segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Beleza Pura

 

Aqui estão 4 motivos para investir em cuidados agora para uma guinada de 180º na beleza.

Não é porque o inverno acabou que a sua beleza tem que ruir: a primavera ainda reserva bons motivos para investir nos cuidados estéticos

Gel-Creme Complex Antissinais

São Paulo —- Sabemos muita coisa sobre o estado da nossa pele nas temporadas de verão e inverno, mas muito pouco sobre o que podemos fazer para rejuvenescer a beleza nas estações intermediárias, principalmente na primavera. Afinal, é calor, mas não tanto, será que devemos descontinuar os ácidos? Vale a pena fazer cirurgia plástica? E os procedimentos estéticos, como ficam? E no caso da alimentação? Fique tranquilo, consultamos especialistas para indicar motivos pelos quais a primavera pode – e deve – ser uma grande aliada da sua beleza. Veja abaixo:


Essa é uma fase de transição. Nem tão frio a ponto de congelar e ver as células da pele encolhendo e piorando a hidratação, nem tão calor a ponto de ter a pele brilhosa o tempo inteiro. “No outono e no inverno, ou em locais onde o ar é muito seco, a pele pode e deve ser hidratada mais vezes durante o dia, porque irá sofrer com o clima e ficar mais ressecada. Mas devemos manter os hábitos de hidratação. Para cada tipo de pele existem os ativos e os veículos ideais. Por exemplo, para pele oleosa o melhor veículo é sérum e gel, enquanto que para pele seca é creme (de preferência um creme “mais denso”). Enquanto as peles sensíveis (como na rosácea por exemplo) necessitam de ativos calmantes, as peles oleosas devem ser tratadas com ativos “secativos”. E assim por diante. Mas todas as peles, inclusive as oleosas, necessitam de hidratação”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Na hora de escolher o creme, o ideal é investir em ativos consagrados, como o ácido hialurônico de baixo peso molecular (que penetra mais profundamente na pele) e o resveratrol. Uma das novidades para repor ácido hialurônico na pele e causar uma hiper-hidratação é o Be Hialuronic, da Be Belle, que conta com o ativo em baixo peso molecular. “O Be Hialuronic é um poderoso sérum hidratante de efeito imediato que conta com altíssima concentração de Ácido hialurônico para contribuir com a saúde, jovialidade e beleza da pele, já que é capaz de manter altos níveis de água na derme, fortalecer a barreira cutânea, suavizar as linhas finas provocadas pela desidratação, proteger as fibras de colágeno responsáveis pela sustentação da pele e estimular a síntese de ácido hialurônico, conferindo assim efeito de preenchimento duradouro”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Já na hora de escolher um produto com resveratrol, opte pelas tecnologias mais avançadas como o resveratrol mimético do Gel-Creme Complex Antissinais, da Età Cosmetics. O produto é capaz de formar um filme altamente protetor, hidratante e rejuvenescedor sobre o tecido cutâneo e traz o resveratrol com atuação anti-idade, antioxidante e com vários mecanismos para atuar no combate à hiperpigmentação.

Ainda dá para usar ácidos, com cautela. Como estamos falando de um período de transição de temperatura, ainda dá para usar ácidos na pele, desde que orientados pelos médicos. “Os ácidos estimulam a renovação celular da camada mais externa da pele, diminuindo a coesão das células e reduzindo a espessura da camada de queratina, o que torna a pele mais luminosa e com uma textura mais uniforme”, destaca o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ácidos como retinoico, salicílico e glicólico, além dos retinoides, podem ser usados, mas com cautela. Lembre-se sempre de usar protetor solar diariamente, impedindo que o calor e a radiação danifiquem a pele. A renovação superficial da pele também pode ser feita com esfoliantes e uma novidade para essa etapa é o Esfoliante Facial Rednek, capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruindo os poros e ajudando na renovação celular.

O começo do calor favorece a hidratação e o consumo de frutas e verduras. Existem vários benefícios em se consumir as frutas e verduras da estação, mas sabemos que quando o calor está mais próximo, o consumo de frutas ricas em água e vitaminas aumenta, trazendo também benefícios para a pele. “Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e hidratada. São os alimentos que você consome regularmente que definem a aparência e qualidade do tecido cutâneo, não apenas em um mês, mas também em um, dois anos ou mais. A alimentação com perfil antioxidante é uma das principais formas de prevenção do envelhecimento, inclusive da pele, enquanto uma dieta rica em alimentos pró-inflamatórios pode causar diversas disfunções, desde acne ao aparecimento de rugas precoces”, afirma o médico nutrólogo, cardiologista e geriatra Dr. Juliano Burckhardt, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da International Colleges for Advancement of Nutrology. “Frutas vermelhas e vegetais de todas as cores, no geral, também figuram entre alimentos que contêm antioxidantes em quantidades médias e altas”, afirma o Dr. Juliano. As uvas, melancia e mamão são boas opções, segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “A uva conta com resvetrol que, com relação à pele, traz ação antioxidante e protetora contra a radiação ultravioleta e é importante para um efeito anti-idade complementar, na medida em que aumenta a longevidade celular. A melancia, devido a sua composição rica em carotenoides, como o licopeno, é uma ótima opção para ajudar a proteger a pele dos danos oxidativos causados pelo sol e assim evitar o envelhecimento precoce do tecido cutâneo e deve ser consumida preferencialmente em pedaços. E o mamão é rico em nutrientes como potássio, magnésio, vitamina C que ajudam a melhorar a elasticidade e a firmeza da pele e reduzem a aparência de rugas e linhas de expressão e betacaroteno que além de ser precursor de vitamina A, tem efeito fotoprotetor quando consumido em boas quantidades por via oral”, esclarece a médica nutróloga Dra. Marcella.

Você pode investir em procedimentos menos e mais invasivos. Opções menos e mais invasivas, com relação a procedimentos estéticos, também podem ser feitas. Apesar do aumento da temperatura, o calor da primavera não é tão intenso quanto o do verão, o que possibilita também a realização de procedimentos cirúrgicos, segundo os médicos. Na clínica, dá para tratar rugas com ultrassom microfocado Ultraction 3D, investir no rejuvenescimento facial do laser Pro Collagen e tratar todos os sinais do envelhecimento com o microagulhamento robótico Eletroderme, um procedimento completo que une as microperfurações da pele por meio de agulhas finas banhadas a ouro com a já conhecida radiofrequência, que promove o aquecimento das camadas profundas da pele. “A associação faz então com que o tratamento seja mais eficiente, pois as ondas eletromagnéticas da radiofrequência são emitidas pelas agulhas de ouro (que melhoram a liberação e uniformidade do calor emanado pela radiofrequência) apenas nas camadas mais profundas da pele, aquecendo a pele de dentro para fora e assim preservando sua superfície”, explica a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. Indicada para o tratamento de flacidez, rugas, cicatrizes (de acne, queimadura e cirúrgica), melasma, estrias e melhora da textura da pele (poros dilatados), o grande diferencial da tecnologia está no fato de ser possível estimular e remodelar o colágeno ao mesmo tempo, promovendo então a melhora da aparência da pele, segundo a médica.

            Quando o assunto é cirurgia plástica, uma novidade é o Rinoface Glow, procedimento que une a rinoplastia (cirurgia do nariz) com a lipoenxertia facial, um injetável que utiliza a gordura do próprio paciente para rejuvenescer. “A lipoenxertia facial é um dos melhores métodos para dar brilho, devolver harmonia e firmeza ao rosto. Isso por que a gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, quando injetada na face confere resultados mais naturais e permanentes. Além disso, ela é rica em células-tronco que melhoram a qualidade e o aspecto da pele”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy. A rinoplastia é cirúrgica e a lipoenxertia é aplicada em pontos estratégicos para melhorar o aspecto facial. “Combinando os procedimentos, há uma melhora global da harmonia facial, de maneira definitiva, com benefícios também para a luminosidade da pele”, completa o especialista.

            Os tratamentos corporais também começam a ser mais valorizados e, nesse caso, há muita inovação tecnológica que diminui a necessidade de procedimento cirúrgico. É o caso do T Sculptor, que contribui para o enrijecimento e fortalecimento muscular, utilizando a tecnologia HIFEM (High-Intensity Focused Electromagnetic), o que permite ao paciente fazer um treino muito mais forte e pesado do que ele conseguiria na academia. “A tecnologia não invasiva, ao entrar em contato com a pele, gera um campo eletromagnético focado de alta intensidade capaz de estimular o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. São realizadas até 36 mil contrações em cada sessão de 30 minutos, proporcionando assim hipertrofia muscular com consequente aumento do volume da musculatura, redução de gordura devido a ampliação do gasto calórico e, dependendo do protocolo realizado, até mesmo aumento da força muscular”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. De forma geral, os estudos mostram 19% de redução de gordura e 16% de aumento de massa magra com o tratamento.

            Independente do procedimento, o melhor a fazer é consultar um médico, que indicará tratamentos e um manual de cuidados de rotina para potencializar os resultados nos cuidados com a pele.

FONTES:

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DR. DANIEL CASSIANO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cofundador da clínica GRU Saúde, o Dr. Daniel Cassiano é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutorando em medicina translacional também pela UNIFESP. Professor de Dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo, o Dr. Daniel possui amplo conhecimento científico, atuando nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica.

*DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. www.robertapadovan.com.br

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

*DR. JULIANO BURCKHARDT: Médico Cardiologista, Geriatra e Nutrólogo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Especialista também em Clínica Médica, Medicina de Urgência e Ergometria. É membro da American Heart Association e da International Colleges for Advancement of Nutrology. Mestrando pela Universidade Católica Portuguesa, em Portugal. Atua como docente e palestrante nas suas especialidades na graduação e pós-graduação. É diretor médico do V'naia Institute. Diretor Científico Brasil da European Academy of Personalized Medicine. Membro do Corpo Clínico do Hospital Sírio Libanês.

*LUDMILA BONELLI: Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

Nenhum comentário: