sexta-feira, 29 de maio de 2020

Cultura Já / Destaque

SÉRIE DOCUMENTA EX-ESCRAVOS RETORNADOS DO BRASIL E REGISTRO PÓSTUMO DA GUARDIÃ DO JONGO TIA MARIA DA GROTA.

 
5º episódio de Sankofa – A África que Te Habita vai ao ar amanhã, dia 29, às 20h30, na TV por assinatura Prime Box Brazil.


 
 Gana, primeiro país africano liberto da colonização europeia, é o destino do quinto episódio da série Sankofa – A África que Te Habita nesta amanhã (29), às 20h30, no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil. O programa documenta registro inédito de Tia Maria da Grota, uma das fundadoras da Escola de Samba Império Serrano, falecida aos 98 anos em 2019.

 
Na capital Acra, o conteúdo visita o bairro dos escravizados retornados do Brasil. O antropólogo Milton Guran explica que a diferença linguística faz com que esses moradores sejam chamados de “tabons”. O afro-brasileiro, César Fraga, relata crise de choro ao adentrar a Fortaleza de São Jorge da Mina, campo de concentração de escravizados na cidade de Elmina.
 
No Brasil, a figura ilustre do Morro da Serrinha no Rio de Janeiro, Tia Maria da Grota fala sobre a tradição do Jongo, dança originária do samba praticada ao som de tambores. Historiadores debatem como a guerra entre povos africanos impulsionou a produção de escravos. A atriz Zezé Motta narra a fábula de Ogum, o maior guerreiro do mundo.
 
Sankofa – A África que Te Habita percorre pela fotografia de César Fraga em companhia do historiador Maurício de Barros Castro memórias da diáspora enfrentada por nove países africanos, para provocar reflexões sobre desigualdades raciais. A série é produzida pela FBL Criação e Produção, tem direção de Rozane Braga e roteiro de Zil Ribas.
 
SOBRE PRIME BOX BRAZIL
 
O canal de TV por assinatura Prime Box Brazil exibe produções nacionais de vários gêneros, com destaque para séries, documentários, bem como curtas, médias e longas metragens. Abre espaço para novos criadores, ao estimular a diversidade regional, e diretores consagrados. Integra a Box Brazil, maior a programadora independente de canais brasileiros na TV paga, que alcança cerca de 36 milhões de pessoas diariamente. Também fazem parte desse grupo no território brasileiro: Music Box Brazil (dedicado à música nacional), Travel Box Brazil (viagens) e FashionTV (moda). O Boom TV transmite filmes e séries dos grandes estúdios para Angola e Moçambique. O Prime Box Brazil é distribuído por NET, Claro, Sky, Vivo, Oi, entre outras operadoras do país, e plataformas Prime Video e TeleUP no mercado internacional.
 



Nenhum comentário: