sábado, 7 de dezembro de 2019

DOCUMENTÁRIO ‘VIOLA PERPETUA’ CELEBRA RAÍZES DAS ORQUESTRAS CAIPIRAS.

Obra do cineasta Mário de Almeida vai ao ar neste sábado,7, às 18h45, pelo canal de TV por assinatura Music Box Brazil

 Reprise: 8/12, às 06h45
Classificação indicativa: Livre
 
Dezembro de 2019 –  A viola é uma das principais formas de expressão artística e de celebração de valores comuns para um grupo de instrumentistas tradicionais do Estado de São Paulo reunidos em orquestras caipiras. O documentário ‘Viola Perpetua’ narrará os conflitos e as descobertas da trajetória dessas pessoas que se cruzam com a história do instrumento símbolo da cultura brasileira. A atração vai ao ar neste sábado, dia 7, às18h45, no canal de TV por assinaturaMusic Box Brazil.

 
Ao longo de 72 minutos, a obra documental lança luz sobre as diversas formas de envolvimento com a música de viola e sobre as possibilidades e conflitos, no que tange a coexistência da cultura caipira no ambiente das orquestras e outros grupos que se utilizam do instrumento. Por meio de depoimentos de pessoas ligadas à cultura e à música em questão, o documentário proporciona uma imersão em fragmentos das vidas dessas personagens. A abordagem visa a aproximação do espectador aos contextos de pessoas que refletem sobre as suas próprias raízes. O filme é assinado pelo cineasta Mário de Almeida com produção de Filmes Maravilha.
 
As orquestras de viola caipira são grupos de pessoas que se organizam para executar repertórios musicais associados a este instrumento, bem como para a celebração de valores ligados à cultura caipira. A primeira orquestra de viola foi fundada em 1969, a segunda em 1979, ambas na Região Metropolitana de São Paulo, respectivamente nas cidades de Osasco e Guarulhos. Iniciativas como essas só iriam reverberar de maneira significativa na década de 1990 no estado de São Paulo, bem como na Região Centro-Sul e outros estados.
 
“São Paulo sempre foi o centro irradiador da música caipira e do segmento musical sertanejo. Hoje é o Estado com maior número de atividades em torno da viola. Além disso, é nessa região que se encontra o maior número de orquestras”, contextualiza Almeida, que também assina pesquisa, roteiro e produção da obra. Um estudo recente do pesquisador Renato Cardinali Pedro (Unicamp) identificou 81 grupos surgidos entre os anos de 2001 e 2009, período em que foram fundadas 49 orquestras paulistas. O surgimento deste grande número de orquestras de viola, em um período tão curto e recente, configura-se como um fenômeno sócio musical da atualidade.
 
SERVIÇO
Documentário ‘Viola Perpetua’
Quando: 07/12/, às 18h45
Canal por assinatura: Music Box Brazil
Direção, pesquisa, roteiro e produção: Mário de Almeida
Reprise: 8/12, às 06h45
Classificação indicativa: Livre
 
SOBRE MUSIC BOX BRAZIL
 
O canal Music Box Brazil dedica 24 horas de programação voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com os principais nomes do cenário nacional. Integra a Box Brazil, maior programadora independente de canais de TV por assinatura brasileira, que alcança diariamente 36 milhões de pessoas no Brasil. A empresa também possui outros quatro canais, sendo um deles voltado ao mercado internacional: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (focado no universo de viagens) e FashionTV (versão nacional do mais importante canal de moda do mundo), além do BOOM TV (canal de filmes e séries dos grandes estúdios transmitido na Angola e Moçambique). O Music Box Brazil é distribuído pelas principais operadoras, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi e Algar. No mercado internacional, está presente nas plataformas Amazon Prime, TeleUP e Brusa.

Nenhum comentário: