quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Rio de Janeiro

 Projeto InConto Marcado traz o espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ para o Rio de Janeiro e faz um encontro entre a arte brasileira e a educação, incentivando o hábito da leitura .

 

Crédito


Com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados - RJ, a produtora, educadora e atriz Daniele Yanes (que já foi a Narizinho do Sítio de Monteiro Lobato) promove o incentivo à leitura através do projeto InConto Marcado, que inicia as atividades da segunda etapa de forma on-line. O dia 22 de agosto marca o relançamento do primeiro episódio do espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ totalmente reformulado, com o lançamento dos cinco episódios restantes até o fim de outubro. As apresentações presenciais acontecerão em 6 cidades do Estado do Rio de Janeiro a partir de 05 de novembro e vão até 03 de dezembro, e haverá oficinas de teatro para professores que serão sempre um dia antes das apresentações. 


 Plantou palavra, colheu poesia       Crédito: Rafael Martins


O espetáculo teatral é uma adaptação do livro homônimo da escritora cearense Socorro Acioli, que aborda a vida e a obra do poeta popular Patativa do Assaré. Com forte influência das trupes do teatro mambembe, a montagem traz três atores se desdobrando em diversos personagens que, juntos, contam a história de Francisco, um menino que se retira com a família para Assaré. Lá ele conhece um agricultor e poeta chamado Antônio e, a partir deste encontro, começa sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia.


A peça passeia por várias linguagens e utiliza recursos como bonecos, pernas de pau e música ao vivo para a construção de uma atmosfera poética e vibrante. A estética, que se baseia numa cultura ao mesmo tempo lúdica e popular, também aparece na construção dos adereços – que representam a Noite, o Dia e a Primavera Sertaneja –, dos figurinos e dos cenários, que foram pintados à mão. 


“Mais do que um projeto de teatro, o InConto Marcado é essencialmente uma plataforma que busca o incentivo à leitura. Este objetivo está presente em todos os pilares do projeto. Isso está claro na escolha dos três espetáculos montados e apresentados ao longo da trajetória de 10 anos: todas adaptações para o teatro de obras da literatura brasileira. Além disso, o livro está sempre presente em cena, não apenas como um adereço, mas como um elemento-chave, que oferece ao público acesso a um universo mágico e criativo”,  analisa Daniele. 


A etapa fluminense vem com novidade: a trilha sonora original. E para sorte e honra do projeto, a missão ficou a cargo do multi instrumentista, arranjador, compositor e educador carioca Carlos Malta, conhecido como “escultor do vento”, com quarenta anos de carreira, e do poeta, cantor e artista popular baiano Rodrigo Sestrem. Juntos, eles criaram a trilha original para o espetáculo e também para a narrativa em áudio e vídeo da peça, a partir da obra musical do Malta, tanto de composições já existentes como inéditas.  A música tema do espetáculo, ‘Plantar Palavra, Colher Poesia’, foi escrita por Sestrem em cima da obra musical já conhecida de Carlos Malta, chamada ‘Barrigada’, assim como o ‘Cordel do InConto Marcado’. Já ‘O Côco da Feira de Assaré’ é composição inédita de Malta e ganhou uma letra do poeta baiano.


O resultado de tudo isso é uma legítima homenagem aos autores, poetas e cantadores do Nordeste, através de uma verdadeira aventura poética, brincante, musical e interativa. 


O espetáculo é gratuito. Será apresentado nas cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói (os locais ainda em fase de confirmação). Duração: 55 minutos Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)  



FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Daniele Yanes

Direção: Geovana Pires    

Assistência de direção: Miguel Campelo

Direção de Arte: Rociania Barreto Cavalcante

Dramaturgia: baseada na obra “Plantou Palavra, Colheu Poesia” de Socorro Acioli, com poemas originais de Rodrigo Sestrem e trechos de poemas de Patativa do Assaré

Adaptação e roteiro:  Daniele Yanes

Elenco: Diego Marques, Geórgia Dielle e Jefferson Tinoco

Direção de Produção: Raína Biriba

Assistente de Produção: Diego Marques

Consultoria musical: Carlos Malta

Trilha sonora original: Carlos Malta e Rodrigo Sestrem

Desenho de Som: Daniele Yanes

Poemas originais e interpretação das canções: Rodrigo Sestrem

Direção de Arte: Rociania Barreto

Figurinos: Miguel Campelo

Execução de figurinos: Devyson Freitas e Luciana de Lima

Cenários e adereços: Rociania Barreto Cavalcante

Idealização e confecção boneco Patativa: Miguel Campelo

Designer e programação visual: Raquel Theo

Desenhos Originais: Raquel Theo e Rosana Mapurunga

Mídias sociais: Julian Probst

Fotógrafos e registros de imagens: Éden Barbosa, Paulo Winz, Cleiton Martins e Rafael Martins



Em Tempo: de 05 de novembro a 03 de dezembro serão executadas as oficinas de teatro em formato presencial, juntamente com a circulação do espetáculo inédito em seis cidades do Rio de Janeiro: ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ passará por Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói.



Sobre o InConto Marcado


Em 2010 nascia o InConto Marcado, com o objetivo de utilizar a sinergia entre a literatura e o teatro brasileiros como uma ferramenta de educação e estímulo à leitura. Tendo como ponto de partida o desenvolvimento e a circulação de peças teatrais baseadas em obras da literatura nacional, o projeto de arte-educação já levou espetáculos e oficinas teatrais a quase 30 cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Desde a sua fundação até hoje, o InConto Marcado atingiu um público total de mais de 35 mil espectadores, além de mais de 1600 professores capacitados nas oficinas de teatro.


As três peças desenvolvidas e apresentadas durante este período – Fio Após Fio, Brejo das Flores e Plantou Palavra, Colheu Poesia – partem de universos ficcionais diferentes para abordar de forma poética uma das questões mais importantes do nosso tempo: como manter vivas as pontes que ligam a infância à vida adulta, o cotidiano e a imaginação. Com linguagem acessível e temáticas profundamente conectadas à realidade contemporânea brasileira, os espetáculos e oficinas teatrais têm entre seus principais objetivos a democratização do acesso à arte, a formação de plateia e o estímulo à leitura.


O projeto ganhou o Prêmio Funarte de Circulação Literária - 2010 , o Edital Mecenas das Artes do Ceará - Edições VI, VII, VIII e IX e o Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais Esportivos Incentivos RJ – 2019. 




Sobre Daniele Yanes 

 

Crédito: Rafael Martins


Com mais de trinta anos de carreira, com experiência no Teatro, Cinema e Televisão, a atriz curitibana, ainda na infância, interpretou personagens marcantes. Na TV, foi a Narizinho do ‘Sítio’ idealizado por Monteiro Lobato, e Zélia Gattai, na minissérie ‘Anarquistas Graças a Deus’. No cinema foi a personagem Expedita, filha de Lampião, no filme ‘O Cangaceiro Trapalhão’. Adulta, atuou nas novelas ‘Renascer’ e ‘Irmãos Coragem’ (Luiz Fernando Carvalho). Com formação em Artes Cênicas pelo CPT – Centro de Pesquisa Teatral (Antunes Filho) e Teatro Escola Macunaíma (SP), é atriz e gestora cultural, com mais de 40 projetos produzidos sob sua direção e em parceria com diversas produtoras culturais do país. Desde o ano 2000 trabalha com arte ligada à educação, de forma plural.

Daniele Yanes e André Valli     Foto: Arquivo pessoal



Sobre Socorro Acioli


Nascida em Fortaleza, Socorro Acioli estreou na literatura com apenas oito anos, com livro O Pipoqueiro João. De lá pra cá, lançou mais de vinte obras, entre romances, biografias, ensaios e livros infanto-juvenis. Além de ter adaptado e traduzido diversos títulos. Foi a única brasileira selecionada para a oficina de roteiros Como contar um conto, ministrada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez, em 2006, na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Em 2013, venceu o Prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil, com Ela Tem Olhos no Céu. Tem livros publicados em diversos países, como a Inglaterra, os EUA e a França, entre outros. 



10 anos de estrada


Há mais de uma década levando arte, educação e incentivo à leitura a diversas regiões do país, o InConto Marcado foi criado pela atriz, diretora e produtora cultural Daniele Yanes. Com sua trajetória ligada à produção cênica brasileira desde a infância, ela foi a segunda atriz a interpretar a personagem Narizinho, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, na Rede Globo, nos anos de 1981 e 1982. De lá pra cá foram diversos papéis no cinema, teatro e televisão. Com a criação do InConto, Daniele realizou o antigo sonho de utilizar a arte brasileira como catalisadora da educação. E, tendo como base o teatro itinerante, levar o projeto a municípios do interior dos estados brasileiros, exercitando a democratização da arte. 


Depois de vencer, em 2010, o Prêmio Funarte de Circulação Literária, o projeto apresentou os espetáculos Fio Após Fio e Brejo das Flores, em sete municípios com baixo IDH, pertencentes ao Programa do Governo Federal Territórios da Cidadania. Inspirados em contos de Marina Colasanti e Luís Jardim, as montagens passaram por três cidades do Ceará (Barbalha, Crato e Nova Olinda) e quatro do Tocantins (Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Aparecida do Rio Negro e Lagoa do Tocantins). Atingindo um público de 9.300 crianças e capacitando mais de 500 professores através de oficinas. 


A partir de 2014, com aprovação em edições sucessivas do Edital Mecenas das Artes do Ceará, e contando com o apoio da Enel, os espetáculos foram apresentados em mais 17 municípios cearenses. Com montagens vibrantes, fundamentadas na exaltação da cultura popular brasileira, os espetáculos tiveram uma excelente recepção por parte do público, que riu e se emocionou com os personagens e suas histórias. 




Sobre a Enel Distribuição Rio 

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.


Serviço:

Projeto InConto Marcado - Espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ 

Incontomarcado.com.br 


Atividades on-line

22/08/2021 – Relançamento do 1º episódio do espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ pelo site incontomarcado.com.br 

23/08/2021  - Abertura das inscrições para a Oficina Online de Teatro para Professores no site

29/08/2021 – Lançamento do 2º episódio do espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ no site

06/10/2021 – Lançamento do Site InConto Marcado completo + Oficina on-line de teatro para professores + Lançamento do 3º episódio do espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ no site

13/10/2021 – Lançamento do 4º episódio do espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ no site

20/10/2021 – Lançamento do 5º episódio do espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ no site

27/10/2021 - Lançamento do 6º episódio do espetáculo ’Plantou Palavra, Colheu Poesia’ no site


Circulação presencial de ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ em 6 cidades do RJ - 2 sessões por dia

Duração: 55 minutos 

Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)  

Gratuito 

05 de novembro - Petrópolis 

10 de novembro - Teresópolis

16 de novembro - Nova Friburgo

19 de novembro - Bom Jardim

24 de novembro - Santa Maria Madalena

03 de dezembro - Niterói



Oficina de Teatro Para professores - presencial

04 de novembro - Petrópolis

09 de novembro - Teresópolis

15 de novembro - Nova Friburgo

18 de novembro - Bom Jardim

23 de novembro - Santa Maria Madalena

02 de dezembro - Niterói





Nenhum comentário: