terça-feira, 7 de março de 2023

ARTIGO

 

 Cuidar da carreira: uma jornada de construção




Por Denise Barbosa



Atuo com desenvolvimento humano e organizacional há quase 20 anos e o tema trilha/desenvolvimento de carreira é recorrente entre os profissionais. Seja nas organizações, como em projetos individuais de mentoria. Muitas vezes este tema está envolto por dúvidas, ansiedade e até insegurança independente de ser um jovem profissional ou um sênior.

Carreira é um tema que envolve várias dimensões: o presente, o futuro, as escolhas, os desejos, as necessidades financeiras, familiares e questões práticas da vida. É uma jornada de construção.

O design de carreira tem o objetivo de conectar estas dimensões e apoiar na construção de planos reais, encontrando oportunidades a partir das fortalezas do perfil profissional, do propósito, da realidade de vida e treinar o comportamento para a jornada por meio de experimentações.

Cada vez mais estamos migrando de um modelo tradicional e rígido de carreira para uma forma mais orgânica e protagonista baseado em interesses, personalidade e habilidades. O sucesso deste novo modelo está baseado no que chamamos de soft skill, que são as atitudes e valores. Este modelo demanda empreendedorismo, resiliência e inteligência emocional para lidar com a imprevisibilidade. Por outro lado, fazer bem o que gosta traz felicidade e qualidade de vida.


Quais são as principais habilidades que um jovem ou um executivo deve ter para construir a carreira dos seus sonhos?

1º- Dialogar para aprender: construa relações com pessoas que contribuam para o seu desenvolvimento (mentores, professores, profissionais seniores, líderes, família…). Aprender com os outros, entender o que e como estão fazendo, buscar feedback claro e transparente é fundamental para evoluir. Muitos profissionais, ao longo da sua carreira, tomaram decisões equivocadas porque fizeram sozinhos ou se aconselharam com pessoas que tinham interesses que não eram o de ajudar. Escolha pessoas que contribuam para eliminar suas crenças limitantes e que você confie que não está sozinho/a.

2º- Invista no autoconhecimento: o que te empolga? Qual o seu propósito? Quais são os seus talentos, fortalezas e quais habilidades precisam ser adquiridas? O plano de carreira é construído a partir de você.

3º- Ter um plano de carreira realista: que conecte as dimensões da sua vida, que é uma jornada de exercícios entre escolhas e decisões. Para algumas pessoas, a realização de seu sonho profissional passa por etapas que não são motivadoras, mas fazem parte da jornada. Quem tem um porquê claro, se prepara melhor para a execução do como.

4º- Ter consciência: seja qual for sua carreira dos sonhos, ela precisa de autogestão, administração do tempo e capacidade de execução.

5º- Aprenda com os tropeços, tenha flexibilidade cognitiva, reavalie e ajuste a rota se necessário. Seja otimista.

Lembre-se de dar um tempo. A aprendizagem também acontece quando está descansando e fazendo outras atividades não relacionadas a atividade profissional.

Quais as áreas e habilidades consideradas do futuro?

Todas as áreas relacionadas a cuidar, resolver problemas e/ou melhorar a experiência das pessoas. Portanto, habilidades como empatia, criatividade, resolução de problemas complexos, pensamento crítico e coletivo, resiliência, adaptação e habilidades digitais como capacidade de (re)aprender, trabalhar com dados e excitar o pensamento escalável são importantes para começar a construir sua carreira do futuro hoje.



*DENISE BARBOSA é especialista em desenvolvimento humano e organizacional, e performance profissional. Faz mentoria e design de carreira e é consultora de projetos estratégicos de RH.
 
SERVIÇO:

DB DESENVOLVIMENTO

HTTPS://WWW.DENISEBARBOSA.COM.BR/ [1]

DENISE@DENISEBARBOSA.COM.BR

INSTAGRAM: @DB_DESENVOLVIMENTO

FACEBOOK: /DENISEBARBOSA.COM.BR/

Foto: Divulgação.  


-- 

Nenhum comentário: