Projeto InConto Marcado traz o espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ para o Rio de Janeiro e faz um encontro entre a arte brasileira e a educação, incentivando o hábito da leitura .
Crédito
Com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados - RJ, a produtora, educadora e atriz Daniele Yanes (que já foi a Narizinho do Sítio de Monteiro Lobato) promove o incentivo à leitura através do projeto InConto Marcado, que inicia as atividades da segunda etapa de forma on-line. O dia 22 de agosto marca o relançamento do primeiro episódio do espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ totalmente reformulado, com o lançamento dos cinco episódios restantes até o fim de outubro. As apresentações presenciais acontecerão em 6 cidades do Estado do Rio de Janeiro a partir de 05 de novembro e vão até 03 de dezembro, e haverá oficinas de teatro para professores que serão sempre um dia antes das apresentações.
Plantou palavra, colheu poesia Crédito: Rafael Martins
O espetáculo teatral é uma adaptação do livro homônimo da escritora cearense Socorro Acioli, que aborda a vida e a obra do poeta popular Patativa do Assaré. Com forte influência das trupes do teatro mambembe, a montagem traz três atores se desdobrando em diversos personagens que, juntos, contam a história de Francisco, um menino que se retira com a família para Assaré. Lá ele conhece um agricultor e poeta chamado Antônio e, a partir deste encontro, começa sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia.