quinta-feira, 8 de junho de 2023

  


Artefacto João Pessoa inaugura Mostra 2023

Marca reúne relevantes nomes da arquitetura em ambientes que abordam a Felicidade

Artefacto  


Para você, o que é felicidade? Felicidade é tempo: aquele que já passou, o aqui e agora, mas também o futuro. A felicidade existe nos momentos já vividos, mas também acontece hoje e habita os sonhos que construímos para o amanhã. Ela está contida nas memórias compartilhadas, nas notas musicais que embalam o cotidiano, nos aromas dos perfumes de quem a gente ama. E, naturalmente, nos ambientes em que vivemos.


Com 47 anos de história, completos este ano, nossa coleção 2023 contempla um mundo em transformação. Mais especificamente, o microcosmo de uma casa que busca se harmonizar com seus moradores, mas também com o planeta. Que anseia pelo longo prazo, mas que mantém em vista a dimensão do aqui e agora. Do conforto ao alcance da mão. Da elegância do artesanal.

Daí o conceito de Alcheme: nossa atual coleção, elaborada com maestria pela arquiteta Patricia Ana stassiadis, diretora criativa da Artefacto, inspirada pela Alquimia. A mítica ciência medieval da trasmutação, transposta para nossos dias para caracterizar uma coleção de móveis mais ágeis e flexíveis, capazes de atender a múltiplas funções e prontos para transitar pelos mais variados espaços. Mais "transmutáveis", por assim dizer, mas sem nunca abrir mão da excelência construtiva e da sofisticação inerentes à nossa marca, em seu quase meio século de vida.

Um tempo necessário de compreensão, de amadurecimento, que nos coloca hoje em condições de marcar presença em projetos internacionais assinados por alguns dos arquitetos mais renomados do planeta, tais como Norman Foster, Bjarke Ingels, Antonio Citterio, Herzog & de Meuron, Renzo Piano e Zaha Hadid. Assim como em estrelados endereços da hospitaliadde inernacional, como o novíssimo Rosewood, o novo point paulistano, o Cipriani Club, em Nova York, além de hotéis de luxo que vão de Jumby Bay Island ao Hotel du Cap-EdenRoc, no sul da França.

Mas não somente. Uma trajetória que nos leva hoje a ultrapassar os limites dos interiores, residenciais ou corporativos, para atingir o espaço urbano, por meio de exclusivas parcerias  com grandes construtoras e incorporadoras, em empreendimentos do porte do "Artefacto Towers  by CK", do "Helbor Jardins por Artefacto" e, em parceria com a Opportunity Imobiliário e a SIG Engenharia, do "Glória Residencial Rio de Janeiro", retrofit do icônico hotel da zona sul carioca. 

Portanto, como se vê, motivos não faltam para comemorar. E, por tudo isso, Paulo Bacchi, convida você a conhecer, e celebrar, nossa mais nova coleção de móveis. Além de sete elaborados espaços, inéditos e atuais, assinados por grandes nomes da arquitetura de interiores nacional, que, cada qual à sua maneira, interpretam o lifestyle Artefacto, sob a ótica da Felicidade.

               

 

 

 

 

MOSTRA ARTEFACTO 2023

Antonio Neves, Bethania Tejo, João Braz, Oficina Arquitetura, Ponto3 Arquitetura, Sandra Moura Arquitetos, Tainá Andrade, participam desta edição da Mostra Artefacto 2023.

 

 

Antonio Neves (@antonionevesarquiteto)


”Felicidade para mim é uma coleção de bons momentos”, afirma o arquiteto Antonio Neves, que, para a Mostra Artefacto deste ano, desenvolveu em uma área de 72m², um ambiente que teve uma premissa básica: determinar um espaço aprazível e confortável, com cores neutras, para acalmar a visão. Tudo isso abraçado pela copa do jambeiro. Árvore típica paraibana que traz lembranças felizes de sua infância junto à família. Como principal destaque, a utilização de móveis com funções distintas, mas bastante complementares. Tais como o módulo Kondey, que ocupa posição central no ambiente, a mesa de centro Nolay, a poltrona Sin, em versão outdoor, o banco Arugam, as mesas de jantar Tibau e a lateral Stewart II, além da cadeira Nave, do banco Kalao e, arrematando a composição, a poltrona Igarapé. Pela sua exclusividade e sofisticação, para o arquiteto, o mobiliário Artefacto pode ser reconhecido logo ao primeiro olhar. “A expertise do design, a excelência da execução feita à mão e a multiplicidade de matérias-primas são características que saltam aos olhos em cada móvel”, afirma ele, que ressalta ainda a qualidade do  atendimento. “O suporte pósvendas é atencioso e preciso”.

 

Bethania Tejo (@bethaniatejo)


”Felicidade é ser livre na forma de pensar, assertiva nas minhas atitudes e transparente nas minhas relações”, afirma a arquiteta Bethania Tejo, que, em seu espaço na Mostra Artefacto, no qual ela se propôs a enaltecer a presença da natureza por meio de um mobiliário com linhas orgânicas ressaltadas, e de toda a expressividade dos painéis de pedra, em tonalidade verde, que recobrem algumas paredes do ambiente.  Como grandes protagonistas, os sofás EOS, em duas versões de tamanho, e a mesa de jantar Minos. O primeiro, por seu formato orgânico, tomado como ponto de partida para a distribuição. A segunda, por sua acentuada assimetria, apresentada com microtextura grafite. Para completar a composição, toda a expressividade da moldura Callet, que surge entre os painéis de pedra granítica. Entusiasta assumida da marca, para a arquiteta, a Artefacto é uma das principais expoentes, nacional e internacional, na manufatura de um mobiliário de característica atemporal, com design apurado e estética expressiva. “Sou simplesmente apaixonada pela logística e evolução da empresa. E ainda pelas tendências apresentadas em cada um de seus lançamentos anuais”, ressalta. 

 

João Braz (@joaobrazcasa  @joaobraznetto)

 

A biblioteca como base, alicerce, primórdio. A felicidade de estar em uma biblioteca. É este o conceito que o arquiteto João Braz traz para a Mostra Artefacto, em meio a muitos livros, cafés, drinks e amigos. Um brinde ao conhecimento, à cultura e ao bem-estar. “Procurei dotar o meu espaço de todas as condições para proporcionar momentos de  leitura vividos com todo o conforto. Dos revestimentos aos móveis”, conta ele.  “As estantes e o piso de pedra remetem à arquitetura egípcia e à célebre biblioteca de Alexandria. Contrastando com elas, móveis como a mesa de jantar Halston e a poltrona Wiggins, oferecem  todas as condições necessárias para os momentos leitura concentrada”, explica Braz, que deu grande ênfase às condições de luminosidade locais por meio de um elaborado projeto luminotécnico. A qualidade do produto, a variedade de materiais e dos tecidos utilizados no revestimento dos móveis, o desenho exclusivo e o rigor no acabamento são, segundo o arquiteto, características que identificam, e diferenciam o produto Artefacto aos olhos de arquitetos e clientes. “Destaco ainda o atendimento. Sempre atencioso, personalizado, disponível, E, o que é mais importante, conclusivo”.

 

Oficina Arquitetura (@oficinaarquitetura)

 

A abordagem que norteia os projetos da Oficina Arquitetura, dos arquitetos Ana Cristina Batista, Daniella Figueiredo e Yuri Fernandes é o equilíbrio entre estética e função. “Acompanhamos a narrativa da arquitetura, com elementos estilísticos e conceituais. Linhas geométricas, elementos na natureza e muita contemporaneidade. Tudo isso faz parte do nosso repertório”, conta Ana. Em sua primeira participação na Mostra Artefacto, os arquitetos apresentam um espaço de 200m², composto por uma sala de jantar, um living e uma varanda bar. Como objetivo primordial, receber visitas, sejam elas de familiares ou amigos. “Daí nossa opção por móveis de proporções generosas. Por grandes sofás componíveis como o módulo Orfei e  por mesas robustas, como a Versa”, explica Daniella. “A felicidade do nosso trabalho está em atender às expectativas que cada um traz em seu coração, satisfazer desejos. Pode estar na simplicidade, em um detalhe. Pode estar em uma reforma para repaginar um capítulo da vida”, afirma Yuri, que, em nome do estúdio, sintetiza o papel da Artefacto. “É uma parceira que vem acrescentar beleza e satisfação ao que a Oficina tem como missão. Sempre com profissionalismo e credibilidade”.

 

Ponto3 Arquitetura (@ponto3arquitetura)

 

Nos projetos da Ponto3 Arquitetura, as linhas retas e curvas se equilibram de forma sutil, com  as matérias-primas que lhe servem de base, produzindo um resultado atemporal e sofisticado. “Sempre ouvimos bastante essa colocação por parte de nossos clientes. Dessa forma, conseguimos entender o que eles realmente esperam de nossos projetos, afirma Gesiel Soares, da Ponto3 Arquitetura. Em sua terceira participação na Mostra Artefacto João Pessoa, o escritório apresenta um grande living, com 106m², que integra sala de jantar e de leitura. “De forma fluida, trabalhamos o jantar e o lounge com um mobiliário de formas curvas e tons escuros, em equilíbrio com o living. Ao fundo, estantes decorativas fazem a composição com o espaço de leitura, em harmonia com as obras de arte”, explica o sócio Raphael Barbosa. “O que nos faz feliz é se sentir bem e acolhido. Se a felicidade fosse um ambiente, ela seria um lugar luminoso, acolhedor e tranquilo. Caracterizado por uma sensação de paz interior e contentamento”, afirma Soares, que vê a Artefacto como uma parceira permanente. “Trazer a praticidade alinhada ao bom design e a acabamentos primorosos é uma premissa primordial da marca”, conclui Barbosa.

 

Sandra Moura Arquitetos (@sandramouraarquitetura)

 

”O grande destaque do nosso projeto está na narrativa de uma história: a origem da Artefacto, idealizada pelo senhor Albino Bacchi, a partir de móveis de fibras naturais”, conta a arquiteta Sandra Moura, que levou à vitrine da loja de João Pessoa, peças escolhidas a dedo para expressar a excelência no design, a tecnologia de ponta e o rigor artesanal do fatto a mano. Elementos que sempre acompanharam a trajetória da marca paulista. “A felicidade está na natureza e em tudo o que ela representa. Se fosse um ambiente, a felicidade para mim seria um “habitat natural”, capaz de satisfazer nossas necessidades e ainda incorporar elementos naturais”, resume Sandra, que, para a mostra deste ano, projetou uma sala de estar de 60m², que recebeu módulos Opus, a mesa de centro Pandia e duas Boyang. E ainda a poltrona e o puff Mentha, junto com a estante Apex. Para a arquiteta, a vida é um grande ciclo, um caminho cheio de curvas, uma condição que ela pretendeu enfatizar em seu espaço. Seja por meio do mobiliário ou dos acessórios. “Vejo a Artefacto como uma empresa em permanente evolução. Um marca global que procura estar sempre à frente, por meio da busca permanente pela qualidade”, sintetiza ela.

 

Tainá Andrade (@tainaandrade.arq)

Para a arquiteta Tainá Andrade, felicidade é criar espaços que vão proporcionar momentos felizes a seus clientes. É poder, através do seu trabalho, transformar sonhos em realidade. É também poder criar ambientes para reunir familiares e amigos. “Isso nos enche de felicidade”, diz ela, citando o living social, de 95m², que acaba de projetar para sua segunda participação em uma Mostra Artefacto. Um espaço inteiramente concebido para a convivência, no qual os móveis têm papel chave. O sofá do Nocmii, convidando todos a relaxar e se encaixando com perfeição a uma das paredes curvas. Enquanto, em outra, a mesa de jantar Berawa com as cadeiras Luang desempenha a função.” Além disso, usamos duas mesas bares Lena: uma como área de trabalho, acompanhando a poltrona e o puff Times. A outra, como um lindo bar”, explica ela. No mais, tonalidades neutras, com toques de preto e verde, aquecem a composição, que conta ainda com iluminação indireta de característica marcadamente quente. “A Artefacto agrega a seus produtos luxo, elegância, qualidade e detalhes exclusivos. Está sempre inovando no mercado e na dianteira de outras marcas brasileiras. Tudo, enfim, o que interessa a meu público alvo”, resume Tainá.

 

 

Serviço

 

Artefacto

Avenida General Edson Ramalho, 465 – Manaira

João Pessoa / PB

 










Nenhum comentário: