quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Entretenimento

SÉRIE DE TV DESCONSTRÓI BASTIDORES DA CRÍTICA AUDIOVISUAL NO BRASIL
 
Obra estruturada em oito episódios vai ao ar a partis desta quarta (2), às 21h, no canal de TV Prime Box Brazil
 
 Especialistas cedem à posição de fala ao se tornarem personagens do seriado “CRÍTICA”, que desconstrói os bastidores das análises de obras audiovisuais no Brasil. O registro também documenta homenagem póstuma por meio de depoimentos exclusivos de Rubens Ewald Filho sobre sua trajetória na sétima arte. A série vai ao ar a partir desta quarta-feira (2), às 21h, no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil, distribuída em oito episódios.
 
O roteiro dirigido por Luiz Alberto Cassol parte da compreensão sobre as nuances passionais e dedicação que os entrevistados nutrem pela análise fílmica. Revisita conceitos e peculiaridades da cobertura realizada por impressos, rádio, TV e internet; distingue gêneros narrativos e formatos – dos longas-metragens às séries; e debate a presença feminina na atividade. Evolui para mostrar a dependência que as produções podem ou não ter dos artigos para o desempenho nas janelas exibidoras e a influência que as avaliações têm entre si.

 
O audiovisual também aborda a relação próxima que os profissionais mantêm com os realizadores culturais, retratada como uma característica do mercado brasileiro. Afinal, a crítica é um método ou posicionamento? “Embora amparada por técnica discursiva, a subjetividade está presente na recepção das obras. Transmite as experiências de vida, influências artísticas e o conhecimento filmográfico de quem avalia”, adianta Cassol, sobre o consenso dos personagens.
 
Referência da crítica nacional, Rubens Ewald Filho teve passagens por diferentes meios ao longo da carreira. Durante o bate-papo, ele relembra coberturas inesquecíveis, o que incluiu cerimônias do Oscar, e o trabalho em curadoria de festivais e prêmios. Se juntam aos entrevistados, por ordem alfabética: Carlos Eduardo Lourenço Jorge (colunista da Folha de Londrina)Celso Sabadin (colunista da TV Cultura, sites e Rádio Bandeirantes), Daniel Feix (editor do Zero Hora e presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do RS) e Fatimarlei Lunardelli (professora da Unisinos/RS).
 
A lista segue com Ismaelino Pinto (colunista de O Liberal)Ivonete Pinto (professora da UFPel/RS e presidente da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema)Jean-Claude Bernardet (teórico, acadêmico e escritor)Lucas Borba (Youtuber)Luiz Carlos Merten (repórter de O Estado de S. Paulo)Luiz Zanin Orichio (repórter de O Estado de S. Paulo), Marcos Santuario (editor do Correio do Povo)Maria do Rosário Caetano (colunista da Revista de Cinema)Mônica Kanitz (jornalista autônoma)Pablo Villaça (editor do Cinema em Cena)Robledo Milani (editor do Papo de Cinema) e Roger Lerina (jornalista autônomo).
 
O time de 21 entrevistados também conta com as presenças de Patricia Kogut (colunista de O Globo), Paulo Henrique Silva (repórter do jornal Hoje em Dia), Sérgio Alpendre (colaborador da Folha de S. Paulo) Suzana Uchôa Itiberê (editora OQVER Cinema & Streaming). A série “CRÍTICA” é uma produção executiva pela Accorde Filmes. O gaúcho Luiz Alberto Cassol é cineclubista, diretor, produtor e roteirista com experiência em documentários e ficcionais para cinema, TV e streaming.
 
SERVIÇO
SÉRIE DOCUMENTAL “CRÍTICA”
Estreia: 2 de setembro
Canal de TV por assinatura: Prime Box Brazil
Exibições inéditas: quartas-feiras, às 21h30
Último episódio: 21 de outubro
Reprises: sextas-feiras, às 11h; domingos, às 9h30; terças-feiras, às 12h30; e quartas-feiras, às 10h30
Temporada: 8 episódios de 30 minutos
Classificação indicativa: Livre
 
SOBRE PRIME BOX BRAZIL
O canal de TV por assinatura Prime Box Brazil exibe produções nacionais de vários gêneros, com destaque para séries, documentários, bem como curtas, médias e longas metragens. Abre espaço para novos criadores, ao estimular a diversidade regional, e diretores consagrados. Integra a Box Brazil, maior a programadora independente de canais brasileiros na TV paga, que alcança cerca de 36 milhões de pessoas diariamente. Também fazem parte desse grupo no território brasileiro: Music Box Brazil (dedicado à música nacional), Travel Box Brazil (viagens) e FashionTV (moda). O Boom TV transmite filmes e séries dos grandes estúdios para Angola e Moçambique. O Prime Box Brazil é distribuído por NET, Claro, Sky, Vivo, Oi, entre outras operadoras do país, e plataformas Prime Video e TeleUP no mercado internacional.

Nenhum comentário: