domingo, 26 de julho de 2020

Quais os desafios de um fotógrafo e do mercado da fotografia durante a pandemia.


A fotógrafa brasileira radicada na Alemanha, Roberta Montagnini, fala acerca dos desafios enfrentados pelos profissionais de fotografia devido à pandemia de covid-19.



A pandemia do novo coronavírus tem causado imensos transtornos para profissionais de todos os setores da economia. Determinadas atividades que dependem de contato presencial se encontram totalmente paralisadas neste período, levando muitos profissionais liberais a situações de emergência muito além da crise sanitária e da covid-19.





A fotógrafa Roberta Montagnini, referência na Europa e nas Américas no segmento fine art, conta as mudanças e situações enfrentadas pelos profissionais da sua área durante a pandemia da covid-19: “Estar vivo, estar saudável e estar seguro são prioridades e as coisas mais importantes no momento. Claro a parte financeira também foi afetada, e muito, com a paralisação dos trabalhos, mas preservar a vida e a saúde está em primeiro lugar. Nossa atividade profissional demanda estarmos fisicamente com o cliente e enquanto durar a pandemia precisamos manter todas as medidas de segurança, uso de máscara e distância de pelo menos 2m do cliente e evitar o máximo de contato físico.”

Os desafios da pandemia

Roberta relata as diferenças no exercício da profissão na Europa e em outros países onde a pandemia está em estágio mais crítico, como no Brasil: “Aqui na Alemanha as coisas estão funcionando como antes, mas com restrições e regulamentos. A coisa mais fantástica é que as pessoas são conscientes e disciplinadas. Passamos quase 3 meses em isolamento, muito dinheiro foi perdido, empregos, empresas fecharam, e eu como fotógrafa só voltei a trabalhar em junho. Respeitamos o período de quarentena e as coisas estão caminhando para termos em um futuro próximo a covid-19 sobre controle.”

A fotógrafa conta como se dá a relação com o cliente neste ‘novo normal’ provocado pela pandemia: “Eu geralmente tenho o contato inicial via mensagem online ou email com meus clientes. Trocamos ideias por ali e, pelo fato de não poder nos encontrar no princípio das restrições devido a pandemia, adiamos diversos ensaios fotográficos até a data que as coisas voltassem a funcionar. Eu felizmente tive bastante procura durante esse período e agora estou atendendo a essas pessoas.”

Implementar as medidas de proteção tem sido também um grande desafio para os profissionais de fotografia: “Os desafios agora que as coisas estão funcionando, são por em prática as ordens de saúde. Primeiro temos de conversar com o cliente para saber se tudo está bem, se eles estão saudáveis e seguindo as novas regras antes de vir pro ensaio fotográfico; depois temos todo o processo de higienização rigorosa do Studio; A seguir vem o uso de máscara, lavagem das mãos e uso de álcool na mãos também para desinfetar; logo em seguida minimizar o contato físico, a pesar de ser difícil, pois eu as vezes preciso tocar o cliente para guiar poses e ângulos. Por fim, é a responsabilidade de manter um diálogo honesto e a qualquer sintoma de doença adiar o ensaio para quando estiver melhor.”

Conselhos para enfrentar os dias de pandemia da covid-19

Para Roberta Montagnini, o importante neste momento é não se desesperar: “Acredito que manter e preservar a vida vem em primeiro lugar. E o quanto antes as pessoas se conscientizarem o mais rápido voltaremos as atividade de antes. Mas claro, nunca será como antes pois temos que manter a mentalidade de prevenção.”

Para aqueles que estão em casa em isolamento e a cumprir a quarentena, Roberta dá algumas dicas de como aproveitar o tempo em benefício da carreira:

1 Refazer/rever seu website. Talvez precise renovar as fotos ou até mesmo o texto.
2 Retocar fotos de seções anteriores para praticar e oferecer pro cliente comprar
3 fazer cursos online. Seja de edição, negócios ou qualquer coisa que possa elevar seu conhecimento
4 fotografar membros da sua residência para não desanimar
5 fotografar a si mesmo e renovar suas fotos profissionais e atualizar seu Instagram, LinkedIn etc.
6 Pintar fundos de fotografia, se você trabalha em estúdio
7 limpar seu HD e organizar suas pastas no seu computador
8 fazer sessões ZOOM com seus amigos e trocar idéias
9 criar mural de ideias no Pinterest
10 participar de competições online


Nenhum comentário: