quarta-feira, 3 de abril de 2013

News da hora

Monica

Arte no Copo

Campanha Sabores da Itália do Spoleto traz obras do artista plástico Faoza em coleção de copos

Fast Food também é cultura! Prova disso são os copos colecionáveis produzidos pela rede Spoleto. Até 31 de maio, os 280 restaurantes espalhados por todo o Brasil promovem a campanha Sabores da Itália. São seis peças estilizadas com ícones da Itália, que irão complementar os três combinados de refeição elaborados com o novo molho (pesto) e também com outro de grande aceitação da rede, o Alfredo.

“Esse ano vamos promover um Festival da Itália no Spoleto. Faremos um intercâmbio cultural e gastronômico entre os países, com releituras de pratos e introdução de ingredientes típicos, entre outras ações com as quais pretendemos democratizar nossa culinária. Como a arte está presente no DNA da empresa, trouxemos ainda para a equipe de marketing uma profissional da área, a artista plástica Diana Couto, que fez a curadoria da nova campanha de copos com o artista Faoza e que nos ajudará a refinar o nosso olhar para a arte”, conclui o diretor de marketing e franquias do Spoleto, Antonio Moreira Leite.

Este é o maior investimento do gênero feito até hoje na história da empresa. A rede de culinária aplicou R$ 2 milhões na coleção Sabores da Itália. A projeção é distribuir 250 mil copos em todo o país e incrementar o faturamento/vendas em até 12%. Para ganhar o copo personalizado, basta comprar um dos três combinados oferecidos pelo restaurante. As combinações são:

- Massa Tradicional + Molho Pesto + Bebida = COPO
- Massa Tradicional + Molho Pesto + Frango Dourado + Bebida = COPO
- Massa Tradicional + Molho Alfredo + 4 ingredientes + Bebida = COPO


Faoza

Artista gráfico e ilustrador, nascido em 1970, Faoza (www.faoza.com/faoza) ilustra para editoras, estúdios de design, agências de comunicação e para clientes diretos. Também desenvolve projetos de design (gráfico e digital) pelo F Estúdio Design. Sua arte utilizada em livros, revistas, embalagens, comunicação corporativa, peças publicitárias e em design de objetos já foi exposta em mostras no Brasil, França, Bósnia, Uruguai, Vietnã e China.

Bacharel em comunicação social, Faoza teve passagens por agências de propaganda antes de integrar a equipe dos premiados curtas metragens em animação "Sírius" e "Espantalho". Ele é o criador do personagem "NOJOB", publicado em várias mídias. Apaixonado pelo traço feito no Brasil, idealizou e edita o site Tupixel - Desenhos feitos no Brasil (www.tupixel.com.br), maior diretório de desenhistas do Brasil.

Recebeu o Prêmio de melhor tira cômica adulta pela APP Sudeste na I Expo HQ, com o personagem “Lufinho, o politicozinho”. Criou vinhetas para os painéis eletrônicos Eletromídia, dentro do Projeto “São Paulo mais animada”, e é membro da  SIB – Sociedade dos ilustradores do Brasil. Atualmente, o artista ministra oficinas de artes digitais para jovens e crianças.


_______________________________________________________________
 
MIXED DO SHOPPING CRYSTAL TRAZ LALA RUDGE PARA CURITIBA
Estilo, autenticidade e sofisticação já passam pelos corredores do Shopping Crystal diariamente. Mas nesta quarta-feira, dia 03 de abril, o Shopping Boutique de Curitiba vai contar com uma presença ilustre. A convite das franqueadas da Mixed, Giovana e Juliana Martins de Oliveira, a badalada blogueira e it girl Lala Rudge desembarca em Curitiba para participar do Mixed Special Day. Acompanhada pela diretora da marca, Riccy Souza Aranha, a blogueira irá apresentar a coleção Inverno 2013 da grife e passar uma tarde especial com as curitibanas. O evento, apenas para convidadas, acontece a partir das 15h.

Serviço:
Shopping CrystalRua Comendador Araújo, 731 – Batel
Telefone: 41 3883-3000
www.facebook.com/shoppingcrystal
________________________________________

Diretor da Ibema assume presidência do IBEF-PR
Conheça Clecio Chiamulera, o executivo que assume a gestão do Instituto até 2015
Descrição: CLÉCIO LUIZ CHIAMULERA - 0001
                               O Diretor de Operações Administrativo e Financeiro da Ibema, 3ª maior fabricante de papelcartão do Brasil, assume na próxima semana a presidência do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros – IBEF/PR. A nova diretoria permanece à frente do Instituto até fevereiro de 2015.
                               Natural de Santa Catarina, o Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal do Paraná com pós-graduação em Administração de Empresa pelo INPG – SP e MBA pela Baldwin-Wallace, Ohio – USA, tem 30 anos de experiência nas áreas financeira, administrativa, industrial e comercial de empresas multinacionais e nacionais de grande porte, tais como, Whirlpool, Electrolux, Unimed Curitiba, Totvs/Datasul e Ibema.
                               Clecio iniciou sua carreira na Copel – Companhia Paranaense de Energia – e, desde 2009, ocupa o posto de Diretor de Operações Administrativo e Financeiro na Ibema. Com vasta vivência no mercado financeiro, Clecio comanda a equipe responsável pelo processo de listagem no Bovespa Mais, confirmado em fevereiro, e por preparar a empresa para captar recursos por meio de fundos de investimentos. “Além de dar visibilidade à empresa, o nosso foco no Bovespa Mais é captar entre R$ 100 milhões e 150 milhões entre os sete anos que temos para nos consolidarmos e seguirmos na BM&FBovespa”, complementa Clecio Chiamulera.


-------------------_______________________
‘Eddy do Lixo ao Luxo’ estreia no Festival de Curitiba
Nos dias 3, 4, 5 e 7, o Memorial de Curitiba receberá a peça ‘Eddy do Lixo ao Luxo’, que tem os atores paranaenses Edson Eddel e Maite Schneider como protagonistas. 
A comédia conta a vida de um jovem filho de mãe rica. Eddy, sempre viveu à custa da mãe e inventando coisas para ocupar seu tempo, não visando ganhar dinheiro. A mãe o sustentava, mas não era presente. Com o passar do tempo o rapaz descobre o seu verdadeiro interesse e talento e começa criar trajes usando como matéria prima aquilo que era desperdiçado na mansão e considerado lixo. 
Os figurinos foram criados com materiais recicláveis para mostrar que a moda também é manifestação artística e, independe do material utilizado, o resultado final é o mesmo. “A moda é arte na medida em que supera o comum. É uma manifestação com linguagem própria que comunica emoções e pode criar valores, assim como a pintura, o teatro ou a música”, comenta Eddel.


Além de apresentar a moda como arte, Eddel também quer mostrar que o vestuário é um importante elemento social e cultural onde a sociedade se expressa e comunica. “Quero chamar a atenção da sociedade para a reciclagem. Hoje o luxo está na preservação do meio ambiente”, conta.

Papel, lacre de latas, jornal e plástico são os materiais usados na composição dos vestidos.



Elenco:

Kauane Pyl
Sérgio Colaço
Allyson Araujo
Edson Eddel
Maite Schneider
Maria da Graça Oliveira




Serviço:
O quê: Eddy do Lixo ao Luxo – Festival de Teatro de Curitiba
Onde: Memorial de Curitiba – Sala Londrina
Rua Doutor Claudino dos Santos s/n°, São Francisco
Quando: 03/04 às 18h, 04/04 às 14h, 05/04 às 18h e 07/04 às 14h
Quanto: R$20,00 inteira e R$10,00 meia.

-------------____________________________

Bate-papo e solidariedade



Os 320 anos de Curitiba foram bem representados pela Inove Galeria, que promoveu esta semana o lançamento do projeto “Os lugares por onde andei”. Nele, 20 participantes fotografaram cenários onde eles mais se identificam na capital paranaense, tendo os pés ao centro da imagem. As fotos foram reproduzidas em adesivos e expostas no piso da Galeria e reproduzidas em pufes, que terão o lucro da venda revertido para a ONG Sonhar Acordado.  Convidado pela Inove, o arquiteto e designer paulista Paulo Alves   




 

007: A arquiteta Renata Pisani, o designer Paulo Alves e a anfitriã, Eviete Dácol.
072: Paulo Alves, Luiz Maganhoto, Carla Kiss e Daniel Casagrande.
______________________
Lançamento de livro " A Arquitetura Italiana de Curitiba "/PR.as 20n horas Local Caixa Cultural da capítal.




REDE MABU PARTICIPA DO CURITIBA RESTAURANTWEEK
Restaurante Brasserie Quatro Estações, do Mabu Royal & Premium Hotel, alia requinte e alta gastronomia à localização privilegiada

            O Brasserie Quatro Estações é um dos restaurantes selecionados para a 7ª edição do Curitiba Restaurant Week, que acontecerá entre 08/04 (segunda-feira) a 21/04 (domingo) na capital paranaense. Os clientes terão à disposição duas opções de menu no jantar, incluindo entrada, prato principal e sobremesa, pelo valor de R$ 43,90. O restaurante pertence ao Mabu Royal & Premium Hotel, localizado em frente à Praça Santos Andrade.

O restaurante Brasserie Quatro Estações do Mabu Royal & Premium Hotel participará da 7ª edição do Curitiba Restaurant Week.

Crédito: Divulgação


terça-feira, 2 de abril de 2013

Teatro da Caixa recebe mestres da cultura popular brasileira


Teatro da Caixa recebe mestres da cultura popular brasileira


Espetáculo Na Eira, do grupo Ponto br, reúne mestres populares (do Maranhão e Pernambuco) com os artistas contemporâneos,  numa fusão que coloca em cena a experiência e a ousadia

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, o teatro da Caixa, em Curitiba, será palco de uma apresentação de encher os olhos e a alma. O show Na Eira, que reúne músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional, coloca em cena a música e as tradições do Bumba Boi maranhense, do Maracatu, o Coco e a Ciranda de Pernambuco, do Carimbó do Pará, das Caixeiras do Divino e dos ritmos dos terreiros. Além das apresentações serão ministradas oficinas gratuitas pelos mestres.

Esta mistura de sons é o resultado do coletivo Ponto br, grupo que reúne nomes como mestre Humberto de Maracanã, Mestre Walter do Maracatu Estrela Brilhante de Recife, Dona, Zezé de Iemanjá, em diálogo com a paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder “O” Rocha, o suíço Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes. O espetáculo Na Eira já foi apresentado em 16 cidades brasileiras e esta será a primeira vez que o grupo vem a Curitiba com o patrocínio da Caixa Cultural.

Formado em 2002, a convite do Festival Wemilere, em Guanabacoa, Cuba, o Ponto br se apresentou em diversos espaços e festivais em São Paulo. O coletivo também representou o Brasil no Golden Karagöz Folk Dance Festival, Turquia. Selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, o grupo lançou em 2010, em circulação por seis estados brasileiros, o CD Na Eira, que conta também com a participação de Seu Nelson da Rabeca (AL), o babalorixá Euclides Talabyan, as mestras Maria Rosa e Anunciação Menezes (MA), o Povo Kariri Xocó (AL) e a comunidade da Tenda São José de Pirapemas (MA).

Ação - Por onde passa, o grupo Ponto br faz também oficinas de gêneros populares como Bumba Boi, Caixa do Divino, e Maracatu Nação, em propostas de musicalização e arte educação. Paralelo às apresentações em Curitiba, o grupo fará três oficinas gratuitas nos dias 13 e 14 de abril (ver abaixo). “O trabalho do Ponto br é o diálogo possível entre vertentes e gerações, nas quais as diferenças estéticas, temporais, sociais são harmonizadas revelando outra via para o fazer artístico. Experimentando saberes e sonoridades destas tradições, o show Na Eira tem como resultado uma sonoridade única e atemporal”, disse Renata Amaral.

A investigação estética está fundamentada em uma longa convivência com estas comunidades, sua cultura, seus guardiões, em pesquisas que já renderam dezenas de registros em CD e documentários destas manifestações. Toadas de Bumba Boi, Maracatu, pontos de Tambor de Mina, Jurema, Cocos, Cirandas, Carimbós, Rojões e vários outros fazem parte do show Na Eira, cujo processo de concepção resultou de uma imersão do grupo em ensaios e encontros registrados ao vivo que resultaram também no CD de mesmo nome.

Reconhecimento - Em 2012, o grupo recebeu duas indicações ao Prêmio da Música Brasileira, patrocinado pela Vale. Com o disco “Na Eira”, Ponto br concorreu aos prêmios de “melhor grupo” e “melhor álbum” na categoria Regional. Venceu como melhor grupo.
A faixa “Terra de Caboclo” foi incluída na compilação em CD dos vencedores dessa 23° edição, com distribuição da Universal Music, ao lado de artistas renomados como Céu, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Criolo, Dori Caymmi, Dom Salvador, Hamilton de Holanda, Chitãozinho & Xororó, Alcione, Dominguinhos, Marisa Monte, entre outros. Em 2013, o grupo foi selecionado entre centenas de artistas para uma circulação do projeto Natura Musical

Esculpido pela memória de seus mestres, o repertório dos gêneros tradicionais alia a absoluta simplicidade a uma surpreendente elaboração estética que a cultura oral filtra qualitativamente através do tempo. Esses pontos são melodias e ritmos matrizes da música urbana, que influenciaram a formação de gêneros como o samba, o forró e inúmeros outros. Na Eira revela a sofisticação e a contemporaneidade destas manifestações, através das quais o povo brasileiro veicula e harmoniza sua vocação artística, sua corporalidade, sua espiritualidade.

Perfil
Mestre Humberto de Maracanã – voz e percussão
Homenageado do Prêmio Culturas Populares do MinC em 2008, Mestre Humberto é ícone da cultura maranhense condecorado com a Ordem dos Timbiras. Considerado um dos maiores compositores e cantadores de Bumba Boi da Ilha de todos os tempos. É líder do Bumba Boi de Maracanã, comunidade centenária com cerca de mil integrantes, sendo um dos dois maiores e mais conhecidos grupos tradicionais do estado.
Mestre Humberto compõe vários gêneros de música, e tem experimentado parcerias com artistas como A Barca, Siba, Alcione, Tião Carvalho, Beto Villares e Ubiratã Souza, entre outros. Ele também participou de gravações, concertos e documentários de projetos de registro como Tambores do Maranhão, Música do Brasil e Turista Aprendiz, além de ser tema de teses e artigos de pesquisadores em todo o Brasil.
Em 2007, com o patrocínio da Petrobras, lançou o DVD documentário Rio do Mirinzá e o CD Estrela Brasileira. Em 2008 foi o único grupo do Maranhão selecionado no prêmio Rumos do Itaú Cultural. Neste mesmo ano lançou o CD o Lira Brasileira. Nos últimos dez anos o grupo lançou os CDs 25 anos de toadas do Guriatã no Maracanã (1998), São João meu Santo Forte (1999), Luz de São João (2000), CD Duplo Boi de Maracanã (2001) e Humberto de Maracanã 30 anos de glória (2003).

Mestre Walter França – voz e percussão
Um dos principais mestres da Cultura Popular de Pernambuco, ele é Chefe do Baque e compositor das loas do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, grupo centenário fundado em 1906 e inúmeras vezes campeão do carnaval de cidade. Começou na música aos quatro anos de idade ao lado dos 21 irmãos e do pai Zacarias, artista popular fundador da mais tradicional escola de samba do Recife, a Gigantes do
Samba, e de outros folguedos como Pastoril, caboclinhos e cocos. Mestre de bateria da Gigantes por 10 anos, assumiu em 1986 a chefia do Estrela Brilhante. À frente de centenas de brincantes e dos 120 batuqueiros do maracatu, se apresentou em cidades da Europa como Hannover (Expo 2000), Lisboa (Parque das Nações), Paris, Amsterdã, Colônia e Aechen, além de ter ido à África em 1991. Ministra oficinas e vivências em todo o país tendo fundado diversos grupos de maracatu pelo Brasil.

Zezé Menezes – voz e percussão
Caixeira do Divino Espírito Santo e Primeira ekedi da Casa Fanti Ashanti, uma das principais casas de culto afro religioso do Maranhão, Ponto de Cultura em atividade há 50 anos. Especialista nos gêneros da Casa - Tambor de Mina, Tambor de Crioula, Candomblé, Carimbó de Caixa, Pajelança, Baião de Princesas, Canjerê, Samba Angola, Bumba Boi, Festa do Divino - ele ministra oficinas de Caixa do Divino e Tambor de Crioula em diversos estados brasileiros. Trabalha em projetos de capacitação solidária e arte educação p/ crianças e adolescentes da comunidade do Cruzeiro do Anil, na periferia de São Luís. É mestre do Reis do Oriente, gênero dramático tradicional do ciclo natalino e há 11 anos participa do Festejo do Divino, em São Paulo, na Associação Cachuêra. Gravou os CDs Caixeiras Cantam para o Divino (Itaú Cultural), Baião de Princesas (A Barca / CPC-UMES), Tambor de Mina na Virada Pra Mata, Tambor de Mina Raiz Nagô e Tambor de Crioula de Taboca (A Barca / Petrobras)

Éder “O” Rocha – bateria e percussão
Formado em percussão pelo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife. Tocou nas principais orquestras do Nordeste como Sinfônica do Recife, Sinfônica do Rio Grande do Norte, de Olinda, Banda Sinfônica do Recife e Orquestra de frevo do Maestro Duda.
Percussionista do grupo Mestre Ambrósio, trabalhou com artistas como Herbert Vianna, Zélia Duncan, DJ Dolores, Nação Zumbi, etc. Diretor artístico da Cia Circense Nau de Ícaros e do grupo Olho da Rua. Articulista das revistas Batera e Manguenius, lançou disco solo Circo do Rocha e o método de percussão Zabumba Moderno

Henrique Menezes – voz e percussão
Nascido em São Luis, Maranhão, Henrique Menezes pertence a uma importante família de artistas populares da Casa Fanti-Ashanti, centro religioso que é referência da cultura do estado. Tem ali o cargo de primeiro Ogã (Ogã Alabê Huntó) da Casa. Trabalhou como percussionista com os principais artistas maranhenses como Ubiratã Souza, Josias Sobrinho, Rosa Reis e Tião Carvalho. Radicado em São Paulo há 15 anos, ministra oficinas de percussão e danças populares em escolas e universidades como ECA-USP, Unicamp, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Anhembi-Morumbi, além da Associação Arte Despertar. No teatro, atuou sob a direção de José Celso Martinez nos espetáculos “Os Sertões” e “Bacantes”. É membro do grupo “Força Tarefa” que há 10 anos encena o espetáculo infantil “Lampião no Céu”, de Eliana Carneiro, e atua ainda no grupo “Cia. das Mães”, desde 2002. Atualmente é diretor geral do Grupo Pé no Terreiro, que lançou o primeiro CD, “Cacuriá” e desenvolve também trabalho autoral junto à banda Bom Que Dói.

Thomas Rohrer – rabeca e saxofones
Suíço radicado no Brasil desde 1995 é formado pela escola de jazz de Lucerna. O trabalho dele transita entre a improvisação livre, o jazz contemporâneo, a música regional brasileira e a musica medieval. Em 1999 tocou no Montreux Jazz Festival com Chico César, Rita Ribeiro e Zeca Baleiro. Apresentou-se na Suíça, Itália, Nova York e no Brasil em duo com a percussionista italiana Alessandra Belloni. Em 2002 e 2003 fez turnê pela França, Espanha e Inglaterra com o quinteto de música instrumental de Carlinhos Antunes. Membro do grupo de música medieval Sendebar se apresentou no Lincoln Center, Metropolitan Museum e na Catedral St, Johns the Divine, em Nova York. Em 2004 participou do projeto de intercâmbio MPB-BPM, integrando a Orchestra Escócia-Brasil. Participa na banda Aparelhagem, do pernambucano DJ Dolores com apresentações no Brasil e Europa. Ele é membro do grupo A Barca, gravou e apresentou-se ainda com Zé Gomes, Ceumar, Tião Carvalho, Paulo Lepetit, Ivaldo Bertazzo. Paulo Freire, John Labarbera, Suzana Salles, Alexandra Montano, Satoshi Takeishi, Steve Gorn, Jamey Haddad, Antonio “Panda” Gianfratti, Marcio Mattos, Phil Minton, Jamie Haddad, Alexandra Montano, Mark Dresser, Nelson da Rabeca, Saadet Türköz, Miguel Barella, Celio Barros, Carlinhos Antunes, Passoca, entre outros.

Renata Amaral
Formada em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista, se apresentou ao lado de intérpretes em todo o Brasil, América do Sul e Europa como Tião Carvalho, Suzana Salles, Priscila Ermell, Maria Preá e Fuzarca em São Paulo, Itiberê Zwarg no Rio, Orquestra Popular do Recife e Claudionor Germano em Pernambuco. Desde 1998 trabalha com A Barca, com quem lançou os CDs Turista Aprendiz, Baião de Princesas e as caixas Trilha, Toada e Trupé e Coleção Turista Aprendiz Como pesquisadora, desde 1991 viaja pelo Brasil formando um acervo com cerca de 800 horas de registros audiovisuais e milhares de fotos de manifestações tradicionais brasileiras. Produziu nos últimos 10 anos 27 CDs e 10 documentários sobre cultura popular, e ministra cursos e oficinas tendo como base gêneros da Cultura Popular Tradicional em espaços diversos. Recebeu por duas vezes o Prêmio Interações Estéticas da Funarte para residências artísticas no Maranhão e no Benin, desenvolvendo pesquisas que resultam em espetáculos e documentários sobre cultura afro-brasileira.


Serviço
Show Na Eira
 CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 12 a 14 de abril de 2013 (quinta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às
20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (dois para cadeirantes)

(Box)
Oficinas com mestres da cultural popular brasileira

Os mestres da cultura brasileira que estarão no show Na Eira, que acontece de 12 a 14 de abril no Teatro da Caixa, farão oficinas gratuitas nos dias 13 e 14 de abril, também no Teatro da Caixa. As inscrições acontecem de 26 de março a 4 de abril pelo email caixacultural08.pr@caixa.gov.br e a seleção será por ordem de inscrição. No sábado (13/04), das 11h às 13h, será a oficina de Maracatu de Baque Virado das 11h às 13h (30 vagas) com Mestre Walter França e Eder “O” Rocha. E das 14h às 16h acontecerá a oficina Caixa do Divino (20 vagas) com Mestra Zezé Menezes e Renata Amaral. No domingo (14/04) será a oficina Bumba Boi, das 11h às 13 h (30 vagas), com Mestre Humberto de Maracanã e Henrique Menezes.

Conteúdo das oficinas
Maracatu Nação
Mestre Walter França e Eder “O” Rocha
- Uma das manifestações remanescentes dos cortejos e coroações dos reis de Congo, o Maracatu Nação – ou de Baque Virado – é uma das principais expressões da tradição popular pernambucana. Feita no ciclo carnavalesco, tem forte conotação religiosa. Nações centenárias, como a Estrela Brilhante de Recife são ligadas a terreiros de Xangô, que fundamentam seus cortejos públicos. Em geral muito numerosos, os grupos são formados de diversas alas além da corte, o cordão de catirinas e o baque – a grande orquestra de percussão do maracatu. A oficina enfoca a música do Maracatu nação a partir do canto – Loas ou toadas – e a percussão, chamada de Baque, formado pelos instrumentos Tarol, Ganzá, Abê, Gonguê, Alfaias Marcante, Alfaia Meião e Alfaia Repique. São praticados os toques dos instrumentos nos diferentes baques – Arrasto, Parada, Martelo, Imalê e outros
Público-alvo: Músicos, arte-educadores, interessados em geral.
Duração: 2 horas.
Vagas: 30

Bumba Boi
Mestre Humberto de Maracanã e Henrique Menezes
- O Boi é tema de inúmeras manifestações populares em todo o Brasil. Do Boi de Mamão de Santa Catarina aos grandes espetáculos amazônicos do Boi de Parintins, de norte a sul do país encontramos gêneros populares que tem o Boi como figura central. No Maranhão, o Bumba Boi é um fenômeno sócio-cultural de enormes proporções. O auge do ciclo (o batismo do Boi) ocorre no dia de São João. Num ciclo longo e ritualizado, que compreende o nascimento do Boi após o carnaval, o batismo em 24 de junho e a morte em período que varia de agosto a dezembro, centenas de grupos de todo o estado movimentam um mercado cultural que compreende o lançamento de CDs, montagem de arraiais, confecção de instrumentos e indumentárias bordadas em mosaicos de miçangas e canutilhos. A oficina se concentra no bumba boi de matraca ou da Ilha, um dos sotaques mais conhecidos e que forma os maiores batalhões – grupos com mais de mil integrantes entre músicos e dançarinos. A oficina entrelaça como num jogo o canto, a dança, e principalmente o toque dos diversos instrumentos da orquestra do bumba boi (matracas, pandeirões, maracás e tambores-onça,) sempre embalados pelas toadas de Mestre Humberto.
Público-alvo: músicos, educadores e interessados em geral.
Duração - 2 horas
Vagas - 30

Caixa do Divino
Mestra Zezé Menezes e Renata Amaral
- Festa do Divino Espírito Santo é um ritual de religiosidade popular realizado em todo o Brasil. No estado do Maranhão ela tem a particularidade de ser conduzida por mulheres tocando tambores chamados caixas. São as Caixeiras do Divino. Estes festejos são ritualizados, tendo um calendário longo que compreende a abertura da Tribuna, buscamento, levantamento e derrubada do mastro, visitas aos Impérios e Mordomos, procissões, missa e a passagem de diversos cargos entre os festeiros. A oficina oferece trabalho orgânico de musicalização pela prática do canto e da percussão. Os cânticos do Divino, transmitidos oralmente há gerações, são assimilados com facilidade, resgatando a memória coletiva, onde a percussão simples e vigorosa conduz esta prática de conjunto de fácil resultado musical. Algumas cantigas propõem improvisações poéticas e vocais que são experimentadas durante a aula. A oficina é encerrada com a tradicional dança das caixeiras.
Público-alvo: interessados em geral.
Duração - 2 horas
Vagas- 20

BIENAL ABERTA 2013

CONVOCATÓRIA para BIENAL ABERTA até 15 de julho
bienalaberta@bienadelcuritiba.com.br

Shopping Boutique de Curitiba é destaque na Revista Veja Curitiba .



____________________________________________________________________


O MELHOR DE CURITIBA ESTÁ NO SHOPPING CRYSTAL
Shopping Boutique de Curitiba é destaque na Revista Veja Curitiba 
Um shopping compacto e tranquilo. Um ambiente elegante, charmoso, agradável e aconchegante. Um mix de lojas e de serviços diversificado e completo. Foi esse perfil autêntico e sofisticado que levou o Shopping Crystal a ser eleito pela Revista Veja Curitiba – Os melhores da cidade como um dos melhores shoppings da capital.

Com conceito “boutique”, o Shopping – localizado no ponto central do bairro Batel - oferece produtos, serviços e experiências inéditas de moda, cultura e gastronomia para seu público. Além de um mix de lojas exclusivas, o empreendimento possui o primeiro cinema VIP da cidade, salão de beleza do badalado hair stylist Wanderley Nunes, restaurantes e empório gourmet. “Estamos muito felizes com a indicação. Tudo o que fazemos é pensado para encantar, surpreender e proporcionar o que há de melhor em Curitiba para nossos clientes. E isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma Raphaela Lopes, gerente de Marketing do Shopping.

O conjunto de marcas do Crystal conta com grifes de destaque, como Animale, Bergerson, Bo.Bô, Bobstore, Brooksfield Donna, Calvin Klein Jeans, Cori, EPK, Fillity, Forum Tufi Duek, Gant, H. Stern, Jack Vartanian, Joana João, Le Lis Blanc, Mixed, Montblanc e Trousseau. A bela arquitetura do empreendimento, que privilegia a iluminação natural, é outro diferencial.

E o melhor cinema da cidade, segundo a Revista Veja Curitiba, também fica no Shopping Crystal. O Espaço Itaú de Cinema, o primeiro cinema Premium de Curitiba, recebeu destaque devido a sua programação diferenciada, que mescla filmes culturais e blockbusters. O conforto e a qualidade das salas, que possuem poltronas amplas, reclináveis e serviço diferenciado de bombonière, além de sistemas de som Dolby e projeção 100% digitais, transformam a ida ao cinema em uma experiência incrível e muito mais prazerosa. São cinco salas no total, uma reservada para projeções em 3D, duas convencionais e duas VIPs.

         A Veja Curitiba também elegeu o Empório Santa Genoveva como o melhor restaurante da cidade para fechar negócios, destacando sua localização privilegiada, o atendimento excepcional e atencioso de seus garçons e as várias opções deliciosas do buffet e do serviço à la carte. O primeiro restaurante aberto em mall de shopping em Curitiba conta também com adega e empório com itens importados – como queijos, geleias, chocolates e biscoitos -, utensílios gourmet e presentes. Apostando na alta gastronomia descomplicada, o Santa Genoveva trabalha com ingredientes de grande qualidade com um toque contemporâneo e despojado. O espaço – exclusivo do Shopping Crystal - oferece um completo buffet de antepastos e pratos saborosos para o almoço e jantar, com opções de saladas, massas, risotos, carnes, aves, sanduíches gourmet, peixes, frutos do mar e sobremesas. A carta de vinhos, com mais de 300 rótulos, é um dos destaques do Santa Genoveva, que também conta com um cardápio especial para uma refeição fora de hora.

         Dentre as melhores livrarias da cidade está a Saraiva do Crystal. Em um amplo e agradável ambiente, que integra entretenimento e conteúdo em um único lugar, a Saraiva oferece um completo sortimento de livros nacionais e importados, CDs, DVDs e Blu-Rays, games, softwares, periódicos e produtos de papelaria. As áreas de música, filmes e games trazem equipamentos de última geração disponíveis para a experimentação do público. Para as crianças, existe um espaço especial, o Saraiva Kids, ambientado com estantes baixas, carpetes macios e produtos exclusivos. A agenda mensal da livraria reúne escritores consagrados para lançamentos de livros, além de contação de histórias para os pequenos.

Serviço:Shopping Crystal
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Telefone: 41 3883-3000
www.facebook.com.br/shoppingcrystal

News da Hora


Ópera no Largo da Ordem


"La Bohème", de Puccini, "Le Nozze di Figaro", de Mozart e "La Traviatta", de Verdi, são algumas das óperas que o público do espetáculo Hightlights terá a oportunidade de ouvir, no Festival de Teatro de Curitiba, neste fim de semana. Trata-se de um recital encenado de voz e piano que faz parte do projeto Ópera Popular, do Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil, em parceria com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Sob direção de Alex Wolf, as apresentações acontecem nos dias 4 e 5 de abril, às 19h, no Relógio das Flores (Largo da Ordem).



Serviço
Ópera Popular Highlights - Recital encenado com trechos de Puccini, Mozart, Verdi, Tchaikovski, Donizetti, Rossini, Bizet e Häendel.
Realização: Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Data: 4 e 5 de abril
Horário: 19h
Local: Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 - Centro)
Valor do ingresso: R$ 10,00
Ficha Técnica: Direção: Alex Wolf | Elenco: Cristhyan Segala, Julcinara Rodrigues, Deisi Horn, Lucas Neri, Marcelo Dias, Mariana Dec, Renata Bueno, Wanderlem Silva e Marco Koller | Direção Musical: Jocir Macedo, Josianne dal Pozzo.




____________________________________


No que depender da multimarca Luées & Co, o outono/inverno de Curitiba será uma grande passarela para as principais tendências da temporada.  Para celebrar a chegada da nova coleção, no dia 3 de abril, a loja abrirá as portas para um grande evento, recheado de surpresas e atrações especiais.

Entre as apostas que não podem faltar no guarda-roupa: conjuntinhos com metalizados pontuados, estampas de onça, terninhos clássicos, calças amplas em tecidos fluídos, couro, bordados trabalhados em ares retrô e muito tricô.


Nas araras, grifes como: Mara Mac, Carol Arbex ,Saad, Animale, Lolitta, GIG, Carlos Miele, RK, Alcaçuz, AUÁ, Artsy, Oma Tees, Lilly Sarti e Luíza Aguiar.

No que depender da multimarca Luées & Co, o outono/inverno de Curitiba será uma grande passarela para as principais tendências da temporada.  Para celebrar a chegada da nova coleção, no dia 3 de abril, a loja abrirá as portas para um grande evento, recheado de surpresas e atrações especiais.

Entre as apostas que não podem faltar no guarda-roupa: conjuntinhos com metalizados pontuados, estampas de onça, terninhos clássicos, calças amplas em tecidos fluídos, couro, bordados trabalhados em ares retrô e muito tricô.

Nas araras, grifes como: Mara Mac, Carol Arbex ,Saad, Animale, Lolitta, GIG, Carlos Miele, RK, Alcaçuz, AUÁ, Artsy, Oma Tees, Lilly Sarti e Luíza Aguiar.

O evento contará co a participação da emresa Cativa Natura - oferecendo massagens e tratamentos estéticos para as clientes que marcarem presença no evento.

Data: 03/04/2013
Horário: 10h às 22h
Rua Carmelo Rangel, 99. Batel

No que depender da multimarca Luées & Co, o outono/inverno de Curitiba será uma grande passarela para as principais tendências da temporada.  Para celebrar a chegada da nova coleção, no dia 3 de abril, a loja abrirá as portas para um grande evento, recheado de surpresas e atrações especiais.

Entre as apostas que não podem faltar no guarda-roupa: conjuntinhos com metalizados pontuados, estampas de onça, terninhos clássicos, calças amplas em tecidos fluídos, couro, bordados trabalhados em ares retrô e muito tricô.

Nas araras, grifes como: Mara Mac, Carol Arbex ,Saad, Animale, Lolitta, GIG, Carlos Miele, RK, Alcaçuz, AUÁ, Artsy, Oma Tees, Lilly Sarti e Luíza Aguiar.

O evento contará co a participação da emresa Cativa Natura - oferecendo massagens e tratamentos estéticos para as clientes que marcarem presença no evento.

Data: 03/04/2013
Horário: 10h às 22h
Rua Carmelo Rangel, 99. Batel
____________________________________________________________

Centro Europeu promove palestra sobre como ser mais eficaz no LinkedIn
O especialista português, Pedro Caramez, falará sobre como se posicionar de maneira correta no LinkedIn, uma das redes mais usadas por profissionais e recrutadores

Curitiba, 01/04/2013 – A importância de se posicionar corretamente no LinkedIn, uma das redes mais usadas por profissionais e recrutadores, como atualizar seu currículo e usar a rede para buscar contatos no mercado de trabalho são alguns dos assuntos que serão abordados na palestra “Você no LinkedIn. Posicione-se!”, que acontece na sexta-feira (05), às 19h30, no Hotel Centro Europeu Tourist.

Organizado pelo curso de Full Marketing do Centro Europeu, em parceria com a Ponto Pessoal, primeira agência especializada em Marketing Pessoal do Brasil, e ACTA – Carreira, Transição, Talento, o encontro será ministrado pelo maior especialista de LindedIn de língua portuguesa, Pedro Caramez, e pelo especialista em Marketing Pessoal e coordenador do curso de Full Marketing do Centro Europeu, Adriano Barbosa.

Após a palestra, Caramez fará o lançamento de seu novo livro “LinkedIn – Como ter sucesso nesta rede profissional”, o primeiro em português sobre a rede social.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (41) 3045-9943 ou pelo e-mail falecom@pontopessoal.com.br.

Serviço
Palestra: Você no Linkedin. Posicione-se!
Data: 05 de abril (sexta-feira)
Horário: 19h30         
Local: Hotel Centro Europeu Tourist (Praça General Osório, 61 - Centro).
Inscrições: (41) 3045-9943 ou pelo e-mail falecom@pontopessoal.com.br.
Gratuito
________________________________________________________


Guilherme e Santiago fazem miniturnê no Paraná

Uma das duplas de maior sucesso no País faz show nesta quarta-feira, dia 3, em Curitiba. Guilherme e Santiago sobem ao palco do Wood’s Bar para apresentar, pela primeira vez na capital neste ano, o DVD “Até o Fim”. A casa abre às 22h30, e o show está previsto para começar à meia-noite. A apresentação abre uma miniturnê da dupla pelo Paraná. Depois de Curitiba, os irmãos goianos tocam no Wood’s Foz do Iguaçu, na quinta, dia 4, e no Wood’s Cascavel, no sábado, dia 6.
 

O novo DVD da dupla vem com a música “Triste e alegre” como carro chefe, seguida por “Bolo doido” e “Vou até o fim”, com a participação de Jorge e Mateus. O álbum de 25 faixas ainda traz na mesma toada “Amigos de balada” e “Tá meio bagunçado”, entre outras.

Os 17 anos de história são recheados de sucessos. São 15 álbuns, sendo quatro DVD’s. O hit que mais tocou nas rádios de todo o país foi “E Daí?”. O clipe tem mais de 10 milhões de visualizações no YouTube. Na mesma linguagem vieram “Tá se achando”, “Que dá vontade dá”, “Tudo tem um porque” e “Mete sua boca na minha”. Até hoje essas músicas são executadas nas principais baladas e shows sertanejos do país.

Sobre a dupla
Uma dupla sertaneja formada por irmãos pode ser algo comum no cenário musical brasileiro, mas o entrosamento e a afinidade musical de Guilherme & Santiago trazem um diferencial para os shows. A carreira foi construída degrau por degrau, o que custou dedicação, garra e perseverança. Como apresentadores do programa “Terra Nativa”, na Band, receberam grandes ícones da música nacional. E eles sabem que o sucesso não se faz sozinho. Guilherme & Santiago sempre tiveram o apoio incondicional da família e uma grande equipe unida em torno do ideal de levar alegria e emoção aos seus expectadores.

Sobre o Grupo Wood’s
O Grupo Wood’s, especializado no segmento de entretenimento noturno, mantém hoje dez casas noturnas em três estados brasileiros – Wood’s Bar em São Paulo e Guarujá (SP), Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel (PR) e Balneário Camboriú (SC); WS Brazil em Curitiba e Balneário Camboriú; e Wood’s Pub em Curitiba. Todas as casas do grupo funcionam com música ao vivo. Elas são consagradas por apresentarem as melhores duplas e bandas do sertanejo (Wood’s) e do samba e pagode (WS Brazil).

Em quase oito anos, a marca tornou-se reconhecida por proporcionar aos frequentadores qualidade no atendimento, inovação e bem-estar. Nesse período, conquistou nove prêmios nacionais, todos escolhidos pelo público – sete vezes “Top of Mind Universitário” em Curitiba na categoria melhor balada (concedido pela UFPR), uma vez melhor balada frequentada por mulheres bonitas em Balneário Camboriú (concedido pela Revista Vip) e uma vez a melhor balada de São Paulo, eleito com apenas oito meses de existência por votação do público pela Revista Época.

SERVIÇO
Show com Guilherme e Santiago
Dia 03 de abril, a partir das 22h30.
Wood’s Bar Curitiba.
Rua General Mário Tourinho 387, Seminário – Curitiba (PR).
Ingressos: R$ 24,00 (fem) e R$ 39,00 (masc).
Reservas: (41) 3018-7425.
Outras Informações: www.woodsbar.com.br.


________________________________________________________________
REDE MABU INVESTE EM ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA PARA AGREGAR NOVOS EMPREENDIMENTOS
Rede hoteleira paranaense iniciou 2013 com cinco empreendimentos em seu portfólio e deve terminar o ano com nove hotéis

Considerado uma forte tendência no segmento de turismo, o mercado da administração hoteleira vem ganhando destaque nesta última década no país. A Rede Mabu Hotéis & Resorts tem acompanhado as oportunidades de negócios e investe na ampliação de seu portfólio por meio deste modelo de gestão, contando com três empreendimentos seguindo esse perfil – o Mabu Capivari Eco Resort, em Campina Grande do Sul/PR, o Mabu Refúgio Cheiro de Mato Eco Resort e Convention, de Mairiporã/SP, e o Mabu Costa Brasilis Resort, que passa a ser administrado pela empresa a partir de hoje (1.º de abril). Este é o primeiro empreendimento Mabu localizado na região nordeste brasileira, mais precisamente na tranquila e sofisticada praia de Santo André, a 30 minutos de Porto Seguro, na Bahia. Além da gestão de hotéis pertencentes a terceiros, a rede conta com três unidades próprias, situadas em Curitiba e Foz do Iguaçu.

Segundo o gerente de novos negócios da Rede Mabu Hotéis & Resorts, Juliano Macedo, investidores individuais, pulverizados e coletivos, como fundos imobiliários e incorporadores, têm adotado esse formato por diversos motivos, como segurança jurídica, desempenho comercial positivo, experiência e também padronização, o que minimiza os custos e garante a adequação da marca hoteleira ao produto idealizado. “Entre as vantagens desse mercado estão a certeza da padronização dos serviços e produtos hoteleiros, a garantia da satisfação do cliente, a manutenção e conservação do bem patrimonial, o alto desempenho do capital investidor e a atualização constante do empreendimento frente às demandas do mercado”, explica Macedo.

Para manter o padrão de qualidade reconhecido, algumas características são avaliadas antes de fechar um contrato. “Priorizamos o empreendimento com a identidade Mabu. Precisamos constatar, por exemplo, que podemos conquistar os hóspedes com apartamentos modernos e funcionais, além de uma gastronomia sofisticada e ao mesmo tempo envolvente, que lembre os momentos importantes da vida. Os espaços de eventos devem ser amplos e equipados para as diferentes necessidades dos clientes. Já a área de lazer deve levar os hóspedes a momentos únicos de descanso e renovação. Sempre levamos essas características em consideração, otimizando essas percepções tanto nos hotéis corporativos, convention resorts e/ou de lazer”, destaca o gerente de novos negócios.

            Na Rede Mabu o foco consiste em entregar aos investidores os melhores resultados, mantendo sempre a satisfação dos clientes. Para chegar a esse objetivo, a estrutura comercial trabalha de modo a garantir que os hotéis mantenham números positivos frente às variáveis do mercado, sendo ágeis, criativos e procurando soluções que garantam o sucesso. “Ser rentável, com excelente relação custo/benefício e sendo referência na prestação de serviços hoteleiros de qualidade - isso é o que estamos fazendo para sermos reconhecidos como uma das melhores administradoras hoteleiras do país”, afirma Macedo.

            No que se refere ao crescimento da rede hoteleira, a expectativa é de que até o final de 2013 sejam incorporados ao portfólio três novos empreendimentos, também por meio de contrato de administração. O projeto da empresa é ter 25 hotéis até 2017, em seis ou sete estados. “O Mabu representa uma forte marca regional no sul do país. Devemos manter os investimentos neste local e também ingressar em destinos e regiões que apresentem forte crescimento econômico. Nossa experiência de 40 anos no mercado nos dá uma vantagem competitiva para crescer em diferentes localidades com produtos diversificados”, diz Macedo.

            De acordo com o gerente de novos negócios, os resultados da administração do Mabu Capivari Eco Resort e do Mabu Refúgio Cheiro de Mato Eco Resort e Convention têm sido excelentes em termos de visibilidade de marca e lucratividade. Em 2012, o faturamento da rede foi de R$ 72 milhões, sendo que a expectativa é de que em 2013 esse número suba para R$ 90 milhões. Quanto ao Mabu Costa Brasilis Resorts, a expectativa é bastante positiva. “É a nossa estreia no mercado nordestino, sendo que representa a confirmação da confiança que os clientes e investidores têm depositado na nossa operação. Temos muito a crescer nesse e em outros mercados regionais, com novos hotéis a serem administrados ou desenvolvidos através de investimento próprio e de terceiros. O Costa Brasilis é referência na região de Porto Seguro e tem se mantido há mais de uma década como um dos mais procurados pelos turistas nacionais e internacionais. Temos a certeza de que será mais um empreendimento de sucesso com a marca Mabu”, completa o gerente.

Um pouco sobre o Grupo Mabu
Além de atuar no ramo hoteleiro, o Grupo Mabu está presente nos seguintes setores: imobiliário, de energia e também de agronegócios. O setor hoteleiro, representado pela Rede Mabu Hotéis & Resorts, possui experiência de 40 anos no mercado, formada por seis empreendimentos: Mabu Royal & Premium Hotel e Mabu Parque Resort, ambos em Curitiba, Mabu Capivari Eco Resort, em Campina Grande do Sul, Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu, Mabu Refúgio Cheiro de Mato Eco Resort & Convention, localizado em Mairiporã/SP, e Mabu Costa Brasilis Resort, na Praia de Santo André. 

Entre os diferenciais da rede está o investimento em medidas sustentáveis. O Mabu Thermas & Resort é o primeiro resort do Brasil certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), na norma NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural. A certificação conquistada comprova que o hotel está em conformidade com as questões sustentáveis, ou seja, que atua de forma a minimizar os impactos resultantes de sua atividade econômica.

As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas diariamente pelos seguintes endereços:

·         www.hoteismabu.com.br
·         blog.hoteismabu.com.br
·         twitter.com/hoteismabu
·         www.facebook.com/hoteismabu

 
Mabu Capivari: O Mabu Capivari Eco Resort foi o primeiro hotel da rede a seguir esse modelo de administração.



Crédito: Divulgação















----------------------------------

---------------------------------

Hurricanes enfrenta o Foz do Iguaçu Black Sharks neste sábado

Curitiba, 01/04/2013 – No próximo sábado (06/04) o Hurricanes entra em campo para enfrentar o Foz do Iguaçu Black Sharks. O jogo acontece na Arena, em Campo Largo.

Os ingressos custam R$10 ou R$5 mais um kg de alimento. A partida tem início às 14h. A Arena possui estacionamento R$10 para carros e R$5 para motos. O endereço é R. Quintino Bocaiuva, 700, Campo Largo. 












segunda-feira, 1 de abril de 2013

Moda/Leite Quentee News


Botas para aquecer a estação
A nova coleção da RED SHOES traz propostas descoladas e luxuosas


Inusitadas e irreverentes, as botas femininas da coleção outono-inverno 2013 da loja de luxo RED SHOES mostram as tendências internacionais fazendo propostas descoladas e luxuosas.
Novidades como a biker boot, aquelas botinhas de cano baixo no estilo “motoqueiro”, são apostas da temporada com fivelas, fechos e tachas. Além disso, franjas aparecem nos modelos de cano curto com ou sem salto, e prometem ser o hit da estação.
Num estilo mais futurista o salto em acrílico retorna ao cenário fashion dividindo opiniões. Enquanto a tendência militar aparece nos coturnos cheios de atitude e ousadia.
As open boots, perfeitas para os dias de clima mais amenos também marcam presença na coleção com estilos diferenciados como: barroco (ornamentos e aplicações em dourado), o animal print (estampas de animais em sua totalidade ou em detalhes) e o country.


Serviço:
RED SHOES  - www.redshoes.com.br


_______________________________________________________


Forum de Moda nas Livrarias Curitiba


A estilista curitibana Juliana Moriya, que ficou conhecida por sua participação vitoriosa no reality show IT MTV Elle Fashion Fabric, participou ontem de um bate-papo sobre moda, arte, beleza, economia e comportamento nas Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui. Ao lado da estilista estavam o beauty-artist Jhonny Macartney; o empresário e designer de Jóias, Marcelo Alarcon; o fotógrafo Paulo Cibin; a figurinista Eliza Matta; o artista plástico e gráfico, Fábio Biondo; a arquiteta e estilista da marca Reptilia, Heloisa Strobel Jorge e o designer de joias Rodrigo Alarcón. Todos eles foram convidados do produtor de moda Victor Sálvaro, que comemora seus 20 anos de carreira.




Leveza do Ser, vestuário com foco no bem-estar

Lançamento da grife de confortwear curitibana marca o retorno da estilista Angélica Sanches ao mundo da moda

 – Pensando nas reais necessidades da mulher contemporânea, que busca uma vida saudável e equilibrada, nasce em Curitiba a marca Leveza do Ser, grife de confortwear criada pelas irmãs Adília e Angélica Sanches. O lançamento oficial será no próximo dia 6 de abril, sábado, com uma tarde de bem-estar na escola Yoga Ativa (Água Verde), localizada no mesmo terreno do showroom da marca.

A primeira coleção, Outono/Inverno 2013, traz a essência da Leveza do Ser: peças casuais e versáteis, que se adaptam tanto ao ambiente de trabalho, quanto ao lazer e uma linha exclusiva para a prática de yoga e dança, pensada para proporcionar fluidez aos movimentos. O design é o grande diferencial e marca o retorno da estilista Angélica Sanches ao universo da criação de moda. Nos anos 90, Angélica foi a diretora-criativa da Drop Sista, linha feminina da Drop Dead, marcas curitibanas de skatewear com grande sucesso e repercussão nacional.

A estilista, que passou alguns anos dedicada à prática de yoga, resolveu unir as duas paixões – a prática milenar e a moda – na nova marca, focada num lifestyle que tem como premissa o bem-estar. “O design é o nosso aliado para transformar o vestir em uma experiência acolhedora. Integrando conforto e linguagem visual inovadora, exploramos a sensação tátil dos materiais, a modelagem e o refinamento estético como meios para o desenvolvimento de produtos que se incorporem naturalmente ao estilo de vida da mulher atual”, explica Angélica, que foi buscar produtos têxteis inteligentes nas melhores fábricas do Brasil. A seleção das matérias-primas vem de encontro com a proposta da empresa, que utiliza diversos tipos de malhas para garantir conforto e mobilidade. A escolha das fibras (algodão, sintéticas e artificiais) é ajustada a cada modelo, levando em consideração o caimento necessário e a ocasião de uso da peça. São destaques para essa coleção o plush, moletom careca e matelassê, malhão e malha confort com elastano.

Vista-se e flua
Fluidez é o ponto de partida na criação do nome da marca. A ideia, explica Angélica, é que ter leveza é uma condição individual sustentada pela fluidez. Não importa o estado das coisas no ambiente. Se houver a atitude pessoal de fluir, o que está fora poderá ser transformado ou sustentado por uma postura de tranquilidade, não-rigidez, satisfação e alegria. As transformações do que é estressante, desagradável e rígido no dia-a-dia vem de uma condição sustentada pelo individual, que é capaz de manter o bem-estar e uma qualidade de vida mais ajustada ao saudável. Esta qualidade pessoal é o que chamamos de “Leveza do Ser”. “Por isso oferecemos aos usuários dos nossos produtos algo que os mantenham próximos a um estado mais agradável, mais saudável, mais confortável e belo”, complementa Angélica Sanches.“Nosso lema é 'vista-se e flua', seja qual for o local ou circunstância. Queremos que a nossa consumidora sinta-se bem e confortável sem renunciar à elegância e ao estilo”, afirma Adília Sanches.


Dente-de-leão
O símbolo escolhido para representar a marca Leveza do Ser foi a flor dente-de-leão em estado de sementes. Ela expressa a fluidez, a suavidade e o prazer que se obtém de um legítimo momento de bem-estar. O dente-de-leão tem alto potencial biótico (poder de reprodução de uma espécie biológica) devido à facilidade com que suas sementes se disseminam. Outra característica é a capacidade de adaptação. O dente-de-leão sobrevive nas mais diversas condições ambientais em que é encontrado. Suas sementes são leves e esvoaçantes. Esta flor é comumente associada à liberdade, à esperança, ao otimismo e à vida que surge do movimento.

A mulher Leveza do Ser
A Leveza do Ser é destinada às mulheres com estilo de vida dinâmico e espírito jovem. Mulheres que num mundo frenético e cheio de afazeres valorizam qualidade de vida e bem-estar, buscam equilíbrio e paz de espírito e querem unir beleza, elegância ao prazer de vestir algo realmente confortável.

Onde encontrar
A marca é vendida no showroom da Leveza do Ser, Rua Coronel Dulcídio, 2.281, casa 02 – Água Verde. Em breve novos endereços de lojas no site.

Crédito das fotos: Daniel Ernst