terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

50 máscaras de garrafas pet

 


Sucesso em Curitiba, a exposição Caminhos do Encantamento, inspirada em contos de fada, segue para Portugal.




A mostra, do artista Gustavo Krelling, apresenta figurinos de personagens de histórias infantis recriados a partir de materiais recicláveis. Eles serão expostos em Sintra-PT.




Curitiba,  2024 - A exposição Caminhos do Encantamento, sucesso na capital paranaense em 2021 quando esteve em curta temporada na fachada do Teatro Guaíra, agora irá atravessar o Atlântico para encantar os visitantes do Palácio Biester, na cidade de Sintra, em Portugal, considerado um dos destinos mais charmosos e encantadores do território lusitano. 


A mostra, assinada pelo artista visual Gustavo Krelling e produzida pelo Grupo Montenegro, viaja à convite da Luka Art Gallery, galeria sediada no próprio Biester onde ficará exposta entre 24 de fevereiro e 16 de março de 2024, sob a curadoria de Ana Carolina Azevedo. 


Inicialmente, a exposição foi criada como uma ação complementar à 4ª edição do festival de teatro infantil Era uma vez, eram duas…Eram três (também promovido pelo Grupo), ainda em 2021. A ideia foi propor aos visitantes de todas as idades uma imersão no universo de fantasia dos contos de fadas, pela recriação de figurinos de personagens famosos da literatura infantil, como João e o Pé de Feijão, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria.


Todas as peças foram desenhadas (em croquis) e materializadas por Krelling a partir da utilização de materiais recicláveis que foram ressignificados sob a proposta de provocar no público a emoção de revisitar os contos pelo impacto visual. E de, ao mesmo tempo, surpreendê-lo pela versatilidade dos insumos usados na sua confecção. Isso sem contar a importância da discussão que também promove sobre o desperdício e a preservação do planeta.


Criatividade entrelaçada por cola, fitas, linhas e arames


Ao todo serão expostos cinco figurinos, dentre eles uma representação do pé de feijão (de João e o Pé de Feijão); da bruxa dos doces (João e Maria), da fada-madrinha (Cinderela) e a figura da própria Chapeuzinho Vermelho. Além destes, a exposição leva uma criação inédita - o figurino da Pequena Sereia, produzido especialmente para a temporada em Portugal devido ao autor do conto, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, ter vivido um importante momento de sua vida em Sintra.


Porém, diferentemente da mágica encontrada nas histórias, a construção do acervo  exigiu a pesquisa literária, a busca por materiais e muita criatividade para unir diferentes insumos em um trabalho manual minucioso. Aos poucos, mangueiras de jardim, sacos de lixo, embalagens de alimentos industrializados, rolos de papel higiênico, garrafas pet e plásticos se transformaram em cenários (como o Pé de Feijão escalado por Joãozinho) e em vestimentas de bruxas, fadas e princesas.


Na exposição ainda poderão ser conferidos pelos visitantes 30 croquis diversos, com outros figurinos, também de autoria de Krelling. Como parte da programação, haverá um vídeo com imagens de quadros diversos e de tamanhos diferentes, produzidas por Inteligência Artificial, inspirados nos figurinos expostos, nas personagens de Hans Christian Andersen, no bosque de Sintra e muito mais, para ornamentar e ilustrar o cenário da mostra. 


Baile de máscaras


A abertura oficial da Caminhos do Encantamento será realizada em 24 de fevereiro com um baile de máscaras inspirado no período das luxuosas celebrações de Carnaval europeu do séc. XIX. Para esse evento Gustavo Krelling produziu 50 máscaras de garrafas pet que serão usadas pelos convidados da ocasião, dentro do mesmo conceito de sustentabilidade das demais peças. As máscaras poderão ser vistas na vitrine temática da Tutu Sapatilhas (uma das patrocinadoras da exposição) em Curitiba-PR até o começo de fevereiro.


Sobre o artista


Gustavo Krelling, 35 anos, é um artista visual e figurinista brasileiro. Trabalhou como aderecista por mais de 10 anos na preparação das escolas de Samba do Rio de Janeiro. Assinou figurinos para mais de dez produções entre teatros, óperas e musicais. Em 2014, recebeu o prêmio Novíssimos Figurinistas, promovido pelo Núcleo de Traje de Cena da USP e pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - ABEPEM. Em 2015 apresentou os figurinos “Baianas" na Quadrienal de Praga, representando o Brasil na categoria Tribes. Em 2021, foi premiado com o Rio Webfest de melhor websérie educacional brasileira por O Fantástico Ateliê do Gu, sobre a história da arte, em parceria com o diretor teatral Jorge Farjalla. Atualmente é um dos proprietários da Tutu Ateliê de Sapatilhas, marca de sapatos artesanais.


Grupo Montenegro


Presente no mercado cultural há mais de 11 anos, o Grupo Montenegro atua no diagnóstico, identificação e mapeamento de oportunidades de integração entre arte e negócio. Os projetos são construídos em plataformas que integram fomento às artes e à economia, responsabilidade social, comunicação de marcas e criatividade.


Luka Art Gallery e o Biester


A Luka Art Gallery é uma das mais exclusivas galerias de arte contemporânea instaladas dentro de um palácio do século XIX, na Europa. O espaço apresenta a arte nas suas diversas vertentes, múltiplas técnicas e estilos, promovendo a produção e o mercado das artes, conectado à nova forma de interação entre artistas e o público. As exposições são sensoriais, buscando despertar os sentidos e a criatividade dos visitantes.


O Palácio Biester é uma belíssima construção do séc. XIX, localizada na Serra de Sintra, projetado pelo arquiteto Jose Luiz Monteiro e pelo artista Luigi Manini, que conferiram exuberância, elegância e beleza ao lugar, características comuns aos castelos europeus.



SERVIÇO

O que: exposição “Caminhos do Encantamento”

Quando: de 24 de fevereiro a 16 de março de 2024

Onde: Luka Art Gallery, Palácio Biester, Sintra-PT



Nenhum comentário: