quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Podcast


Audiossérie #TdVaiFicar… foi apresentada por Jaque Vargas e elenco em evento virtual .

Com estreia prevista para o dia 28, próxima sexta-feira, a série em formato de podcast estará disponível no site www.tdvaificar.com.br e nas plataformas Spotify, Apple Music e Deezer


Na tarde da última terça-feira (25/08), aconteceu a coletiva de imprensa da audiossérie #TdVaiFicar….Com mediação de Jaqueline Vargas (“Sessão de Terapia”, “Rua Augusta”), da roteirista e diretora do projeto, o elenco principal André Mattos, Angela Vieira, Isabella Guarnieri, Jairo Mattos, Juliana Silveira, Lorena Comparato, Nestor Chiesse e Paloma Bernardi conversou com os convidados sobre seus personagens, os desafios da produção em quarentena e como é levar a dramaturgia para um formato pouco explorado. 



“Eu sempre escrevi roteiros para audiovisual. Séries, TV. Escrever um roteiro só com áudio foi desafiador. É um reaprender dentro do formato. Comecei a fechar o olho para me habituar a apenas ouvir a cena e não a ver. Meu maior esforço foi esse, o de apenas ouvir”, explica a roteirista Jaque Vargas. “A distopia da história caminha pelo realismo fantástico. A pandemia é um fato e nós escrevemos sobre o que nos deixa curiosos, sobre algo que queremos saber mais. Falar dessa crise global, em um cenário de mistério, de ficção científica, ajuda a digerir também o que é real ”, complementa a autora sobre a temática e o formato.

Com estreia prevista para esta sexta-feira, 28 de agosto, a audiossérie é uma ficção em formato de podcast e que tem como pano de fundo um cenário distópico da pandemia. A trama é ambientada na cidade de São Paulo, que está abandonada e vazia - e a locação principal é o edifício Harmonia, de  14 andares e 28 apartamentos, mas como o caos está instaurado, apenas seis deles estão ocupados. Para aqueles que ainda vivem no prédio, resta apenas criar laços e estender as mãos para os vizinhos - principalmente após um acontecimento misterioso que exige atenção e união de todos. 

“Para mim o processo de gravação foi para um lado lúdico. Tirou um pouco da angústia de fazer sozinha, estar em casa. É legal ficar só na emoção do personagem, preocupada com a voz e se jogar naquele processo. Eu mergulhei fundo, como uma atuação em um estúdio mesmo”, comentou Juliana Silveira sobre as gravações em um formato inédito na carreira. “Na classe artística estamos todos no mesmo barco, tentando se reinventar neste momento de mudança. E esse projeto fala sobre personagens que também estão vivendo isso”, disse Lorena Comparato.

Formato ainda pouco explorado, mas que retoma o discurso das antigas radionovelas, a dramaturgia no audiovisual inova ao provocar também a imaginação do ouvinte - principalmente se consumido com o fone de ouvido, que dá a sensação tridimensional. “Estamos muito habituados à imagem e esse formato resgata algo incrível: o exercício da escuta. O ator é muito palavra. E é uma possibilidade de criação e imaginação para além do roteiro, do elenco, da direção para entrar nesse universo dos personagens sem vê-los. Temos algo bem importante aqui sendo feito para estudar e aprender”, refletiu André Mattos. 

Como em qualquer projeto audiovisual comum, o elenco se reuniu para leituras de roteiro e, juntos, entenderem o tom de cada personagem e os tempos de fala. Com o isolamento social, parte das gravações foram feitas de maneira remota via aplicativos de conferência e outras com o elenco sozinho após ensaios e dinâmicas coletivas entre eles. “Nós tivemos a oportunidade de fazer algo novo e resgatar também  lá do passado, da rádio. Eu considero essa chance de continuar fazendo arte nesse contexto um ato revolucionário. E por ser algo com mil tecnologias, que eu desconhecia, tive a sensação de sempre ter o que aprender”, refletiu Angela Vieira.

Já mais habituado ao uso somente da voz, o dublador Nestor Chiesse teve um movimento contrário de atuar em contato com o restante do elenco: “Na dublagem não fazemos ensaios. E para #TdVaiFicar... fizemos as leituras e alguns encontros virtuais. Ou seja, todo mundo trabalhou fora da sua zona de conforto e isso é o que manteve o projeto vivo. Todos nós navegamos por águas inéditas”. Isabella Guarnieri, atriz e também dubladora, afirma: “Leituras e ensaios são uma novidade pra gente. E também quando a gente dubla, fazemos em cima de uma imagem. Aqui são vozes, personagens originais, o que é muito gostoso de criar”, diz. 

Ao longo do evento, o elenco reforçou o se fazer artista múltiplo - atuar, criar, filmar, gravar ao mesmo  tempo - e os artifícios que usaram enquanto faziam suas trilhas em casa. “Tive que colocar cobertores nas janelas para não vazar som. Fiz plaquinhas pela casa para ninguém fazer barulho. Nosso melhor amigo virou o microfone com a espuminha para abafar o áudio. Utilizamos a tecnologia a nosso favor. Assim vamos aprendendo, se reciclando e reinventando”, explicou Paloma Bernardi. “E o que eu acho mais fascinante é como essa tecnologia, esse formato, nos permite criar essa história com cada um em um canto do país, em cidades e estados diferentes. E isso se fez possível”, complementou Jairo Mattos.

Com direção e roteiro de Jaque Vargas e produção executiva de Ana Paula Godoy, #TdVaiFicar… estreia dia 28 de agosto. Os cinco episódios serão atualizados semanalmente no site do projeto (https://www.tdvaificar.com.br/) e em plataformas como Spotify, Deezer, Apple Podcast. Todas devem ser encontradas neste LINK.

Os personagens

Débora (Juliana Silveira) é tradutora e desde sempre esteve habituada a ficar em casa. Por causa de sua profissão não teve sua rotina alterada com o isolamento social, mas aumentou em muitas doses o grau de alcoolismo. De todos os vizinhos, ela é a mais próxima da simpática síndica, a Cândida (Angela Vieira), que recentemente se tornou viúva.

Paula (Paloma Bernardi) era influenciadora digital e com a quarentena ficou sem trabalho. Mas por trás da vida perfeita e feliz que mostra na internet, tem dificuldade de aceitar e criar a filha ainda bebê. Vive sozinha, uma vez que o marido, Renato (Dudu Pelizzari) viajava a negócios, e ficou preso em outro estado após o anúncio de fechamento das fronteiras. Claramente desestabilizada e sem experiência maternal, aceita a ajuda de Janice (Lorena Comparato), doméstica de uma das moradoras do prédio que, após a patroa sair da cidade, passou a se hospedar no apartamento para cuidar do local. 

Quem não gosta dessa relação de Janice com a bebê é sua filha Viviane (Isabella Guarnieri). Típica adolescente de 15 anos, finge na internet que o apartamento onde está com a mãe é de sua família, e nega a origem humilde. Apesar de viver às turras com Janice, quando a vê cuidando de outra criança se sente enciumada e triste, já que não teve o mesmo carinho e atenção quando pequena. Isso porque Janice se tornou mãe ainda muito jovem, e sempre teve que trabalhar para sustentar a filha. 

Rubanildo (André Mattos) é o zelador do prédio e quebra-galho de todos. O único funcionário que restou pós-pandemia. Preocupado em perder o emprego e assim a moradia e o dinheiro que manda para a mãe, tenta agradar e fazer tudo que lhe é pedido. Mas as preocupações com a família podem tirar seu foco. Também sozinho, Magno (Jairo Mattos) é militar aposentado e acredita no conceito de família tradicional e pessoas “de bem”. Sistemático, cortou relações com o filho por questões políticas - mas a crise global o fez querer reatar esse laço, ainda mais por se sentir cada vez mais solitário.

Ulisses (Nestor Chiesse) experimentou traumas grandes com a chegada do vírus: perdeu a namorada e o emprego. Médico da linha de frente do combate à COVID-19, não aguentou a pressão e abandonou o barco, sem foco e tempo livre em casa fica relativizando a situação que vivem - ele e os demais. Também entre os personagens estão: o cantor lírico que vive no prédio vizinho, interpretado pelo tenor Eric Herrero, que representa as manifestações e barulhos do mundo exterior; Rivoneide (Denise Machado), irmã de Rubanildo, entre outros. 


Ficha Técnica

NOME: #TdVaiFicar…
AUTORA / DIRETORA / PRODUTORA: Jaqueline Vargas
GÊNERO: Podcast – Audiossérie de ficção
TEMPORADA: 1 (um)
EPISÓDIOS: 5 (cinco)
MINUTAGEM: 15 a 20 minutos cada episódio

ELENCO
“Débora” - Juliana Silveira
“Rubanildo” - André Mattos
“Cândida” - Angela Vieira
“Magno” - Jairo Mattos
“Janice” - Lorena Comparato
“Viviane” - Isabella Guarnieri
“Paula” - Paloma Bernardi
“Ulisses” - Nestor Chiesse
“Renato” - Dudu Pelizzari
“Narrador” e “Ricardo” - Alexandre Cruz
“Rivoneide” - Denise Machado
“Cantor” - Eric Herrero
“Manolo” - Carlos Jiménez Vázquez
“Enfermeira” - Ana Paula Godoy
“Ana Paula” e “Fabiana” - Jaqueline Vargas

EQUIPE
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ana Paula Godoy
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Willi Pinheiro
TRILHA SONORA: Gabriel Dib

Sobre Jaqueline Vargas

Com 20 anos de carreira criando obras de ficção para cinema, TV, streaming e literatura - de curtas e longas-metragens, a séries e novelas - Jaqueline Vargas tem entre seus mais recentes projetos “Sessão de Terapia” (GNT/Moonshot Pictures), cuja 4ª temporada está atualmente em exibição no Globoplay e estreia na GNT no segundo semestre de 2020. Responsável pela adaptação no Brasil das duas primeiras temporadas da série de origem israelense, Jaqueline criou o roteiro original da 3ª e 4ª temporada.

Entre os demais trabalhos audiovisuais recentes da autora estão as séries Maria Magdalena (Sony Pictures International/ Dopamine) e Rua Augusta (TNT/O2 Filmes), as novelas Terra Prometida (Rede Record), Malhação – viva a diferença (Rede Globo), e os longas-metragens “Querida mamãe”, estrelado por Selma Egrei e Leticia Sabatella, e “Arigó”, estrelado por Danton Mello e Juliana Paes, ambos filmes produzidos pela Moonshot Pictures.

No campo literário Jaqueline é autora de “Valentina – a Herdeira da Magia”, da Editora Landscape, e Sessão de Terapia, para a Editora Arqueiro.
Atualmente em processo de formação no CEP- Centro de Estudos Psicanalíticos, Jaqueline Vargas é graduada em Artes Cênicas e Bacharelado Interpretação Teatral pela UNI-RIO, e pós-graduada em Educação e Reeducação Psicomotora pela UERJ.










Nenhum comentário: