domingo, 25 de junho de 2023

 

LANÇAMENTO DO CURTA-METRAGEM “O MICRONAUTA”- AVENTURAS GIGANTESCAS EM ESCALAS MICROSCÓPICAS

A PRIMEIRA ANIMAÇÃO SOBRE IMAGENS CAPTURADAS POR MICROSCÓPIO DE VARREDURA ELETRÔNICA REALIZADA NO MUNDO

ESTREIA DIA 30/06 – DISPONÍVEL NO YOUTUBE

Próximo dos nossos olhos, mas longe de nossa visão, coisas incríveis acontecem, mesmo algo familiar como um simples grão de arroz, pode até parecer cenário de ficção científica. É estranho como algo tão próximo de nós pode parecer incrivelmente extraterrestre. A animação infantil “O Micronauta” possui a particularidade de ser a primeira animação sobre imagens capturadas por Microscópio de Varredura Eletrônica realizada no mundo. Mas muito além do simples ineditismo, isso confere um grande potencial criativo e educativo para a proposta, promovendo também o acesso do público a incríveis imagens geradas por um equipamento de altíssima tecnologia.


Sinopse:

O programa de maior audiência em sete sistemas estelares, finalmente chegou até a Terra. Micronauta o grande explorador espacial vai explorar esse imenso e exótico planeta, mas para essa difícil tarefa Micronauta vai contar com a ajuda da cadete Keka e Xb-12, seu companheirinho robô. O planeta Terra pode ser incrivelmente perigoso quanto se tem apenas 30 mícrons de altura, uma pequena formiga pode ser a criatura mais assustadora que já se viu! O curta-metragem destina-se à crianças em idade pré-escolar, tem objetivos educativos e científicos, nos quais reside seu valor social e cultural.

 

Classificação indicativa: livre para todas as idades.

Curta-metragem em produção, lançamento em junho de 2023.

Projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Petrobras Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Animação feita sobre imagens vindas da microscopia eletrônica

Os cenários por onde Micronauta, cadete Keka e Xb-12 viverão suas aventuras, são capturados por meio de um microscópio eletrônico (recurso inédito no uso de um produto audiovisual), ou seja, a interação do personagem será sobre imagens reais, na escala real, sempre respeitando rigorosamente essa, afinal de contas Micronauta (nosso protagonista) tem 30 mícrons de altura, nenhum mícron a menos (um mícron corresponde à milésima parte do milímetro, também chamado de micrômetro). Esse cuidado especial com a escala é importante para o curta-metragem pelo seu teor científico, espera-se que ela funcione como um gigantesco microscópio, logo ali, na sala das casas de quem acompanha a história, nas salas de aulas onde for exibido, a criança tem com isso potenciais universos de exploração no seu próprio mundo, inspirada pela chegada da nave de Micronauta ao nosso planeta, agora se perguntando por características científicas dos elementos que já conhece.


Laboratório parceiro na captura das imagens: LabMic - Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução da

Universidade Federal de Goiás.

Micronauta (nosso protagonista) tem 30 mícrons de altura, nenhum mícron a menos (um mícron corresponde à milésima parte do milímetro, também chamado de micrômetro).

Democratização do conhecimento científico, primariamente para crianças na idade pré-escolar e escolar (até 6 anos, público da educação infantil), todavia não se limitando a essa faixa etária, uma vez que o produto cultural gerado é de classificação livre e estará disponível para acesso também livre em seu canal de vídeos na internet. Busca-se ainda a difusão desse conhecimento de uma maneira mais abrangente, pois Micronauta descreve em uma escala microscópica o ambiente que nos cerca e que é comum a todos nós. As imagens capturadas e utilizadas no curta-metragem estarão presentes na animação que será disponibilizada abertamente na internet e também na geração de material de apoio para professores utilizarem o curta-metragem pedagogicamente em sala de aula, fazendo com que um equipamento caríssimo como o Microscópio Eletrônico de Varredura esteja de certa forma disponível em salas de aula de qualquer escola com acesso a internet.

Todos os produtos culturais gerados pelo projeto terão sua distribuição 100% gratuita, potencializando a democratização do seu acesso.

Sobre os Criadores:


EMERSON RODRIGUES - Diretor de O Micronauta


Com mais de 20 anos de experiência na área de animação, EMERSON RODRIGUES é Diretor de Animação, Professor e Desenhista, reconhecido por seu trabalho no estúdio de animação Buraco de Bala em Brasília-DF, onde como cofundador, realizou projetos para grandes marcas como Nike, Mc'Donalds, MTV, Vhl, Red Bull, WWF, entre outras. Cursou Design Industrial na UnB e aprimorou suas habilidades na Concept Design Academy (California) e na renomada escola de animação francesa Gobelins, L'école de l'image.Desde 2013, compartilha seu conhecimento como professor de animação em 2D na Escola Goiana de Desenho Animado, e em 2014, foi selecionado como um dos 15 animadores para participar do projeto SEA - Concept Development Master Class na Dinamarca, onde conheceu e trabalhou com novos talentos da animação mundial. Em 2016, Emerson fundou seu próprio estúdio autoral, o Mão de Macaco, onde lançou sua primeira HQ (Cidade Buraco: edições Volume 1, Livro I e Hole City: Book 1) e produziu os curtas-metragens em animação 2D Brazil 31 de Março:Brazil. Atualmente, como sócio e diretor de animação do Macaco Hábil, está na direção de criação da série de animação infantil e curta-metragem O Micronauta.

DANIELA FIUZA - Produtora executiva de O Micronauta

 

DANIELA FIUZA é Produtora Cultural, Designer e Professora desde 2007. Formada em Design com bacharelado em Design de Interiores pela PUC-GO e pós-graduada em Artes Visuais: Cultura e Criação pela Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. Foi cofundadora do Coletivo Centopeia, coletivo que concentra suas ações para a Economia Criativa, onde esteve como gestora até 2014. Como designer, Daniela Fiuza já realizou trabalhos na áreas de ambientações efêmeras, design sustentável e design integral. Como professora, já esteve no curso de Design da FESURV, Rio Verde-GO, no curso Artes Visuais - Licenciatura EAD, da UFG -GO e no Senac-GO nos cursos do eixo do Design até o ano de 2021. Foi idealizadora da Hábil Produção, birô de produção em arte e design, onde atuou como produtora de 2007 a 2019, produzindo projetos como o Tardes de Desenho_encontros para prática de desenho de figura humana, desMATéria_Loja Pop-up para comércio de arte e design, MUDA_ocupação e residência em arte urbana, entre outros. Hoje é sócia e produtora executiva do Gabinete de Curiosidades Macaco Hábil.

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