quinta-feira, 6 de abril de 2017

Cerimônia de posse dos políticos mirins.

Políticos mirins tomam posse em Curitiba
Alunos assumem os cargos de prefeito, vice e vereadores para a gestão 2017 da Cidade Mirim Opet. Rafael Greca acompanhará a solenidade.


O Colégio Opet realiza nesta quinta-feira (06), às 15h, a cerimônia de posse dos políticos mirins eleitos para a gestão 2017 da Cidade Mirim. Alunas do 5º ano do Ensino Fundamental, Sophia Zanatta Flizikowski e Mayara Gayer Jennrich, do PSM (Partido Social Mirim), assumem como prefeita e vice, respectivamente, ao lado dos treze vereadores eleitos.

Participaram da escolha dos novos políticos, cerca de 300 alunos do Infantil II até o ensino fundamental I. “A participação dos alunos nas questões da sua cidade é muito importante, pois assim aprendem sobre seus direitos e deveres, argumentação e defesa das ideias nas quais acreditam. Esse processo empodera nossos alunos”, afirma Santina Brandalize, coordenadora do ensino básico e fundamental do Colégio Opet

Segundo ela, são trabalhados com os alunos valores para uma convivência mais saudável e sustentável, onde as pessoas fazem a diferença e mudam padrões. “Os políticos assumem a responsabilidade de acrescentar ao colégio uma maneira alternativa, onde podemos contribuir sim, de forma dinâmica, ágil, crítica, pensando de forma empática, colocando-se no lugar do outro e pensando em melhorar o local onde eles estão”, destaca.

Para o prefeito Rafael Greca, que participará da solenidade, o processo eleitoral e de gestão da Cidade Mirim, do Colégio Opet, é uma ação exemplar de educação e cidadania. “As crianças são inseridas em todo o processo eleitoral de uma maneira didática e cívica, possibilitando uma formação abrangente do futuro eleitor. É uma bela iniciativa”, disse o prefeito.

“A participação do prefeito é de extrema importância, pois permite o diálogo com o governo da cidade e mostra para os alunos como é importante um político estar próximo da vida das pessoas sendo uma liderança atuante na sociedade”, ressalta a coordenadora.

A diplomação dos políticos mirins foi realizada pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) no dia 30 de março, e contou com a presença do presidente do tribunal, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

Tradicionalmente, o processo eleitoral começa em outubro, com a filiação partidária dos alunos que desejavam concorrer às vagas, realização de assembleias para definir as chapas e elaboração das propostas, além das duas semanas de campanha, nas quais a Cidade Mirim se mobiliza em torno das chapas do PSM e PEM.

Serviço
Cerimônia de posse dos políticos da Cidade Mirim
Data: 06 de abril
Horário: 15h
Local: Colégio Opet
Endereço: Rua Nilo Peçanha, 1635, Centro Cívico
Informações: 3028-2840

Sobre o Grupo Educacional Opet: Fundado em Curitiba (PR), em 1973, o Grupo Educacional Opet é referência na área da Educação por promover a prática do conhecimento por meio de novas tecnologias. A instituição possui uma estrutura organizacional completa que reúne Colégio, Faculdade, Pós-Graduação, Educação a Distância, Opetwork Escola de Profissão, Editora, Gráfica e Instituto de Educação e Cidadania. O grupo acredita que o “saber fazer” é a maior ferramenta capaz de conquistar o futuro e valorizar o ser humano, por isso investe em educação e cidadania todos os dias.


Nenhum comentário: