quarta-feira, 4 de setembro de 2019



WhatsApp Image 2019-09-03 at 14.37.17 (1).jpeg
Artista  constrói uma casa e a inunda em clipe para simbolizar o fim de uma relação amorosa 

Tom’s White Garden procurou trazer a ideia de se “afogar com uma relação” e realizou cursos de apneia e de mergulho para interpretar debaixo d’água


Um dos grandes desejos dos músicos para seus clipes é produzir um material que consiga representar em imagens tudo o que a música é capaz de transmitir. E se isso for feito da maneira mais verdadeira possível melhor ainda.

Mas o que o músico curitibano Rodrigo Tomedi Caldeira, mais conhecido como Tom’s White Garden, produziu para sua música “Kite”, lançada na última semana de agosto, levou a sua busca pelo realismo a um novo patamar.

A canção que fala sobre uma desilusão amorosa e “se afogar em uma relação” trouxe a literalidade para o clipe. Durante seis meses, Tom e a atriz Marina Costa realizaram treinamentos que envolveram cursos de mergulho e de apnéia. A ideia é que tudo fosse produzido sem qualquer tipo de efeito especial.


“A nossa ideia era literalmente inundar uma casa. Isso representava a relação que ia se desgastando até o momento em que ela se tornaria tão tóxica a ponto de não causar qualquer reação entre os dois. Foi um simbolismo muito grande para representar uma experiência que muita gente já viveu e que causa grande sofrimento para quem está envolvido”, explica Tom.

Com quase 40 pessoas envolvidas, incluindo médicos de prontidão, a equipe construiu uma casa do zero. O cenário, porém se deterioraria à medida que a casa fosse sendo inundada. Por isso, tudo só poderia ser realizado de uma vez.

WhatsApp Image 2019-09-03 at 14.37.17 (2).jpeg

A equipe de produção utilizou câmeras e equipamentos especiais de iluminação e todos eles contavam com cilindros de oxigênio para se manter debaixo d’água. A água gelada e o frio da noite curitibana eram dificuldades para os atores que ainda deveriam segurar a respiração.

“A Marina e eu seguramos a respiração e ficamos, amarrados para que ficássemos presos às cadeiras. Tínhamos que interpretar como se nada estivesse acontecendo. A equipe acreditou na ideia, se preparou e o resultado foi um sucesso”, afirma. 

O clipe de Kite está disponível aqui.

Álbum

A música Kite é o primeiro single do disco “Half Dressed Tree”. Lançado por Tom em março, teve o debut masterizado no renomado Abbey Road Studios e conta a trajetória dos últimos dez anos do músico.

halfdressedtree.jpg

Rodrigo encontrou no processo de criação desse disco uma forma de transformar suas dores em arte para lidar com momentos difíceis de perdas e lutos em sua família, criando um retrato pessoal de sua vida. As tracks contam ainda histórias de amor e de desafios que viveu, ainda jovem, nos três continentes onde morou, resultando em um álbum profundo e emocionante.

Entre as tracks se destacam “Weary Heart” que trata da perda de sua mãe que aconteceu durante a gravação do disco e a música “Child's Play” inspirada em seu amigo, que encontrou em suas amizades razão para seguir em frente após uma tentativa de suicídio. Em especial Tom ressalta a última track, “Half Dressed Tree” - sobre a perda de seu pai e a resiliência necessária para continuar vivendo após uma perda.

Trajetória

WhatsApp Image 2019-09-03 at 14.37.18.jpeg

Rodrigo Tomedi Caldeira sempre soube que o universo musical era sua paixão. Com seis anos começou a tocar violão e, aos dez, compôs sua primeira canção. Em 2012 ingressou no curso de Vocal Performance na Berklee University, nos Estados Unidos e, durante esse período foi apelidado pelos amigos de Tom. Parte de sua rotina era passear pelo porto de Boston e se sentar em uma praça na frente do canal para compor suas músicas. Em seu último dia na cidade, descobriu que o local de onde saíram tantas canções coincidentemente se chamava Tom White’s Garden e, assim adaptou o nome e o adotou para si.

Influenciado por grandes artistas como Damien Rice e Glen Hansard, o músico caminhou naturalmente para o universo do folk, inspirado por sua forma de expressão simples e próxima do coração. Tocou em casas renomadas, como o Whelan’s em Dublin e The Bitter End em Nova Iorque, por onde passaram nomes como Ray Charles, Bob Dylan e Lady Gaga. Participou também da Ruby Sessions, gig que acontece semanalmente no Doyles Pub, em Dublin e foi criada por Conor Donovan, percussionista do Damien Rice. Também participou do The Voice UK

Nenhum comentário: