domingo, 30 de abril de 2023

Esporte a Toda Prova.

 

Em noite histórica, dupla brasileira Cariani/Russo levanta a torcida e garante o título do Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG

Giovanni Cariani e Gustavo Russo (foto), do Brasil, e Giulia Gasparri e Ninny Valentini, da Itália, vibram com a conquista no sábado (29) de muito Beach Tennis na super estrutura montada na Praia Central. Evento termina neste domingo (30) com o torneio de duplas mistas - Foto: Cristiano Andar. 

Giulia Gasparri e Ninny Valentini, da Itália - Foto: Cristiano Andujar

Giulia Gasparri e Ninny Valentini, da Itália - Foto: Cristiano Andujar

Balneário Camboriú - 30 de abril de 2023 - Em uma noite histórica, o Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG conheceu as duplas campeãs nas chaves principais neste sábado (29). Embalados pela torcida que lotou a Quadra Central, Giovanni Cariani e Gustavo Russo, do Brasil, confirmaram o título após uma épica batalha na decisão. Entre as mulheres, Giulia Gasparri e Ninny Valentini, da Itália, venceram a partida decisiva, que teve transmissão ao vivo do canal ESPN 4, além dos streamings de Star+ e do canal Programa Play BT, no YouTube. As arquibancadas da Quadra Central, na super estrutura montada na Praia Central, estiveram lotadas pelo público para acompanhar as finais do torneio que distribui US$ 35 mil em premiação e 400 pontos no ranking mundial, chancelado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da International Tennis Federation (ITF), e realizado pela Federação Catarinense de Tênis (FCT).


Na chave principal masculina, nem um atleta havia alcançado um título de ITF BT400 até então na carreira. Melhor para Giovanni Cariani e Gustavo Russo que fizeram 2 sets a 1, parciais 5/7 6/3 12/10, sobre os venezuelanos Ramon Guedez e Carlos Vigon. Já a chave feminina confrontou duplas da Itália acostumadas a se encontrar em grandes torneios do planeta, como Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG. Na noite deste sábado (29), quem levou a melhor foram as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, que venceram, por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 10/6), as compatriotas Sofia Cimatti e Nicole Nobile. 


Neste domingo (30), último dia de torneio na Praia Central, é a vez dos maiores atletas do ranking mundial masculino e feminino se juntarem em duplas mistas. A competição oferece R$ 15 mil em premiação. A partir das 10h começam os duelos de quartas de final. A dupla mista campeã deve ser conhecida no fim de tarde à beira do mar em Balneário Camboriú. Vale ressaltar que mais de 8.000 ingressos foram distribuídos de forma gratuita para o torneio.


Sábado de muito Beach Tennis

O sábado (29) foi de jogos decisivos no Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG. A partir das 10h começaram as semifinais. As partidas foram realizadas em sequência, todas com um bom público nas arquibancadas da Quadra Central. Não faltou emoção, com muita disputa do começo ao fim. Na chave feminina, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, dupla número 1 do ranking mundial, venceram no tie-break a dupla com a brasileira Rafa Miiller e a venezuelana Patty Diaz. Na outra semifinal, as também italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile, dupla número 2 na atualidade, teve um jogo longo até conseguir o triunfo sobre a brasileira Marcela Vita e a compatriota Flaminia Daina. 


Os dois jogos das semifinais da chave principal masculina só foram definidos no tie-break. Giovanni Carlani e Gustavo Russo entraram em quadra como a dupla sensação do Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG. Os brasileiros desbancaram duplas melhores ranqueadas ao longo da competição, inclusive a número 1 do mundo, formada pelo italiano Michele Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos, nas quartas de final. E repetiram a dose diante de Maksimilians Andersons (Letônia) e Mathieu Guegano (França), em uma partida que levou ao delírio os 2 mil espectadores na Quadra Central. Na outra semifinal masculina, nova surpresa. Ramon Guedez e Carlos Vigon, da Venezuela, bateram o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, dupla número 2 do ranking mundial e campeões do ITF BT400 de Balneário Camboriú no ano passado. 


Já era noite de sábado (29) quando o bom público na arena montada na Praia Central tomou as arquibancadas para acompanhar as finais da chave principal masculina e feminina. Primeiro foi a decisão italiana da chave feminina. As duas melhores duplas da atualidade mostraram todo o repertório com grandes jogadas e poucos erros não forçados. O primeiro set foi de Sofia Cimatti e Nicole Nobile, com parcial de 6/4. No segundo, o equilíbrio foi a tônica, mas Giulia Gasparri e Ninny Valentini se sobressaíram, com parcial de 6/3, e levaram o duelo para o super tie-break. No desempate, valeu o embalo da recuperação para fazer 10/6 e celebrar a conquista.


“Foi um torneio muito difícil, acho que enfrentamos as duplas mais fortes que poderíamos ter enfrentado. Mas estamos super felizes. Jogar aqui em Balneário Camboriú é sempre maravilhoso, uma Quadra Central linda, assim como a cidade. Agradecemos a todas as pessoas que torceram por nós”, disse Ninny Valentini depois da partida, em entrevista ao canal ESPN 4. 


Depois foi a vez da inédita final masculina, com atletas que jamais haviam conquistado um torneio nível ITF BT400 até então. Giovanni Cariani e Gustavo Russo receberam o apoio do público diante dos venezuelanos Ramon Guedez e Carlos Vigon. A chance de vencerem o maior torneio da carreira até então elevou a disputa entre brasileiros e venezuelanos. Em um primeiro set muito acirrado, os estrangeiros conseguiram levar a melhor, com parcial de 7/5. O equilíbrio prosseguiu, mas Cariani e Russo conseguiram inflamar a torcida e dar o troco, fechando o segundo set com 6/3. A definição ficou para o super tie. A dupla brasileira contou com muito apoio da torcida a cada ponto e, no final, alcançou o maior título da carreira de cada um ao encerrar o jogo com 12/10 no tie-break.


“Esse é um momento de extrema felicidade para nós. É uma honra compartilhar com o grande público na Quadra Central nossa primeira final de ITF BT400 e ainda sermos coroados com o título. A energia que a torcida nos transmitiu é indescritível. Só quem está jogando tem oportunidade de sentir o que é ser brasileiro com essa energia da torcida local”, disse Giovanni Cariani logo após a conquista, em entrevista ao canal ESPN 4. 


O Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG teve início na última terça-feira (25) e reúne mais de 800 atletas entre profissionais e amadores. Entre elas as grandes estrelas do Beach Tennis mundial, com os melhores do ranking em ação desde quinta-feira (27) com o início dos jogos da chave principal masculina e feminina. Desde esta sexta-feira (28), a partir das quartas de final do torneio, os canais ESPN iniciaram as transmissões ao vivo. Uma das maiores produtoras de conteúdo esportivo do mundo exibiu as partidas pela plataforma Star+, em parceria com o canal Programa Play BT, o maior do Beach Tennis brasileiro no YouTube. Na noite de sábado (29), as finais foram transmitidas ao vivo na ESPN 4 e marcaram a história da modalidade. Pela primeira vez um grande torneio de beach tennis no Brasil estará em telas do canal líder mundial em esportes. 


A Arena do ITF BT400 de Balneário Camboriú está montada na Praia Central. São 17 quadras de jogos, além da Quadra Central, com capacidade para até 2 mil espectadores. Além disso, a arena oferece diferentes atrações ao público, com ativações de parceiros e uma série de atividades. Os ingressos para os seis dias de torneio, sendo 8 mil distribuídos de forma gratuita, foram esgotados antecipadamente. Além de estrelas da modalidade, a badalada praia do litoral catarinense recebe também mais de 600 atletas amadores de todo o país que vão participar do Aberto Nacional BC de Beach Tennis CBT GA, realizado simultaneamente. As competições terminam neste domingo (30), com a disputa da chave de duplas mistas. 


Confira a programação


Domingo - 30 de abril

  • Abertura da arena - 9h
  • Quartas de Final Duplas Mistas - 10h
  • Semifinal Duplas Mistas - Não antes das 13h
  • Final Duplas Mistas - Não antes das 15h
  • Encerramento da arena - 18h


Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG - ITF Beach Tennis World Tour BT 400 é um dos torneios do Circuito Mundial de Beach Tennis, com chancela da Confederação Brasileira de Tênis e da International Tennis Federation. O torneio conta com o patrocínio Master da FG Empreendimentos e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Municipal de Esportes. A competição tem o patrocínio do BRB, Colcci Sport e FG Big Wheel, além do apoio de Nox, Move On Integrada, Oakberry, Sandever Decatlhon, Unifique, Artico e Top Car. A competição é uma realização da Federação Catarinense de Tênis.



Giovanni Cariani e Gustavo Russo, do Brasil - Foto: Cristiano Andujar

Giulia Gasparri e Ninny Valentini, da Itália - Foto: Cristiano Andujar

Giulia Gasparri e Ninny Valentini, da Itália - Foto: Cristiano Andujar

Pódio Masculino - Foto: Cristiano Andujar

Pódio Feminino - Foto: Cristiano Andujar

Quadra Central ficou lotada para as finais - Foto: Cristiano Andujar



Nenhum comentário: