segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Turismo Certo

 

Pauta: 5 curiosidades sobre o turismo de Macapá (AP).



A única capital do Norte banhada pelo Rio Amazonas é uma ótima opção para quem quer redescobrir novos destinos pelo Brasil, encontrar bons pacotes turísticos e atrativos que ofereçam contato direto com uma Amazônia ainda intocada

Macapá (AP),  2021 - Conhecida como a “Capital do Meio do Mundo” - por ser a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador -, Macapá também não possui conexão por rodovia com nenhuma outra capital, sendo o acesso direto somente possível por via aérea ou marítima. Por lá pode-se observar o equinócio da primavera (março) e do outono (setembro), quando os dias e as noites têm a mesma duração. Favorecida pela localização estratégica, com sua costa banhada pelo rio Amazonas, boa parte do turismo macapaense é dedicado à rica história e cultura, desde a formação e desenvolvimento do município aos costumes e tradições de seus habitantes. Outra parte está focada em seus amplos recursos naturais, em seu conhecimento e na luta pela sua manutenção. 



O clima na cidade é quente e úmido. As máximas temperaturas estão entre 31°C e 33°C, mas a temperatura máxima durante um dia pode chegar a 40°C. Entre agosto e outubro acontecem as mais altas temperaturas do ano. Por isso é bom planejar em qual temporada vale a visita neste novo normal. São muitos os atrativos culturais e naturais que a capital do Amapá oferece e, por isso, vale a pena contratar os serviços de uma operadora local para personalizar os roteiros e atrativos que conectam o visitante à natureza. A seguir são apresentados 5 curiosidades sobre atrativos para conhecer um pouco da realidade da oferta turística amapaense, além de dicas de hospedagem e gastronomia.

APA do Rio Curiaú

Localizada a 18km do centro de Macapá, a APA do Rio Curiaú é um atrativo que permite ao turista compreender melhor o turismo de base comunitária, ou seja, uma oferta de experiências que estão no cotidiano dos moradores, mas que é algo novo para quem a visita pela primeira vez. A comunidade é acessada por estradas e por via fluvial. A área tem paisagens marcantes e é muito procurada pelas águas e a flora do rio Curiaú. O sistema de drenagem é interligado, com lagos temporários e permanentes, influenciados por regimes pluviais e de marés. Na estiagem, as áreas inundadas se contraem. No período chuvoso, elas se ampliam e formam um belo cenário natural ideal para passeio de canoa, visualizar pássaros e uma vegetação aquática de rara beleza cênica, além de conhecer o estilo de vida da população tradicional, o movimento da extração de madeira, do açaí e de látex da seringueira.

Operadora: Cupuaçu Turismo - Roteiro: APA do Curiaú
Telefone: (96) 99134-4942 - Whatsapp
Mais informações: www.instagram.com/_trilhaserios/

Passeio pelo Rio Amazonas

Correndo o risco de ser confundido com o mar, o rio Amazonas é bastante impressionante na região. Passando pela capital ou dando voltas pelas ilhas próximas, os tours pelo rio são muito populares. Seja por quaisquer motivos: para apreciar o mar e a orla recheada de árvores, para conhecer a flora e fauna, terrestre e marinha, ou para curtir o passeio ou nadar com os botos, é algo que ficará na memória. Um dos passeios mais procurados por lá é a observação de botos, especialmente os vermelhos ou botos cor de rosa, muito conhecido no folclore brasileiro. Esses parentes próximos dos golfinhos nadam exclusivamente em água doce, ao contrário de seus primos de água salgada. Esses simpáticos mamíferos aquáticos são interessantes e muito divertidos de ver bem de perto, além de serem protegidos e muitos estudados pela comunidade científica. Nada melhor que ser somente um apreciador e incentivar sua preservação.

Operadora: Amapá Ecocamping - Roteiro: Passeio de barco no rio Amazonas
Telefone: (96) 98141-0316 - Whatsapp
Mais informações: https://amapaecocamping.com.br/rio-amazonas-passeio-de-barco/

Trilha das Samaúmas na Ilha de Santana 

Outro passeio bem interessante é a Trilha da Samaúma (maior árvore amazônica), dentro da Ilha de Santana, próxima de Macapá. Cercada pelo Rio Amazonas, reúne uma floresta conservada por uma fauna e flora milenar (com árvores de grande porte, açaizais e plantas raras e coloridas), muitos riachos e igarapés como o famoso igarapé da Várzea. Percorrer a trilha é conectar-se com a Amazônia intocada. São muitas Samaúmas centenárias, algumas com mais de 400 anos. No trajeto é possível tomar banho de rio e, se tiver sorte, apreciar uma revoada de pássaros. A gastronomia local traz um aroma delicioso carregado de muitas histórias e curiosidades sobre a ilha de Santana. Por isso, deliciar-se com um almoço bem tucuju (nome de quem nasce na região) com direito a peixe assado na hora, açaí com farinha e sucos com frutas da região (como de taperebá, de Cupuaçu) é outra experiência única por lá. De quebra, as sobremesas caseiras com o creme de cupuaçu completam a viagem. 

Operadora: Amapá Ecocamping - Roteiro: Ilha de Santana / Rio Amazonas
Telefone: (96) 98141-0316 - Whatsapp
Mais informações: https://amapaecocamping.com.br/ilha-de-santana/

Fortaleza de São José

Erguida entre 1764 e 1782, a Fortaleza São José de Macapá foi estrategicamente construída por mão de obra escrava de negros e índios na foz do Rio Amazonas. Levantada durante a colonização portuguesa para proteger a região da invasão de estrangeiros, hoje o monumento histórico é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e oferece uma experiência inesquecível. No passeio é possível ver a estrutura de quatro baluartes, canhões da época, os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital. Além dos elementos externos como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas. Próximo à fortaleza alguns outros locais marcantes completam a visita por lá como a Casa do Artesão, o Trapiche Eliezer Levy e o Parque do Forte. 

Operadora: Cunani Turismo - Roteiro: City Tour Macapá
Telefone: (96) 98100-8940 - Whatsapp
Mais informações:  www.cunaniturismo.com

Monumento Marco Zero do Equador 

O Monumento Marco Zero do Equador é considerado um dos mais importantes atrativos de Macapá. Construído sobre a linha imaginária do Equador - que divide a Terra em dois hemisférios -, o empreendimento conta com um obelisco de 30 metros de altura com uma abertura circular no centro. Ali o sol incide na época do equinócio – fenômeno que acontece somente nos meses de março e setembro. O complexo contempla ainda um terraço, espaço para shows, além de salão para exposições, restaurante e loja de produtos artesanais. Muitos turistas e moradores que visitam o Marco Zero se surpreendem com um fenômeno inusitado. Quando um ovo é colocado exatamente sobre a linha do Equador, ele fica parado em pé, sem cair. Algo que não tem explicação física, mas que atrai curiosos que chegam para produzir vídeos e fotos e garantir que conseguiram fazer a mágica. 

Operadora: Cupuaçu Turismo - Roteiro: City Tour Macapá
Telefone: (96) 99134-4942 - Whatsapp
Mais informações: www.instagram.com/_trilhaserios/

Onde ficar?

Hotel Atalanta
End:  Av. Coaracy Nunes, 1148, Centro, Macapá - AP
Telefone: (96) 3223-1612
Mais informações: www.instagram.com/atalanta_hotel/

Hotel do Forte
End: Rua Beira Rio, 248, Santa Inês, Macapá - AP
Telefone: (96) 3223-2855

Mais informações: www.instagram.com/hoteldoforte/

Sobre a Amapá Eco Camping:

Amapá Ecocamping é uma empresa especializada em passeios turísticos em contato com a natureza e a cultura local e fundada pelo empresário e operador de turismo Victor Hugo Mendonça de Araújo. Tem como objetivo desenvolver o turismo sustentável e responsável. Em atividade desde 2012, dedicando-se a conhecer lugares do Amapá região que possibilitam o contato a natureza, assim como acomodações e hospedagens, sempre agregando a gastronomia. Dedica-se a formar parcerias em toda a cadeia do turistica. Em 2014 deu início às atividades da agência, lançando pacotes de passeios pelo Rio amazonas, City tour em Macapá, Ilha de Santana, Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e RPPN Revecom. O Instagram é @amapaecocamping. Endereço: Rua Odilardo Silva, 1584, Centro, Macapá. E-mail:ap.ecocamping@gmail.com / Celular : 55 (96) 98100-3928 (whatsapp)
 

Nenhum comentário: