Exposições temporárias também são destaques da programação
Imagem: O educador André Prado/Bruno Marqueti
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), apresenta no mês da Consciência Negra uma programação especial voltada à valorização da diversidade e ao combate ao racismo.
Entre os destaques estão o ciclo de palestras “Ensino Antirracista: O Papel da Educação na Construção de uma Sociedade Justa” e o jogo educativo “Descobrindo o Museu”. A agenda inclui ainda as mostras “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista” e “Por Trás da Exposição: Memórias de um processo coletivo, com os Povos Indígenas do Centro-Oeste Paulista”.
Toda a programação é gratuita e convida o público a refletir sobre educação, pertencimento e valorização das identidades culturais.
Ciclo de palestras discute ensino antirracista
O Museu Índia Vanuíre realiza neste mês da Consciência Negra uma série de palestras dedicadas à discussão do papel da educação na promoção da igualdade racial. As atividades têm como convidado o educador André Prado, presidente da ONG UMONT (União do Movimento Negro com Todos), de Tupã (SP).
Com enfoque teórico e prático, os encontros propõem reflexões sobre a construção de currículos mais inclusivos e representativos, que reconheçam a diversidade cultural e enfrentem o racismo estrutural. A programação também apresenta estratégias pedagógicas para a desconstrução de estereótipos e o fortalecimento de práticas antirracistas nas escolas.
A iniciativa busca ampliar o debate sobre a educação como ferramenta de transformação social e de promoção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Datas: 14, 18 e 19 de novembro
Horários: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30
Gratuito
Família no Museu
Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre promove oficinas culturais que aproximam as famílias do espaço museológico.
Neste mês, a atividade será o jogo “Descobrindo o Museu”, em que os participantes deverão identificar objetos do acervo a partir de pistas dadas pelos educadores. As famílias receberão imagens como auxílio para desvendar os enigmas, tornando a experiência divertida e interativa, fortalecendo o vínculo entre público e Museu.
Datas: aos sábados e domingos
Horário: das 14h às 16h
Gratuito
Exposições temporárias
Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.
Por Trás da Exposição: Memórias de um Processo Coletivo, com os Povos Indígenas do Centro-Oeste Paulista
Confira o processo vivo que conduz à revitalização da exposição de longa duração do Museu — uma trajetória marcada pelo cuidado, diálogo e respeito. Os visitantes acompanham os registros dos encontros entre a equipe do Museu e as comunidades indígenas Kaingang e Krenak da Terra Indígena Vanuíre; Terena e Kaingang da Terra Indígena Icatu; e Guarani Nhandewa, Terena e Kaingang da Terra Indígena Araribá.
Datas: terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 18h (às quintas-feiras, horário estendido até às 20h)
Gratuito
Confira todas as informações da agenda no site da instituição.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari - Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Nenhum comentário:
Postar um comentário