quarta-feira, 24 de maio de 2017

Combate à Hipertensão



Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão


De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta é uma doença crônica que é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Na próxima sexta-feira dia 26 é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Dados do órgão revelam que mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de Hipertensão arterial.


O maior problema da hipertensão é a falta de sintomas, o que leva muitas pessoas a não procurar atendimento. Às vezes, o sintoma mais comum é a enxaqueca, mas não é específico. O tratamento envolve mudanças comportamentais e dietéticas, além de medicamentos.

Em pacientes não tratados, podem acontecer danos a órgãos, sendo os principais: coração: podendo levar à diminuição da capacidade de bombear sangue, aumento do risco do infarto agudo; cérebro, com risco de derrame (AVC); rins, podendo levar à insuficiência renal com necessidade de diálise; e sistema vascular, com aneurismas de aorta.

Programa Vida Saudável
Para incentivar os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, especialmente as relacionadas à prática de atividades físicas e educativas, a Unimed Curitiba promove o Programa Vida Saudável entre seus beneficiários.

Entre as ações oferecidas estão a prática semanal de ginástica, avaliação de risco de queda na residência e orientações de cuidado com a saúde por meio de telefonemas, oficinas, grupos operativos e até visitas, quando necessário.

A ginástica é realizada três vezes por semana, com duração de 50 minutos cada, para duas turmas, em parceria com o espaço físico do Shopping Estação. Para participar, o beneficiário pode se inscrever no setor de Promoção da Saúde, bastando apresentar atestado médico de liberação de atividades físicas, documento de identidade e carteirinha da Unimed Curitiba.

Nenhum comentário: