quinta-feira, 12 de março de 2020

EXPOSIÇÃO DO 2º PRÊMIO DE DESIGN. .

INSTITUTO TOMIE OHTAKE
APRESENTA
EXPOSIÇÃO DO 2º PRÊMIO DE DESIGN
INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN


Abertura: 26 de março, às 20h.
Visitação:  até 03 de maio de 2020i
Os 15 projetos selecionados pelo 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, sob o tema CIRCULAR, ganham mostra em São Paulo. Dedicada a estudantes universitários e recém-formados de todo o Brasil e de qualquer área, a premiação – voltada a propostas relacionadas a produto, moda, arquitetura, web, gráfico, serviço, entre outros segmentos – registrou 133 inscrições provenientes de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Os selecionados receberam R$ 5.000,00 para execução do protótipo, que fazem parte da exposição e de um catálogo. Na data da abertura da mostra, serão anunciados os três premiados contemplados com cursos livres de design em instituições internacionais. Coube ao júri, composto por Guilherme Falcão, Indaia Militão, Luís Antônio Jorge, Luiza Crosman, Pedro Moraes, Priscyla Gomes e Rodrigo Ohtake, selecionar os 15 finalistas:



●       Aplicativo Composto (web), Maria Eduarda Iranaga, (Universidade Federal do Paraná – UFPR).
●       Arrudeio (gráfico), Maria Beatriz Mendonça de Oliveira, (Universidade Tiradentes – Unit Sergipe).
●       Banco de Resíduos Têxteis (serviço), Brunna Gonçalves Ramos, (Universidade Estadual de Londrina – UEL).
●       Biblioteca itinerante de literatura de cordel (arquitetura), Deivisson Rafael da Silva, (Universidade Federal de Uberlândia – UFU).
●       Binder – Resumos e Mapas Mentais (educação), Pedro Henrique Santana Castro, (Universidade Salvador – UNIFACS).
●       Do cangaço ao skate: um possível diálogo estético (moda), Carlos Eduardo de Castro Cruz, (Faculdade Santa Marcelina – FASM).
●       Espaço Nômade (arquitetura), Giovani Lemos Damasio, (Universidade Estadual de Maringá – UEM).
●       Hortas Verticais e Horizontais e Cooperativa aplicadas em conjunto habitacional popular (arquitetura), Gabriela Chiappa da Rosa, (Universidade Franciscana – UFN).
●       Luminária Ó (produto), Clara Acioli, (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).
●       Remonta, (moda), Bruno Alves, Gabriela Padua, (ESAMC Uberlândia).
●       REMONTE - Estudo de abrigo efêmero emergencial (arquitetura), Julia Lins e Silva Dutra, Maria de Castro Viana, (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE).
●       Shellpod - Uma Visão Crítica da Habitação Emergencial, (arquitetura), Leonardo Zanatta, (Universidade de Passo Fundo – UPF).
●       UP LAB (arquitetura), Natália Fernanda Vieira Zoilo, Mariana Rodrigues Fozzatti, Thiago de Paula Nardelli, (Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas).
●       Voluta (tecnologia), Gabriela de Sá Garay Corrêa, (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).
●       w.e.s - what eccentric specs! (produto), Helena Resende Ribas (Universidade Federal do Paraná – UFPR).
Com perfil distinto das usuais premiações de design, o Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin foi lançado com uma proposta inovadora: abdicando de categorias de premiação, o prêmio propõe a cada edição um tema-desafio. A partir desse tema, projetos poderão ser inscritos por universitários e recém-formados de qualquer área, não se restringindo somente a jovens designers. A ideia é premiar propostas que destaquem e concebam a relação do design com outros campos, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia e ciências sociais. Com esses pressupostos, o prêmio procura ressaltar que atualmente as propostas mais contundentes de design acontecem em diálogo com diferentes especialidades, instigando soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas que discutam nosso cenário social, político, urbano, habitacional, além de novas demandas tecnológicas, novos equipamentos, publicações e mídias digitais.
Exposição:  2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin
Abertura: 26 de março, às 20h
Até 03 de maio de 2020 – de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural
(Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP –
Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela
Fone: 11 2245 1900

Nenhum comentário: