terça-feira, 9 de setembro de 2025

Rio Arte n.

 



Almeida & Dale reúne obras de 40 artistas na ArtRio 

Com trabalhos de nomes históricos e produções inéditas de artistas contemporâneos, galeria reafirma sua atuação global no mercado da arte 

Maya Weishof, Sonho em três tempos, 2025. Foto: Estúdio em Obra  

+ imagens de divulgação 



Rio de Janeiro, RJ — A Almeida & Dale, considerada uma das galerias mais influentes do Brasil, desembarca na 15ª edição da ArtRio — realizada de 10 a 14 de setembro de 2025 — com uma seleção de trabalhos de diferentes gerações e contextos artísticos, apresentando obras recentes de artistas que hoje se destacam no circuito contemporâneo, em consonância com produções de nomes consagrados que marcaram a história da arte moderna e contemporânea em âmbito global.  


As escolhas da Almeida & Dale para a ArtRio 2025 integram um conjunto de obras que atravessa múltiplas linguagens, suportes e técnicas. Da pintura à escultura, do bordado à instalação, passando por experimentações com luz e cor. O recorte evidencia a potência da produção contemporânea, marcada pelo experimentalismo e pela pesquisa formal, em diálogo com a vitalidade de referências históricas que moldaram a arte moderna e contemporânea. 


Entre os destaques estão as pinturas da série Clube: pinturas de berço (2025), de Maxwell Alexandre, e o crochê de grande dimensão Pequenas histórias de conto de fadas (2023), de Lidia Lisbôa — ambos artistas presentes na 36ª Bienal de São Paulo. Também integra a seleção a recém-representada Alice Shintani, cujo trabalho marca uma nova etapa no programa da galeria. 


A feira carioca ainda reverbera exposições recentemente inauguradas nos espaços da Almeida & Dale em São Paulo. Em Horizonte dourado, Ana Elisa Egreja apresenta trabalhos inéditos, com naturezas-mortas e cenas de interiores de casas, incluindo uma série de pinturas de pratos Duralex em composições com jogos americanos, além de obras com aplicação de folha de ouro que dialogam com a tradição pictórica medieval. Já Emmanuel Nassar, em Este Norte 2025, expõe trabalhos realizados desde a década de 1980 até produções recentes, traçando um panorama de quatro décadas de carreira em que articula referências da cultura popular do Norte do Brasil a vertentes como a pop art e o concretismo. Joseca Yanomami, em Urihi mãripraɨ – Sonhar a terra-floresta, sua primeira individual na Almeida & Dale, apresenta obras que dão a ver realidades que se revelam em sonhos habitados pelos espíritos e seres que sustentam o céu e a terra-floresta. 


Na ArtRio, podem ser destacadas, ainda, obras de Alexander Calder e Dan Flavin, nomes centrais para a história da arte do século XX; produções de Eleonore Koch, Ione Saldanha, Tunga, José Damasceno, Miguel Rio Branco, Lygia Pape e Paulo Pasta, fundamentais para a consolidação de diferentes vertentes da arte brasileira; e trabalhos recentes de Maxwell Alexandre, Lidia Lisbôa, Alice Shintani, Maya Weishof, Alex Červený e Guga Szabzon, representantes de uma geração que amplia os limites da prática artística contemporânea. A seleção inclui ainda artistas latino-americanos de relevância internacional, como Marta Minujín, Diego Rivera, Olga de Amaral e Carlos Garaicoa, reforçando o caráter plural e transversal da apresentação. 


A Almeida & Dale ocupa o estande A5 da ArtRio, na Marina da Glória.  


Artistas participantes da ArtRio pela Almeida & Dale 

 

Alex Červený, Alexander Calder, Alice Shintani, Ana Elisa Egreja, Carlos Garaicoa, Cassio Michalany, Dan Flavin, David Almeida, Diego Rivera, Dudi Maia Rosa, Eleonore Koch, Emmanuel Nassar, Guga Szabzon, Henrique Oliveira, Ione Saldanha, John Chamberlain, José Damasceno, Joseca Yanomami, Lais Myrrha, Lidia Lisbôa, Lygia Pape, Mariana Palma, Marta Minujín, Maxwell Alexandre, Maya Weishof, Miguel Rio Branco, Mira Schendel, Nelson Felix, No Martins, Olga de Amaral, Paulo Pasta, Rita Ackermann, Sean Scully, Stanley Whitney, Tatiana Blass, Thiago Hattnher, Thiago Martins de Melo, Túlio Pinto, Tunga e Vanderlei Lopes. 

 

Sobre Almeida & Dale 

 

Fundada em São Paulo, em 1998, a Almeida & Dale promove o legado de artistas emblemáticos e emergentes, ao impulsionar a produção contemporânea nos cenários nacional e internacional. Com três endereços em São Paulo, a galeria realiza um programa expositivo e editorial de excelência, estabelece parcerias com instituições e coleções de renome e está presente nas principais feiras de arte mundiais, o que a posiciona como uma das mais influentes galerias brasileiras.  

 

Representando mais de 50 artistas e espólios, reúne nomes fundamentais dos modernismos brasileiros, figuras-chave para a formação da arte contemporânea e a sua projeção internacional, além de artistas em plena atuação que continuam a redefinir o horizonte artístico. Em 2025, ao finalizar sua fusão com a prestigiada galeria Millan, estabelecida em 1986, também em São Paulo, a Almeida & Dale abraça um histórico de comprometimento profundo com o experimentalismo artístico, de colaboração estreita com artistas para os posicionar nas principais exposições e instituições do mundo e de impulsionamento internacional de carreiras.  

 

De maneira ativa, a galeria assume o desafio de difundir múltiplas perspectivas e novas aproximações, centrada em ser uma plataforma para os artistas em projetos potentes. Ao unir expertise artística e um olhar estratégico para as dinâmicas globais do setor, a galeria fomenta a expansão e a capilarização da arte latino-americana por meio de uma atuação que segue amplificando e impulsionando o mercado globalmente. A Almeida & Dale é liderada pelos sócios-executivos Antonio Almeida, Carlos Dale, Hena Lee e João Marcelo de Andrade Lima. 


Serviço 

 

ArtRio 

Estande Almeida & Dale: A5 

10 a 14 de setembro de 2025 

 

Marina da Glória 

Av. Infante Dom Henrique, S/N, Rio de Janeiro 


Nenhum comentário: