terça-feira, 19 de setembro de 2023

Mia Cara 2023

 Em cartaz até o próximo sábado (23), ação faz parte do festival de cultura italiana Mia Cara




Mia Cara
 
 

Até o próximo sábado (23/09), 330 painéis com projetos arquitetônicos italianos e brasileiros ficarão expostos no calçadão da Rua XV, entre a avenida Luiz Xavier e a Praça Osório. A exposição de Arquitetura Itália -Brasil é uma iniciativa do Consulado Geral da Itália em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Paraná, dentro do festival de cultura italiana Mia Cara. 


 Aconteceu 


Regeneração foi tema de debate mediado pelo arquiteto Flávio Schiavon. 


 


Um ciclo de palestras com arquitetos italianos marcou a programação da 13ª edição do Mia Cara, festival promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba. O evento, realizado no Palacete dos Leões (Espaço Cultural BRDE), contou com a curadoria da arquiteta brasileira Consuelo Cornelsen e da italiana Nadia Calzolari e destacou uma Mostra com 20 projetos de transformação urbana vencedores de um concurso realizado na Itália com o tema “Regeneração”.

 

Iniciado em 2016, na região de Emilia-Romagna (ao Norte da Itália), o movimento urbanístico Rigenera tem como princípios a recuperação de imóveis desativados em uma perspectiva da economia circular, a redução do uso do solo para o desenvolvimento e a participação ativa dos cidadãos nesse processo de transformação.

De acordo com Flávio Schiavon, que trocou experiências com os italianos Sérgio Teggi e Corrado Bondavali, o objetivo prático do encontro foi promover o conhecimento na estratégia de regenerar edifícios e áreas decadentes de nossas cidades, renovando espaços da forma mais sustentável possível. “Mia Cara celebra a cultura e amizade que compartilhamos com a Itália, e que este ano ganha profundidade com o importante debate sobre a regeneração de espaços urbanos. Foi uma grande honra e responsabilidade ter participado desta edição”, afirma o sócio da Baggio Schiavon Arquitetura (BSA).

 

Crédito foto: Divulgação

Nenhum comentário: