sábado, 16 de janeiro de 2021

 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais.



Você gostando ou não, as redes sociais dominaram o mundo e quem não faz parte delas é um “pária” virtual. Empreendedores me perguntam se é uma boa estratégia, vincular o seu perfil pessoal com o da empresa. Não só podem como devem! E, mesmo para quem não tem empresa, a participação nas redes é essencial. Afinal, nós somos um “produto” que precisa ser “vendido”. Isto vale para autônomos, estudantes, trabalhadores em busca de emprego, etc. Logo, temos uma imagem a zelar nas redes também. Porém, como tudo o que é novo, existem dúvidas e exageros. Então, resolvi trazer 10 dicas de “etiqueta” nas redes sociais (não preciso nem falar de erros de português – cuidado!).

1) Visualizou o story? Curta! É chato ver que a pessoa olha todos seus stories e não tem reação. Seria o equivalente a passar pela pessoa e não cumprimentar. Como o Padre Fábio de Melo diz: amigos verdadeiros são os que suportam a sua felicidade! Neste caso, pode que parecer que você fica stalkeando a pessoa e tem inveja. E até pode ser, somos humanos, mas a rede é SOCIAL então, disfarce e seja sociável; 

Internautas de Plantão

 

De campeões mundiais a youtuber famoso, nova série brasileira revive momento ‘decisivo’ de suas carreiras
 
Disponível gratuitamente pela internet, ‘Until 18 - O Momento da Decisão’ mostra como atletas e artistas lidaram com pressão em busca do emprego dos sonhos
 
Henrique Avancini é um dos personagens da segunda temporada da série 'Until 18 - O Momento da Decisão' (Crédito: Fábio Piva/Red Bull Content Pool)
 
As ondas se tornaram escritório, os treinos foram lápis e papel e o vestibular era o público. Em busca de seus sonhos, seis ícones brasileiros tinham tudo para seguir uma carreira regular, passando pela faculdade, mas trilharam seus caminhos em áreas bem variadas. E, mesmo diante das dificuldades, ouviram seus ideais, se arriscaram, conquistaram o mundo e, a partir desta semana, estrelam a segunda temporada da série ‘Until 18 - O Momento da Decisão’. Disponível gratuitamente pela Red Bull TV, campeões mundiais, como o ciclista Henrique Avancini e a kitesurfista Bruna Kajiya, além do youtuber João ‘Flakes Power’ Sampaio, com mais de 5 milhões de inscritos no Youtube, entre outros, detalham como foi suportar a pressão por uma profissão menos tradicional na passagem da adolescência à vida adulta. 

Esporte a Toda Prova

 Pelé na Netflix: saiba tudo do documentário sobre o Rei do futebol.



Netflix divulga a data de estreia e o primeiro teaser do documentário "Pelé".

A Netflix divulgou nesta quinta-feira (14), a data de estreia e o primeiro teaser do documentário “Pelé”, uma produção exclusiva do serviço de streaming. O filme vai mostrar a trajetória do rei do futebol durante os 12 anos mais importantes de sua carreira, de 1958, quando com apenas 17 anos conquistou a sua primeira Copa do Mundo, até 1970, quando se consagrou tri campeão mundial. 

  Notícias Impressionantes investiga imagens de um cisne negro alimentando cardume neste domingo (17)


E ainda: no "Deu a Louca no Mundo" curiosidades sobre a Nova Zelândia 

 



Cisne alimenta os peixes no quadro Caçadores de Fakes / Bunguee Jump no Deu a Louca no Mundo - Crédito: Divulgação/SBT

 

Notícias Impressionantes do próximo domingo, 17 de janeiro, exibe o quadro "Deu a Louca no Mundo", que explora a Nova Zelândia, país que fica do outro lado do globo terrestre. É considerado um dos lugares mais seguros para se viver. O destino ideal para os amantes de aventura com direito ao vulcão ativo e ao maior bungee jump do mundo. O local também é muito famoso pela seleção de rugby ‘all blacks’ e por ser cenário das gravações do filme O Senhor dos Anéis e Hobbit. Mas além disso tudo, o país ainda reserva uma cultura bem curiosa, que o programa mostra neste domingo.

 

 

Nota da Associação Médica Brasileira sobre o colapso da saúde no estado do Amazonas

A Associação Médica Brasileira torna pública sua solidariedade com a população, os médicos e demais profissionais de saúde de Manaus e de todo o estado do Amazonas.

O sistema local está em colapso e com gravíssimos problemas, como falta de leitos, de cilindros de oxigênio e de equipamentos imprescindíveis ao tratamento dos pacientes com Covid-19.

Covid-19: Portugal

 

 

O novo confinamento pode obrigar a limitar ou suspender HBO, Netflix e YouTube.


Governo anunciou que, se tal for necessário, serão criadas uma série de medidas para que os serviços essências sejam pri

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

 

O Mitomano ® César Munhoz abre as lives de 2021 da Full Sail University.



Um dos mercados que mais precisou se reinventar pós Covid foi o setor de entretenimento, principalmente os artistas e produtores independentes com projetos menores e sem budgets para investir em marketing ou inovações tecnológicas. Pensando em auxiliar esses profissionais, a Full Sail University abre a série de atividades gratuitas de 2021 para atualizar os profissionais brasileiros.

#Show

 



---------- 

Donna Summer Musical – Superprodução com direção de Miguel Falabella está de volta em 18 de fevereiro

Apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Santander Seguros e Previdência, o espetáculo “DONNA SUMMER MUSICAL” volta mês que vem com o elenco original ao palco do Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, em São Paulo. Dirigido por Miguel Falabella e estrelado por Jeniffer Nascimento, que interpreta a diva no auge da carreira – […]
Donna Summer Musical – Superprodução com direção de Miguel Falabella está de volta em 18 de fevereiro
VEJA MAIS




www.midiorama.com



+
Show

 

Bossa Criativa e Casa do Choro

lançam shows e oficinas gratuitos

Série com 54 vídeos, a ser lançada no dia 19/1, no site do Bossa Criativa, aborda história e prática do choro e tem como professores feras como Cristóvão Bastos, Mauricio Carrilho, Bia Paes Leme e Luciana Rabello, entre outras. Programação inclui apresentações com o conjunto Água de Moringa e o Trio Júlio. Projeto é uma iniciativa da Funarte, em parceria com a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade.

Grupo Água de Moringa - Foto de divulgação

Grupo Água de Moringa. Foto: divulgação

Será lançada no próximo dia 19/1, terça-feira, a série Casa do Choro, composta por um conjunto de 50 video-oficinas e quatro shows gratuitos, que abordam história, análise, prática e performance de chorões  tratando desse gênero musical desde seu surgimento, no século XIX, até os dias atuais. Os vídeos estão divididos em quatro módulos: Princípios do Choro8 com Maurício CarrilhoFuriosa Portátil e Minishows, que serão postados de forma seriada durante todo o primeiro semestre de 2021 e que poderão ser acessados através do site www.bossacriativa.art.br e, também, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. A produção é do Instituto Casa do Choro, referência no gênero, localizada no Rio de Janeiro. A série é parte do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, iniciativa da Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria da sua Escola de Música.

O módulo Princípios do Choro é composto por 24 vídeos. Começa tratando das últimas décadas do século XIX e do início do século XX, período especial, mas pouco comentado, da música popular brasileira. Serão abordados temas como os compositores mais marcantes da época e os subgêneros do gênero (que estão na base dos fundamentos de quase tudo o que seria construído em nossa música ao longo do século XX, segundo especialistas). Os professores são Jayme Vignoli, Luciana Rabello, Paulo Aragão e Pedro Aragão.

No módulo 8 com - Mauricio Carrilho, há 12 oficinas, criadas a partir da coleção de CDs de mesmo nome, em que músicas compostas por Carrilho são executadas por ele e por solistas convidados. Nas atividades, o compositor analisa cada uma das peças, destacando características interpretativas e relacionadas aos diversos gêneros do universo do choro.

 

Muhammad Ali: a incrível trajetória do homem que abalou o mundo.


 


Com mais de 500 entrevistas, documentos do FBI e do Departamento de Estado americano, Jonathan Eig publica Muhammad Ali: Uma vida, a biografia do pugilista que nasceu como Cassius Marcellus Clay e se transformou no maior esportista do século XX. O livro revela uma história de luta contra o racismo e o amor por um esporte brutal.

“Eu sou a América”, declarará Clay com orgulho. “Eu sou a parte que vocês não reconhecem. Mas se acostumem comigo — negro, confiante, arrogante; meu nome, não o seu; minha religião, não a sua; meus objetivos, os meus próprios. Se acostumem comigo.”

De um pai, pintor de placas, que protestava contra a discriminação racial, e uma mãe, dona de casa, que nunca perdeu um culto dominical na Igreja de Monte Sião, nasce Cassius Marcellus Clay, o boxeador que, anos mais tarde, adotaria o nome de Muhammad Ali, em lealdade com a Nação do Islã. Considerado um dos homens mais amados e desprezados da América, um dos maiores pugilistas pesos-pesados de todos os tempos – combinando velocidade, potência e resistência –, guerreiro do orgulho racial, comediante, pastor, poeta e ator, ele foi um símbolo de liberdade e bravura, mas também um guerreiro capaz de derrotar qualquer oponente até ser finalmente nocauteado por sua própria recusa em se retirar do ringue. Em Muhammad Ali: Uma vida (Ed. Record), o best-seller Jonathan Eig revela a origem, a ascensão, e a queda daquele considerado o maior esportista do século XX pela revista Sports Illustrated.

#Musica

 

DEAP VALLY ANUNCIA O EP DIGITAL DREAM
EP Colaborativo Tem a Participação de Artistas Incluindo
jennylee (Warpaint), Peaches, Zach Dawes (Last Shadow Puppets, Mini Mansions), Jamie Hince (The Kills) além de outros.
Lançado dia 26 de Fevereiro (Cooking Vinyl)


“Look Away” - com Jenny Lee (Warpaint) lançado hoje, 15 de Janeiro
‘Look Away’ criou forma de um jeito muito aberto e espontâneo, e nasceu dentro de uma jam session comigo, Lindsey e jennylee. As letras começaram como sílabas improvisadas, que lentamente se tornaram palavras. A música é mais um sentimento de um momento, uma memória nebulosa.’
- Deap Vally


‘Eu conheço essas meninas há anos…  E foi apenas uma questão de tempo até nós embarcarmos em uma aventura musical juntas! Não é sempre fácil dividir o espaço, especialmente um vulnerável e criativo, então foi uma surpresa muito agradável ver o quanto eu me senti confortável e em casa quando estava no estúdio com elas.’
- jennylee (Warpaint)

 

 
 

Deap Vally, a dupla de Los Angeles composta por Lindsey Troy e Julie Edwards, anunciou hoje o lançamento de seu EP Digital Dream no dia 26 de Fevereiro. Uma série de colaborações com artistas amados pela banda, o EP tem uma prévia, com o lançamento de Look Away, com a participação de jennylee de Warpaint, disponível agora.    


OUÇA LOOK AWAY AQUI


 
Crédito: Kelsey Hart


Lindsey Troy e Julie Edwards sempre adoraram o desafio de trabalhar com as limitações de ser uma dupla, mas depois de dois discos  (Sistrionix, 2012 e Femejism, produzido por Nick Zinner do Yeah Yeah Yeahs, 2016) e anos de turnê como dúo, elas sentiram uma grande vontade de reinventar o processo de composição e produção.
 
Em vez de ficarem presas em uma batalha de vontades entre duas partes, elas buscaram colaboradores para romper o vínculo e permitir um processo criativo e orgânico com regras majoritárias. Esses colaboradores incluem jennylee (Warpaint), Peaches, Zach Dawes (Last Shadow Puppets) e Jamie Hince (The Kills). Elas também experimentaram em se produzirem, trabalhando com o engenheiro de estúdio e amigo de longa data Josiah Mazzaschi (Jesus and Mary Chain, Idles). Finalmente respondendo a eterna pergunta, “Vocês irão adicionar algum terceiro membro?”, elas chegaram a conclusão que seria uma mais aventura criativa colaborar com vários artistas e amigos diferentes do que se comprometer com apenas uma.    

 Lu Dias e Zeca Camargo relembram os artistas que fizeram sucesso com uma única música 

 

 

O programa Replay desta sexta-feira (15) reúne os sucessos únicos de artistas nacionais. Em uma viagem pelos anos 80, Lu Dias e Zeca Camargo apresentam uma seleção musical que fará o ouvinte se transportar para o passado em clima de descontração. Entre os singles escolhidos pela dupla estarão “Chorando Se Foi” (Kaoma), “Adocica” (Beto Barbosa), “Muito Estranho” (Dalto), “O Amor e o Poder” (Rosana), “Sou Boy” (Kid Vinil) e “Amante Profissional” (Herva Doce).

Viagem Certa

 Conheça o Bangalô Lua do Txai Vilas do Sul, lançamento da Develop Brasil na Costa do Cacau

A Costa do Cacau é o destino dos sonhos para quem quer escapar de grandes badalações e apreciar o mar. Itacaré, a uma hora de Ilhéus, é a mini capital desse pedaço privilegiado do litoral baiano. O município, na foz do Rio das Contas, guarda um casario bonito e um centrinho vibrante, cheio de bares e restaurantes.



Mais do que visitar essa região extraordinária do Sul da Bahia, melhor ainda é ter uma casa para desfrutar das belezas de Itacaré em todas as épocas do ano. O Txai Vilas do Sul, lançamento da Develop Brasil, traz essa possibilidade, somada a proposta de unir lazer e investimento, com toda a estrutura do Txai Resorts.

#Filmes



Cinema Virtual divulga trailer de 'Inteligência Artificial - Ascensão das Máquinas'

Protagonizado pela atriz Stoya, filme estreia na plataforma em 28 de janeiro

 

 
 
 
 

O  Cinema Virtual plataforma de streaming que segue o padrão dos cinemas físicos, divulga o trailer de “Inteligência Artificial - Ascensão das Máquinas”, longa que estreia em 28 de janeiro na plataforma. O filme de romance, drama e ficção científica é protagonizado pela atriz Stoya, premiada internacionalmente por sua performance. Para assistir ao trailer, clique aqui. 



+ Filmes


Para quem se interessa por história e sociedade, o Curta!On indica ainda as seguintes produções:



 Libertem Angela Davis - Dirigido por Shola Lynch, a obra retrata a vida da professora de filosofia que se destacou por seu engajamento em defesa dos direitos humanos, especialmente das mulheres e dos negros. A obra reconstitui ainda o período de sua prisão,em 1970, enquanto defendia três prisioneiros negros. Na época, foi realizada uma grande campanha por sua libertação, que envolveu inclusive a composição de músicas em sua defesa por John Lennon e os Rolling Stones. Davis acabou sendo inocentada e, até hoje, é símbolo na luta pelos direitos civis.

 IA da NVIDIA Enterprise é usada para desenvolvimento de cenários virtuais da Globo.



Versátil e gerando diversas possibilidades de personalização para cenários virtuais, o Virtualcast também tem a capacidade de integrar as ações de todos os participantes em tempo real

A pandemia de Covid-19 obrigou todos os mercados a se atualizarem de forma imediata. As emissoras de TV também criaram soluções para manter uma programação ao vivo em meio ao isolamento social. A Globo, com a ajuda de tecnologia da NVIDIA Enterprise, desenvolveu um sistema de cenografia virtual com a qualidade visual de fotorrealismo que tem a capacidade de integração entre os participantes no formato remoto e a possibilidade de personalizar o cenário de acordo com cada programa.

Nomeado de Virtualcast, esse projeto teve como ponto de partida o torneio “Futebol de Casa”, transmitido pelo canal SporTV. O conteúdo consistia em partidas de futebol virtual disputadas por jogadores profissionais de clubes brasileiros, com narração de Everaldo Marques, um dos narradores da emissora. Com os gráficos em qualidade visual realista, o sistema fez integração dos jogos eletrônicos para o recebimento, a visualização e a análise de dados e estatísticas das partidas em tempo real. A solução ficou no ar por duas semanas consecutivas, sendo a estreia no dia 23 de maio de 2020. Para alcançar esse resultado, foi necessário o uso de plataformas de inteligência artificial e de criação em 3D em tempo real, como Unreal Engine, e das GPUs NVIDIA Quadro P6000, NVIDIA Quadro K6000, e NVIDIA RTX 6000.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Conhecimento

 Responsabilidade é fundamental para entender a ciência e o jornalismo científico.




Os doutores Fabiano de Abreu e Ângela Mathylde conversam em Live sobre a importância de um jornalismo científico e da valorização do cientista


 

Em tempos de pandemia e Fake News, é preciso ter discernimento e atenção com o que se consome na mídia. A internet dá espaço para muitas vozes emitirem opiniões sobre os mais diversos assuntos, mas é fundamental observar algumas características para saber se aquele trabalho jornalístico é sério e se obedece a uma produção ética e bem elaborada.

 

Gente News

 "Hoje eu falo sobre política, ninguém mais diz o que eu posso ou não falar", conta Xuxa ao podcast de Thais Roque.



Eterna rainha dos baixinhos é a próxima entrevistada do "De Carona na Carreira" falando sobre sua jornada como artista, empresária, mãe e a mulher empoderada e engajada que é hoje

O programa número 31 do podcast “De Carona na Carreira”, da administradora Thais Roque, traz como convidada Xuxa Meneghel. A apresentadora, que acaba de anunciar sua saída da Record, falou sobre sua carreira como artista, empresária e reforçou seu engajamento em temas sensíveis como a política. “Eu não respeito mais a pessoa que não dê sua opinião, que não dê sua cara a tapa”, revelou.

Contudo, durante o bate papo a apresentadora relembrou que a mulher posicionada e de opiniões fortes que acompanhamos hoje nas redes sociais não foi sempre assim. 

 Pandemia força jovens a retornarem para casa dos pais por tempo indeterminado e self storages crescem.



42% dos estudantes matriculados no ensino superior privado afirmam que há um risco de abandonar estudos, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

Para muitos jovens em todo o mundo, o sonho de deixar a casa dos pais em busca da formação acadêmica precisou ser adiado - ou repensado - neste ano. Com a chegada da pandemia da Covid-19, a migração das universidades para o modelo de aulas online e as recomendações de isolamento social fizeram com que diversos estudantes buscassem novamente a casa dos pais para, mais tarde, recomeçarem a trajetória de independência. 

Narrativa Contada

 

Membros da Ku Klux Klan (Foto: Divulgação/Curta!On)

Da abolição à era Trump, documentário esmiúça a história da Ku Klux Klan

Em duas horas, filme de cineasta francês mostra a influência da organização racista na política e na sociedade americanas

A história da Ku Klux Klan vai muito além de uma série de atos violentos praticados em nome da supremacia branca: ela se confunde com a própria história das transformações sociais nos Estados Unidos, do fim da Guerra de Secessão até os dias de hoje. Essa narrativa é contada em detalhes no documentário "Ku Klux Klan — Uma história americana", que chegou este mês com exclusividade ao Curta!On — o novo clube de documentários do NOW, plataforma da Claro NET.

Filme

 Blackout – A Batalha Final’ chega ao Looke

 ‘A Lenda do Rei Salomão’, ‘Meu Querido Elfo’ e Skin – À Flor da Pele’ também estreiam na plataforma

 

 

O Looke, plataforma brasileira de streaming com maior variedade de títulos, traz para locação Blackout – A Batalha Final’, a animação ‘A Lenda do Rei Salomão’, a comédia ‘Meu Querido Elfo’, a biografia ‘Skin – À Flor da Pele’, entre outros.

 

Já no Vídeo Club, espaço sem custo para os assinantes, o Looke traz ‘Antes que Tudo Desapareça’, ‘Alva’, ‘O que os Homens Falam’. Para as crianças, destacam-se as animações: Sarah e o Pato’ (2ª temporada), ‘Os Numtums’ (1ª Temporada), ‘Mulher Maravilha’, ‘Lupin III - O Primeiro’.

 

Para saber mais sobre a plataforma Looke, clique aquiConfira os destaques:

 

 

 

  • ‘Blackout – A Batalha Final’ (Ação – Ficção Científica)

Quando o contato entre a maioria das cidades da Terra se perde, apenas uma pequena área cercada no leste europeu ainda tem eletricidade. Os soldados de patrulha ficam pasmos ao encontrar apenas corpos ao redor de toda área externa das cercas. Agora, eles precisam investigar a causa desse evento.

TV Aberta

 



“Música na Band Verão” apresenta show exclusivo de Xand Avião nesta sexta-feira

 


Xand Avião posa com Zeca Camargo na praia de Tabatinga. Crédito: Divulgação/Instagram

 

A Band exibe nesta sexta-feira (15), a partir das 22h45, o Música na Band Verão com um show exclusivo de Xand Avião direto da praia de Tabatinga, no Rio Grande do Norte.

Nascido em Itaú (RN), José Alexandre da Silva Filho se mudou para Exu (PE) ainda na infância, e depois para Apodi (RN). Iniciou a carreira profissional como locutor de uma rádio. Depois disso, passou a integrar a banda Estilo Musical.

Em 2002, já residindo em Fortaleza (CE), recebeu o convite para cantar na banda Caviar com Rapadura. No mesmo ano, foi chamado para o Aviões do Forró, onde ganhou projeção nacional ao lado de Solange Almeida.

Em 2017, Xand lançou seu primeiro álbum sozinho na banda, batizado como “Voando Alto”. No ano seguinte, decidiu seguir carreira solo. Entre seus sucessos estão os singles “Surra de Cama”, “Me Calei”, “Decolou”, “Forró 150”, “No Seu Beijo”, “Naquele Mesmo Bar”, “Ela Aperta A Minha Mente”, “Vou Parar”, “Se Mordendo de Raiva”, entre outros.

Apresentado por Zeca Camargo, o programa traz ainda Raí Saia Rodada e Márcia Fellipe interpretando seus sucessos.

Música na Band Verão vai ao ar às sextas-feiras, às 22h45, para todo o Brasil

2021 Reality Show

 Gracyanne Barbosa, Antônia Fontenelle e Flavia Pavanelli podem estar no BBB 21; Betfair.net aponta as chances.


Betfair.net analisou os nomes veiculados pela mídia e calculou as chances dos famosos estarem na edição 2021 do reality show

Vem aí! A Rede Globo está nos preparativos finais para a próxima edição do Big Brother Brasil, reality show mais famoso do país. Na edição de 2020, o programa alcançou níveis impressionantes de audiência e repercussão, batendo recorde com a marca de 1,5 bilhão de votos em um único paredão. 

Por conta do sucesso da edição anterior, o BBB 21 começa com grande expectativas e sites especializados já especulam sobre as celebridades que podem compor o grupo de participantes. A Betfair.net, especialista em cálculo de probabilidades, analisou os nomes divulgados pela mídia e apontou os famosos com maiores chances de serem confinados no reality. 

Artigo

 Avaliação e suas possibilidades: vamos repensar?



É fato que a pandemia do novo coronavírus transformou a realidade do sistema educacional. Para tanto, instituições de ensino básico e superior  tiveram que se adaptar ao ensino a distância. E, com essa transformação, um novo desafio foi colocado em evidência: a avaliação da aprendizagem.

Considerando a avaliação como uma das protagonistas do processo ensino-aprendizagem, a ação de avaliar nos revela um olhar docente voltado à concepção política do professor frente à educação, ao conhecimento e a um diálogo que permite uma aproximação necessária entre o método, a metodologia e, é claro, a própria avaliação.

 Duda Reis e Nego do Borel: violência psicológica é crime.


Dra. Jacqueline Valles, jurista e mestre em Direito Penal

Em uma série de vídeos, a atriz Duda Reis revelou ter sofrido abusos físicos e psicológicos por parte do então noivo, o funkeiro Nego do Borel. Na sua conta pessoal do Instagram, Duda detalha agressões físicas, verbais e outros tipos de violência psicológica que são enquadradas na Lei Maria da Penha. “Os relatos da atriz são comuns a muitas mulheres. A violência não se manifesta apenas nos tapas, socos e empurrões, mas também em xingamentos, humilhações e privações de contato com psicólogos, amigos ou outras pessoas”, exemplifica a jurista e advogada criminalista Jacqueline Valles,

A especialista conta que muitas das práticas denunciadas publicamente por Duda Reis são descritas na lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha. No artigo 7, a legislação define a violência psicológica como qualquer conduta que cause dano emocional, diminuição da autoestima, prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões da vítima, “mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”. “O problema é que muitas mulheres não fazem ideia de que estão sendo vítimas de violência, e isso impede que o crime seja coibido. Por isso, quando uma personalidade pública expõe esse tipo de comportamento, é muito bom esclarecer que essas condutas são passíveis de punição e devem ser denunciadas”, afirma Jacqueline.


Duda Reis chora enquanto relata abusos
(Reprodução/Instagram)