quarta-feira, 15 de novembro de 2017

GASTRONOMIA DA HORA

Tradição francesa traz o queijo antes da sobremesa.


Que tal fazer como os franceses e provar uma bela seleção de queijos para iniciar ou finalizar uma refeição?
Não é novidade que o queijo é um patrimônio histórico francês. Diante da enorme diversidade existente, a cultura de servir o queijo após o prato principal nasceu na França no século XVI.  Por lá, este costume faz parte do ritual na maioria dos restaurantes, mas aqui no Brasil ainda é pouco difundido.

Segundo especialistas os queijos neutralizam a adstringência dos alimentos e preparam o paladar para a doçura da sobremesa. De acordo com a tradição, a porção de queijos deve conter, pelo menos, um queijo mole, um blue cheese, um queijo duro e um queijo fresco.
Em Curitiba, o restaurante franco-italiano La Varenne serve a porção de queijos desde a sua abertura em 2014. Para o chef da casa, Felipe Miyake, é uma ótima sugestão para quem não gosta de doces, mas quer uma opção para finalizar a refeição após o prato principal. E, seja para dar início a uma refeição ou para finalizá-la, o queijo é um produto versátil que, em geral, agrada e muito o paladar dos brasileiros. Confira algumas dicas do chef Felipe de como e em qual momento consumir esta iguaria: 
ANTES DA SOBREMESA: A seleção pode ser composta por Cammembert e Brie; Gorgonzola Dolce e Roquefort Saint Agur, Pecorino Romano, e um queijo fresco que pode ser de leite de cabra, ovelha ou de vaca. No La Varenne o toque especial fica por conta do mel trufado que é aromatizado no próprio restaurante. 
COMO APERITIVO: Para quem optar pela porção de queijos como aperitivo a sugestão é não utilizar o mel trufado para não atrapalhar o paladar para os pratos que virão na sequência. 
PARA FINALIZAR A REFEIÇÃO: Quem desejar substituir a sobremesa pela porção de queijos pode harmonizar com um vinho do Porto que é a bebida mais indicada.
Para uma degustação perfeita:
•  É fundamental deixar os queijos fora da geladeira 1 hora antes de servir para ele voltar ao seu estado natural.
•  Se for compor o prato em casa, prefira materiais como vidro, madeira, ardósia ou cerâmica. Pratos em metal, podem interferir no sabor do queijo.  Não são recomendados
•  Não deixe os queijos muito juntos para que eles não se toquem. Coloque uma faca para cada queijo, assim os sabores não se misturam.
•  Tente degustar do mais leve ao mais forte. Assim um não interferirá no sabor do outro.
•  Acompanhamentos: No mesmo prato você pode inserir outros itens como manteiga sem sal de boa qualidade, (as francesas são as melhores). Geléias não muito doces e nem muito ácidas, frutas secas e algumas nuts.
-----------
La Varenne
Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4, Curitiba/PR
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, almoço das 11h30 às 15h / Jantar - Segunda a quinta das 19h às 23h e sexta e sábado das 19h às 24h. Domingo das 12h às 17h
Reservas: (41) 3044-6600


Nenhum comentário: