quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Filmes.

 






Confira os destaques da programação.



 

EM FEVEREIRO NA MUBI


COLEÇÕES DEDICADAS A HÉCTOR BABENCO E JAFAR PANAHI

 

Mais: Ficção científica alternativa e a estreia exclusiva de Blossoms Shanghai, a primeira série dirigida por Wong Kar Wai.






Babenco - Alguém Tem Que Ouvir O Coração e Dizer: Parou (2019)


NAS RUAS:
80 ANOS DE HÉCTOR BABENCO
 

Nas Ruas: 80 Anos de Héctor Babenco reúne obras centrais de um cineasta que enfrentou a repressão política e a violência estrutural com um cinema direto e profundamente humano. Em Lúcio Flávio, o Passageiro da AgoniaPixote: A Lei do Mais Fraco e Carandiru, Babenco transforma o gênero policial e o realismo social em instrumentos de denúncia, revelando a brutalidade do Estado e os ciclos de exclusão que atravessam o Brasil. Filmes feitos à revelia do poder, que olham para a rua e para o cárcere e expõem, sem concessões, a verdade nua e crua da sociedade brasileira. A coleção inclui também o documentário de Bárbara Paz, premiado no Festival de Veneza, Babenco - Alguém Tem Que Ouvir O Coração e Dizer: Parou (2019).



--------------------------

 



Fora do Jogo (2006)


JAFAR PANAHI

Uma constelação de filmes de Jafar Panahi que investigam o cotidiano para revelar as tensões invisíveis que o atravessam. De 3 Faces a Ouro Carmim, as seis obras esbarram nos  limites entre ficção e realidade, transformando a restrição em linguagem e a observação em um gesto ético e político. Um cinema profundamente humano que, mesmo em espaços fechados e sob olhares vigilantes, abre brechas de liberdade, ironia e dignidade.



--------------------------



Metrópolis (Fritz Lang, 1927)

 

VISÕES DO AMANHÃ:
FICÇÃO CIENTÍFICA ALTERNATIVA


A coleção Visões do Amanhã: Ficção Científica Alternativa reúne filmes que projetam futuros extremos para iluminar as angústias do presente. De Metrópolis (Fritz Lang, 1927) a Expresso do Amanhã (Bong Joon Ho, 2013), essas obras constroem mundos marcados por divisões sociais radicais, máquinas onipresentes e sistemas de controle que refletem, em chave alegórica, as contradições da humanidade. Distantes da ficção científica de espetáculo, as produções utilizam o gênero como ferramenta crítica e filosófica, questionando poder, progresso e desigualdade. Visões ousadas e inquietantes que, ao imaginar o amanhã, nos obrigam a encarar o agora.



--------------------------



Procura-se Susan Desesperadamente (1985)

 

REBELDE COM CAUSA:
DOIS FILMES DE SUSAN SEIDELMAN


Esta coleção dedicada a Susan Seidelman reúne dois filmes que subvertem a fantasia hollywoodiana com humor e feminismo rebelde. Entre trocas de identidade e amores improváveis, suas histórias escapam da rotina e desafiam as expectativas sociais, revelando que seguir (e romper) as regras pode ser um ato de liberdade. Em Procura-se Susan Desesperadamente e O Homem Certo, Seidelman transforma convenções em combustível para imaginar outros jeitos de viver, amar e existir.



--------------------------


EXCLUSIVOS MUBI




Lançamentos MUBI
Blossoms Shanghai
(Wong Kar Wai, 2023)


Depois de quase uma década de inatividade, o aclamado diretor Wong Kar Wai retorna aos holofotes para apresentar sua primeira série, Blossoms Shanghai. Um drama histórico que acompanha a vida e a ascensão de Ah Bao na elite corporativa e mercantil de Xangai nos anos 1990. Baseada no romance Blossoms (2013), de Jin Yucheng, a narrativa dividida em 30 capítulos é uma espiral deslumbrante de poder, honra e amor.

 

--------------------------






Recentes e Excelentes
Sem Chão
(Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor, 2024)


Vencedor de Melhor Documentário no Oscar® 2024, Sem Chão é um protesto audiovisual realizado pelos jornalistas palestinos Basel Adra e pelo fotógrafo Hamdan Ballal para denunciar os perigos contínuos em Masafer Yatta, uma comunidade palestina ocupada por forças armadas israelenses. Contra todas as expectativas, um pesquisador israelense chamado Yuval Abraham se junta à equipe e à luta pela desocupação. Um testemunho contemporâneo dos estragos da guerra e do cinema como ferramenta de denúncia.

 

--------------------------






Recentes e Excelentes
Being John Smith
(John Smith, 2024)


Sob o estandarte do avant-garde que o caracteriza, John Smith apresenta seu mais recente média-metragem, Being John Smith, que toma como pretexto a genericidade de seu nome para refletir, com o auxílio de uma câmera, sobre sua vida, obra e legado. Solene e gracioso ao mesmo tempo, trata-se de um ensaio audiovisual sobre a identidade e a relevância da enunciação.

 

--------------------------



Abaixo, a tabela com as novidades de fevereiro na MUBI.
A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.
Por favor, consulte a assessoria de imprensa.

  

MUBI | Fevereiro 2026

Data

Título

Diretor

Categoria/contexto

 

01/02

Pixote: A Lei do Mais Fraco

Héctor Babenco

Nas Ruas: 80 anos de Héctor Babenco

01/02

Carandiru

Héctor Babenco

Nas Ruas: 80 anos de Héctor Babenco

01/02

Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia

Héctor Babenco

Nas Ruas: 80 anos de Héctor Babenco

01/02

Babenco - Alguém Tem Que Ouvir O Coração e Dizer: Parou

Bárbara Paz

Nas Ruas: 80 anos de Héctor Babenco

06/02

Priscilla, a Rainha do Deserto

Stephan Elliott

Caindo na Estrada: Filmes de Estrada

06/02

Sem Chão

Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor

Recentes e Excelentes

07/02

Spring Breakers: Garotas Perigosas

Harmony Korine

Dancing at the Edge of Chaos [TBD]

11/02

A Negra de...

Ousmane Sembène

 

11/02

O Nosso Tempo

Carlos Reygadas

 

16/02

Metrópolis

Fritz Lang

Visões do Amanhã: Ficção Científica Alternativa

17/02

Paranoid Park

Gus Van Sant

 

17/02

O que você irá fazer quando o mundo estiver em chamas?

Roberto Minervini

 

19/02

Expresso do Amanhã

Bong Joon Ho

Visões do Amanhã: Ficção Científica Alternativa

20/02

O Homem Certo

Susan Seidelman

Rebelde Com Causa: Dois Filmes de Susan Seidelman

20/02

Mekong Hotel

Apichatpong Weerasethakul

 

20/02

Being John Smith

John Smith

Recentes e Excelentes

26/02

Blossoms Shanghai

Wong Kar Wai

Lançamentos MUBI

27/02

O Círculo

Jafar Panahi

Jafar Panahi 

27/02

Fora do Jogo

Jafar Panahi

Jafar Panahi 

27/02

O Espelho

Jafar Panahi

Jafar Panahi 

27/02

Ouro Carmim

Jafar Panahi

Jafar Panahi 

27/02

Closed Curtain

Jafar Panahi, Kambuzia Partovi

Jafar Panahi

27/02

3 Faces

Jafar Panahi

Jafar Panahi 



IMAGENS: AQUI



SOBRE A MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.     
                                                           
MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários, de diretores icônicos a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.

Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem: Morra, Amor, de Lynne Ramsay; La Grazia, de Paolo Sorrentino; Valor Sentimental, de Joachim Trier; A Única Saída, de Park Chan-wook; Foi Apenas um Acidente, de Jafar Panahi; A Substância, de Coralie Fargeat; Queer, de Luca Guadagnino; Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Aftersun, de Charlotte Wells; e Close, de Lukas Dhont.

As produções MUBI incluem The Mastermind, de Kelly Reichardt, estrelado por Josh O’Connor. As coproduções da MUBI incluem Father Mother Sister Brother, de Jim Jarmusch.

Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo, com membros em 190 países diferentes. A MUBI tem sede em Londres, com 15 escritórios ao redor do mundo e mais de 400 colaboradores. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.


 

 






Nenhum comentário: