segunda-feira, 27 de julho de 2020

TV Cultura


TV Aberta


DESTAQUES DA SEMANA

27 DE JULHO A 2 DE AGOSTO

https://cultura.uol.com.br/upload/redactor/20200723160256_01.png
Roda Viva – Emicida
Nesta segunda-feira (27/7), o Roda Viva entrevista o cantor, compositor, poeta, escritor e produtor musical Emicida, uma das revelações do hip hop na década de 2000. A repercussão de seu trabalho já o levou a se apresentar em eventos internacionais como o Festival Coachella, nos Estados Unidos, e Back2Black Festival, em Londres. Com grande influência entre jovens, Emicida não deixa de expor também sua opinião sobre o cenário político brasileiro atual. A bancada de entrevistadores é formada por Pedro Borges, editor-chefe do portal Alma Preta; Pedro Antunes, criador de conteúdo digital e editor-chefe da revista Rolling Stone Brasil; Alexandre De Maio, quadrinista e repórter do portal Catraca Livre; Paula Carvalho, apresentadora do programa Morning Show da rádio Jovem Pan; e Adriana Couto, jornalista e apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura. Comandado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, TwitterFacebookYouTube e Linkedin.
https://cultura.uol.com.br/upload/redactor/20200723160339_02.png
#Provoca – Péricles e Leandro Lehart
Nesta terça-feira (28/7), o #ProvocaEmCasa recebe remotamente os cantores Péricles e Leandro Lehart. Na entrevista, Leandro conta como foi ter contraído o novo coronavírus. “[...] Foram dias muito complicados. Eu não contei pra minha mãe, ela achava que eu estava em casa e eu estava na UTI. Minha mãe é uma senhora de 79 anos. Eu pensei muito nos meus amigos, na relação com o trabalho. Tem muita coisa que quero fazer e ainda não consegui. Pensei muito depois de tudo o que aconteceu”. Péricles, por sua vez, fala sobre racismo, preconceito musical e relacionamentos amorosos. Apresentado por Marcelo Tas, o programa vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.



Café Filosófico Expresso – Responsabilidade e Imigração
Café Filosófico Expresso desta terça-feira (28/7) discute sobre responsabilidade e imigração. Em um mundo em que a tecnologia aproxima, o transporte ultrapassa a geografia e as línguas são traduzíveis, é preciso saber lidar com o outro, entendê-lo e respeitá-lo. A responsabilidade para com o de fora, o estrangeiro, precisa ser repensada com urgência. Os convidados são os escritores e psicanalistas Contardo Calligaris e Maria Lúcia Homem. Vai ao ar às 23h, na TV Cultura.
https://cultura.uol.com.br/upload/redactor/20200723160437_03.png
Revista do Esporte – Reta Final do Campeonato Paulista
No Revista do Esporte desta quarta-feira (29/7), os comentaristas Celso UnzelteVitor BirnerRoberto Rivellino e Arnaldo Ribeiro analisam a reta final do Campeonato Paulista, que tem sua fase de grupos chegando ao fim e inicia os confrontos eliminatórios das quartas de final. Com apresentação de Vladir Lemos, o programa vai ao ar ao vivo, a partir das 20h45, na TV Cultura.

Opinião – Reforma Tributária
Nesta quarta-feira (29/7), o programa Opinião fala sobre a reforma tributária. Após mais de um ano de espera, a proposta do governo Jair Bolsonaro acerca deste tema acaba de ser apresentada ao Congresso Nacional. O documento tem quatro fases e apenas a primeira delas foi encaminhada para os parlamentares. No programa, são apresentados os principais pontos deste documento elaborado pela equipe do Ministro da Economia Paulo Guedes e a forma como o Congresso recebeu esta proposta. Serão comentados, também, os trechos mais polêmicos, como a criação de um novo imposto para transações financeiras digitais. Com apresentação de Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Noturno – Stuart Hamm
Noturno desta quarta-feira (29/7) exibe uma apresentação do baixista norte-americano Stuart Hamm ao lado da talentosa instrumentista Ariane Cap, no Vijazz Blues Festival. Stuart é um dos mais influentes baixistas da última metade do século passado e se tornou muito conhecido por seus trabalhos ao lado de músicos como Steve Vai e Joe Satriani. A atração vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.
https://cultura.uol.com.br/upload/redactor/20200723160623_04.png
Papo de Mãe – Perrengues de Mãe
O Papo de Mãe desta quinta-feira (30/7) fala sobre os “perrengues de mãe”: situações constrangedoras envolvendo os filhos e que são inevitáveis. Camila Fremder, uma das convidadas, já passou por vários perrengues maternos com o filho Arthur, de 1 ano e 9 meses. Também participa desta edição do Papo de Mãe a psicóloga Alessandra Camargo. No programa, estão em pauta diversas histórias de telespectadores, bem como um perrengue comum em muitos lares brasileiros: o sumiço das meias. Apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, vai ao ar às 19h10, na TV Cultura.

Doc. Mundo – A Arte da Espanha
Nesta quinta-feira (30/7), no Doc. MundoAndrew Graham-Dixon viaja para o centro da Espanha para explorar a arte do país nos séculos XVI e XVII. Do mundo místico de El Greco ao gênio Velázquez, este foi um momento tão extraordinário que ficou conhecido como a Idade de Ouro. Mas abaixo da superfície cintilante era um coração escuro e selvagem. Viajando da jóia arquitetônica de Toledo para a majestosa Madri, Graham-Dixon traça a ascensão e queda do Império Espanhol, a brutal conquista do Novo Mundo e a loucura religiosa da Inquisição, para descobrir como uma história tão violenta poderia produzir uma das mais belas artes já vistas. Vai ao ar às 20h15, na TV Cultura.
https://cultura.uol.com.br/upload/redactor/20200723160803_05.png
As Coisas Que Você Precisa Saber – Cérebro
No episódio de As Coisas Que Você Precisa Saber desta sexta-feira (31/7)James May explica que há muito mais dentro de nossa cabeça do que podemos imaginar. Com a ajuda de alguns gráficos e animações em movimento, ele busca obter as respostas de 100 bilhões de neurônios sobre por que os homens não perguntam por direções, porque sua memória é tão ruim e o que o amor tem em comum com as drogas classe A. A atração vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Águias da Cidade – Nunca Estamos Sozinhos
Na sexta-feira (31/7), é exibido mais um episódio da série Águias da Cidade. Nele, a dra. Júnia decide enviar a equipe de resgate aéreo para uma área remota da cidade na qual um garoto foi atropelado e prensado contra um muro. Longe dali, o tenente Borell cuida dos últimos detalhes de seu casamento. Vai ao ar a partir das 22h45, na TV Cultura.
https://cultura.uol.com.br/upload/redactor/20200723160924_06.png
https://cultura.uol.com.br/upload/redactor/20200723165503_estreia.png
Cultura Livre – Rubel
No sábado (1/8), tem início a nova temporada do Cultura Livre, agora em novo formato: por conta da pandemia de covid-19, os programas serão gravados à distância. Na edição de estreia, Roberta Martinelli recebe remotamente o cantor e compositor Rubel, que apresenta de forma intimista composições como PinguimColégio e Sapato. No novo quadro Clássicos da Semana será mostrado o disco Força Bruta (1970), de Jorge Ben Jor, que completa 50 anos em 2020. No quadro Canção do Isolamento, outra novidade da temporada, o baiano Luccas Santanna mostra uma composição inédita inspirada na quarentena. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Doc. Mundo – Antigas Cidades Invisíveis - Istambul
No sábado (1/8), vai ao ar a terceira e última parte da série Antigas Cidades Invisíveis. Neste episódio, em Istambul, a equipe vê a grande catedral bizantina de Hagia Sophia como nunca foi vista antes. Eles também percorrem gigantescos túneis submersos sob o Hipódromo Romano, criando imagens de passagens esquecidas em uma das cidades mais antigas do mundo. Explorando a capital turca com a ajuda da tecnologia de imagens 3D, a equipe busca conhecer o turbulento passado da cidade e descobrir como ela se reinventou. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Festival de Inverno de Campos do Jordão – Pinchas Zukerman o OSESP
No sábado (1/8), será exibido o espetáculo de abertura do 42º Festival de Inverno de Campos do Jordão, realizado em 2011. O concerto é uma parceria da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) com o violinista israelense Pinchas Zukerman, que também é o regente da apresentação. Juntos, eles performam clássicos de Ludwig van Beethoven. A atração vai ao ar às 23h15, na TV Cultura.
https://cultura.uol.com.br/upload/redactor/20200723161048_07.png
Sr. Brasil – Miriam Moreira, Gabriel Selvage e Alana Moraes
No domingo (2/8), o Sr. Brasil recebe o violonista Gabriel Selvage e as cantoras Miriam Moreira e Alana Moraes. Miriam, acompanhada por um trio de instrumentistas, interpreta as canções Falso Brilhante, de João Bosco e Aldir Blanc, e O Que É Que Eu Faço, de Dolores Duran e José Ribamar. Gabriel, por sua vez, toca sozinho as composições Lucy e Pantanal, de Lucy Yanel, e acompanha Alana nas obras É Doce Morrer no Mar, de Dorival Caymmi e Jorge Amado, e Barracão de Zinco, de Jair Costa e José Bispo. Apresentado por Rolando Boldrin, o programa vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Festival de Inverno de Campos do Jordão – Jazz Sinfônica Brasil e Diogo Nogueira
No domingo (2/8), irá ao ar uma apresentação da Jazz Sinfônica Brasil no Festival de Inverno de Campos do Jordão em 2019. O espetáculo ainda contou com a participação de Diogo Nogueira, um dos maiores nomes do samba atual. Com regência de Nelson Ayres, a orquestra tocou, junto do sambista, sucessos como Pé na Areia e Clareou. A performance será exibida às 11h, na TV Cultura.
https://cultura.uol.com.br/upload/redactor/20200723165425_estreia.png
Planeta Terra – A Vida Secreta dos Animais da Fazenda: Ovelhas

No domingo (2/8), as ovelhas são o foco da série Planeta Terra - A Vida Secreta do Animais da Fazenda, que estreia na TV Cultura. O episódio segue de perto as primeiras 12 semanas de vida de um cordeiro em uma fazenda em Welsh Hill, e a equipe descobre que as ovelhas são animais altamente sociáveis. Além disso, elas possuem uma capacidade notável de se reconhecer e, mais do que isso, de reconhecer rostos humanos. A série vai ao ar às 17h, na TV Cultura.

Nenhum comentário: