sábado, 1 de agosto de 2020





Projeto de dança investiga gestualidade das oralidades negras.

Ouvindo Passos Cia de Dança transmite trabalho de dança inédito ao vivo, por meio de lives

São Paulo, 2020. Nos próximos dias 02 e 12 de agosto, a Ouvindo Passos Cia de Dança apresentará o trabalho inédito Dançadoras de Histórias. A pesquisa mergulha na gestualidade das oralidades negras, por meio de dinâmicas de improvisação inspiradas em narrativas e saberes de Angelina Camilo, integrante das Pretas Bás e co-diretora do Espaço Cultural Adebankê, e de Beth Castro, palhaça, narradora e arte educadora. As sessões de Dançadoras de Histórias ocorrerão por meio de transmissões virtuais ao vivo (lives), na página do grupo no Facebook. O acesso é gratuito.




Ouvindo Passos 3- Credito Dalila D' Cruz.jpg


Projeto de dança 
Este novo projeto da Ouvindo Passos Cia de Dança é um desdobramento da linha de trabalho organizado pela companhia que, atualmente, conta com dois espetáculos: ‘Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias’ e ‘Conhece-te-a-ti-mesmo’. Em comum, figura a valorização da oralidade e ancestralidade, bem como o estudo da gestualidade que as acompanha. “Nosso desafio é transformar essas histórias em outras. São histórias que dançam, que se cruzam com as nossas experiências de vida, com o nosso modo de dançar e ouvir. Não é uma preocupação de reproduzi-las, mas deixá-las nos conduzir”, comenta a pesquisadora e dançarina Paula Salles. A companhia se completa com a também pesquisadora e dançarina Deise de Brito e com a dançarina Jô Pereira.

Segundo elas, em Dançadoras de Histórias, o público terá acesso às narrativas que servirão de estímulo à criação física (veiculadas nas redes sociais do grupo, na semana anterior ao espetáculo) e, por meio das lives, ao modo como corporificam essas histórias e expressividades negras em dança. “Explorar as manifestações culturais negras por meio das histórias, tem sido um ponto de interesse da Ouvindo Passos – adentrando no universo das suas gestualidades como possibilidade de esmiuçar o corpo como território de conexões e sentidos”, explica Deise.

Dançadoras de Histórias será transmitido gratuitamente na página da Ouvindo Passos Cia de Dança, no Facebook. As narrativas de Angelina Camilo e Beth Castro, que inspirarão a obra, serão veiculadas nos perfis do grupo no Facebook e Instagram, na semana anterior ao espetáculo.

Esta projeto é apoiado pela iniciativa Arte Como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, do Itaú Cultural.

Ficha técnica:
Concepção e criação: Ouvindo Passo Cia de Dança
Dançarinas: Deise de Brito e Paula Salles
Artistas convidadas: Angelina Camilo e Beth Castro
Assistência de ensaios e Operação de vídeos: Jô Pereira
Produção: Iolanda Costa
Flyer: Alice Soares
Divulgação: Lebá Comunicação
Fotografias: Dalila D’Cruz
Agradecimento: Vitor da Trindade



DANÇADORAS DE HISTÓRIAS
Data:   02/ago (domingo), às 14h
12/ago (quarta-feira), às 18h
Plataforma: perfil da Ouvindo Passos Cia de Dança, no Facebook
Classificação: Livre
Grátis

Nenhum comentário: