domingo, 6 de julho de 2025

Documentário.

 Documentário "Lua de Cristal às Avessas



" Estreia no YouTube com 99% de aprovação e bastidores bombásticos do clássico da Xuxa!

"Lua de Cristal às Avessas" revela o amor do diretor Rodrigo Nicodemo pela Xuxa e curiosidades do maior filme da apresentadora.

 


 



Julia Lemmertz –Paulo Vieira Créditos: Divulgação

A internet tá brilhando mais que a bota da Xuxa! O documentário “Lua de Cristal às Avessas chegou com tudo no YouTube e já conquistou o coração dos fãs: são mais de 8 mil visualizações e 99% de aprovação do público! Um verdadeiro fenômeno nostálgico que escancara os bastidores nunca antes contados de um dos maiores sucessos do cinema brasileiro. o clássico “Lua de Cristal”, protagonizado por Xuxa Meneghel e Sergio Mallandro (disponível no Globoplay) completou 35 anos no último sábado. A produção que parou em 2020 devido a crise pandêmica, voltou de forma independente e sem fins lucrativos.

 Com direção envolvente e relatos inéditos, o doc mergulha nos bastidores do icônico Lua de Cristal e revela curiosidades que nem os fãs mais raiz sabiam! Teve crise nos bastidores? Teve sim. O longa quase foi cancelado por conta do bloqueio de verbas no governo Collor, mas foi salvo por ninguém menos que um ministro superfã da Rainha dos Baixinhos. Quem viveu, sabe!

 E prepare o coração: Ayrton Senna, sim, o próprio, era figurinha carimbada nos encontros de pré-produção que rolavam na casa da Xuxa! O clima de backstage ainda teve tretas — como quando a lendária Marlene Mattos proibiu as Paquitas de pisarem no set após um climão com a direção. A treta só esfriou quando Tizuka Yamasaki, diretora do filme, entrou em ação.

Tem também histórias divertidas e emocionantes, como o relato inédito da saudosa Marilu Bueno, a eterna tia Zuleika, sobre uma carona inusitada com a Xuxa de madrugada (!), e o resgate do momento histórico em que a loira foi homenageada no Festival de Gramado com um Kikito pelo recorde: mais de 36 milhões de espectadores assistiram aos seus filmes nas telonas.

Lua de Cristal às Avessas é mais do que um documentário. É um presente pros fãs, um registro afetuoso da magia que marcou gerações e que segue brilhando forte na memória afetiva do Brasil.


Paulo Vieira representa os fãs do filme e claro da Xuxa. Créditos: Divulgação

Entrevistas imperdíveis:

“Lua de Cristal às Avessas” traz depoimentos inéditos de nomes fundamentais para o longa original e de personalidades impactadas por ele:

  • Tizuka Yamasaki (diretora)
  • Diler Trindade (produtor)
  • Yoya Wursch(roteirista)
  • Michael Sullivan  (compositor)
  • Oswaldo Eduardo Lioi (cenógrafo)
  • Abdullah (músico)
  • Marcello Faustini Alexandre Canhoni (ex-Paquitos)
  • Julia Lemmertz Adressa Koetz (atrizes)
  • Avellar Love (João Penca e Seus Miquinhos Amestrados)
  • Paulo Vieira (humorista e fã declarado de Xuxa)
  • E uma das últimas participações audiovisuais da atriz Marilu Bueno, falecida em 2022.

Mais do que um tributo, o documentário assume um tom crítico e informativo, resgatando um período de transformações no cinema nacional — com os deafios durante o governo Collor — e refletindo sobre os caminhos do audiovisual voltado ao público infantojuvenil.

Sem making of oficial na época, “Lua de Cristal às Avessas” surge como um registro essencial da memória afetiva e cultural do país. Infelizmente sem participação da apresentadora por questões contratuais.

"Lua de Cristal às avessas" (documentário) só foi possível graças ao fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da cidade de Poá (SP), onde vive o diretor.

Acompanhe mais bastidores e as novidades no Instagram oficial:
@luadecristaldoc

📌 SERVIÇO:

Documentário Lua de Cristal às Avessas
Onde assistir: Canal Descontrole Remoto no YouTube
🎥 Assista
Classificação: Livre
Duração: 35min
Distribuição: Gratuita

Sem dúvida um  olhar sincero e emocionante sobre o fenômeno que eternizou a Rainha dos Baixinhos na telona. Imperdível!

 Trailer:

https://youtu.be/GcNCcegsAwU?si=9wJwX_tOE8ZCEEvP

ou

Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=iu6AKeyINNo

 

Nenhum comentário: