quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Entretenimento.

 




Mundo do entretenimento


A estréia da série 'Tremembé' no Prime Video acontece em um evento prévio em Curitiba. Já no sul  do Brasil, a produção integrando  a programação da Semana do Japão em Porto Alegre.E no âmbito internacional, o ator Gero Camilo recebe o prêmio de Melhor Atuação pelo seu desempenho em "Papagaios" no Bravo Film Festival, realizado em Los Angeles. Além disso, o Festival de Curitiba anunciou as datas para sua edição de 2026 e está com inscrições abertas para a mostra FRINGE.







Entretenimento

Gero Camilo leva o prêmio de Melhor Atuação por seu papel em "Papagaios", no Bravo Film Festival, em Los Angeles

Com direção de Douglas Soares, "Papagaios" vem colecionando prêmios por onde passa. Longa tem previsão de estreia nos cinemas para março de 2026, com distribuição da Olhar Filmes

Ator Gero Camilo levou o prêmio de Melhor Atuação por seu papel em 'Papagaios' no Bravo Film Festival - Cred Marcos Daniel Ferreira


O comentado e premiado longa-metragem “Papagaios”, do diretor carioca Douglas Soares, vem chamando a atenção não só em terras brasileiras. 

A produção, que foi premiada com quatro Kikitos na edição deste ano do Festival de Gramado - Melhor Longa-Metragem pelo Júri PopularMelhor Ator (Gero Camilo), Melhor Direção de Arte (Elsa Romero) e Melhor Desenho de Som (Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes) - e que teve boa recepção do público e crítica na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, chegou a Los Angeles, no Bravo Film Festival, evento que promove uma experiência cinematográfica brasileira em Hollywood, criando uma ponte entre o cinema nacional e o mercado norte-americano. 

Papagaios” fez parte da primeira competição de longas-metragens do Bravo, que reuniu sete filmes notáveis que representavam a vitalidade, a arte e a diversidade do panorama cinematográfico brasileiro, sendo premiado na categoria “Melhor Atuação” (Best Performance), pelo papel de Gero Camilo. 

“Por uma atuação repleta de verdade, emoção e generosidade - uma alma que brilha através do cinema”, apresentou Talyze Sayegh, diretora executiva do festival. 

“Gostaria de agradecer ao Bravo Film Festival. Estou muito honrado pelo destaque de ator por ‘Papagaios’. Que o nosso cinema siga abrindo fronteiras. Obrigado ao diretor Douglas Soares, meu parceiro de cena Ruan Aguiar e ao nosso elenco maravilhoso. Obrigado também ao Meus Russos, Glaz Entretenimento e, principalmente, a Talyze Sayegh pelo lindo festival e sua equipe de curadoria e júri. Viva”, disse Camilo durante o recebimento do prêmio. 

Bravo Film Festival premiou o ator Gero Camilo com o prêmio de Melhor Atuação por seu papel em 'Papagaios' - Cred Marcos Daniel Ferreira

Em retorno ao Brasil, o diretor Douglas Soares comentou a experiência da primeira exibição internacional do filme: “O BRAVO, em sua 17ª edição, está quase completando a maioridade sem perder o frescor. Foi incrível exibir “Papagaios” na companhia de realizadores que admiro tanto. Talyze Sayegh e Thiago Macedo, o curador, estão firmes em levar para Los Angeles um cinema brasileiro independente e sem amarras. Foi lindo ver uma plateia estrangeira reagindo ao filme nos momentos de humor e tensão. Acho que Hollywood entende na pele o tema da fama, do desejo e obsessão, que o filme coloca em discussão. O público pareceu bastante conectado”.

O ator Gero Camilo e o diretor Douglas Soares durante participação do Bravo Film Festival com 'Papagaios' - Cred Marcos Daniel Ferreira

Entretenimento

Première da série 'Tremembé', do Prime Video.

Evento Pré estreia. 

São Paulo, outubro de 2025 - Luzes, câmeras e ação, , a première da série “Tremembé”, no Shopping Jardim das Américas em Curitiba. 

 

A Série Tremembé

 

Tremembé. 

A série ficcional, baseada nos livros de true crime “Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido” e “Suzane: assassina e manipuladora”, escritos pelo jornalista Ulisses Campbell, que também assina o roteiro ao lado de Vera Egito, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio, chega ao Prime Video no dia 31 de outubro com cinco episódios. 

 

A produção retrata histórias de Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa), Cristian Cravinhos (Kelner Macêdo), Daniel Cravinhos (Felipe Simas), Elize Matsunaga (Carolina Garcia) e Roger Abdelmassih (Anselmo Vasconcelos) em Tremembé - presídio que reúne nomes envolvidos em crimes de alta repercussão na mídia, a partir do ponto de vista de cada um deles. 

 

“Tremembé” tem direção geral de Vera Egito, direção episódica de Daniel Lieff e produção associada de Marina Ruy Barbosa.

 

Sobre a Dolby 

Dolby Laboratories (NYSE: DLB) é líder mundial em entretenimento imersivo. De filmes e TV a música, esportes, jogos e muito mais, a Dolby transforma a ciência de imagem e som em experiências espetaculares para bilhões de pessoas em todo o mundo em seus dispositivos favoritos. Temos parceria com artistas, storytellers e as marcas que você adora para transformar o entretenimento e as experiências digitais por meio de inovações revolucionárias como Dolby AtmosDolby VisionDolby Cinema e DolbyOptiView. Para outras informações, acesse https://www.dolby.com/

Entretenimento 


Festival de Curitiba divulga datas da edição de 2026 e abre inscrições para a mostra FRINGE


Um dos maiores festivais de artes cênicas da América Latina anuncia as datas que contemplarão todas as diferentes mostras, 
eventos e atividades culturais e abre cadastros para companhias, grupos, produtoras e instituições artísticas que queiram participar da mostra Fringe

  
De 30 de março até 12 de abril, Curitiba recebe mais de 300 espetáculos em um dos festivais de artes cênicas mais importantes do mundo.
(Créd. Lina Sumizono e Bruno Tetto – FOTOS EM ALTA EM ANEXO)


Faltam menos de cinco meses para Curitiba receber a 34ª edição do Festival de Curitiba, um dos maiores festivais de Artes Cênicas da América Latina. De 30 de março a 12 de abril, a capital paranaense e Região Metropolitana receberá mais de 300 espetáculos que compõem as diferentes mostras, eventos e atividades culturais do Festival de Curitiba, que é o maior fomentador e catalisador da economia criativa da capital paranaense, prometendo uma edição pulsante e diversificada, ocupando dezenas de teatros, espaços culturais, praças e ruas. 

Segundo Fabíula Passini, diretora do festival, os preparativos já estão a todo vapor, com alguns espetáculos já pré-selecionados pela curadoria, que é formada pelo quarto ano pela produtora, gestora cultural e pesquisadora Daniele Sampaio; a atriz, dramaturga e produtora Giovana Soar; e o professor de Filosofia, crítico e dramaturgo Patrick Pessoa. “Já estamos programando alguns dos espetáculos da Mostra Lucia Camargo com nossa equipe de curadores circulando o Brasil, assim como de toda a programação, com a abertura dos cadastros do Fringe, possíveis humoristas para o Risorama, as atrações do MishMash, as ações do Programa Guritiba e alguns dos chefs e restaurantes do Gastronomix. Queremos fazer da 34ª realização uma grande edição do Festival de Curitiba”, explica.

Abertura dos cadastros para a Mostra Fringe

Fringe, mostra democrática e conhecido por ser uma vitrine das artes cênicas no Brasil, anuncia a abertura dos cadastros das companhias e dos grupos interessados em fazer parte da programação do 34º Festival de Curitiba.

Criada em 1998, a mostra Fringe reúne apresentações de diversas linguagens, como teatro, circo, dança, música, artes visuais, literatura e atividades formativas, e, desde 2023, é dividida em Espetáculos de Rua, Mostras e Circuito Independente. As apresentações dos espetáculos da grade do Fringe em 2026 ocorrerão de 31 de maço até 12 de abril.

Para a coordenadora do Fringe, Rana Moscheta, manter a pluralidade de linguagens e, principalmente, de regiões, é um dos objetivos da mostra do Festival de Curitiba. “Queremos alcançar diferentes grupos e produtoras para mantermos a diversidade de participações, atraindo propostas de todas as regiões do Brasil, seguindo o posicionamento de fazermos um ‘Festival para Todos’ e mantendo o objetivo central de ser um impulsionador de encontros, trocas, vivências e de experiências. A Rodada de Conexões, que já é um grande sucesso nas últimas duas edições, manterá a sua troca de contatos e intercâmbios entre companhias, curadores e programadores nacionais, assim como pitchs e visitas técnicas a grupos curitibanos”, explica.

Mostra Fringe abre seus cadastros para companhias, grupos, produtoras e instituições artísticas e de estudantes a partir do dia 3 de novembro (segunda-feira). Os interessados poderão se apresentar dentro dos formatos “Mostras”, “Espetáculos de Rua” e “Circuito Independente”, na programação oficial de 2026 do Festival de Curitiba. 

Em “Mostras” é necessário cinco atividades, com no mínimo quatro espetáculos, identificadas por um conceito ou tema que destaque trabalhos de linguagens ou linhas de pesquisas semelhantes. Em “Espetáculos de Rua”, as apresentações ocorrerão em logradouros públicos de Curitiba e Região Metropolitana, programados e produzidos pelo Fringe. A programação será concebida em blocos de quatro dias de apresentações. Vale lembrar que 80% dos integrantes dos grupos cadastrados devem possuir registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou sindicato da região, sendo avaliado também propostas de grupos pertencentes às instituições de ensino das artes cênicas, com comprovantes de matrículas. Já em “Circuito Independente”, os interessados em participar do Fringe com suas programações próprias em espaços culturais de Curitiba e região, também terão que informar os dados sobre as atrações.

Os formulários de cadastro já estão disponíveis e as propostas podem ser apresentadas no link https://fringe.com.br/cadastros-2026. É importante que os interessados leiam com atenção todos os itens do Regulamento, que contém as informações imprescindíveis para a participação na mostra.

Para saber mais, acesse as redes sociais oficiais, pelos perfis no Instagram @mostrafringe e Facebook.com/Fringecuritiba, ou ainda, pelos sites www.festivaldecuritiba.com.br www.fringe.com.br



Serviço:
34ºFestival de Curitiba - 
30 de março a 12 de abril
Fringe 2026 Inscrições abertas para cadastros do Fringe 2026
Companhias, grupos e produtoras ou instituições artísticas independentes e de estudantes que queiram se apresentar dentro dos formatos “Mostras”, “Espetáculos de Rua” e “Circuito Independente”.
Data: A partir de 3 de novembro
Cadastros pelo link: https://fringe.com.br/cadastros-2026

 

 



-------






Entretenimento




Mostra faz parte da Semana do Japão em Porto Alegre


Sala Redenção, em parceria com a Fundação Japão São Paulo, integra a programação da Semana do Japão em Porto Alegre com a mostra “Panoramas do Cinema Japonês Contemporâneo ate  7 de novembro, são exibidos nove filmes em sessões gratuitas e abertas à comunidade em geral. 

A mostra iniciou  29 de outubro, com “Ito” (2021), drama que acompanha uma garota tímida do interior do Japão que passa a trabalhar em uma cafeteria. Em seguida, às 19h, foi  exibido “The Fish Tale / Sakana no Ko” (2022), ou “O conto do peixe”, no Brasil, cuja protagonista é uma jovem obcecada em desenhar peixes. Após a sessão, o filósofo Leonardo Kussler conversa sobre a obra com o público presente. 

O filme que abre a segunda semana da mostra é “Monster” (2023), longa-metragem mais recente do cineasta Kore-Eda Hirokazu e vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes em 2023. 

A programação encerra no dia 7 de novembro, sexta-feira, com uma sessão de curta-metragens de diretores nipo-brasileiros. Na ocasião, são exibidos “Furusato: um lugar para voltar” (2024), de Alexsânder Nakaóka e Gustavo Corrêa, e “Memórias do Sul” (2025), de Bruna Takamoto e Hiroshi Kuamoto. A sessão é seguida de bate-papo com os realizadores

A mostra é realizada pela Sala Redenção, Fundação Japão São Paulo, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre e SESC. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333

 

Serviço:

 

Mostra  “Panoramas do Cinema Japonês Contemporâneo”

De 29 de outubro a 7 de novembro, de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h

Sala Redenção – Cinema Universitário 

Rua Engenheiro Luiz Englert, 333 – campus centro da UFRGS

Entrada franca

Site: ufrgs.br/difusaocultural

Instagram: @salaredencao

Realização: Sala Redenção, Fundação Japão São Paulo, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre  e SESC

 

Programação:

 

Ito / Itomichi
(Ito)

(Dir. Yokohama Satoko | Japão | 2021 | 116 min | Drama | 12 anos)  

Uma tímida garota do interior escolhe um emprego de meio período em um café onde ela atende clientes vestida como uma empregada.

29 de outubro | quarta-feira | 16h 

3 de novembro | segunda-feira | 16h

The Fish Tale / Sakana no Ko
(Filho de Peixe) 

(Dir. Okita Shuichi | Japão | 2022 | 139 min | Drama | 12 anos)  

Uma jovem garota é obcecada por aprender e desenhar peixes. Ela parece um pouco estranha, mas se você for compreensivo e solidário irá torcer por ela no final. 

29 de outubro | quarta-feira | 19h Conversa com Leonardo Kussler

31 de outubro | sexta-feira | 16h

Dreaming of the Meridian Arc / Taiga e no michi
(O caminho para a história)  

(Dir. Nakanishi Kenji | Japão | 2022 | 112 min | Drama | Livre)

O governo local da cidade de Katori está patrocinando um taiga drama, espécie de novela de época, sobre sua famosa figura histórica, Tadataka Ino, conhecida por ser a primeira pessoa a fazer um mapa do Japão, em 1821. Durante o processo de produção da série dramática, um fato surpreendente é descoberto.

30 de outubro | quinta-feira | 16h

31 de outubro | sexta-feira | 19h

 

Monster / Kaibutsu

(Monster)

(Dir. Kore-Eda Hirokazu | Japão | 2023 | 125 min | Drama | 16 anos) 

Quando Minato começa a se comportar de maneira estranha, sua mãe sente que há algo errado. Ao descobrir que um professor é o responsável, ela invade a escola da filha exigindo saber o que está acontecendo. À medida que a história se desenrola através dos olhos da mãe, do professor e da criança, a verdade gradualmente aparece.

3 de novembro | segunda-feira | 19h

6 de novembro | quinta-feira | 16h

 

Kamome Diner / Kamome shokudo
(Lanchonete Kamome)

(Dir. Ogigami Naoko | Japão | 2006 | 102 min | Drama | 12 anos)   

Helsinque, a capital da Finlândia, é uma bela cidade portuária na qual as gaivotas voam livremente pelo céu azul e navios de cruzeiro de toda a Europa entram e saem. Em uma esquina, é aberta a lanchonete “Kamome Shokudo” (Ruokala Lokki) administrada por uma japonesa, Sachie – um local pequeno, mas aconchegante.

4 de novembro | terça-feira | 16h
5 de novembro | quarta-feira | 19h

Takano Tofu / Takano tôfuten no haru

(Takano Tofu)

(Dir. Mihara Mitsuhiro | Japão | 2023 | 120 min | Drama | 16 anos)

Onomichi é uma cidade pequena no oeste do Japão. O dia começa cedo na Takano, uma loja de tofu. Tatsuo Takano continua a fazer tofu com sua única filha, Haru, que após se divorciar, volta a morar com o pai. Os velhos amigos que trabalham no comércio local se mobilizam para procurar um novo noivo para Haru – causando um alvoroço no bairro.

4 de novembro | terça-feira | 19h
7 de novembro | sexta-feira | 16h

Oshin / Oshin

(Oshin)

(Dir. Togashi Shin | Japão | 2013 | 109 min | Drama | 12 anos)  

Filme baseado em uma das novelas mais famosas da TV Japonesa. Oshin, com sete anos de idade, é enviada pelo pai para trabalhar na cidade por um fardo de arroz. Trabalha duro o dia todo na serraria, onde é disciplinada pela empregada-chefe, Tsune. Um dia, ela é acusada de um crime que não cometeu, e foge de volta para seu vilarejo.

5 de novembro | quarta-feira | 16h

6 de novembro | quinta-feira | 19h


Sessão de curtas:
Furusato: um lugar para voltar 

(Dir. Alexsânder Nakaóka e Gustavo Corrêa | Brasil | 2024 | 29 min | Documentário | Sem classificação)  

O documentário retrata a trajetória das famílias pioneiras da colônia japonesa de Ivoti, destacando os desafios enfrentados pela comunidade diante da saída das gerações mais jovens. Muitos partem para o Japão como decasséguis (imigrantes) ou migram para grandes cidades, como Porto Alegre, abandonando a agricultura que sustentou seus pais e avós.

+

Memórias do Sul 

(Dir. Bruna Takamoto e Hiroshi Kuamoto | Brasil | 2025 | 25 min | Documentário | Sem classificação)  

No filme, acompanhamos um delicado resgate cultural que explora a identidade e as memórias de uma comunidade japonesa no Rio Grande do Sul. A narrativa lúdica de um trabalhador e um bolinho de arroz embarcando em uma jornada por um bosque encantado é entrelaçada com depoimentos emocionantes sobre a imigração japonesa e o impacto duradouro dessa cultura no estado mais ao sul do Brasil.

7 de novembro | sexta-feira | 19h + Conversa com os realizadores

 

Sobre a Fundação Japão em São Paulo

Presente desde 1975 no Brasil, a Fundação Japão desenvolve ampla programação cultural e educacional voltada para arte, língua e estudos japoneses. Em 2025, reforça seu papel como ponte cultural por meio de eventos que integram tradição e contemporaneidade. Saiba mais em: https://fjsp.org.br






.

Nenhum comentário: