia Germano teve um início de vida comum a muitas brasileiras. Casou-se cedo, engravidou, foi traída inúmeras vezes e dedicava-se integralmente ao marido. Essa jornada  virou fonte de inspiração para contar, em livro, como deixou o contexto violento em busca da autonomia para si e outras mulheres. Hoje, ela é terapeuta sexual, conselheira de relacionamentos e professora de pompoarismo, com 700 mil seguidores nas redes sociais.

(Autoras: Alda Marina Nunes e Iara Nárdia Germano | Onde encontrar: Amazon)

Mudanças para pessoas inteligentes, mas que não têm sabedoria

Ao relatar a vivência como dependente químico por duas décadas e passar por 15 internações, o médico Marcelo Reginato conta de que forma retomou o controle da própria vida. Com uma linguagem crua e filosófica sobre temas caros à humanidade, como felicidade, simplicidade e fé, o autor reafirma a importância do acompanhamento profissional junto da busca por uma real mudança rumo à libertação.

(Autor: Marcelo Reginato, com codinome Ricciluca Cattaneo | Onde encontrar: Amazon)

A história do que aconteceu com a gente

Surpresas, brigas, desculpas, filhos e reviravoltas. Estes são alguns dos temas presentes na autobiografia A história do que aconteceu com a gente, do escritor Mauro Valeri Junior. Ele e Raquel se conhecem no trabalho e se apaixonam profundamente. O casamento acontece, mas as armadilhas do cotidiano atropelam um sentimento que começou tão forte. Vem o desgaste e, com ele, todas as lições que hoje o escritor divide com os leitores que não querem deixar o amor de suas vidas escapar.

(Autor: Mauro Valeri Junior | Onde encontrar: Amazon)



Imagens relacionadas




 

     

Nenhum comentário: