quinta-feira, 10 de outubro de 2019


Ensino da matemática ganha força com plataforma de jogos digitais e já atinge meio milhão de alunos no País 

 
 
 
Tecnologia de gamificação permite que escolas, professores e estudantes brasileiros tenham acesso à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


São Paulo, outubro de 2019 – O ensino da matemática no Brasil tem ganhando um novo impulso com o uso de tecnologias digitais de gamificação em colégios públicos e privados. A plataforma de jogos matemáticos da empresa internacional Matific é utilizada atualmente por cerca de 500 mil estudantes no País, do ensino fundamental ao sexto ano.

A tecnologia atende todos os requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e permite que colégios, professores e alunos aprendam a usar base comum em sala de aula. A BNCC é uma exigência prevista pelo Ministério da Educação (MEC), para que as escolas sigam um currículo único e estabeleçam os conteúdos essenciais que deverão ser ensinados em todas as instituições de ensino no Brasil.


A recomendação, descrita no documento da BNCC, determina que o ensino fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento de habilidades como raciocinar, representar, analisar, comunicar e argumentar matematicamente.

Este é o caso de milhares de instituições públicas e privadas no País, entre elas a Escola Estadual Henrique Dumont Vilares, de São Paulo (SP), a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e a EE Padre Pasquale Filippelli, de Diadema (SP). No setor privado, as redes de colégios Marista, Rio Branco e Salesiano também utilizam a plataforma de gamificação para alinhamento à BNCC.

“Plataformas de tecnologia educacional como a da Matific são atualmente grandes aliadas para que a Base Nacional Comum Curricular de fato aconteça no ‘chão da escola’ a partir da prática em sala de aula”, comenta Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.

“A Matific usa a tecnologia para acelerar e enriquecer esses processos de aprendizagem, à medida em que administra interações e oferece a possibilidade de o aluno colocar a mão na massa, manipulando objetos dentro de ambientes simulados”, acrescenta Szyller.

O sistema Matific já é adotado em 45 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. No Brasil, a plataforma de matemática atende 500 mil estudantes, de cerca de 1 mil instituições de ensino.

“Como o Brasil possui mais de 30 milhões de alunos no ensino básico, as inovações tecnológicas garantem redução de custo e escalabilidade necessárias para melhorar os indicadores educacionais”, comenta Szyller. “Com a tecnologia, os alunos passam a ser protagonistas e ter autonomia sobre seu aprendizado, permitindo que o aprendizado aconteça em qualquer lugar, basta apenas um smartphone do pai ou mãe, por exemplo”, acrescenta.


Sobre a Matific (https://www.matific.com/bra/pt-br)
A Matific é uma empresa startup Israelense que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 40 países, com um milhão de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.

Nenhum comentário: