segunda-feira, 31 de julho de 2023

14 FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA NO PARANA .

 Temas atuais e populares vencem Festival de Cinema da Lapa no Parana.

14 FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA 2023


A comédia Desapega!, a grande vencedora do 14º Festival de Cinema da Lapa, não só acumulou os principais prêmios como também conseguiu um feito poucas vezes visto em certames como este: obteve a coincidência de opinião tanto do júri oficial como do júri popular. Um verdadeiro feito, ao lado da conquista do Troféu Tropeiro de melhor diretor para Hsu Chien e de melhor atriz coadjuvante para Polly Marinho.

Nivea Maria e Gustavo Piaskoski 
 no 14 Festival de  Cinema da Lapa PR.


O diretor Chien escolheu tratar com leveza e bom humor um dos temas mais espinhosos e atuais, o consumismo e os gastos excessivos, vícios concretos e emocionais que afligem a sociedade mundial. E disputou os prêmios com outro tema que pede reflexão nos dias atuais: a aceitação, acompanhada de amor e compreensão. Uma espécie de desapego, no fim das contas. O filme em questão, Nada é por Acaso, venceu em quatro categorias principais ao fazer a primeira adaptação para o cinema de um livro de Zíbia Gaspareto.

DURANTE O FESTIVAL DE CINEMA DA CIDADE DA LAPA NO PARANA PRESENÇA DA ATRIZ ROSAMARIA  MURTINHO HOMENAGEADA NO FESTIVAL DA LAPA 2023 PELA ANFITRIà DO FESTIVAL, MARIA INES PERIN BORGES DA SILVEIRA.
FOTO WALDOR AFAEL



Nada é por Acaso levou para casa os Troféus Tropeiros pelas atuações da atriz feminina Giovanna Lancelotti; e arrancou um empate pelo desempenho dos atores Tiago Luz e Rafael Cardoso, que dividiram o Troféu Tropeiro de melhor ator. O filme, que teve a maior parte da produção realizada no Paraná, conquistou ainda a melhor direção de arte para Zenor Ribas, e melhor fotografia para Felipe Meneghel.


O ator Paulo Matos foi agraciado com o prêmio de melhor ator por sua atuação em outra produção genuinamente paranaense e ainda inédita nos cinemas, Franco no Trem do Medo. O filme de muita ação e aventura levou ainda os prêmios de melhor trilha sonora, conquistado por Grace Torres, e Melhor Som, por Ulysses Galetto.


A quarta produção na disputa pelo Troféu Tropeiro, a animação Perlimps, foi agraciado com um prêmio especial do júri, que destacou ainda a produção com os troféus de melhor montagem e melhor roteiro. O filme foi escrito e dirigido por Alê Abreu, o mesmo diretor de O Menino e o Mundo, que disputou o Oscar em 2016. Fala da combinação de forças para vencer o inimigo comum, a destruição do meio ambiente.

 

Abaixo, veja a lista completa dos vencedores do Troféu Tropeiro no 14º Festival de Cinema da Lapa.


Melhor filme pelo júri oficial: Desapega!


Melhor filme escolhido pelo júri popular: Desapega! 


Prêmio especial do júri: Perlimps 


Melhor diretor: Hsu Chien (Desapega!)


Melhor roteiro: Perlimps


Melhor atriz: Giovanna Lancelotti (Nada é por Acaso) 


Melhor ator: empate entre Tiago Luz e Rafael Cardoso (Nada é por Acaso) 


Melhor atriz coadjuvante: Polly Marinho (Desapega!)


Melhor ator coadjuvante: Paulo Matos (Franco no Trem do Medo)


Melhor montagem: Perlimps


Melhor fotografia: Felipe Meneghel (Nada é por Acaso)


Melhor direção de arte: Zenor Ribas (Nada é por Acaso)


Melhor som: Ulysses Galetto (Franco no Trem do Medo)


Melhor trilha sonora: Grace Torres (Franco no Trem do Medo)

Nenhum comentário: