quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Ouvintes

 

'Rádio-Carta Mulher':

Podcast feito por mulheres atingidas pelo cárcere estreia  nas plataformas digitais



O podcast ficará disponível para escuta do público até o dia 20 de agosto 


Rádio-Carta Mulher é um podcast experimental protagonizado por 5 mulheres atingidas pelo cárcere. O projeto, que foi   lançado gratuitamente nas plataformas digitais , é uma arte sonora construída a partir da livre escrita de cartas reais feitas por Adriana, Ângela, Bianca, Mila e Valéria. Estas cartas, que foram produzidas num período de 3 meses, são destinadas a outras 5 mulheres que tiveram profunda relevância afetiva na trajetória delas.


"Escolhi escrever para Mariellle Franco, uma amiga de luta política, os fragmentos da minha história se misturam com a dela, e o processo criativo fica muito vivo quando falamos com intimidade. Ter vivido a experiência da clausura faz nossa comunicação ser mais urgente e às vezes até exasperante. Meu desejo é que esses fragmentos se diluam poeticamente nos ouvidos, fazendo a mensagem chegar sem chocar ninguém", conta Valéria Mello, uma das protagonistas que é poeta e escritora. 


Durante a construção do projeto, diversas memórias foram sendo resgatadas pelas protagonistas através de exercícios criativos, a ideia foi compor um mosaico fluido de lembranças relevantes, que apontam um possível caminho de crítica ao Sistema Prisional. Foram realizadas entrevistas e encontros para estimular a escrita destas cartas que são verdadeiros documentos sobre a realidade de quem passou pelo cárcere e agora se depara com a ressocialização.


"Não existe trabalho para quem já foi preso, a triste e cruel realidade é que seremos mercadoria até o fim. Isso significa que podemos voltar a qualquer momento para aquele lugar. A importância da empregabilidade é um ponto crucial que queremos fazer a sociedade acordar para pensar junto com a gente", ressalta Bianca Kalutor, artista multidisciplinar, que também integra a equipe do projeto Rádio-Carta Mulher. 


Depois do processo da escrita, cada protagonista gravou sua própria carta e o material ganhou uma densa e criativa dramaturgia sonora feita pela atriz Joice Marino, que acompanhou o processo de desenvolvimento do texto até chegar em áudio, e a partir daí virar um podcast com formato de arte sonora com 30 minutos de duração.


Para a equipe técnica, que conta com 7 profissionais, coube a missão de conduzir da forma mais neutra possível narrativas tão potentes, outrora excluídas. Agora distribuídas gratuitamente pela internet a partir do dia 26 de junho, vão possibilitar um diálogo mais franco com a sociedade.


"Neste trabalho com as cartas temos algumas camadas significantes: as palavras escritas e escolhidas por elas, o modo como elas leem suas próprias cartas e o que a própria narrativa delas causa em mim ao ouvi-las e interpretá-las poeticamente. O processo de pesquisa dos sons e composições musicais foi feito em diálogo com essas mulheres que especificaram os sons que as agradam, os que as desagradam e os que as representam. Na criação dramatúrgica, busco na musicalidade e no garimpo desta sonoplastia, pontuar e ou contrapor, delirar de modo poético seus sentidos em diálogo artístico de interpretação com o tema que cada uma propõe ao escreverem suas cartas. Meu intuito é alcançá-las no que está por dentro da fala de cada uma. Não como significado objetivo de sua comunicação, mas como afeto. Ao mesmo tempo que os interpreto com os meus afetos, ao ouvi-las", conta a atriz Joice Marino, que pesquisa e trabalha com poesia, mulheres e cárcere por mais de 12 anos. 


Este projeto é apresentado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, através do Fomento à Cultura Carioca - FOCA 2021, e pelo Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, e visa a geração de trabalho e renda para mulheres atingidas pelo sistema penitenciário, e também a conscientização da sociedade na luta pelo direito à diversidade de gêneros e raças. Além do podcast em si, que será distribuído nas redes sociais de forma acessível e gratuito, haverá duas oficinas abertas ao público e um evento de pré-lançamento com escuta coletiva e mesa redonda com as protagonistas e a equipe técnica. O evento de pré-lançamento será presencial, no dia 16 de junho, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, onde a obra seguirá em exibição para o público até o dia 16 de agosto. 


_______________________________________________________________


Calendário de acontecimentos 

Rádio-Carta Mulher 


30 de julho


Pré-lançamento <presencial> 

15h - Escuta coletiva + mesa redonda com as protagonistas e equipe técnica. 


Onde acontece? 

Centro Cultural Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, Centro. 

Grátis. 


De 30 de julho a 20 de agosto


Instalação sonora na sala Multiuso # 1 do Centro Cultural Municipal de Arte Hélio Oiticica. 

 

O podcast ficará disponível para escuta do público até o dia 20 de agosto no Centro Cultural Municipal de Arte Hélio Oiticica. 

Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, Centro.

Segunda a sábado de 10h às 18h.


 


Lançamento digital do podcast Rádio-Carta Mulher foi dia 30

07  e fica  ate o dia 20 /08

 

Onde acontece? 

Todas as nossas plataformas 

Grátis 


Acesse: 

Youtube 

Spotify 

Google Podcasts 

Instagram 

QR Code do Canal do Youtube 


Sobre as oficinas:


Serão duas oficinas gratuitas que vão abordar o processo de narrativas de histórias e produção do podcast, construído através da metodologia da escrita de cartas. 


Ambas oficinas serão anunciadas no instagram do projeto. 


Centro Cultural Municipal de Arte Hélio Oiticica

 Não é necessário se inscrever previamente. 

 



Ficha Técnica 


Protagonistas: Adriana Galdino, Angela Rios, Bianca Kalutor, Marilda Mila e Valéria Mello.

Idealização e direção artística: Érica Magni e Paula Gorini

Dramaturgia sonora, finalização e mixagem: Joice Marino

Técnico de som: Damião Lopes

Coordenação de pós-produção de áudio: Luiza Souto


Coordenação de comunicação: Érica Magni

Ilustração: Vera Ifaseyí

Identidade visual: Levi L. 


Consultor de Audiodescrição: Alessandro Câmara

Tradução e Libras: Priscila Mara Simões

Edição de vídeo Libras: Wagner Machado


Coordenação de Produção: Paula Gorini

Assistente de Produção: Matilde Wrublevski


Contato: radiocartamulher@gmail.com

Instagram: @radiocartamulher 





Se você não deseja mais receber e-mails nossos, cancele sua inscrição aqui.


Nenhum comentário: