terça-feira, 25 de outubro de 2022

 3 dicas para uma boa iluminação em escritórios

Arquiteta e especialista em iluminação Nicole Gomes, ensina a iluminar o home office de maneira prática, em qualquer cômodo da casa

  1. Luminárias  design 

 

A importância de uma boa Iluminação na área de trabalho influencia a produtividade, saúde e bem-estar do profissional. Além da adaptação psicológica, de uma forma repentina os indivíduos tiveram que repensar onde e como iriam trabalhar quando a ideia de fazer home office se tornou realidade de forma inesperada. 

Um levantamento realizado pela Catho apontou que as vagas de home office cresceram 496% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2021.  Atualmente, o espaço para home office, mesmo com versões adaptadas, tornou-se indispensável na vida das pessoas. 

Alguns estudos apontam que, se o indivíduo não fizer uso da luz apropriada, a sua produtividade pode ser impactada, sem contar no conforto, saúde e bem-estar. A iluminação do home office precisa ser funcional e, ao mesmo tempo, versátil. Afinal, muitas vezes a área de trabalho não está localizada em um ambiente isolado, mas integrado em algum espaço da casa.  

Segundo a arquiteta especialista em iluminação, Nicole Gomes, além de investir na cadeira e mesa de trabalho adequadas, é preciso se atentar para a iluminação. É importância equilibrar a entrega da luz certa, nos três momentos de intensidade (do dia) e temperatura de cor ideal. Afinal, esses dois pontos influenciam muito no nosso corpo.  

Para ela, a tonalidade da lâmpada, por exemplo, deve ser muito bem alinhada. Se ela for muito branca, agita demais e cansa em poucas horas, enquanto as lâmpadas de tonalidade muito amarelada deixam a pessoa mais relaxada, não a tornando tão produtiva como gostaria. O ideal é que você use uma lâmpada de tonalidade neutra.  

Pensando nisso, Nicole separou 3 dicas práticas para iluminar o seu espaço de trabalho, independentemente de onde ele estiver localizado na sua casa. 

 

  1. Luminárias de design 

É importante apostar em uma luminária de mesa com design diferenciado, quando o home office estiver integrado ao living. Dessa forma, ao mesmo tempo que oferece a iluminação necessária para as horas de trabalho intenso, a luminária ajuda a enquadrar o espaço no contexto social. Nesse caso, a opção de luminária de mesa é ideal devido à flexibilidade do layout. 

 

No caso de uma sala de jantar que se transforma em estação de trabalho durante o dia, a luz precisa ser mais homogênea. A altura do pendente deve ser de 70 a 90 cm para não ofuscar e deixar o ambiente mais confortável. Caso você ainda sinta falta de uma iluminação de apoio, opte por uma luminária de mesa que pode ser removida facilmente. 

 

Projeto da Barbara Jalles (Foto: Rafael Renzo) 

 

  1. Iluminação focada 

Se o ambiente da sua casa for projetado exclusivamente para home offices, a iluminação deve ser focada na mesa. A lâmpada deve ser colocada em cima da mesa, não atrás dela, caso contrário, uma sombra aparecerá na superfície de trabalho. Apenas ajustando a posição do foco da luz, a iluminação já fica muito mais funcional.  

Outra opção atraente para um escritório em casa é iluminar a marcenaria. Assim conseguimos aliar estética e funcionalidade num mesmo sentido. A faixa de LED embutida no armário funciona não apenas para destacar os móveis, mas também como luz de apoio para a mesa. Se o trabalho de carpintaria não estiver planejado, não se preocupe, pois a iluminação também é possível com a instalação de um perfil externo com acrílico de difusão. 

 

 

Projeto de Bruno Gap (Foto: Rafael Gap) 

 
 

  1. Iluminação flexível 

Caso o seu espaço de trabalho seja no quarto, é possível deixar a iluminação agradável para ambas as funções. Uma luminária de mesa de um lado e um pendente de outro com a mesma linguagem cumprem a função de decorar e iluminar como ambas as situações pedem. Se a luminária de mesa tiver uma luz muito intensa, um dimmer resolve a questão.  

Projeto de Aiê Tambolato (Foto: Mari Orsi) 

 

 

Projeto de Studio arquiteturas (Foto: Alexandre Disaro)  

 

Nicole Gomes (@nicgomesarq) é arquiteta especialista em iluminação residencial e corporativa.  



Projeto de Aiê Tambolato Projeto de Studio arquiteturas Projeto da Barbara Jalles
Visualizar todas as imagens em alta resolução

Nenhum comentário: