terça-feira, 9 de dezembro de 2014

News da Hora


RUBEN ESMANHOTTO | O MOMENTO SUSPENSO
40 anos de pintura

Galeria do Solar do Rosário

O artista Ruben Esmanhotto e o Solar do Rosário convidam para o lançamento do livro do pintor, que acontece no próximo domingo dia 14 de Dezembro, às 11 horas na Galeria de Aarte do Solar do Rosário com a presença do artista plástico.

Na ocasião do lançamento e manhã de autógrafos do livro “O MOMENTO SUSPENSO” do pintor Ruben Esmanhotto, a diretora e galerista Regina Casillo vai expor algumas obras do pintor paranaense; - que tanto retratou a Curitiba e seus casarões.

Em citação da Crítica e Professora de História da Arte Adalice Maria de Araujo que sobre a obra e dele escreveu:
“... Típico representante da geração de artistas plásticos paranaenses de 70, em sua obra Ruben Esmanhotto serve-se de dois importantes elementos: a metalinguagem e o acabamento rigoroso. Desde 78, os velhos casarões de Curitiba e arredores passaram a ser a temática principal da sua pintura. Embora servindo-se do processo hiper-realista da tomada fotográfica, consegue ultrapassar o valor documental do objeto pintado para nos fazer meditar. Assim como Arnold Böcklin, Giorgio de Chirico e Edward Hopper, ele despe a realidade do prosaico para impregná-la de mistério.
... Os casarões são captados como num cenário, isolados da paisagem circunstancial. Através do efeito de imobilidade, acentuado pela luz, acabam desassociando-se da realidade imediata para transformarem-se em verdadeiros retratos psicológicos.”

Importante destacar que o livro “O MOMENTO SUSPENSO” de Ruben Esmanhotto é o resultado do projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet com patrocínio da Copel, Banco de Fomento do Paraná, Compagas e Souza Cruz.
Que terá sua contra partida social programada para o início do ano letivo, em escolas públicas com apresentação e palestra do artista para alunos do ensino médio e também distribuição de livros entre outras atividades.  Ano em que o renomado e conhecido Ruben Esmanhotto comemora 40 anos dedicados à pintura.


Serviço: Lançamento do livro RUBEN ESMANHOTTO – O MOMENTO SUSPENSO
Data: 14 de Dezembro, domingo às 11horas
Local: Galeria do Solar do Rosário
Rua Duque de Caxias, nº 4 – Centro Histórico de Curitiba.



 Ricardo Humberto
Belas e assustadoras imagens de Ricardo Humberto

Exposição ‘Uns Putos’ está na Galeria Teix e reúne trabalhos de um dos principais artistas gráficos do país

Desenhos, colagens em técnica mista e traços contínuos que formam figuras foram selecionados pelo curador Marco Teixeira para “Uns Putos”, em exposição até 31 de janeiro, na Galeria Teix. Todas as obras estão à venda, a partir de R$200,00.
Ricardo Humberto é dono de uma imensa folha  profissional. Tem trabalhos publicados na revista Gráfica e o jornal literário Rascunho, além de ter sido o responsável pelo departamento de imagens do jornal Gazeta do Povo de 1996 a 2009. Atualmente ilustra, entre outras atividades, coluna mensal na Folha de São Paulo.
Com traços firmes e precisos e composições primorosas, Humberto mostra o resultado dos anos de exercícios e reflexões, através de obras inéditas criadas exclusivamente a partir da sua necessidade de expressão. Nesta exposição mostra a face que manteve oculta nestes anos, materializadas na forma de perturbadoras imagens, gritando para todos com a voz, que o artista, de outra forma, parece não ter.
 
Serviço
Uns Putos
Obras de Ricardo Humberto
Período até 31 de janeiro de 2015
Entrada gratuita

Galeria Teix
Av. Vicente Machado, 666
Curitiba / PR
41 3018.2732

Fotos Cintya Hein












Construtora Baggio lança revista no dia do arquiteto

Impresso chega a sua 14ª edição e reúne os últimos projetos de casas construídas e informações do mercado

         A Construtora Baggio lança, no próximo dia 15 de dezembro, a nova edição de sua revista residencial – data na qual também é celebrado o dia nacional do arquiteto. O impresso semestral, que chega a sua 14ª edição, reúne os últimos projetos de casas feitas pela construtora, além de trazer um conjunto de informações e colunas sobre o setor da construção civil.
A revista, de acordo com Blanca Baggio, diretora comercial da construtora, “é fruto de um trabalho que vem sendo realizado a mais de 30 anos no mercado de construção de imóveis de alto nível, e conta com grandes projetos residenciais feitos pela Baggio e arquitetos parceiros. Assim sendo, não haveria data de lançamento melhor do que o dia comemorativo desses profissionais, o qual é celebrado no aniversário de nascimento de do arq. Oscar Niemeyer, inspiração máxima para todos da área”, afirma Blanca.
            A revista será apresentada em um evento fechado, realizado no bar curitibano +55, para convidados, profissionais da área da construção e decoração, anunciantes e patrocinadores, como as empresas Daiken Elevadores, Orbis do Brasil, Segóvia e Weiko.

Nenhum comentário: