terça-feira, 26 de novembro de 2019

Oficina de clipes:
produção, direção, fotografia e edição.

Nessa oficina serão abordadas técnicas de desenvolvimento de roteiro com base na música, direção de ator, figurino e maquiagem, escolha de locação e direção de arte.
Já na Produção, conceitos de formação de equipe, planejamento (pré-produção da gravação), gerenciamento de equipe, lista de equipamentos e orçamentos.
Na Fotografia serão abordadas noções de enquadramento e montagem de luz. Formatos, diferenciais de câmeras de cinema, lentes. Introdução de equipamentos muito utilizados hoje no mercado como Steadycam e Drone.
Finalizando com a Edição, com introdução ao programa Adobe Premiere, seleção de cenas, finalização.


O projeto é um princípio que procura elaborar através da formação técnica audiovisual o aluno/espectador, ampliando sua percepção e atuação sobre o meio e a existência, e aprimorando tanto seu poder de comunicação como a possibilidade de também passar a ser incorporado ao filme. Desde 2010, os clipes que passavam TV aberta, já haviam encontrado seu novo espaço: o YouTube. O site diz ter atingindo a marca de 98 milhões de usuários mensais no Brasil, com um adicional de 35 milhões nos últimos dois anos. Nesse espaço, não há linha editorial e foi isso que diferentes gêneros foram descobrindo aos poucos: um mercado audiovisual de nicho tão forte quanto uma emissora de TV. Agora é tudo multiplataforma, a identidade do artista é formada com o visual, a presença, o conceito, a história, não só o que ele canta. Os artistas mais populares do país nos últimos anos lançaram mais videoclipes de que álbuns, por exemplo. Porém, apesar do grande acesso, a distância ainda é muito grande para quem assiste poucas pessoas sabem como funciona a produção e pré-produção de um videoclipe. A proposta das oficinas é capacitar jovens de todas as mais diversas faixas etárias ao conhecimento técnico, teórico e prático na produção de um web clipe, inclusive focando também nos instrumentos que eles próprios têm em mãos, por exemplo celulares.

 

 

Sobre Gabi Jacob:

Gabi Jacob trabalha com cinema há mais de 10 anos. Em 2011 dirigiu seu primeiro videoclipe e iniciou um grande vínculo com projetos musicais. De 2011 até os dias de hoje trabalhou com artistas como Emicida, Lurdez da Luz, Slim Rimografia, Rael, Funk Buia, Aláfia, Rodrigo Ogi, etc. Em 2017 teve dois de seus videoclipes concorrendo ao prêmio de Melhor Videoclipe no Festival Internacional de Curtas de Brasília ("Mandume", do Emicida e "Breu" da Xenia França), além disso, concorreu ao Prêmio de Melhor Diretora no Women’s Music Event da VEVO Brasil. É idealizadora do Movimento Casa de Clipes que oferece oficinas de cinema para jovens, criadora e diretora da websérie Canto, que convida cantoras para apresentar uma música sobre o universo feminino. Em maio de 2018 foi mediadora da mesa sobre o futuro das narrativas musicais através do audiovisual no Festival Path.



Sobre o InC:
O Instituto de Cinema é uma das mais reconhecidas escolas de cinema e audiovisual do país. São mais de 100 especialistas do mercado oferecendo 130 cursos diferentes para quem quer se profissionalizar ou aperfeiçoar seus conhecimentos em cinema e audiovisual. Além dos cursos, O InC realiza eventos gratuitos, não restritos a seus alunos.

Curso: Oficina de Clipes com Gabi Jacob

Início: 02/12/2019
Duração: 5 encontros, às segundas, quartas, das 9h às 13h
Carga horária: 24 horas
Investimento: R$ 449,00

Instituto de Cinema
Rua Teodoro Sampaio, 1121 – Pinheiros – SP Fones: 11 3061 0120 e 11 99556-1485


Nenhum comentário: