segunda-feira, 4 de outubro de 2021

 Rinoplastia de Redução, Aumento, Nariz de Batata e Nariz Torto, São Algumas das Possibilidades para Ajudar o Paciente a Mudar o Formato do Seu Nariz!


Existem Inúmeras Possibilidades para Ajudar o Paciente a Mudar o Formato do Seu Nariz, que, Na Maior Parte das Vezes, é o Motivo de Sentir-se Mal, com a Autoestima Baixa e Sem Autoconfiança" - Diz Especialista em Rinoplastia, Dr. Mario Dossi - Professor da UFGD

 

Muitas Pessoas Ainda Não Conhecem os Inúmeros Benefícios da Rinoplastia. O Dr. Mario Dossi, Médico Otorrinolaringologista, Especialista em Rinoplastia, Membro do Corpo Docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Nos Esclarece Alguns Deles!

 

Podemos dizer que dentre as cirurgias estéticas, a Rinoplastia é a que mais requer cuidado na escolha do médico que vai lhe operar. Isso porque a rinoplastia é uma cirurgia muito complexa e envolve principalmente o psicológico do paciente, então, as questões vão bem além das técnicas que já são bem aprimoradas hoje.

A Rinoplastia hoje, nos dá infinitas possibilidades para ajudar o paciente a mudar o formato do seu nariz, que, na maior parte das vezes, é o motivo de sentir-se mal, com a autoestima baixa e sem autoconfiança, entre diversas reclamações que diariamente chegam no consultório – Diz Dr. Mario Dossi, otorrinolaringologista, especialista em Rinoplastia e professor da UFGD.

Dentre as muitas possibilidades que a Rinoplastia oferece, o paciente pode:

1-        Modificar o tamanho do nariz (aumentar ou diminuir).

2-        Modificar o formato da ponta, a largura das narinas, os ângulos entre o nariz e lábio superior e entre o nariz e a testa.

3-        Corrigir problemas respiratórios.

4-        Desentortar o nariz.

5-        E acertar, junto a cirurgia, quaisquer problemas que o paciente venha a ter como desvio de septo, obstrução nasal, entre outras.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que, além de melhorar a parte estética, harmonizando as linhas e características naturais do rosto, seja corrigindo disfunções, deformidades naturais ou traumáticas, também trabalha toda a estrutura nasal melhorando a respiração do paciente. – Explica o Dr. Mario Dossi.

 Nariz Torto

O nariz torto, por exemplo, é um desvio no dorso, que pode não apenas comprometer a questão estética, mas também afetar o funcionamento correto nasal, o que é muito comum.

Nosso nariz é formado por uma estrutura que envolve ossos e cartilagens. Há duas origens para a deformidade da estrutura para deixa-lo torto:

  • Congênito: Quando a pessoa já nasce com o problema.
  • Adquirido: Causado por algum acidente ou algum trauma físico capaz de modificar a forma natural do nariz ou alguma doença que deforme a estrutura.

Rinoplastia de Aumento

Quando o caso é aumentar o nariz, é feita a Rinoplastia de aumento, que é realizada quando a estrutura nasal apresenta algum afundamento ou quando ele é muito baixo, o que é bem comum entre os homens, mas com a cirurgia, o problema é resolvido.

O aumento do dorso nasal ou cirurgia de aumento do nariz, nada mais é do que uma rinoplastia normal em seu funcionamento, onde fazemos uso de cartilagens como enxertos para modelar o nariz - explica o Dr Mário Dossi.

Rinoplastia de Redução

O Nariz grande é caracterizado pelo aumento das estruturas cartilaginosas e ósseas nasais.

Normalmente ele apresenta uma “giba” no dorso e a ponta globosa, com as cartilagens aumentadas. O comprimento é exagerado e as narinas afastadas. Pode ou não estar associado a um desvio de septo.

Na rinoplastia de redução, segmentos de cartilagem são retirados ou reestruturados de acordo com a necessidade individual de cada paciente – explica o Dr. Mario - Também fazemos a raspagem, lixamento do osso, a fim de diminuir a altura do nariz e fraturas para estreitá-lo.

Nariz de Batata

Uma das cirurgias mais buscadas, dentro da rinoplastia, é para corrigir o popular “nariz de batata”, que é aquele nariz com a ponta muito arredondada, mal definida e as asas nasais maiores, criando uma desarmonia facial. A cirurgia é justamente para diminuir essas características, harmonizando toda a face.

O principal objetivo dessa cirurgia é fazer uma correção mantendo a característica étnica de cada paciente e sem trazer prejuízo para o sistema respiratório; ressalta o especialista.


Podemos afirmar que para cada problema, existe solução com a Rinoplastia. Deste modo, reduzir ou aumentar algumas regiões do nariz, ou mesmo fazer alguma modificação que cause desconforto no paciente, seja estético ou funcional, com a Rinoplastia nós conseguimos resolver- completa Dr Mário Dossi.

É muito importante que o paciente saiba que a cirurgia tem limitações. Não é possível por exemplo, alterarmos as características que são definidas por cada tipo de pele. O conselho é que a pessoa se inspire em narizes, que eram, originalmente como o dela. Fotos de celebridade e perfis de redes sociais, não são os melhores medidores para uma escolha tão importante, porque facilmente podem enganar!

É ainda muito importante dizer que as expectativas do paciente e as do médico devem caminhar na mesma direção! – Explica o Dr. Mario Dossi.

Isso sem falar que os resultados também repercutem na sua respiração e somente um especialista pode fazer um diagnóstico preciso e diagnosticar esses fatores, assim como só um especialista pode te dizer o que pode e o que não pode ser feito em cada caso.

 

CRÉDITOS:

Dr Mário Dossi é Médico otorrinolaringologista formado pela UFMS, Especialista em Rinoplastia e Otoplastia, Título de Mestre pela UFGD e Professor de Otorrinolaringologia na UFGD.

Membro da ABORLCCF.
Insta: @drmariodossi_rino

CRM: 5097
RQE: 3508 

Nenhum comentário: