segunda-feira, 4 de julho de 2022

Turismo Certo

 

Agentes do turismo de São Paulo serão capacitados sobre o destino Aracaju


Se você

A capacitação será realizada nas cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas, através da ação Road Show Viva Aracaju, realizada pela prefeitura da capital sergipana em parceria com a ABIH-SE

Todas as fotos são de MÁRCIO DANTAS

As belezas naturais e os atrativos turísticos de Aracaju, capital de Sergipe, serão apresentados durante capacitação para operadores de turismo, agentes de viagens e guias de turismo dos municípios paulistas de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas, no período de 4 a 6 de julho, durante o Road Show Viva Aracaju. Esta é uma ação realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) e com o apoio da Azul Viagens. 


 

A primeira parada da Caravana “Viva Aracaju” será em Ribeirão Preto, no dia 4 de julho. O encontro com os integrantes do setor turístico de Ribeirão será às 19h, na Choperia Pinguim. No dia seguinte, 5 de julho, o Road Show aportará em São José do Rio Preto, onde fará blitz informativa em agências de viagem. Já em Campinas, o evento será realizado no dia 6 de julho, às 19h, no restaurante Coco Bambu, no Shopping Iguatemi. A expectativa é de que cerca de 300 pessoas sejam capacitadas.

 

Esta é a 5ª edição do evento, que foi iniciado em outubro de 2021 e já capacitou mais de 500 integrantes do Turismo dos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Alagoas e do Distrito Federal. O Road Show é uma das várias ações previstas no Termo de Fomento assinado entre a Prefeitura de Aracaju e a ABIH, que visa capacitar integrantes do setor turístico de vários estados do país sobre a capital sergipana, evidenciando-a como importante destino turístico do Nordeste. 

Aracaju tem sido destino de paulistas

Para o presidente da ABIH-SE, José Wilson dos Santos, municípios de São Paulo têm grande participação na quantidade de turistas que visitam Aracaju todos os anos, por isso, estreitar o relacionamento, firmar mais parcerias e apresentar as novidades do destino são ações necessárias para que o fluxo turístico entre as cidades seja crescente. Ele enfatiza a importância do Termo de Fomento celebrado entre a ABIH-SE e a prefeitura aracajuana, através da SEMICT, para que a capital sergipana possa entrar, de forma definitiva, no destination nacional.

 

“O Road Show Viva Aracaju é o resultado da união daqueles que trabalham, incessantemente, para fazer da capital sergipana um destino nacional e internacionalmente conhecido, bem como reconhecido por tudo o que tem a oferecer ao turista: acolhimento, boa infraestrutura turística, segurança e hospitalidade. Com muito trabalho e empenho, temos conquistado isso! E a nossa ida a essas cidades paulistas é justamente para estreitar nosso relacionamento com os locais que têm Aracaju como destino. Nosso objetivo é fazer com que nossa bela cidade seja ainda mais divulgada nessa região”, declara José Wilson dos Santos.

 

Para o secretário da SEMICT, Jorge Luís Fraga, a parceria com a ABIH-SE tem surtido excelentes resultados, o que tem sido notado, inclusive, através do aumento da receita de ISS do município, quando comparados os resultados obtidos entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, com o mesmo período de 2019-2020. Segundo ele, a maior parte da receita de ISS é oriunda da hotelaria.

 

“São números expressivos e frutos desse trabalho de divulgação de Aracaju como destino turístico. E é importante frisar que toda a cadeia que integra o setor é movimentada, fomentando vários setores da economia sergipana”, ressalta o secretário. Ele cita, ainda, como exemplo dos bons resultados obtidos em virtude dos Road Shows já efetivados, a consolidação da capital sergipana no roteiro turístico de brasilienses e mineiros, pois o número de turistas vindos dessas duas localidades cresceu, consideravelmente, após as ações.

 

Até o final do ano, dentro do que está pactuado no Termo de Fomento com a ABIH-SE, mais 14 ações de divulgação de Aracaju, em importantes cidades brasileiras, serão realizadas. “Essa parceria entre o público e o privado, em prol do nosso turismo, é importante demais, e estamos bem felizes por causa disso”, comenta o secretário Jorge Fraga.

Hotéis parceiros do Road Show

Entre os hotéis associados à ABIH-SE, participarão dessa 5ª edição do Road Show Viva Aracaju: Real Praia Hotel, Arcus Hotel, Aquários Praia Hotel, Celi Hotel, Recanto da Orla, Hotel Parque das Águas, Real Classic Hotel, Sandrin Hotel, Del Canto Hotel, Aruanã Eco Praia Hotel, Jatobá Praia Hotel, VIDAM Hotel Aracaju, Del Mar Hotel Aracaju, Makai Resort, NB Hotéis, Hotel Pousada do Sol e Xingó Parque Hotel.

Aracaju e seus encantos

Fundada em 17 de março de 1855, Aracaju possui 672.614 habitantes, de acordo com a estimativa feita em 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo o IBGE, a capital sergipana possui alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,77. Além de números importantes, a cidade também é vocacionada para o turismo, pois tem diversas belezas naturais e equipamentos que oferecem ao turista agradável estada na cidade.

 

Recentemente, de 23 a 29 de junho, realizou o Forró Caju 2022, maior evento junino da cidade, que recebeu cerca de 50 mil pessoas por noite, entre turistas locais e nacionais. A festa contou com quase 100 atrações, entre cantores sergipanos e artistas conhecidos nacionalmente, como Xand Avião, Michel Teló, Solange Almeida, Jorge de Altinho, Zé Vaqueiro, Mestrinho e Mastruz com Leite.

 

Dentre os pontos turísticos mais visitados pelos turistas, em Aracaju, estão

- A Orla Pôr do Sol e as praias que estão nas proximidades, todas na região conhecida como Mosqueiro;

 

- A Orla de Atalaia, com seis quilômetros de extensão urbanizada, é uma das mais belas do país;

 

- Os mercados centrais, onde também são comercializados os artesanatos produzidos em outros municípios sergipanos;

 

- A colina de Santo Antônio, local onde a cidade iniciou a ocupação urbana e crescimento da cidade, e de onde se pode desfrutar de uma linda vista da parte central de Aracaju;

 

- O Museu da Gente Sergipana, o primeiro museu de multimídia interativo das regiões Norte e Nordeste do Brasil, local que é comparável ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu do Futebol, ambos em São Paulo, e que abriga o acervo da cultura sergipana.

Ascom ABIH-SE


Se você não deseja mais receber e-mails nossos, cancele sua inscrição aqui.


Nenhum comentário: