“Alergia alimentar: Conhecer para Prevenir” é o tema da Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar instituída pela Lei nº 14.731, de 2023, que acontecerá de 11 a 18 de maio. Reações alérgicas a alimentos acometem até 8% da população. Estudos apontam que 7 em cada 10 reações alérgicas graves ocorrem quando pessoas se alimentam fora de casa. Os alimentos mais envolvidos nas alergias alimentares são: leite de vaca, ovo, amendoim, castanhas, peixes, camarão e crustáceos, soja, trigo e gergelim. Entretanto, qualquer alimento pode causar alergia.
Nem sempre os estabelecimentos do ramo alimentício estão preparados para atender clientes com alergia alimentar. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) lançará, na Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar, o “Guia Prático para Restaurantes: Como Lidar com Alergia Alimentar”, que visa apoiar restaurantes a oferecer um atendimento mais seguro, consciente e acolhedor a pacientes com alergia alimentar.
Idealizado pelos membros do Departamento Científico de Alergia Alimentar da ASBAI, coordenado pela Dra. Jackeline Motta Franco, o Guia, explica como restaurantes podem lidar com a alergia alimentar:
"Acolher uma pessoa com alergia alimentar é muito mais do que evitar um ingrediente; é um ato de respeito, inclusão e responsabilidade. Durante a Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar, convidamos restaurantes, bares, cafés e toda a cadeia de alimentação a participarem de uma transformação cultural, tornando-se aliados da segurança alimentar”, comenta Dra. Jackeline.
No e-book serão abordados diversos tópicos, como perguntas e respostas sobre:
- O que são alergias alimentares e por que exigem atenção;
- Como treinar sua equipe para prevenir reações alérgicas;
- Como evitar o contato cruzado na cozinha;
- Como se comunicar com clareza com os clientes;
- O que fazer em caso de emergência;
- Aspectos legais e de responsabilidade civil.
O e-book também traz dicas para o preparo seguro do alimento para a pessoa com alergia:
- Utensílios Exclusivos: Use tábuas, facas, panelas e outros utensílios exclusivos para o preparo do prato do cliente alérgico.
- Ingredientes Seguros: Verifique os rótulos dos ingredientes para garantir que não contenham traços do alérgeno informado.
- Área Separada: Monte o prato em uma área separada da cozinha para evitar contato com outros alimentos.
- Verificação Final: Antes de servir, revise o prato para garantir que está livre de alérgenos. Confirme com o chefe ou responsável pela cozinha. Identifique o prato adequadamente para evitar confusões ao servir.
“Adotar práticas seguras e inclusivas é um passo importante para garantir refeições seguras e agradáveis para todos”, comenta a especialista da ASBAI.
O Guia Prático para Restaurantes: Como Lidar com Alergia Alimentar estará disponível em breve e com download gratuito no site da ASBAI.
Sobre a ASBAI
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 23 estados brasileiros.
Serviço
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asbai-alergia
Spotify: https://bit.ly/ASBAI_Podcast
Instagram: https://bit.ly/ASBAI_Instagram
Facebook: https://www.facebook.com/asbai.alergia/
Twitter: https://twitter.com/ASBAI_alergia
YouTube: http://www.youtube.com/c/ASBAIAlergia
Site: www.asbai.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário